Quando usar Interaces?

10 respostas
luizpicolo

Boa tarde, sou desenvolvedor web a um tempo considerável, contudo, mesmo trabalhando com POO a um bom tempo, tenho algumas dúvidas sobre a utilização de Interfaces.
Estou lendo este livro: http://www.americanas.com.br/produto/5658024/livro-desenvolvendo-em-pojos
E também li o texto caelum-java-objetos-fj11, o qual é indicado para iniciantes na linguagem.

Bem, sei que as interfaces, segundo o texto da Caelum, são como “contratos”, ou seja, eles impõem que a classe que os implementa possua aquele método que a Interface anteriormente já possui.
Minha dúvida é mais prática do que conceitual, ou seja, em um sistema de cadastro de pessoas por exemplo, como eu utilizaria um Interface? Ela deve ser usada neste caso?
Sei que tudo vai da implementação que o desenvolvedor esta fazendo, mas a dúvida sempre é cruel.

interface Pessoa {
    public String pessoa;
    public String endereço;
}

Ou uma Interface deveria ser usada apenas para coisas comuns entre as classes?

10 Respostas

E

Interfaces contém métodos (comportamento), não atributos. Pense eum uma interface como sendo um adjetivo ou um advérbio (algo que modifica um substantivo ou adjetivo) e nas classes como sendo substantivos.

No seu caso, não é possível definir uma interface Pessoa que tenha 2 atributos (pois Pessoa é substantivo) mas você poderia definir uma interface Professor (que é um qualificativo de uma pessoa), contendo por exemplo:

interface Professor {
    void ensinar();
}

Uma pessoa pode ser um professor:

class ProfessorDeEscolaEstadual extends Pessoa implements Professor {
    ...
}
luizpicolo

Obrigado pela resposta entanglement.

Neste sentido pode-se dizer então que um interface são características específicas do objeto que será criado?
Digamos assim, se eu fosse criar uma classe Cadastro, ela necessitaria de um Interface?

Minhas dúvidas são bem essas, quando devo usar!

C

Ou até algo bem prático como por exemplo…

Voce utiliza DAOs?