Quando aplicar e o futuro do j2ee?

9 respostas
P

:smiley: Olá amigos do GUJ…especialmente da secao J2ee!!
Bem eu programo com java a um ano e meio. Com o meu conhecimento consigo em uma aplicacao web , se virar com jsp, servlets e com a especificacao J2SE 1.4. Agora, me tirem a seguinde duvida?
Quando devo utilizar j2ee?
Se j2ee eh tao utilizado, porque eu deveria utilizar J2SE? Jah trabalhei um ano com java (j2se) em uma pequena empresa… usando swing, servlet e jsp’s com o bd mysql, devido utilizar-mos php tb.
Agora fugindo um pouco do titulo desta mensagem. Tenho outra duvida!?
Estou com dificuldade de recolocacao profissional para trabalhar em medios projetos com java.
Eh necessario hoje aprender j2ee? Com o conhecimento em java, especificamente com a tecnologia j2se, nao estou conseguindo oportunidades!!
Acredito muito no java e creio q se todas as tecnologias passaram por dificuldades e sobreviveram, nao sera agora q o java ira ser derrotado com a chegado do .NET.
Pela visao q tenho, atraves de literaturas simples e conceitos de j2ee, vejo q .NET ira ter uma grande fatia do mercado no lado client-side. Jah o java ira ter uma grande fatia e permanecer no lado server-side.

Gostaria do comentario se possivel dos amigos do GUJ sobre minha dificuldade e sobre minha visoes!?

Obrigado, deste jah a todos pela atencao.

PJ2002.

9 Respostas

J

Olá …
Bem … quanto a sua dificuldade de recolocação é estranho … eu nao trabalho com java, apenas aprendo, mas me disseram q tem emprego sobrando … o que eu te sugiro é q vc se cadastre no site www.soujava.org.br … semanalmente, emails com propostas de emprego para programadores java sao recebidas … tendo experiencia de um ano e meio como vc diz, acho q vai encontrar bons projetos pra trabalhar…

Quanto ao J2EE … o que eu sei é que, principalmente a tecnologia EJB é utilizada para desenvolvimento enterprise, em projetos onde vc necessite de alta disponibilidade e performance das aplicações … não é uma coisa pra se usar em qq projeto … jsp e servlets acho q deve ser mais usado para aplicacoes comuns com camada web apenas , Embora eu goste muito da parte client com interfaces graficas Swing etc etc … parece q nao é muito utilizado pra isso

Quanto ao .NET eu realmente fiz um minicurso e é uma ferramenta bastante agradavel … os instrutores disseram ter os mesmos recursos q o JAva tem … agora, como todos dizem java já se consolidou … existe um grande numero de programadores estudando-a … muitos projetos em java … enquanto q o .NET está todo mundo meio q com medo de se aventurar … fora os CU$TO$ :!:

urubatan

“PJ2002”:
Com o meu conhecimento consigo em uma aplicacao web , se virar com jsp, servlets e com a especificacao J2SE 1.4. Agora, me tirem a seguinde duvida?
Quando devo utilizar j2ee?

Só para esclarecer uma coisa, JSP e Servlets, fazem parte da especificação J2EE, portanto, você ja trabalhou com uma parte do J2EE :slight_smile:

J2EE não é nada mais nada menos, que todo o conjunt de APIs e Bibliotecas que a SUN considerou serem importantes para o desenvolvimento em uma empresa :slight_smile:

J

Com certeza , JSPs e Servlets fazem parte da especificação J2EE ;;; mas sao usadas para fins diferentes …

urubatan

ai ja não concordo :wink:
acho que se você esta desenvolvendo uma aplicação WEB com JSP e Servlets, você esta desenvolvendo uma aplicação J2EE.
tudo bem, não esta utilizando todos os recursos do J2EE, mas é uma aplicação J2EE :slight_smile:

agora se quiser utilizar todos os recursos da Especificação J2EE, ai teria que ter na aplicação: Servlets, JSPs, EJBs (Entity, Message e Session Beans), JMS, o JNDI ja é implicito para utilizer os EJBs e outros recursos ;-), JXTA, …

não sei se esqueci de alguma coisa, ou se seria obrigatorio uma interface para a aplicação por CORBA, mas acho que nenhuma ou quase nenhuma aplicação J2EE utiliza tudo isto, pelo menos em nenhuma que eu ja tenha trabalhado :slight_smile:

por isto que acho que se você utiliza bem uma parte da especificação, você ja esta trabalhando com aplicação J2EE :slight_smile:

P

Obrigado pela atencao de todos!
Bem, respondendo ao jctorelli; eu estou cadastrado sim no soujava, e aparece boas oportunidades. Mas infelizmente estou desempregado.
Agora, como o urubatan comentou, jsp e servlets fazem parte da especificacao j2ee.
Uma coisa q eu nao deixei claro, eh q ja trabalhei com javabeans tb.
NO j2ee existem este tipo de componente (ejb) para fins distribuidos.
Na pratica pessoal, o ejb possui as mesma caracteristicas de programar javabeans…serializacao,maniftest…?
E na pratica, o ejb seria um objeto executavel, porem no servidor?
Qual a funcao do ejb ??

Obrigado novamente amigos, pela atencao.

PJ2002

A

Ola PJ2002,

Gostaria de deixar aqui a minha opinião a respeito do mercado.
Estamos passando por momentos difíceis no Brasil e no mundo. Existe sem sombra de dúvida uma retração no nosso mercado , e nos outros países também, pelos mais diversos motivos políticos e econômicos. (crises, atentados, possíveis guerras, eleições,etc)
Porém sempre há vagas em aberto para profissionais qualificados, veja, não estou desmerecendo ninguém, na realidade o que eu quero dizer é que as vagas existem, porém para preenche-las não basta saber a linguagem Java. É necessário conhecer UML, é necessário conhecer alguma metodologia, é necessário ter um inglês avançado, é necessário possuir diferenciais perante outros profissionais, por exemplo: conhecer JMS, conhecer banco Oracle :slight_smile:
Todo ano de eleição as empresas ficam com o pé atrás para gastar com TI. Acredito que uma breve melhora ocorra após o carnaval. Mas não desanime! Aqui vai minha dica, coloque seu currículo no site :
http://www.apinfo.com
É aqui onde a maioria das grandes empresas e muitas consultorias que conheço vem recrutar talentos para entrevistas.

aleraraujo

Acho estranho qdo você diz que não consegue emprego, existem vagas na apinfo que demoram a ser preenchidas exatamente pela falta de qualificação, se você acha que seu nível técnico em java tá legal, talvez você possa estar com dificuldades na hora da entrevista.

R

Bem, trabalho com java a um pouco mais de um ano e desde então, me surpreendo a cada dia com esta tecnologia.
j2EE é o grande trunfo da Sun na mina opinião…
Quanto à proposta de emprego, vagas existem muitas, porém a remuneração pode não ser tão boa assim.
Geralmente consultores se saem muito bem neste mercado.
Falando em .Net x Java, minha opinião é que a Microsoft não vai conseguir bater Oracle X Ibm x Bea entre outras… que já aderiram a esta plataforma.

P

:smiley: Pessoal agradeço desde jah a opiniao de todos q puderam enviar suas dicas!!
Creio q esta eh a forma mais eficiente; se posso dizer (“democracia da tecnologia”) de tirar dúvidas, refletir opinioes etc…
Como nosso ultimo amigo Rafael citou, admiro muito nao soh a tecnologia java em si, mas sim a metodologia do desenvolvimento cooperativo (IBM,BEA,ORACLE,etc…) com players de grande nome no mercado e dah comunidade em si. Como James Gosling afirmou para a Info deste mes “Nao tenho ideia do futuro do java. Ela nao estah na mao da Sun, mas sim com os desenvolvedores”. Ha quem duvide disto, e que aposte entao em .NET!!

Agradeço atenciosamente a todos, sobre esta discucao muito positiva.

PJ2002.

Criado 18 de novembro de 2002
Ultima resposta 23 de nov. de 2002
Respostas 9
Participantes 6