Quanto cobrar por esse sistema?

Galera, me ajudem por favor!!!

Quanto eu cobro para desenvolver um sistema que tenha:

• Cadastros: clientes, fornecedores, produtos;
  • Gerenciamento de pedidos
  • Relatórios
  • Fluxo de caixa

É um sistema simples. Acredito que eu demore no máximo umas 50 horas para fazer.

Desde já agradeço!

Use a busca do forum, tem dezenas de tópicos falando sobre isso.

[]s

Tente fazer uma estimativa com UCP.

Veja quanto vale a sua hora e multiplique pelo tempo que o projeto vai gastar.

preço = relevância * complexidade

Entao,

for Web ou desktop?

Vai ter taxa mensal de manutencao?

É desktop e não vai ter taxa mensal, se tiver atualização vai ser cobrado a parte.
Quanto as horas creio que seja mais ou menos 50 horas para desenvolver.
Eu cobrei R$600,00. O que acham?

Eu acho que consigo em 30 horas, e minha hora valendo 20 reais 20 * 30h = 600…

[quote=Schoker]Eu acho que consigo em 30 horas, e minha hora valendo 20 reais 20 * 30h = 600…
[/quote]

vc acha q faz em 30h baseado em que?
excesso de esforço ou facilidade?

vc sempre deve dar uma folga de no mínimo 20% para testes… e +20% para margem de erro…

logo 30h * 20 reais * 1.2 testes * 1.2 margem = 840

Eu acho que vc está cobrando muito pouco, o que termina prejudicando outros profissionais e a a nossa área como um todo…
acho que o vc devia fazer é usar pontos de função para fazer o orçamento com base nos requisitos e então apresentar ao seu cliente um relatório para justificar o valor…

Vi nas suas mensagens que vc está sendo muito otimista, isso as vezes é até falta de experiência… um software por mais simples que possa parecer não deve nunca ser tratado assim… pense quando tiver orçando que vc vai precisar instalar, resolver erros, aturar telefonemas chatos do cliente anos depois de ter entregado o software e recebido o dinheiro que vc já nem lembra mais com o que gastou etc e etc… sem contar que, por menor que seja o projeto sempre existem os gargalos então quando vc diz 30hrs vc cogitou os gargalos também? já participei de um projeto de 1 mês que se transformou em 3 meses por conta de dois problemas que foram bem chatinhos de resolver… então tem que levar tudo isso em conta…

Onde trabalho costumamos brincar dizendo que um software é como um filho, uma vez que vc dá a luz a ele vc vai ter que “cuidar” dele pro resto da vida :O!!!

Abraços.

a impressão que eu tive foi que se você está fazendo tudo sozinho, analise, testes, etc, não só desenvolvimento, você está chutando beeeem baixo, você menosprezou bastante o esforço necessário.

Eu também acho que está mal dimensionado isso aí, veja:

• Cadastros: clientes, fornecedores, produtos; -> Ok, é um CRUD, mas envolve modelagem de dados, tabelas no banco de dados, integridade, etc.

• Gerenciamento de pedidos -> Lógica envolvendo as regras de negócio.

• Relatórios -> Ok é uma consulta, mas vai exibir como? Vai ter impressão?

• Fluxo de caixa -> Mais lógica de negócio e cuidado para não trabalhar valores de maneira errada.

Fora layout que leva um certo tempo também, o usuário já está imaginando o sistema lindo, e você tá pensando só no código e nas telas branconas sem nada…o cara vai pedir um monte de alteração, mexe nisso, mexe naquilo, dá para fazer isso? Dá para fazer aquilo?? Vc definiu bem o escopo com o cara? Senão como falaram ai vai se tornar um filho, e imagina aquele peste que dá trabalho.

Fora os testes, etc… o que todo mundo já falou por ai, gostaria de atentar ao valor. Independente da métrica utilizada, da complexidade do sistema, volume, etc…aparentemente isso é um sistema que está sendo desenvolvido para facilitar a vida de alguém ou de alguma micro empresa. O cara enxergou essa necessidade e por isso está indo atrás dessa solução. Qualquer sistema que facilite a vida de alguém e traga ganho de produtividade, deve ser mensurado por esse tanto que vai facilitar e poupar o cara, e não pela quantidade de classes, dificuldade, etc…Esse software aí é milzinho no mínimo mas no mínimo mesmo, sendo caridoso. Não dá para cobrar menos de 4 dígitos em sistema ainda mais se envolve grana.

Qualquer software de padaria que é só CRUD do mais simples nego cobra 2K.

Veja que isso aí mais um pouco tá quase o valor que nego cobrava para uma formatação de pc uns anos atrás, cuidado para não derrubar o mercado.

Caro colega,

vou dar meu ponto de vista, nenhum sistema deveria custar tão pouco.
Quando você cobra por hora, tem que levar em conta que você está trabalhando por conta, diferente de um assalariado.

Ou seja, você não tem férias, 13., imposto para previdência, etc…

Qualquer profissional de outra área sabe que isto tudo é custo.

Não vale a pena trabalhar por tão pouco, um sistema por menos de 3.000,00 não vale a pena nem levantar da cadeira.

Um sistema deve ter análise contendo reuniões, casos de uso, projeto contendo diagramas UML, codificação, teste, implantação.

Ou seja, o pessoa de informática tem que aprender a se valorizar.

Bullshit, vamos combinar que para um sisteminha simples não há necessidade de tudo isso, essa parte formal da coisa. Dá pra ir direto pro código.

De qualquer forma, concordo com você nos outros aspectos.