Quanto cobrar pelo desenvolvimento de um portal?

Pessoal,

Estou para pegar um projeto de um portal. O mesmo dever conter telas de gerenciamento, banco de dados, links com outros sites etc (tudo o que um portal normal ofereça)

Tambem ficarei com a parte do layout(um amigo ira desenvolver isso)

Quanto voces acham que deve ser cobrado(nao vai ser por horas, mas pelo projeto todo em si)

Grato pelas dicas…

Nossa que pergunta estranha…
Isso vai da complexidade do site, não tem como ao certo responder isso.
Se for algo simples acho que não compensa nem usar Java, talvez o velho PHP resolva o problema.

Fica praticamente impossível responder sua pergunta sem saber alguns detalhes básicos.

Qual técnologia será usada?
Qual a complexidade do portal?
Qual é o tamanho desse portal (quantidade de tabelas, telas, formulários)?
Quanto tempo tem para desnvolver?

Entra outras coisas.

Ok, realmente faltaram detalhes.

Teremos uns 4 meses para desenvolver.

O mesmo contara com area para gerenciamento, area de cadastro de clientes, Widgets, cadastro de outros sites como parceiros)

Área de contato(envio de emails).

Gerenciamento de email marketing por parte do responsável, gerenciamento dos parceiros, estatiticas

Provalmente sera desenvolvido em Java(apenas a parte de layout que usaremos CSS, photoshop, flash)

Basicamente é isso,

Acho muito simples para usar a linguagem Java.
Mais só da para saber a complexidade com o Desenho do Banco de dados e de uma UML basico…

cara isso nao dar para mensurar assim nao, é algo complexo e no meio surge tanta coisa, que vc nao tinha nem pensado e como ja fechou o preco, como cobrar isso do cliente? normalmente quem paga nao é da area tecnica, e tu conseguir convencer o cara que deve pagar pq tu teve que fazer algo X, que no inicio era Y, pra ele tudo é a mesma coisa, e que vc teria capacidade de ver isso, se nao fez, pq queria ganhar a grana, melhor forma é por hora mesmo, que em sampa no minimo nao menos que 80,00 como PJ.

Sugestão para iniciar o trabalho,

Qual o tempo em horas para desenvolvimento: Td
Valor da hora de desenvolvimento: Vh

Espectativa de revender o trabalho (caso não tenha sido negociado que o mesmo não poderá ser comercializado): ErQc

Valor do Projeto = (Td * Vh) - ErQc

  • A espectativa de revender é um valor subjetivo, você deve considerar vários fatores, que dependem exclusivamente das suas necessidades.

Tudo bem galera,

Nao foi fechado nada ainda com relação a valores, visto que, sempre aparece uma coisinhas a mais,

Preciso apenas ter uma ideia de preço (fechado e nao por hora)

Pois fecharemos com o cliente que o projeto sera desenvolvido de 4 a 6 meses. Ele ja passou o roteiro do que eles pretendem.

Eu queria ter uma ideia mais ou menos, para fazer um calculo rapido.

É isso

De 4 a 6 meses?
Acredito que uns R$ 10.000,00 estaria de bom tamanho.
Um salário na faixa de 1600,00 mensais no brasil, sem descontos de impostos, não é nada fácil de se encontrar hoje em dia.

Poxa cara, isso não é pergunta que se faça. Você por acaso não sabe o valor do seu trabalho? :wink:

Cara, Eu já tenho meu trabalho, apenas vou ajudar um amigo neste projeto e ficamos de avaliar o custo…

É apenas isso…parece que estou falando algo de outro mundo que nao acontece no dia a dia…

[quote=baum7]De 4 a 6 meses?
Acredito que uns R$ 10.000,00 estaria de bom tamanho.
Um salário na faixa de 1600,00 mensais no brasil, sem descontos de impostos, não é nada fácil de se encontrar hoje em dia.[/quote]
Ao menos que você tenha perspectiva muito forte de revenda desse software, esse valor até pode ser assim. Se não for esse o caso, se for software específico para apenas esse cliente, nada mais justo do que cobrar 80/hora.
80*160=R$ 12800/mês

[quote=jorge_mgr][quote=baum7]De 4 a 6 meses?
Acredito que uns R$ 10.000,00 estaria de bom tamanho.
Um salário na faixa de 1600,00 mensais no brasil, sem descontos de impostos, não é nada fácil de se encontrar hoje em dia.[/quote]
Ao menos que você tenha perspectiva muito forte de revenda desse software, esse valor até pode ser assim. Se não for esse o caso, se for software específico para apenas esse cliente, nada mais justo do que cobrar 80/hora.
80*160=R$ 12800/mês[/quote]

Concordo com o amigo acima, porém não chegue e fale para o cliente 10.000,00 ele cai pra traz e corre do negocio… Fale o valor em horas mesmo… e que vc vai gostar x horas…

Galera,

Obrigado pelas dicas e tambem pelos questionamentos, deu para gerar algumas ideias novas.

obrigado a todos

Vcs estão viajando na maionese…
99% das empresas no Brasil não tem condições de pagar R$ 80,00 por hora ou R$ 12.000,00 por mês num site.
E esta empresa, se está contratanto direto o amigo do adamastor.pa, é porque é pequena e tá nestes 99%.
Vcs vão espantar o cliente.
Minha sugestão: Escolham um bom CMS. Assim vcs resolvem essa parada em uma semana, cobram um preço justo e dentro da realidade, negociam um contratinho de manutenção, conquistam um cliente, e ganham um case pro portfólio da (talvez futura) empresa de vcs.

Eu concordo com o pinto,

Nenhuma empresa de pequeno porte ira pagar isso, mas eu creio que pela conversa do adamastor.pa o amigo dele tem uma empresa(pequena).

Eu cobraria um valor mais “real” (nao faria a preço de banana, mas…) e negociaria um contrato de manutenção tambem, e com isso ganharia mais um cliente para mostrar para futuras negociações.

abraço

[quote=pinto]Vcs estão viajando na maionese…
99% das empresas no Brasil não tem condições de pagar R$ 80,00 por hora ou R$ 12.000,00 por mês num site.
E esta empresa, se está contratanto direto o amigo do adamastor.pa, é porque é pequena e tá nestes 99%.
Vcs vão espantar o cliente.
Minha sugestão: Escolham um bom CMS. Assim vcs resolvem essa parada em uma semana, cobram um preço justo e dentro da realidade, negociam um contratinho de manutenção, conquistam um cliente, e ganham um case pro portfólio da (talvez futura) empresa de vcs.
[/quote]

Concordo Plenamente.

[quote=pinto]Vcs estão viajando na maionese…
99% das empresas no Brasil não tem condições de pagar R$ 80,00 por hora ou R$ 12.000,00 por mês num site.
E esta empresa, se está contratanto direto o amigo do adamastor.pa, é porque é pequena e tá nestes 99%.
Vcs vão espantar o cliente.
Minha sugestão: Escolham um bom CMS. Assim vcs resolvem essa parada em uma semana, cobram um preço justo e dentro da realidade, negociam um contratinho de manutenção, conquistam um cliente, e ganham um case pro portfólio da (talvez futura) empresa de vcs.
[/quote]
Concordo também, porém deve se ter uma perspectiva de venda futura ou mesmo de usar esse case para ganhar novos clientes. Pode se cobrar um valor menor caso o escopo seja pequeno e não demandar muito tempo, porém com a condição de ter uma meta de conquistar futuros clientes e que se possa utilizar esse portal como base.
O valor de R$ 80,00/hora pode ser alto para uma empresa pequena. Mas tem que se avaliar o quanto esse portal vai agregar a essa empresa, o que ela tem de meta com tal site. Se for um simples site, levaria de 4 a 6 meses? Se o sistema não for simples e a empresa quiser pagar pouco não vai conseguir atingir seus objetivos tão facilmente, a menos que haja alguma outra motivação.