Quando chamar a conexão e implementação da servlet login!

8 respostas
andersonreis

Boa noite galera! sim estou iniciando no fórum agora e tenho um pouco de conhecimento em java e tenho algumas duvidas, mas no momento eu estou desenvolvendo um aplicação web um sistema pequeno é que me pediram pra fazer pra gerenciar a entrega de vales transporte de um colégio então eu criei um banco de dados mysql pra manter as informações dos alunos isto está ok, e então para o projeto eu criei um pacote chamado DAO pra gerenciar o BD tipo conexão, select, insert, update, e delete e uma JSP (view MVC) login pra ter controle de quem vai entregar os vales (diretor secretaria), sim vamos lá gostaria de saber o seguinte em que momento e como eu chamo a conexão e como eu implemento uma SERVLET pra gerenciar validar o login mais ou menos, login -> conexão -> servlet (eu acho!!)[i] valeu abraço.[/i]
PS: desculpa o texto enorme e que eu queria explicar bem! qualquer coisa eu posto o código.

8 Respostas

Flavio_machine

Cara existe muitas formas de você fazer essa segurança, lembrando que vc deve impedir que usuários não logados de acessarem urls restritas.
Você pode usar JASS, Spring Security ou Filter Servlet sendo esse último mais simples de implantar e menos seguro pelo fato das informações não serem encriptografadas, acho que para sua aplicação pode ser uma boa opção.
Quando o usuário logar você coloca o nome dele na seção, no filterServlet você verifica se tem usuário na seção se tiver vc deixa acessar a url.
Pesquisa ai no google sobre FilterServlet.

andersonreis

valeu Flavio já estou conferindo o Filter Servlet sim vai ser de grande utilidade mas minha outra duvida o momento de fazer a conexão? ele é feita na pagina de login.servlet como não estou conseguindo implementar isso?? e o que vc pode me sugeri para fazer a verificação do login e senha digitadas pelo usuário?
valeu :smiley:

Flavio_machine

Não estou entendo sua dúvida. você está usando banco de dados ?

G

acredito que a dúvida do nosso colega andersonreis é mais quanto a questão de arquitetura mesmo, o que é bem comum para iniciantes levando em conta a inifindade de conceitos que o mundo java possui.
prefiro aguardar o post de algum guru, eu mesmo tenho dúvida com relação a essas questões. em que pacote os MB devem ficar, validações devem ficar num pacote específico ou dentro da própria classe em métodos distintos? e por aí vai, com o tempo vc vai percebendo o que usar, onde usar e quando usar.

Flavio_machine

Cara membros guru são membros que responderam bastante coisa nada garante que todas as respostas de estejam certas.

andersonreis

sim estou usando o eclipse com tomcat 7 e mysql sim minha duvida e como implementar uma servlet para fazer a varificação da senha e do login digitados no login e o que usar? já vi algumas coisas tipo jquery ou mesmo .equals() do java pra comparar strings dos campos a questão é o seguinte o banco esta modelado a conexão pronta no pacote DAO o login.jsp ok! so que eu não sei como fazer a chamada pro banco e a implementação do lagar.servlet por exemplo, onde fica toda lógica por trás do login!
valeu!

Flavio_machine

Pega os paremetros do form pesquisa o login no banco faz um equal se for verdadeiro vc coloca o usuário na seção e redirecina para a página certa se for falso vc fica na mesma página.

andersonreis

sim beleza valeu!
:smiley:

Criado 26 de julho de 2011
Ultima resposta 27 de jul. de 2011
Respostas 8
Participantes 3