Quando, como, por que e qual foi seu primeiro computador?

Quando: em 1996 ±
Qual: PC 486 DX4 + Scanner mão + som + CD-ROM + Impressora DeskJet HP + vários CDs (games, imagens, programas) + Mesa + estabilizador
Como: troquei minha moto CB400 pelo PC completo + dinheiro
Porque: Não estava trabalhando, achei mais produtivo, didático e por ter relação com minhas aptidões, quando criança algumas vezes eu construia meus brinquedos (triciclo, escavadeira madeira, etc), meu hobby era eletrônica, ou seja, no uso doméstico da informática, há um universo para quem gosta de praticar/exercitar criatividade, por também ser autodidata, a lógica e a escolha da profissão, veio com muita naturalidade.

Ano: 2000
SO: Windows 98
Processador: Pentium III
Memória: 1 Pente de 64MB + 1 de 128MB
HD: 20GB
CD’s: Drivers do pc, cd do McLancheFeliz, 3 edições da revista facil, e uns 15 jogos (inclusive CS)
Razão: Meu pai que comprou O_O.
Impressora: Apollo P-220 (Acho que é isso)
Periféricos: Mouse Serial, Teclado (Não sei o nome daquela entrada gigante parecida com PS/2 só que maior), Caixinhas de som que uso até hoje, Monitor AOC 15"

Quando: 1994/1995
Qual: não lembro se era um 386 ou um 486
Como: meu avô comprou
Porque: não faço a menor idéia!

Quando: 1983
Computador: CP-500, da Prológica
Como: Meu pai comprou. Pagou por ele o valor de um carro.
Por que: Ele era engenheiro, e sempre gostou de computadores.

Processador: Z 80A
Clock: 2 MHz
Memória RAM: 48 Kbytes
Memória ROM: 16 Kbytes
Tela: 16 linhas x 64 colunas, fósforo verde
Exemplo de game:

Depois desse foi um TK-2000, com um gravador de fita K7 como unidade de armazenamento externo
Como: Meu pai ganhou num concurso. Ele e um amigo escreveram uma frase e cada um levou essa maravilha moderna:

Esse foi o computador onde o meu vício por games começou.

Mas o que eu realmente comecei a programar foi um MSX-Basic Hot Bit:

Ali também conheci o VisiCalc, a minha primeira planilha eletrônica.

E esse foi meu primeiro livro de programação:

Depois disso veio o 386 SX, com absurdos 4MB de RAM e um HD de 80MB, e um monitor VGA.
Máquina que fazia inveja nos meus colegas. heheh

[quote=ViniGodoy]Quando: 1983
Computador: CP-500, da Prológica
Como: Meu pai comprou. Pagou por ele o valor de um carro.
Por que: Ele era engenheiro, e sempre gostou de computadores.

Processador: Z 80A
Clock: 2 MHz
Memória RAM: 48 Kbytes
Memória ROM: 16 Kbytes
Tela: 16 linhas x 64 colunas, fósforo verde
Exemplo de game:

Depois desse foi um TK-2000, com um gravador de fita K7 como unidade de armazenamento externo:

Mas o que eu realmente comecei a programar foi um MSX-Basic Hot Bit:

E esse foi meu primeiro livro de programação:

[/quote]

Esse MSX-Basic, era um computador só para programar? em BASIC?

Meu foi um CP400, modelo anterior ao CP500 do Vini. Conectava na televisao, programava-se em basic e gravava-se em fita cassete. eram tao poucos bauds que se bobear um ser humano conseguia entender os bits :stuck_out_tongue:

[color=darkblue]
1997
:arrow: Era um Pentium II - 266
:arrow: Kit Multimídia
:arrow: impressora
:arrow: 32 mb ram expansível até 128 mb
:arrow: 3 GB de HD
:arrow: Windows 95

Tenho a máquina até hoje funcionando mas não uso mais.
[/color]

TK 85 cara preta, putz, faz tempo, muito tempo rs.

http://en.wikipedia.org/wiki/TK_85

Não. Mas ele é a prova de que Bill Gates é um bom administrador e um homem a frente de seu tempo. Ele já vislumbrava o computador como uma central multimídia, não é à toa que o MSX vinha coma placa de som mais moderna do mercado. O PC pouco tempo depois lançou a AD-Lib, que era uma placa que tentava emular a placa do MSX. Ele também vinha com um monitor de 16 cores, algo bem avançado para época. E, claro, o concorrente dele com proposta similar, era um apple.

Mas o MSX não foi um computador só da Microsoft. A iniciativa partiu dela, mas ganhou a colaboração de outras empresas.

A idéia de um computador como centro multimídia da casa só efetivamente virou realidade recentemente.

E a linguagem dele era sim o Basic (que por sinal, também era chamada de MSXBasic, sem o hífen). Afinal, o micro era da Microsoft. :slight_smile:
Uma outra linha do mesmo computador era o Expert.

Não. Mas ele é a prova de que Bill Gates é um bom administrador e um homem a frente de seu tempo. Ele já vislumbrava o computador como uma central multimídia, não é à toa que o MSX vinha coma placa de som mais moderna do mercado. O PC pouco tempo depois lançou a AD-Lib, que era uma placa que tentava emular a placa do MSX. Ele também vinha com um monitor de 16 cores, algo bem avançado para época. E, claro, o concorrente dele com proposta similar, era um apple.

Mas o MSX não foi um computador só da Microsoft. A iniciativa partiu dela, mas ganhou a colaboração de outras empresas.

A idéia de um computador como centro multimídia da casa só efetivamente virou realidade recentemente.[/quote]

Hmm, entendi.

Seria uma maquina com maior avanço na multimidia, mesmo não se tendo ele como ideia de centro multimidia da casa, como você citou.

Quando fiz o curso de hardware, vi um monitor de fósforo com um pc com entrada pra disquete de 5,25 polegadas.

Falando em disquete a sony disse que dara fim ao disquete em 2011.

Eu comecei a mexer com em computadores, na era onde tudo ja tinha interface grafica, botões, mouses, monitor colorido.

Será que um dia o computador substituira todos os meios de multimidia?

Quando: 1991 +/-
Qual: Um PC 286 (de segunda mão) com um super HD de 20 megabytes e um drive de disquetes de 5 1/4 de baixa densidade. Logo depois consegui comprar uma impressora Olivia da Olivette. Vixiw, era péssima, rs. Eu lembro também que eu usei o DoubleSpace no incrivel HD e a máquina ficou uma verdadeira carroça.

Faz tempo…Mas eu tava me achando velho e descobri que tem gente mais velha aqui hein. O ViniGodoy por ex. Deve ser o primeiro aqui a ter tido contato com um computador.

Abssss!!!

Sim, na verdade, tentaram para valer torna-lo um centro multimídia, mas foram limitados pela tecnologia da época.

Eu acho que não fui o primeiro. Dizem as más linguas que o Luca foi um dos programadores da Pascalina e esteve presente na descoberta do ábaco.

O pessoal tinha computador antes de eu nascer.

É uma concorrencia desleal uma pessoa que programa a 20, 25, 30 anos, com uma que programa a 2,3 :D.

Esse pessoal pegou a informática nascendo, ja eu peguei a informática, ja globalizada, tendo já varios profissionais na area…

[quote=fabiomazzo]Quando: 1991 +/-
Qual: Um PC 286 (de segunda mão) com um super HD de 20 megabytes e um drive de disquetes de 5 1/4 de baixa densidade. Logo depois consegui comprar uma impressora Olivia da Olivette. Vixiw, era péssima, rs. Eu lembro também que eu usei o DoubleSpace no incrivel HD e a máquina ficou uma verdadeira carroça.

Faz tempo…Mas eu tava me achando velho e descobri que tem gente mais velha aqui hein. O ViniGodoy por ex. Deve ser o primeiro aqui a ter tido contato com um computador.

Abssss!!![/quote]

[color=darkblue] O seu era daqueles que tinha o poderoso botão “TURBO” ?[/color]

Sim, na verdade, tentaram para valer torna-lo um centro multimídia, mas foram limitados pela tecnologia da época.

Eu acho que não fui o primeiro. Dizem as más linguas que o Luca foi um dos programadores da Pascalina e esteve presente na descoberta do ábaco.[/quote]

HAHA, então ele foi uma matemático, e depois se tornou programador.

Mais pelo conhecimento que vejo que ele tem, deve ter sido mesmo HAHA.

E pelo o que eu vi, muita gente se impulsionou a tornar-se programador, pelo crescimento dos games, e do mercado dos games, é isso mesmo?

Mais ou menos no ano 2000…

Caracas… eu sou muito newbie mesmo… hehehehe

Tive um K6-2 500Mhz 64mb Hd 8Gb (se n me engano)…
O bitela jah tinha win98…

Mas esses ai que os caras tinha são verdadeiras reliquias hoje em dia…

[quote=Metaleiro][quote=fabiomazzo]Quando: 1991 +/-

Abssss!!![/quote]

[color=darkblue] O seu era daqueles que tinha o poderoso botão “TURBO” ?[/color]

[/quote]

kk, a pergunta foi pra ele, mais se aproveitando.

O meu tinha um botão de TURBO, que fazia um Underclock monstro na maquina, de por exemplo 200Mhz para 120Mhz, isso porque alguns programas ficavam loucos com frequencias altas.

[quote=LucasAdri07]kk, a pergunta foi pra ele, mais se aproveitando.

O meu tinha um botão de TURBO, que fazia um Underclock monstro na maquina, de por exemplo 200Mhz para 120Mhz, isso porque alguns programas ficavam loucos com frequencias altas.[/quote]

eu tive um pentium 100, que ia para incríveis 133 com o turbo =x

Vixiw, acho que não, só me lembro do botão turbo anos depois quando troquei por um 486 DX2 66.

Creio que o primeiro computador que tive contato foi um Prológica Solution 16 Bits, no final dos anos 80, tela de fosforo verde,sem hd, com duas unidades de disquete de 360k onde carregavamos o ms-dos e outros aplicativos como dbase III,banner e alguns joguinhos como Digger, AlleyCat, Montezumas Revenge e claro, Space Invaders.