Pessoal,
Quando sei que um site é feito em jsp ou servlet?
Sabemos que o retorno para o navegador é em conteúdo html, OK! Mas observando a página como vou saber que ela é feita em JSP ou Servlet?
Pessoal,
Quando sei que um site é feito em jsp ou servlet?
Sabemos que o retorno para o navegador é em conteúdo html, OK! Mas observando a página como vou saber que ela é feita em JSP ou Servlet?
Opa,
Bom… se vc v a extensão .jsp é JSP (óbvio)
Se vc não v a extensão é servlet!!!
Basicamente é isso.
JSP:
www.asd.com/load.jsp?id=123
ou
Servlet:
www.asd.com/Load?id=123
Claro, esse é um conceito básico para responder sua pergunta.
falow!
Olá,
Eu não sei se é possível ao certo você saber se uma página é feita em jsp ou servlet. Por exemplo, uma página jsp pode ter as extensões .jsp e .jspx como definido no web.xml do Apache Tomcat:
<servlet-mapping>
<servlet-name>jsp</servlet-name>
<url-pattern>*.jsp</url-pattern>
</servlet-mapping>
<servlet-mapping>
<servlet-name>jsp</servlet-name>
<url-pattern>*.jspx</url-pattern>
</servlet-mapping>
Neste caso, você pode alterar para que seus jsp’s sejam arquivos .jjj.
Outro coisa é que uma servlet pode ser mapeada para atender qualquer padrão de url, o exemplo a seguir é válido:
<servlet-mapping>
<servlet-name>LoginCliente</servlet-name>
<url-pattern>/LoginCliente2.jsp</url-pattern>
</servlet-mapping>
Neste caso, a servlet LoginCliente vai atender as requisições /LoginCliente2.jsp, se você olhar o endereço no navegador parece um jsp, mas no fundo é uma servlet.
Outra coisa importante de se lembrar é que o jsp roda sobre a API de servlets, isto quer dizer que na primeira requisição que você faz a um jsp, o container (Tomcat por exemplo), transforma seu jsp em uma servlet e trabalha com ele dessa maneira. Por isso na primeira vez que você acessa um jsp demora um pouco mais. No caso todo jsp é convertido para servlet.
Espero ter ajudado,
Abraços…
Obrigado a todos…
Opa,
Bom… se vc v a extensão .jsp é JSP (óbvio)
Se vc não v a extensão é servlet!!!
Basicamente é isso.JSP:
www.asd.com/load.jsp?id=123ou
Servlet:
www.asd.com/Load?id=123Claro, esse é um conceito básico para responder sua pergunta.
falow!
necessariamente nem todo mapeamento .jsp veio de uma JSP, o cara pode mapear todos *.jsp para ser tratados por um servlet e vice-versa… :lol: