Quando legalmente o programa é da empresa

Eu entendo totalmente seu posicionamento, Dragoon. Mas a realidade é a realidade.

Que tópico produtivo, cara! Fazia tempos que não via uma boa discussão assim no GUJ. Realmente o sentido de ser um fórum.

Realidade ou você aceita assim?

Não vou mais dizer fica essa última questão no ar

Não presta esse tipo de pergunta, tanto é que não tem fim!

Pelo menos de código a gente resolve e enfim acabou.

Obrigado a todos.

Exatamente.

Empresas tem gastos altíssimos, com N fatores (no Brasil com impostos principalmente),
Há ainda a chance da solução desenvolvida não servir, falhar etc.

Se ainda, somado a esse cenário, a empresa ainda ter que arcar com a possibilidade, de ter sua solução, que ele teve custos para desenvolver (tempo, custos operacionais…), sendo de propriedade de outrem, isso seria um cenário bem ruim. Certamente o número de contratos iria diminuir, e gostaria de saber como esses desenvolvedores iriam se sustentar.

Tem sim! Abre mentes em relação as leis, sindicatos, posicionamento, pensamentos e afins.

Eu só gostaria de entender uma coisa, @Dragoon. Não entendi, pelo seu posicionamento, como ficariam as empresas de desenvolvimento. Por exemplo, contratei um cara para trabalhar de dev aqui na empresa. Ele e seu time fará um produto modular X para minha empresa poder vender. Eles fizeram, mas por algum motivo aquele dev saiu. Em sua perspectiva, como ficaria essa relação? A empresa deve pagar o dev (além do salário regular) pelo módulo que ele fez? A empresa não deve usar aquele módulo?

Pergunta sincera apenas para tentar entender o seu posicionamento.

[]'s

Leis sim, sindicatos não, por favor =)

  • A empresa pode usar o módulo. ( se for feito um contrato bem feito por exemplo, dar uma licença )
  • É de direito o dev pegar uma cópia do código, ou até reproduzir para si próprio, que hoje, você sabem muito bem o que pode acontecer se fizer isso.
  • Eu afirmo o contrato deve ser bem feito e bem lido você não deve cessão de seus direitos, que é garantido pelo direito intelectual.

As empresas são assim a muito tempo, só estou aqui para relatar o que aconteceu comigo e acontece com muitos amigos que retiram o seu direito que é só seu.

Obrigado.

Entendi. Obrigado pela resposta.

Para resolver isso, é bem simples: basta que você mesmo abra sua empresa e crie seus códigos nela.
A partir daí, todo código gerado por você é propriedade da tua empresa. Como a empresa é tua, o código é propriedade tua, também.

Aí você contrata outros programadores, que irão desenvolver softwares e que ficarão com os direitos autorais.
Logo, a empresa irá crescer muito, pois todo mundo está feliz. As concorrentes vão analisar o motivo do crescimento e você, como dono da empresa (e dos códigos que criou) vai dar entrevistas dizendo que o segredo é “dar a César o que é de César”.

Porém, se o dev resolver sair você perde o produto, lucro, entra em falência e vai trabalhar numa empresa cedendo todos os direitos do seu código à ela.

Para uma solução irônica foi excelente.

Não seja irônico.

E como eu sempre digo, quando não consegue brigar ideologicamente começam a ofender

As engrenagens funcionam por que estão conectadas e, creio eu, devidamente lubrificadas.
Quando uma está fora, elas não rodam. Quando sobra lubrificante, elas giram demais. Quando falta, elas podem quebrar umas as outras.

Não é ofensa.
É a proposição de um modelo.
O open source não possui proprietário, certo? Por que funciona? Por que dá lucro a quem cria? O que um colaborador de um projeto open source ganha?
Faz algum tempo que eu entendo que ganhos não se referem apenas a salário/pró labore. Experiência e reconhecimento da comunidade são coisas muito valiosas. Abrem muitas portas.

O capitalismo é cruel. E é isso.

Ironia não leva a nada, ninguém consegue um debate ideológico e depois finaliza como isso você a sua realidade para todos.

Isso aqui, devidamente, é interessante.

@Dragoon, não estou reconhecendo seu posicionamento, nem o padrão de tuas colocações.
De qualquer maneira, considerando esta fábula aqui, faço um paralelo com a situação.

Lá nos primórdios, direitos autorais sobre software não era problema.
Algum dia, alguém se sentiu lesado e reclamou.
As empresas começaram a se “precaver”.
Aí chegou no ponto onde estamos.
Exatamente como os macacos que batiam nos outros para não pegar as bananas, muitos só falam “ah, sempre foi assim, nunca vai mudar”.
Quem vai ser beneficiado se mudar?

Ah, sem esquecer a velha discussão sobre as ideologias de Marx e Adam Smith: para Smith, é justo que o empregado ganhe sua parte e a empresa lucre. Para Marx, todo lucro deveria ser dividido entre os empregados e nada para a empresa.

Enfim estou comprovando minha tese!

Obrigado !

Eu gostaria mesmo é saber o que pensa o @paulo_silveira, como CEO de uma empresa grande.

Boa tarde a todos (:

Don’t tread on me

Meu ultimo post daqui.

Gostei do debate, e foi para mim ratificar um ponto de visto sobre post desse tipo, gostei de debater e discordando ou não nunca denigri imagem de ninguém nem ofendi ninguém, mas, um usuário em especial fez isso duas vezes, e tá ai a moral da coisa vamos debater, vamos discordar, você ter razão ou não ter nenhuma, agora não podemo ser ofendido por causa de um post.

Sem mais obrigado.

Gostaria só de agradecer aos amigos @waguener, @Eumesm0, @Dragoon, @darlan_machado, @javaflex e @FearX por compartilharem seus pensamentos sobre o assunto, achei a discussão bem legal, isso agrega diversos pontos de vista diferentes.

2 curtidas