Quanto cobrar a mais?

Bom dei uma pesquisada e nao encontrei nada muito satisfatorio

entao vou perguntar…nao sei se é o lugar certo mais…

Bom eu trabalho com PHP e agora estou me dedicando a java

quanto a custo(pro cliente) criar um site fica em media quantos % mais caro se comparando PHP com JSP
já que criar em jsp fica muita vezes mais complicado doque criar a mesma aplicacao em PHP

e no momento nao se trata de um site, apenas seria uma ideia de quanto cobrar a mais ou a menos em relacao a sites escritos em php

agradeco desde já

Tupikinin

Não existe tal “equivalência”. O mesmo sistema, com as mesmas diretrizes e funcionalidades, mas feito em PHP não deveria valer menos do que um feito em Java. Esqueça isso de que fazer em Java é mais complicado. Agora, com o ritmo em Java que estou, acaba sendo equivalente a dificuldade e o tempo gasto para fazer a mesma coisa, sendo que tem vezes que o Java é mais fácil do que PHP e vice-versa.

Veja o quão mais você investiu em si mesmo e em tecnologia para fazer o sistema em Java do que em PHP e faça o valor em cima disso. Se for comparar, você pode achar profissionais que cobram R$45,00 a hora em Java e demoram 200 horas para fazer o sistema e o vizinho da tia da manicure do seu bairro diz que faz a mesma coisa por R$300,00 mais uma chuteira de R$45,00. Vai competir ou mensurar custo de tecnologia com isso?

Até!

Não se baseie tanto na tecnologia. Cobre pelo seu trabalho.

Algumas perguntas pra ajudar nisso:

• Quanto vale sua hora de trabalho?
  • Você produz mais ou menos com determinada ferramenta?
  • Essa ferramenta oferece alguma vantagem ao seu cliente?

E por aí vai…

[quote=tupinikin]Bom eu trabalho com PHP e agora estou me dedicando a java

quanto a custo(pro cliente) criar um site fica em media quantos % mais caro se comparando PHP com JSP
já que criar em jsp fica muita vezes mais complicado doque criar a mesma aplicacao em PHP

e no momento nao se trata de um site, apenas seria uma ideia de quanto cobrar a mais ou a menos em relacao a sites escritos em php[/quote]
É bem verdade que o mercado faz essa diferenciação de valores. Via de regra você vai conseguir um valor melhor em um trabalho com Java comparado a um em PHP. IMO isso não deveria ser assim, pois eu considero mais importante a qualidade do seu trabalho e do profissional, independente de linguagem/plataforma.

Portanto, você consegue sim cobrar mais caro e as empresas vão pagar por isso.

Galera obrigado pelas respostas

achei interessante os pontos de vista de voces, e me ajudou refletir sobre isso
talvez mude um pouco o valor de site em jsp pelo tempo que vou demorar pra fazer ja que vou ter que pesquisar muito pra terminar tudo

bom mais uma vez obrigado :smiley:

antes de escolher que tipo de tecnologia vc vai usar fazer um site… primeiro vc tem q analisar o tipo de negocio e se perguntar:
-pq fazer em jsp?
-vai ficar mais caro para meu cliente manter o servico?

• c/ php consigo resolver o problema no menor tempo possivel?
  • o que o cliente pretende com aplicacao?

Algumas coisas tem q ser analisadas. se o cliente quer apenas um site… Institucional, acho que desenvolver em jsp nao seria uma boa… pois o serviço de hospedagem para o cliente… nao sai mais em conta que relacao ao php por exemplo… entao se for apenas um site com o objetivo que falei acima… qualquer linguagem atende, asp, php… etc… e nesse caso vc deve procurar custo X beneficio. Lembre-se que qualquer empresa busca Custo X beneficio.

E vc deve se preocupar nisso… ela pode ate de pagar bem para desenvolver… porem o valor do suporte q ela vai analisar do custo mensal… hj com R$ 18,00/mes ( ate menos depender do provedor) vc tem um serviço para rodar php, asp etc www.localweb.com.br como vc pode olhar…

Entao nao tem receita pronta para isso… primeiro ponto é sentar e discutir com o cliente o q ele pretende antes de sentar na frente do pc e sai desenvolvendo o projeto… e para vc desenvolvedor quanto menos tempo levar melhor…

Bom essa é minha opniao!!

foi muito bom abrir esse topico

me fez repensar em muita coisa

eu nao pensava da forma que voces disseram, e isso ia dar uma certa prejudicada em futuros negocios pra mim

obrigado galera