Cadastro de Cliente, Controle de Mesalidade, Pesquisas e Relatórios.
Quanto custaria na região de vocês. Aqui na minha parece que está meio saturado o mercado, e algumas empresas e profissionais estão se prostituindo, então a diferença de valores sao altos, nao dá pra pegar como referencia.
Arautus, calcular o preço de um software é muito relativo. Depende muito da situação do comprador e vendedor. Mas a idéia é você vender a quantidade de horas trabalhadas vezes o valor. =)
Exemplo:
Valor sua hora: R$100,00
Horas trabalhadas: 30 horas.
Cadastro de Cliente, Controle de Mesalidade, Pesquisas e Relatórios.
Quanto custaria na região de vocês. Aqui na minha parece que está meio saturado o mercado, e algumas empresas e profissionais estão se prostituindo, então a diferença de valores sao altos, nao dá pra pegar como referencia.
[/quote]
Bom, não faço a minima ideia de quanto cobrar um software desses,mas duas coisinhas tenho a dizer.
1)NUNCA diga que seu sistema é simples. mesmo que seja. Isso deprecia o produto.
2)Pense que vc tem um produto e não um software.
Como vc venderia um carro ? uma casa ? um ferro de passar roupa ?
O mais simples é sondar o mercado (que é o que vc está fazendo aqui e o parabenizo pela iniciativa, mas precisar sondar de outras formas tb). Procure comprar os seus concorrentes.Veja o preço que eles pedem e principalmente o suporte e atendimento.Suporte é mais facil de vender que software. então tv nem seja bom vc cobrar o software. seja criativo.
Como vc tem um produto,vc não precisa cobrar o custo dele no primeiro cliente.então se vc teve um custo de 300 mil reais vc não cobra tudo de uma vez. Vc tem que pensar é :quantos eu preciso vender para recuperar o que investi ? Quando menos melhor, mas cobrar de mais em 1 ou 2 tb não ajuda. Por outro lado,se vender por 10 reais, muitos vão comprar, mas precisa de muitos para re haver o investimento. Além disso, quantos mais clientes ,mais demanda de suporte e isso pode não ser bom para si.
Além de tudo isso, vc precisa oferecer algo que os outros não oferecem. Isso poderá pender a balança para o seu lado mesmo quando o seu preço for igual ao da concorrência.
Pense nisso tudo e trace uma estratégia. o preço virá dai.
alem de vc cobrar por sua hora e tempo, existem outros parametros que entram nessa formula…em meus sistemas, deixando claro que isso vale para sistemas especificos para uma empresa e não um software de prateleira…eu costumo colocar alguns custos indiretos como luz, internet, equipamento, etc…alem de engargos, ajustes e é claro uma margem de lucro…
mas td isso varia do cliente e do sistema…como disse, se não for um software de prateleira que vc coloca um preço fixo e ja era…vc tem q fazer todo um estudo e incluir varios prametros…esse esquema tem funcionado bem para mim…
Que tal cobrar pelo software como um serviço ao invés de produto. Neste caso o cliente pagaria assinatura para uso do sistema e vc poderia usar uma aplicação web ou desktop baixado via JWS. O diferencial é que os dados poderiam ser responsabilidade sua (no servidor) ou do cliente (no desktop), como for mais conveniente.
Concordo com a sugestão do mochuara. O mais importante é você manter a fidelidade do cliente. O preço da licença de uso do software pode ser baixo, até mesmo zero! Desde que você feche um contrato de manutenção, suporte e atualização técnica com direito a novas versões do software. E se o cliente pedir uma funçãozinha nova sob-encomenda, melhor ainda, cobre pelas horas de serviço de implantação. Importante… coloque todas as condições (direitos e obrigações de cada lado) num contrato bem feito para não ter surpresas depois.
Uma empresa de pequeno porte me procurou e me pedindo para eu desenvolver um sistema, com as seguintes caracteristicas.
O projeto consiste no desenvolvimento de software para administração de empresa de pequeno porte a ser desenvolvido em módulos.
Vendas
Custos
Compras
Cadastros diversos
PCP
controle de estoque
relatórios.
Eu gostaria de saber quantos que poderia cobrar para desenvolvimento do sistema. Eu ja tenho alguma coisa pronta como cadastros e controle de estoque que eu ja tinha desenvolvido para uma loja, apenas faria os ajustes necessários .
[quote=fabiozoroastro]Arautus, calcular o preço de um software é muito relativo. Depende muito da situação do comprador e vendedor. Mas a idéia é você vender a quantidade de horas trabalhadas vezes o valor. =)
Exemplo:
Valor sua hora: R$100,00
Horas trabalhadas: 30 horas.
Ainda sou novo em Java. Eu quero cobrar um valor justo pelo meu trabalho e para o cliente. Eu so estou consultando pessoas que possam me dar uma direção. Eu poderia cobrar um valor qualquer, mas antes quero ter uma noção dos valores cobrados no mercado, ver a opinião de pessoas mais experiente em Java.
[quote=UMC][quote=1 de abril]horas trabalhadas x mensalidade da academia
qto mais top a academia maior o valor :lol:
ps: de preferencia o valor de uma personal trainer q geralmente eh maior hehe :twisted: [/quote]
é vício!
"ta por fora!"rsrs
[/quote]
eita num eh mais caro nao :roll: uehuehue
[quote=Gabriel Bachtold]Bom dia pessoal
Uma empresa de pequeno porte me procurou e me pedindo para eu desenvolver um sistema, com as seguintes caracteristicas.
O projeto consiste no desenvolvimento de software para administração de empresa de pequeno porte a ser desenvolvido em módulos.
Vendas
Custos
Compras
Cadastros diversos
PCP
controle de estoque
relatórios.
Eu gostaria de saber quantos que poderia cobrar para desenvolvimento do sistema. Eu ja tenho alguma coisa pronta como cadastros e controle de estoque que eu ja tinha desenvolvido para uma loja, apenas faria os ajustes necessários .
Att, Gabriel [/quote]
agora q vi q o topico renasceu xD
bom em relacao a esse sistema acho bom vc dividir o valor tb em modulos… ou de acordo com o tempo gasto para a customizacao…
pode se definir um valor de entrada e ir calculando o custo de acordo com o tempo de desenvolvimento
Uma coisa que aprendi com alguns free que fiz é pensar em cobrar um pouco mais por causa da “dor de cabeça” posterior… Senão você acaba trabalhando de graça no futuro…