Já perguntaram isso sobre java,
mas e com linux,
Quanto cobrar pela Instalação, Configuração e Adm. de Rede
em Servidores e Estações com linux,
no caso GNU/Linux Debian :?:
Estou na Região Campinas.
Obrigado.
Já perguntaram isso sobre java,
mas e com linux,
Obrigado.
[quote=“wagnerps”]Já perguntaram isso sobre java,
mas e com linux,
Obrigado.[/quote]
Isso depende de varios fatores:
-Quais serviços você vai ter que configurar no servidor?
Exemplo: samba pras estações win terem um servidor de arquivo: X, samba como PDC em rede sem NTLM: 10x (isso já com um desconto de 50%)
Uma instalação de apache se cobra ate 500 reais por cpu, pelo menos isso é oque o pessoal que eu conheço cobra.
Ai você coloca outros serviços, como banco de dados, ldap, kerberos, nis, samba, etc e ve 1 bom valor.
-Qual a homogeneadade do hardware das estações?
-O software instalado é igual em todas?
Se todas estações tiverem o mesmo hardware e forem ser instaladas com o mesmo software, cobre um monte para criar uma imagem da instalação e pouca coisa por máquina.
[quote=“louds”][quote=“wagnerps”]Já perguntaram isso sobre java,
mas e com linux,
Obrigado.[/quote]
Isso depende de varios fatores:
-Quais serviços você vai ter que configurar no servidor?
Exemplo: samba pras estações win terem um servidor de arquivo: X, samba como PDC em rede sem NTLM: 10x (isso já com um desconto de 50%)
Uma instalação de apache se cobra ate 500 reais por cpu, pelo menos isso é oque o pessoal que eu conheço cobra.
Ai você coloca outros serviços, como banco de dados, ldap, kerberos, nis, samba, etc e ve 1 bom valor.
-Qual a homogeneadade do hardware das estações?
-O software instalado é igual em todas?
Se todas estações tiverem o mesmo hardware e forem ser instaladas com o mesmo software, cobre um monte para criar uma imagem da instalação e pouca coisa por máquina.[/quote]
Boa. Penso que eh por ai tambem. E acrescento algo que as vezes eh negligenciado: manutencao.
Voce eh quem vai dar manutencao nesse negocio? Tem detalhes muito especificos? Exemplo: Instalar Apache ou Tomcat eh uma coisa. Agora instalar Apache para atender a porta 80 e passar as solicitacoes de JSP/Servlet para o Tomcat ja eh outra historia (nao que seja muito mais complicado - eh apenas pra dar um exemplo).
Manutencao: voce esta instalando e vai deixar ao leu depois (leia-se: outra pessoa vai dar manutencao ;)) ou voce tera um filho pro resto da vida? Pense nisso e entao chegue na taxa de instalacao e nas mensalidades/parcelas/sei la adequadas.
Detalhes: Por o CD no drive, instalar o Debian num hardware “tranquilo” apenas seguindo os padroes (o instalador eh tosco, mas da pra usar na boa :D) eh uma coisa. Instalar num laptop eh outra. E instalar numa arquitetura totalmente diferente eh outra. Veja o software depois tambem. Colocar o kernel default eh tranquilo. Agora colocar um servidor decente com firewall e necessidades especificas eh diferente (firewall decente != servidor + firewall numa maquina soh, mas isso nao vem ao caso).
Deu pra sacar o universo de possibilidades? A resposta curta sobre custos entao eh: depende.
Marcio Kuchma