Quando gero .jar da erro relacionado ao Jasper

Meu programa estava funcionando perfeitamente dentro do eclipse, inclusive os relatórios. Quando criei meu .jar pelo proprio eclipse e tentei executa-lo ele gerava o seguinte erro no DOS:

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: net/sf/jasperreports/engine/JRException

Atualizei o java e o ireport! java ->1.5.09 e ireport -> 1.2.8 mas o erro continuou acontecendo!
Alguem sabe oque esta acontecendo?

Está faltando o endereçamento desse .jar no class-path da aplicação.

Acho q não olhae meu classpath

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <classpath> <classpathentry kind="src" path=""/> <classpathentry exported="true" kind="con" path="org.eclipse.jdt.launching.JRE_CONTAINER"/> <classpathentry kind="lib" path="C:/Java/Nutri/lib/commons-collections-2.1.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="C:/Java/Nutri/lib/commons-digester-1.7.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="C:/Java/Nutri/lib/commons-logging-1.0.2.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="C:/Java/Nutri/lib/commons-logging-api-1.0.2.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="C:/Java/Nutri/lib/itext-1.3.1.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="C:/Java/Nutri/lib/jasperreports-1.2.8.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="C:/Java/Nutri/lib/swingx-2006_07_20.jar"/> <classpathentry kind="output" path=""/> </classpath>
Tentei dessa forma abaixo tb enão funcionou

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <classpath> <classpathentry kind="src" path=""/> <classpathentry exported="true" kind="con" path="org.eclipse.jdt.launching.JRE_CONTAINER"/> <classpathentry kind="lib" path="lib/commons-collections-2.1.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="lib/commons-digester-1.7.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="lib/commons-logging-1.0.2.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="lib/commons-logging-api-1.0.2.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="lib/itext-1.3.1.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="lib/jasperreports-1.2.8.jar"/> <classpathentry kind="lib" path="lib/swingx-2006_07_20.jar"/> <classpathentry kind="output" path=""/> </classpath>

Ae eu exclui tudo relacionado ao relatório e começou a dar erro relacionado a outro jar! acho que o prob ta na hora de criar

Tente não usar o ant a princípio, enderece no seu manifest.mf pra ver se os jars estão funcionando bonitinho.