Olá a todos!
Sou acadêmico de graduação em ADS no Instituto Infnet e venho tendo muitas dificuldades com a matéria Java em razão da didática e metodologia pedagógica do professor específico a essa matéria. Sou um Personal Trainer que atual na Zona Sul do Rio e decidi agregar mais uma qualificação à minha carreira profissional. Embora tenha sucesso na minha área atual, a instabilidade gerada pela autonomia do exercício da mesma às vezes desmotiva um pouco. Escolhi a área de informática pela grande identificação e facilidade de interação.
Quanto à dificuldade que venho tendo com essa matéria, creio que não seja um problema meu, pois nas demais matérias que não são ministradas por esse professor eu possuo um CR em torno de 9,5 e não encontro maiores dificuldades no aprendizado. Será que alguém poderia me indicar algum curso ou um professor particular bem recomendado?
Desde já, obrigado a todos!
Qualificação pedagógica
16 Respostas
Oi Wilson,
Se você tem facilidade com as outras disciplinas, provavelmente já deve ter tido algoritmos e deve ter ido bem. Sendo assim, se vc for uma pessoa que gosta e tem facilidade para estudar sozinho, talvez comprar um livro seja mais barato que fazer um curso específico. Isso depende também se você tem tempo para estudar. Se você quer estudar Java para usar a linguagem daqui ha algum tempo, recomendo que leia o livro “Java Como Programar”. Esse livro é muito criticado por algumas pessoas, pois a leitura dele é um pouco cansativa, mas na minha opinião é um dos melhores livros de Java para iniciantes, principalmente pela quantidade imensa de exercícios que ele tem.
Se você está com pouco tempo e tem dinheiro para investir em um curso, a Caelum (www.caelum.com.br) é uma das empresas que tem cursos super conceituados, mas você precisa pesar o custo benefício, pois esses cursos são bem salgados.
[]'s
Olá, David.
Já cursei Algoritmos e Estruturas de Dados, mas o professor era outro e eu fui muito bem. O problema é q eu curso uma graduação e a matéria faz parte do currículo. Quanto ao livro do Deitel, foi o mais elucidativo q já encontrei. Atualmente, o que sei a respeito de Java devo somente ao livro.
De qquer forma, muito obrigado.
O mais revoltante é ter que procurar outro curso, pagando a faculdade, porque o professor da mesma não demonstra qualificação pedagógica para ministrar a matéria!
A pergunta do David é pertinente… Pretendes trabalhar com Java futuramente ??? Se sim, investe no curso, se não, só o livro vai te bastar…
Então, é o que eu e o Adriano falamos Wilson. Se vc vai querer trabalhar com Java e tem urgência nisso é bom comprar o livro e fazendo algum curso caso você sinta que exista necessidade. Infelizmente alguns professores não ensinam da forma que a gente consegue aproveitar melhor a disciplina e as vezes não é por falta de vontade, mas porque não conseguem ensinar mesmo. As vezes o professor nem gosta de Java e a disciplina foi “empurrada” para ele. Talvez se vc e seus colegas conversassem com o professor ele possa mudar um pouco a forma de dar aula.
[]'s
Olá Adriano e david, pretendo seguir a carreira de Análise e me tornar Arquiteto. A faculdade oferece uma graduação em Arquitetura de Software. Quanto à Java, penso q seja uma das mais importantes linguagens, além de eu ter gostado e me identificado muito com ela. Quanto a conversar com o professor, não adianta. 70% da minha primeira turma evadiu por causa das matérias que ele ministrou e mesmo assim a faculdade insiste com ele. Não dá pra entender. De toda forma, obrigado pela ajuda de vcs, acho q vou de Caelum.
Editado pela moderação.
qual o assunto atual em java e qual as dúvidas?
Boa sorte com seus estudos…
Por educação peço que retire o nome do professor, isso não é ético, e como você disse 70% da turma não se da bem, já procurou saber dos outros 30% ? Eu mesmo estou cursando faculdade de engenharia de computação, tem matéria que me dou bem, acho o professor bom, e a maioria da turma não gosta dele. Nem por isso estou postando o nome dele por ai.
Nada pessoal.
Thiago
O nome do professor foi retirado.
Wilson, tome cuidado ao postar nomes de terceiros, pois isso é antiético.
[]'s
Desculpe, só agora vi as postagens.
Achei q estava ajudando.
Obrigado, David.
@Douglas,
no momento o livro do Deitel está sendo sufuciente para mim. Só temo qdo entrar em Java Web, matéria q ainda não vi.
Obrigado pelo interesse, caso precise pedirei ajuda.
Olá pessoal,
não tenho intuito de colocar lenha na fogueira, nem criar polêmica e nem brigar. Não sou pago pra comentar positivamente, mas tento ser justo na minha avaliação.
Sou aluno do Infnet do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e também sou monitor Java na mesma. Como em todo lugar, vamos encontrar problemas administrativos e professores que não vamos nos dar bem, eu mesmo tenho meus desagrados, mas também temos que exaltar as qualidades.
Aprendi tudo que sei de Java no instituto, pois sempre fui cobrado o suficiente para ter o conhecimento. Não estou falando que sou o melhor cara do mundo, mas tenho ganho meu salário com Java e nesse ponto acredito que o Infnet foi fundamental na minha carreira. A instituição tem suas falhas, mas ainda é um lugar conceituado com professores conceituados. Não podemos questionar a capacidade de um profissional apenas por nosso ponto de vista. Quanto a evasão, isso é uma meia verdade, na minha turma realmente teve uma quantidade de desistência considerável, mas isso não é exclusividade de lá e muito menos é mérito de uma cadeira ou de um professor, isso é uma realidade nacional. Muitas pessoas arrumam emprego e largam ou então não agüentam o “tranco” das matérias de uma forma geral.
Sou filho de professores, então tento ver os dois lados da moeda, tentando ser justo e avaliar onde é a linha que divide a minha culpa para a culpa de terceiros.
Enfim, queria apenas expressar minha opinião.
Um forte abraço a todos e até um próximo post.
Pessoal, também faço ADS no Infnet, alias, sou da primeira turma que está se formando agora, quer dizer, além desse tem mais um ciclo. Eu não sei exatamente de que professor estão falando, mas o único que conheço lá é o Erico, que nos deu aula por uns 6 ciclos.
Se porventura estiverem falando dele, gostaria de falar sobre a experiência de ter tido aula com ele. Nas nossas aulas ele fazia o estilo durão, mas com diplomacia. Partia do princípio de que, se a pessoa está lá, investindo tempo e dinheiro para aprender algo, então tem que levar à sério, chegando no horário e prestando atenção.
Todos gostávamos das aulas dele, tanto que ele foi eleito o melhor professor (de todo Infnet) mais de uma vez, segundo as avaliações dos alunos. Se ele está diferente disso, pode ser algum problema pontual, pois não me parece o estilo dele merecer fama de mal professor.
Edgar
:lol:
Pessoal, antes de dar briga, vou trancar o tópico.
[]'s