Você recria o programa ou vai corrigindo aos poucos?
Um fato que a maioria dos programadores tem de resolver. Eu sou um desses. hahaha.
Sempre acabo criando um código gigante e tentando corrigir erros com mais código, até que a manutenção fica impossível.
Refactoring com automação de testes.
Escreve os testes pro seu código. Refatora e testa.
david.cs20
Cara nao vou dizer que sou perfeito mais sempre proucuro comentar pelo menos todos os metodos que crio.
Isto me evitar muitos problemas…
O que eu aconcelho e fazer isso nao tem jeito e chato mais e a melhor coisa a se fazer.
Ou se vc preferir toda vez que tiver um problema por que nao esta entendendo o codigo voce pode começar a fazer do “zero”…
Bons Codigos !!!
ViniGodoy
peczenyj
quando o código fica ilegível é ai que geralmente ele faz o que precisa.
maior_abandonado
sim, claro, e provavelmente usando a menor quantidade de recursos possivel…
Marky.Vasconcelos
Normalmente eu refatoro aos poucos.
Mas quando escrevendo um projeto do zero eu tento ao maximo ja deixar tudo bem dividido e legivel.
D
DocVooDoo
Tem o velho ditado q diz “É melhor prevenir do que remediar”. O ideal é ao perceber q determinada função/método ta ficando grande demais, q vc desmembre em pedaços menores.
A mesma coisa vale para aquele metodos com um quantidade absurda de parametros de entrada. Isso é indício que vc precisa da uma melhorada no seu código.
No mais, é bom sempre dar uma lida sobre boas práticas de programação, esse tipo de coisa é sempre abordada.
D
dio.msg
Tambem tive este problema quando estava programando meu projeto no tcc. Com o tempo fui percebendo que os comentarios ajudavam muito, pois algumas veses a manutencao era muito simples, bastava que eu soubesse o que aquele trecho do codigo estava fazendo e em pouco tempo estava arrumado.
Pelo menos aconteceu comigo, mas acho que quando voce sabe exatamente o que esta fazendo, mesmo que o codigo fique ilegivel no comeco nao eh necessario escrever tudo novamente. Mas quando vc programa jah “torcendo pra funcionar” pois nao tem certeza se tah fazendo da melhor maneira, ha grande chance de se nao funcionar, vc vai achar mais facil reescrever tudo de novo.
rmendes08
Na minha opinião o ideal é alternar ciclos. Muitas vezes só conseguimos visualizar a solução de um problema quando escrevemos um pouco de código, e geralmente essa primeira solução não é aquelas coisas em termo de legibilidade. Assim, eu prefiro escrever um pouco de código para visualizar melhor a solução do problema e então melhorar nomes de variáveis, métodos, etc.