Quando chamo o metodo last() do ResultSet, retorna um erro?

E ai Galera blz …

Quando chamo metodo last() do ResultSet ele me retorna um erro:
java.sql.SQLException: Not yet implemented

que doideira e essa ? :shock:

falow t+

Nunca confie no last()…

Pra começar, só funciona se o RecordSet for forward only, que eu acho que nem é o default (não tenho certeza).

E depois vai depender realmente do ser driver do banco de dados ter implementado, afinal, ResultSet é apenas uma interface.

Provavelmente a pessoa que fez o driver do seu banco ficou com preguiça de fazer o método e colocou tipo

public boolean last() throws SQLException {
throw new SQLException(“Not yet implemented”);
}

Nossa, que driver podre vc ta usando?

Rafael

sempre programe suas SQLs de maneira que voce use o resultset de um em um, e em ordem

pq? nao apra evitar problemas, mas pq ai sua business logic fica mais calma, sem coisas toscas no meio

Eu estou usando do Driver do FIREBIRD !!!
Sera que não implementaram last() foi oque eu pensei a primeira vista, mais fiquei com medo de ser verdade :(, mais então como eu fasso para mover meu registro para o ultimo ?

Dá next até chegar no último…

Bani foi mal a pergunta que eu fiz “Então como chegar no fim do ResultSet sem dar last()” foi bem idiota :shock: mais valew !!!

t+ :roll:

seguinte, pelo que parece, você esta simplesmente fazendo um select, e o default é retornar um ResultSet FORWARD_ONLY
olha só o que tem na documentação da ResultSet na página da sun

tenta criar o statement como
ResultSet.TYPE_SCROLL_INSENSITIVE ou ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE
e depois executar a consulta, não testei, mas desta maneira pode ser que funcione :slight_smile: