Quando começa a saturar

Galera minha prova é dia 10! na verdade to meio saturado de tanto exercício sobre o mesmo assunto! Acho que realmente é hora de fazer a prova!
Ainda tenho alguns mocks em pdf pra fazer mas depois q se usa o whizlabs, baita programa, tu pega os pdf´s tudo podrão, as vezes nem da pra saber se foi mal digitado ou é erro de verdade… fiz um testkiller, um testking , whizlabs(esse é o que eu estudo mesmo), ExamLab e o MasterExam, em todos passei… geralmente com ótima folga, so o masterexam que fiquei no limite…

Quando eu ficava assim eu ficava fazendo só QUIZ.
Ou uns bem simples mesmo, tipo javaranch

gustavobs parabéns pelo esforço veio, agora alguns dias antes da prova e creio que você deva estudar API das Collections e as classes Date/DateFormat/NumberFormat que parece que pega mais no exame, agora tenho perguntas para você, a quanto tempo você ta estudando java e quantas horas por dia, e qual seria seu material de estudo completo? leu o livro da katy? quantas vezes? no intervalo de quanto tempo? você tem vida social? quanto tempo depois você começou a fazer os mocks? com que frequência? qual a média de acerto?

Hahah tem vida social é boa!
Com certeza cara… então…

comecei a estudar java final de setembro… minha facul nao tem nada a ver com isso ( faço eng. civil ) e resolvi mudar de área…
fiz os cursos da caelum aqui de poa e quando terminou ( em dezembro) entrei a fundo no estudo da certificação…
Larguei o estágio de engenharia pra ir atras de ser feliz… entao to estudando direto dez/jan … creio q umas 6-8h por dia mas com intervalos, tenho um pouco de falta de concentação… mas toco ficha, paro uns 10min… volto… e assim vou… parei 10 dias em dezembro de estudar e final de semana costumo nao estudar…

Li o SCJP da kathy 5.0 e depois o 6.0… a segunda leitura é mais proveitosa… apesar de no final da 2a leitura eu ja estar de saco cheio de só ler…
Acho que faz 2 semanas que comecei a fazer mocks… comecei com whizlabs de prima e fiz + - assim:

Diagnostic 56% (tava se
Practice 1 73%
Practice 2 86%
Practice 3 78%
Practice 4 74%
Final 78%

Daí larguei o whizlabs para nao decorar as questoes… e fui pra um testkiller… fiz 84%( achei testkiller facil… estranho)
fiz o ExamLab = 75%
Masterexam = 65% ( na minha opniao o mais dificil q eu fiz)
Dai fiz o testking(mesma coisa do testkiller, facil… nem contei o percentual…questoes parecidas/iguais demais, acho q >90%)
Dando este tempo voltei para o whizlabs…

Diagnostic 85%
Practice 1 88%
Practice 2 92%

e ainda falta terminar o resto… to fazendo 1 exame por dia mais outras questoes q cato na net…

O que eu notei é que depois de um certo tempo fazendo simulado o cara pega a “manha”… e só erra conteudo de concorrencia ou falta de conhcimento de API…
Classes importantes para estudar API
Date/NumberFormat/DateFormat/String/Scanner/NavigableSet/NavigableMap/
tem outras agora n lembrei :smiley:

To indo fazer a prova com intuito de tirar acima de 80%…acho que pra isto to legal…

Vou ti contar um pouco sobre meus estudo, estou estudando em média 10/12 horas por dia, 5 horas eu passo lendo um capitulo e vendo o que a internet tem a me oferecer sobre esse capitulo e a noite eu tiro a prova fazendo as perguntas do final do capitulo com o gustavo, e isso leva ± 5 horas tambem.

Na primeira semana de Janeiro eu li todo o livro da katy pela primeira vez junto com a apostila da caelum, deixando em pauta que eu não sabia o que era Java antes disso, quando foi no dia 15 ou 20 ± não tenho certeza, eu conheci o gustavo que é a ( luz da verdade ) que também vai fazer a prova e a partir dessa data estamos estudando nesse esquema que eu escrevi ali em cima, e la para o dia 09 eu vou começar a fazer os mocks, simulados e todos os testes possíveis do planeta, mais sempre voltando ao livro se tiver qualquer duvida, so que minha prova esta marcada para dia 27 desse mês, será que até la eu estou 100% para prova?

Outra pergunta, você acha que o curso da caelum deu algum diferencial no seu estudo? porque creio que você sabe muito e esta tirando uma boa pontuação para quem esta estudando a tão pouco tempo, ou eu estou falando besteira e a média é essa mesmo de aprendizado?

hahuahuahuauha (a luz da verdade!)

Cara, acho q vc tá com um estudo violento diário! eu acho que vc consegue em 2 meses passar… estudando desse jeito…

eu praticamente comecei em dezembro… pq o curso da caelum é bom e tal… mas ele nao chega aos pés no nivel do exame… aprendi 10% em aula e 90% estudando…

A dedicação da pessoa é o que faz a diferença…
Acho q vc passa sim cara, mas eu acho que passar é consequência… vale a pena APRENDER…
Boto fé que voce passa mesmo…claro q vc tem quer como vai se sair nos mocks… mas nao é tao dificil assim…

Esse gustavo que vc fala seria o gumatias aqui do forum?

Editado: é mesmo hahaha

Quanto ao meu nivel de velocidade de aprendizado… não sei…
vou me certificar do zero em 4 meses e pouco…
acho que está no minimo razoavel :smiley:
Mas acho q a prova é dificil só pra qm nao estuda… ou os mocks tao de sacanagem comigo hehehe

Pô galera, é muito bom saber que tem amigos na mesma situação q eu. :shock: :shock: :shock: :shock:
Estudando direto tb, todo dia chego do serviço e fico até 1h. No outro dia acordo 6hs e estudo mais 1h.
Não tá fácil, essa rotina a base de cafeína, mas vamos lá.
Eu tenho uma estratégia um pouco diferente.
Não lí o livro inteiro, tento devorar cada capítulo e fazer um resumo das coisas mais importantes.
Vou fazendo o testKiller aos poucos e agora peguei o Inquisition tb, achei esse mais foda.
Minha prova tá marcada pro final de março e hoje me encontro no finalzinho do capítulo 6. Vi q vcs falaram sobre as classes DateFormat, NumberFormat, Calendar, Date e Locale.
As questões dessas classes q caem na prova são muito difíceis? Alguém pode dar um exemplo.

É isso galera, bons estudos e que Deus tenha piedade de nossas almas.

Abraço.

[quote=rmalati]Pô galera, é muito bom saber que tem amigos na mesma situação q eu. :shock: :shock: :shock: :shock:
Estudando direto tb, todo dia chego do serviço e fico até 1h. No outro dia acordo 6hs e estudo mais 1h.
Não tá fácil, essa rotina a base de cafeína, mas vamos lá.
Eu tenho uma estratégia um pouco diferente.
Não lí o livro inteiro, tento devorar cada capítulo e fazer um resumo das coisas mais importantes.
Vou fazendo o testKiller aos poucos e agora peguei o Inquisition tb, achei esse mais foda.
Minha prova tá marcada pro final de março e hoje me encontro no finalzinho do capítulo 6. Vi q vcs falaram sobre as classes DateFormat, NumberFormat, Calendar, Date e Locale.
As questões dessas classes q caem na prova são muito difíceis? Alguém pode dar um exemplo.

É isso galera, bons estudos e que Deus tenha piedade de nossas almas.

Abraço.[/quote]
legal cara, eh isso ai vamos estudar e pegar essa SCJP hehee… mas eai voce ja trabalha com Java ou alguma outra liguagem?

Fala ai gumatias, blz?
Então, eu trabalho com Delphi faz 1 ano. Nunca trabalhei com Java mas estou muito afim.
Pretendo trabalhar com desenvolvimento Web.
E vc já trabalha na área?

Abraço.

com tanto estudo tenho certeza que da pra conseguir uma ótima nota…

eumesmo tireia scjp segunda feira e posso dizer que aprova tem um nivel mais baixo que a maioria dos simulados…

eu ja trabalho na area, mais o que me fez evoluir mais em relação a estar preparado para a prova foram os simulados mesmo… claro q maioria dos conceitos relativos a API, OO eu ja sabia por ja trabalhar com java a pouco tempo…

só pra se ter uma ideia, eu comecei a estudar no comecinho de dezembro, meio de novembro o que da uns 2, 3 meses, e não foram 5 horas diarias… eu estudava no trem vindo pro serviço " e quando dava" (horario de pico, muito lotado, muitas vezes vc nao tem espaço nem pra abrir um livro…)

nesses 2 meses eu incluo ler o livro (que deu ± 1 mes…acho que um poco mais)… nas revisadas q eu dei nos capitulos de generics e akele de api…tb foi nesse mesmo esquema… só os simulados que eufazia aqui no serviço…

conclusão… ao menos o criador do tópico ja estudo muuuito mais do que eu pra essa prova, tomando como base oque foi dito ele esta mais preparado do que eu quando a fiz (e eu passei, então acho q ele tb vai)

só tenho um conselho pra dar… não se mata tanto quando tiver proximo a prova… descansa o dia da prova inteiro, se puder, descanse no dia anterior e um antes tb pq essa rotina deve ser cansativa e estressante… fora isso vai na fé que tenho certeza que vc passa :wink:

Valeu as dicas :wink:

Acho que tá ná hora de eu pegar as API´s mais importantes e me grudar…
So fazer o whizlabs como exercicio mental leve…

peguei o inquisition aqui, q todo mundo diz q é complicado…vamos ver

abraço

Vcs estao estudando bem,

Gustavo, sua pontuacao esta boa. Estude api/concorrencia/generics.

Se estiver sem saco para ler/fazer mocks - de uma de moderador e participe no forum da SCJP no javaranch, isto ajuda muito.

Abracos
<><

[quote=gustavobs]Hahah tem vida social é boa!
Com certeza cara… então…

comecei a estudar java final de setembro… minha facul nao tem nada a ver com isso ( faço eng. civil ) e resolvi mudar de área…
fiz os cursos da caelum aqui de poa e quando terminou ( em dezembro) entrei a fundo no estudo da certificação…
Larguei o estágio de engenharia pra ir atras de ser feliz… entao to estudando direto dez/jan … creio q umas 6-8h por dia mas com intervalos, tenho um pouco de falta de concentação… mas toco ficha, paro uns 10min… volto… e assim vou… parei 10 dias em dezembro de estudar e final de semana costumo nao estudar…

Li o SCJP da kathy 5.0 e depois o 6.0… a segunda leitura é mais proveitosa… apesar de no final da 2a leitura eu ja estar de saco cheio de só ler…
Acho que faz 2 semanas que comecei a fazer mocks… comecei com whizlabs de prima e fiz + - assim:

Diagnostic 56% (tava se
Practice 1 73%
Practice 2 86%
Practice 3 78%
Practice 4 74%
Final 78%

Daí larguei o whizlabs para nao decorar as questoes… e fui pra um testkiller… fiz 84%( achei testkiller facil… estranho)
fiz o ExamLab = 75%
Masterexam = 65% ( na minha opniao o mais dificil q eu fiz)
Dai fiz o testking(mesma coisa do testkiller, facil… nem contei o percentual…questoes parecidas/iguais demais, acho q >90%)
Dando este tempo voltei para o whizlabs…

Diagnostic 85%
Practice 1 88%
Practice 2 92%

e ainda falta terminar o resto… to fazendo 1 exame por dia mais outras questoes q cato na net…

O que eu notei é que depois de um certo tempo fazendo simulado o cara pega a “manha”… e só erra conteudo de concorrencia ou falta de conhcimento de API…
Classes importantes para estudar API
Date/NumberFormat/DateFormat/String/Scanner/NavigableSet/NavigableMap/
tem outras agora n lembrei :smiley:

To indo fazer a prova com intuito de tirar acima de 80%…acho que pra isto to legal…
[/quote]

Pela experiência que tive, suas notas nos mocks já te darão uma nota maior de 80% no exame. Meu conselho é após acabar o Whizlabs fazer todo o Test Killer (sim, todo) 1 dia antes da prova (começa cedo, pra acabar cedo e estar descansado pro outro dia). Fazendo isso aposto num 90%+.

so ficava nos simulados, simples, alguns dificeis como tinha whizlabs personalizava o simulado.

Fiz o Inquisition… na 1a vez ( fiz sem a dica de qtas questoes certas…) = 68% (meia-boca)

Na segunda vez… ativei a dica de numero de respostas e fui pra 95%… mas como fiz ontem a 1x e a memoria ainda estava fresca e apesar de eu me esforçar pra fazer toda questao mesmo reconhecendo ela… claro q ajuda…

Não achei tao dificil como ouvi falar, a maioria das coisas que eu errei na 1x foram coisas banais… q estando mais atento nao erraria(eu acho…)
tinha 2 ou 3 que eu n conhecia…

exemplo e ja serve como dica pra qm precisa:

dentro de um foreach numa treeset vc NÃO pode invocar o metodo poll() pois vc está mexendo na estrutura da lista e dá uma runtimeexception…