Bom dei uma pesquisada e nao encontrei nada muito satisfatorio
entao vou perguntar…nao sei se é o lugar certo mais…
Bom eu trabalho com PHP e agora estou me dedicando a java
quanto a custo(pro cliente) criar um site fica em media quantos % mais caro se comparando PHP com JSP
já que criar em jsp fica muita vezes mais complicado doque criar a mesma aplicacao em PHP
e no momento nao se trata de um site, apenas seria uma ideia de quanto cobrar a mais ou a menos em relacao a sites escritos em php
Não existe tal “equivalência”. O mesmo sistema, com as mesmas diretrizes e funcionalidades, mas feito em PHP não deveria valer menos do que um feito em Java. Esqueça isso de que fazer em Java é mais complicado. Agora, com o ritmo em Java que estou, acaba sendo equivalente a dificuldade e o tempo gasto para fazer a mesma coisa, sendo que tem vezes que o Java é mais fácil do que PHP e vice-versa.
Veja o quão mais você investiu em si mesmo e em tecnologia para fazer o sistema em Java do que em PHP e faça o valor em cima disso. Se for comparar, você pode achar profissionais que cobram R$45,00 a hora em Java e demoram 200 horas para fazer o sistema e o vizinho da tia da manicure do seu bairro diz que faz a mesma coisa por R$300,00 mais uma chuteira de R$45,00. Vai competir ou mensurar custo de tecnologia com isso?
[quote=tupinikin]Bom eu trabalho com PHP e agora estou me dedicando a java
quanto a custo(pro cliente) criar um site fica em media quantos % mais caro se comparando PHP com JSP
já que criar em jsp fica muita vezes mais complicado doque criar a mesma aplicacao em PHP
e no momento nao se trata de um site, apenas seria uma ideia de quanto cobrar a mais ou a menos em relacao a sites escritos em php[/quote]
É bem verdade que o mercado faz essa diferenciação de valores. Via de regra você vai conseguir um valor melhor em um trabalho com Java comparado a um em PHP. IMO isso não deveria ser assim, pois eu considero mais importante a qualidade do seu trabalho e do profissional, independente de linguagem/plataforma.
Portanto, você consegue sim cobrar mais caro e as empresas vão pagar por isso.
achei interessante os pontos de vista de voces, e me ajudou refletir sobre isso
talvez mude um pouco o valor de site em jsp pelo tempo que vou demorar pra fazer ja que vou ter que pesquisar muito pra terminar tudo
antes de escolher que tipo de tecnologia vc vai usar fazer um site… primeiro vc tem q analisar o tipo de negocio e se perguntar:
-pq fazer em jsp?
-vai ficar mais caro para meu cliente manter o servico?
c/ php consigo resolver o problema no menor tempo possivel?
o que o cliente pretende com aplicacao?
Algumas coisas tem q ser analisadas. se o cliente quer apenas um site… Institucional, acho que desenvolver em jsp nao seria uma boa… pois o serviço de hospedagem para o cliente… nao sai mais em conta que relacao ao php por exemplo… entao se for apenas um site com o objetivo que falei acima… qualquer linguagem atende, asp, php… etc… e nesse caso vc deve procurar custo X beneficio. Lembre-se que qualquer empresa busca Custo X beneficio.
E vc deve se preocupar nisso… ela pode ate de pagar bem para desenvolver… porem o valor do suporte q ela vai analisar do custo mensal… hj com R$ 18,00/mes ( ate menos depender do provedor) vc tem um serviço para rodar php, asp etc www.localweb.com.br como vc pode olhar…
Entao nao tem receita pronta para isso… primeiro ponto é sentar e discutir com o cliente o q ele pretende antes de sentar na frente do pc e sai desenvolvendo o projeto… e para vc desenvolvedor quanto menos tempo levar melhor…