Quantidade de exercícios do livro Head First - Java e Deitel - Java Como Programar

Boa Tarde

Estava comparando a quantidade de exercícios desses dois livros e percebi que o Head First tem uma quantidade muito menor de exercícios que o Deitel.

Então comecei a me questionar se eu deveria ou não “me matar” fazendo todos os exercícios do Deitel, pois realmente está sendo para mim cansativo e desanimador a quantidade de exercícios e o tempo que isso consome. Sei que pode parecer um pouco de preguiça da minha parte, mas isso está realmente me incomodando.

Eu acho que aprendendo sozinho a abordagem de estudo não precisa ser 101% do livro enfiado dentro da cabeça, estou achando mais interessante me manter no foco dos objetivos de cada capítulo e fazer uma quantidade de exercícios suficiente para absorver e compreender plenamente o que foi aprendido e nada mais.

Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito disso, se fazer isso é errado ou se existe uma abordagem melhor.
Se possível também gostaria de saber a opinião de quem aprendeu com o livro Head First e se sentiu falta de um pouco mais de prática direta no livro

Muito obrigado pela atenção. Abraços

Salve…

Então cara, eu já estudei com os dois livros, só que sinceramente não tive saco de terminar o Deitel. Para mim, o use a cabeça foi até melhor. Por mais que ele tenha aquela maneira meia ‘doida’ de passar conteúdo.
Eles usam muito a cognição, ou seja, utilizando um conjunto de processos mentais para percepção: imagens, textos perdidos nas páginas, enfim. E também por ter uma abordagem mais clara.

Mais acho que nesse caso, fica ao seu critério. Se você está se cansando com o Deitel (o que eu não acho muito difícil), tente dar uma refrescada com o Use a Cabeça, onde o mesmo tem uma maneira mais ‘divertida’ de ensinar…

[]'s

[quote=slashjvc]Salve…

Então cara, eu já estudei com os dois livros, só que sinceramente não tive saco de terminar o Deitel. Para mim, o use a cabeça foi até melhor. Por mais que ele tenha aquela maneira meia ‘doida’ de passar conteúdo.
Eles usam muito a cognição, ou seja, utilizando um conjunto de processos mentais para percepção: imagens, textos perdidos nas páginas, enfim. E também por ter uma abordagem mais clara.

Mais acho que nesse caso, fica ao seu critério. Se você está se cansando com o Deitel (o que eu não acho muito difícil), tente dar uma refrescada com o Use a Cabeça, onde o mesmo tem uma maneira mais ‘divertida’ de ensinar…

[]'s[/quote]

É cara o Deitel está me cansando mesmo, mas só por conta da quantidade de exercícios. Uma coisa que eu percebi é que muitos exercícios você faz e um jeito e chega no próximo capítulo você vai aprimorando ele usando o que você aprendeu de novo, depois tem exercícios que são só daquele capítulo, aí vem a sessão especial e depois ainda a sessão “fazendo a diferença”.
Isso está sugando a minha energia na hora de estudar, eu olho e vejo que vai demorar alguns dias pra avançar no livro. Então vejo o Head First que tem tipo 80% menos exercícios que o Deitel só que como já tenho um progresso em andamento no Deitel acho melhor não pegar o Head First.

Apesar de eu estar reclamando eu estou estudando pelo Deitel já pela forma de apresentação do conteúdo que ele tem, estou aprendendo bem com esse livro, mas é muito tempo usado para concluir todos os exercícios.

É incrível como a maioria das pessoas diz que não teve “saco” com o Deitel rs. Eu gosto desse livro, mas assim não tá rendendo.

Eu acho que o processo de aprendizagem tem que ser prazeroso.
Se o seu alarme da chatice tocou… Chuta o balde e vai em busca do equilíbrio.

O processo de aprendizado é prazeiroso o tempo inteiro quando se trata de um hobby. Se você estuda programação só pra se divertir, quando encher o saco, vai parar. Mas vamos falar da vida real: tem horas em que, por mais apaixonado que você seja, achará um saco continuar o “treinamento”.

Sim, o nome é exercício e não é à toa. Se exercitar cansa! Se você joga CS de vez em quando é divertido, mas jogar todo dia, 6 horas, porque tem que treinar… Uma hora enche o saco. Mesma coisa com futebol, natação, música, matemática… Até sexo, quando vira trabalho, pode encher o saco.

“Então você está dizendo pra eu desistir? Pra deixar pra lá quando cansar?”

NÃO!

FAZER ALGO AGRADÁVEL É FÁCIL! QUALQUER UM FAZ! PAIXÃO SE MOSTRA É NA DIFICULDADE!

Além da paixão, na hora do cansaço, tem que ter disciplina. Muita disciplina. Isso é que diferencia os fortes dos fracos.

Não tô dizendo pra você fazer todos os exercícios do Deitel. Seja do Deitel ou do Head First, se exercite. Seja com livro ou com projeto, programe. Programação se aprende programando.

Agora, uma coisa eu te garanto: com o tanto de exercício que tem o Deitel, se você fizer todos, pequeno gafanhoto, não saberá a diferença entre suas mãos e o editor. Será capaz de programar como quem escreve um texto. Com grande número de exercícios, vem grande habilidade.

Eu concordo com o Josenaldo. Mesmo gostando muito de programar e de tecnologia em geral, tem hora que cansa, que a vontade é ficar longe dos livros. Aí entra a força de vontade. 8)

Os exercícios auxiliam pra melhor compreensão/fixação do conteúdo. Quando eu to aprendendo algo novo eu gosto de fazer exercícios paralelamente aos do livro. Normalmente algo um pouco mais complexo e que eu goste mais de programar.

Vocês tocaram no ponto exato!

Eu gosto do que estou aprendendo, tenho muito interesse e me envolvo completamente com o assunto. Mas em alguns momentos se torna meio cansativo pelas muitas horas que os exercícios requerem e ainda mais os do Deitel que são um grande desafio para quem está começando.
Vendo o livro Head First - Java e sua quantidade muito inferior de exercícios eu fico pensando se fazer todos do Deitel é mesmo necessário, pois muitas pessoas aprenderam por esse livro e elogiaram bastante.

A duvida continua

Quando li meu Deitel(boa parte dele, acho que li 800 paginas), passei vazado por cima dos exercicios :lol:, mas tem um detalhe, eu nao pegava os fontes do CD, cada classe e explicação eu digitava ela toda, logo, fui mentalizando, mas exercicios mesmo, se fiz meia dúzia foi muito!

E eu sou mais um que gostei do deitel, pessoal reclama que ele explica demais, mas pra um completo novato na linguagem java, eu gostei exatamente por conta disto!

[quote=fredferrao]Quando li meu Deitel(boa parte dele, acho que li 800 paginas), passei vazado por cima dos exercicios :lol:, mas tem um detalhe, eu nao pegava os fontes do CD, cada classe e explicação eu digitava ela toda, logo, fui mentalizando, mas exercicios mesmo, se fiz meia dúzia foi muito!

E eu sou mais um que gostei do deitel, pessoal reclama que ele explica demais, mas pra um completo novato na linguagem java, eu gostei exatamente por conta disto![/quote]

Finalmente alguém que realmente fez o que estou prestes a fazer rs.

Eu fiz umas estimativas com base no tempo que levo para ler e para resolver cada exercício e cheguei a conclusão de que eu trabalhando de segunda e sexta, lendo todos os capítulos e fazendo todos os exercícios levaria com certeza mais de 1 ano só nesse livro.
No livro diz assim “Este livro é adequado para ensino avançado de ciência da computação e também para preparar os alunos para realizar os exames avançados”, se for levar em consideração os 4 anos da faculdade de ciência da computação já começo a ver que pra quem não tem todo o tempo do mundo espremer até a ultima gota não é um bom negocio, pelo menos não logo de cara.

Lendo o que o fredferrao escreveu já tirei minha conclusão, obrigado pela ajuda.

[quote=Mendigo_do_Futuro][quote=fredferrao]Quando li meu Deitel(boa parte dele, acho que li 800 paginas), passei vazado por cima dos exercicios :lol:, mas tem um detalhe, eu nao pegava os fontes do CD, cada classe e explicação eu digitava ela toda, logo, fui mentalizando, mas exercicios mesmo, se fiz meia dúzia foi muito!

E eu sou mais um que gostei do deitel, pessoal reclama que ele explica demais, mas pra um completo novato na linguagem java, eu gostei exatamente por conta disto![/quote]

Eu fiz umas estimativas com base no tempo que levo para ler e para resolver cada exercício e cheguei a conclusão de que eu trabalhando de segunda e sexta, lendo todos os capítulos e fazendo todos os exercícios levaria com certeza mais de 1 ano só nesse livro.
No livro diz assim “Este livro é adequado para ensino avançado de ciência da computação e também para preparar os alunos para realizar os exames avançados”, se for levar em consideração os 4 anos da faculdade de ciência da computação já começo a ver que pra quem não tem todo o tempo do mundo espremer até a ultima gota não é um bom negocio, pelo menos não logo de cara.

Lendo o que o fredferrao escreveu já tirei minha conclusão, obrigado pela ajuda.[/quote]

Chefia, gostei do tópico sobre a dúvida levantada, me ajudou a refletir também sobre esta questão dos livros e também, fora as respostas como as do josenaldo e wagnerfrancisco que contribuíram bastante.
Enfim, obrigado e sucesso aí na sua caminhada!

Fazer todos os exercícios de um livro? Are you crazy?
Quando estava na faculdade, o professor indicava um livro mas não mandava fazer todos os exercícios; de cada capítulo, talvez uns 6 ou 7, e olhe lá.

[quote=Mendigo_do_Futuro]

Lendo o que o fredferrao escreveu já tirei minha conclusão, obrigado pela ajuda.[/quote]

Desculpe, eu entendi bem? Vc está aqui no fórum à espera de alguém que lhe dissesse “não precisa fazer todos”?
Bem, eu acho que vc é livre pra fazer o q quiser, e só vc pode dizer se é necessário vc praticar mais ou dar uma arreada. Mas se vc diz que seu rendimento é baixo, bem… Então vc precisa treinar! Treinar, treinar e treinar. “Rendimento baixo” significa que vc não é fluente na linguagem, então deve digitar muito código ainda. Talvez vc tenha passado muito rapidamente pelos capítulos iniciais, mais fáceis, entendeu tudo direitinho “na hora” mas não houve tempo o bastante para fixar os conteúdos. Aí acontecem inúmeras palavras escritas erradas, chaves e parênteses faltando, etc. etc. etc. (não sei o que está causando o seu baixo rendimento específico).

Desta forma, se vc gosta mesmo do q está aprendendo, tem q enxergar como uma vantagem um livro hiper-carregado de exercícios. A coleção Deitel não é consagrada à toa. Se está saturado, tire uma semana para espairecer e depois volte a revisar os capítulos iniciais, de fundamentos. Acho que a base deles é que não está bem sólida.

[quote=MarkKnopfler]

Desculpe, eu entendi bem? Vc está aqui no fórum à espera de alguém que lhe dissesse “não precisa fazer todos”?
Bem, eu acho que vc é livre pra fazer o q quiser, e só vc pode dizer se é necessário vc praticar mais ou dar uma arreada. Mas se vc diz que seu rendimento é baixo, bem… Então vc precisa treinar! Treinar, treinar e treinar. “Rendimento baixo” significa que vc não é fluente na linguagem, então deve digitar muito código ainda. Talvez vc tenha passado muito rapidamente pelos capítulos iniciais, mais fáceis, entendeu tudo direitinho “na hora” mas não houve tempo o bastante para fixar os conteúdos. Aí acontecem inúmeras palavras escritas erradas, chaves e parênteses faltando, etc. etc. etc. (não sei o que está causando o seu baixo rendimento específico).

Desta forma, se vc gosta mesmo do q está aprendendo, tem q enxergar como uma vantagem um livro hiper-carregado de exercícios. A coleção Deitel não é consagrada à toa. Se está saturado, tire uma semana para espairecer e depois volte a revisar os capítulos iniciais, de fundamentos. Acho que a base deles é que não está bem sólida.[/quote]

De fato, é assim que funciona aquela escola Kumon. Você faz exercícios e mais exercícios e mais exercícios até você aprender. Para ter experiência em alguma coisa, é preciso treinar mesmo. Pense nessa quantidade dos exercícios do Deitel como se fosse uma “malhação Java”. “No pain, no gain”

Eu particularmente acho o deitel um saco pra estudar, mais os exercícios é sem igual, muito bom mesmo treinar por ele, sem falar que serve de referência também para um conteúdo ou outro que você não entendeu, já vi professor de faculdade detonar o livro mais eu gosto, bons estudos.

Faz pouco mais de uma semana que chegou o meu do Deitel em Português. Pra mim que sou leigo, que só estudei algoritmo e um pouco de C, acho que tem que ser detalhista mesmo para se aprender e eu não gostei da maneira que o Use a Cabeça Ensina, sei lá achei meio esquisito, mas deve ser coisa de principiante mesmo. rsrsrsrs :lol:

Chefia, eu somente agradeci, rsrs, e não respondi realmente a sua dúvida, então:
Gostei do tópico sobre a dúvida levantada, me ajudou a refletir também sobre esta questão dos livros (pois sou fã do Deitel e agora ainda mais, tenho o Use a Cabeça mais nunca levei o mesmo muito a sério “por mais que ele tenha uma ótima didática e nessa questão, eu acho que eles são bons = Didática”).
Agora, acho que as ricas opiniões da galera, já contribuíram bastante para você pensar no que fazer!
Mas enfim, nada nessa vida é fácil e sem suor não se chega a lugar nenhum (muitos exercícios vão ajudar sim por mais cansativos que você pode achar, pois como diz um ditado “só a pratica leva a perfeição”), sendo assim o negócio é se dedicar muito, porque tempo a gente nunca vai ter mesmo e se for medir por aí (o que será mais rápido? acho que não chegará a lugar algum), desejo sucesso aí na sua caminhada!

O livro do Deitel possui uma quantidade grande de exercícios porque ele é usado em meio acadêmico também. Portanto o autor disponibiliza aquela série de exercícios para que um professor selecione alguns deles e os seus alunos o façam. Funciona de maneira semelhante aos livros didáticos de quando estávamos no ginásio. Jamais fazíamos todos os exercícios do livro, somente aqueles que o professor selecionava. Portanto, em minha opinião, não é necessário você resolver TODOS eles, já que muitos são semelhantes. Faça aqueles que você achar mais interessante e que te agregarão em conhecimento. Quando você sentir que está dominando o assunto, pule para o próximo capítulo.

Cara, muito bom esse tópico.

Eu gostaria muito de fazer todos os exercícios do Deitel, mas isso me tormaria uns 5 anos…rsss
Tem exercicio que dá para fazer um trabalho de mestrado (resolver problemas de xadrez, cubo mágico, afff).
Então eu faço apenas alguns exercícios para “pegar o jeitão” do negócio.

Vale ressaltar que não sou da área de TI e isso torna ainda mais difícil para mim (sou químico por formação).

Dei uma olhada no head first, estudei o livro do professor rui rossi dos santos e recentemente venho estudando o Deitel. Na minha opinião, o How to Program é fantástico! Estou gostando D+.