Quando usar Spring Web Flow?

Olá,

Estou estudando Spring pelo livro “Spring in Action”, de Craig Walls, e, devido ao autor não ter dado um número maior de exemplos, surgiu-me uma dúvida sobre quando usar a abordagem do Spring Web Flow e quando manter apenas o uso normal dos controladores do Spring MVC.

Eu percebi que o Spring Web Flow é útil em situações como cadastros de usuários compostos de mais de uma página ou as várias etapas de uma compra online. Mas também vi exemplos em que essa abordagem é utilizada em sistemas de busca, que não apresentam tantas etapas. Por exemplo, suponhamos que um dicionário online possua uma barra de busca, que pega o verbete a ser buscado e envia o usuário para a página com as respectivas informações acerca do verbete. Minha dúvida é se isso deve ser implementado usando o Web Flow.

Outros casos em que tenho dúvidas se devo usar o SWF ou não: página de cadastro composta de apenas uma parte (o formulário com o botão de cadastrar, somente) e formulário para login no sistema.

Enfim, se alguém puder me explicar como identificamos um cenário para o Spring Web Flow, ficarei agradecido.

Obrigado.

Cara, o caso de uso do Spring WebFlow é justamente esse que voce citou: processos compostos por diversas páginas onde você precisa manter esse estado. Algo semelhante a um wizard. O Spring WebFlow é excelente para esse tipo de situação, mas não deve ser usado em outros casos.

Ou seja, não é o caso do seu exemplo do verbete de busca. Nesse caso voce vai fazer uma pesquisa sobre uma entrada, e exibir o resultado e pronto.Também não é o caso de uma pagina de login, ou cadastro de apenas uma página.

Ok, obrigado, cara.