Quanto Cobrar por esse Sistema ?

Bom Dia galera sou novo no forum. Estou subindo para nível intermediário no mundo da programação, já desenvolvi vários sistemas pequenos inclusive um para minha assistência técnica de hardware. mas nunca fiz nada para alguém sem ser da família ou conhecido. Estou com um projeto para fazer. a empresa e uma pizzaria. Desenvolvo em JAVA com MYSQL. Quanto devo cobrar por esse sistema abaixo, levando em conta que estou engatinhando no mundo da programação kkk ??

O Sistema deve conter os seguintes formulários

Cadastros

clientes
produtos
tipos (tipos de produto)
fornecedor
usuarios
funcionarios
Relatorios
clientes (Filtro de clientes por estado, sexo e cidade)
produtos (Filtro por tipo, valor >-<-=,produto)
fornecedor (Filtro por estado, cidade, fornecedor)
usuarios (Filtro por usuario, estado, cidade, perfil)
funcionarios (Filtro por funcionario, salario, estado, cidade)
Delivery
Nova Venda

• Cupom Não Fiscal

Consultar Venda

• Filtro por cliente, Data,
  • Numero da Venda, Alterar, Excluir

Ferramentas

Calculadora
Bloco de Notas
Agenda de Compromissos (Com Alerta)
Segurança
Backup DB
Sair
Logoff
Desligar

Politicas do Sistema

Somente usuarios administradores tem permissão para alterar ou excluir uma venda
delivery ou venda mesa depois de finalizada.

Somente usuarios administradores tem permissão para gerar relatorios

Somente usuarios administradores tem acesso as telas abaixo

Cadastros
-usuarios
-fornecedores
-produtos
-tipos
-funcionarios
Segurança
-backup
Ferramentas

• Agenda de Compromissos

Delivery

• Consultar Delivery

Vendas Mesa

• Consultar Vendas Mesa
  • Cupom Não Fiscal

Funcionalidade do Sistema

O garçon tem acesso a uma tela onde se seleciona a mesa e adiciona produtos
que estão sendo consumidos, ao fechar a mesa selecionada, o
caixa tem acesso aos produtos consumidos e o total a receber do cliente.

Ao Finalizar Vendas da mesa ou delivery, e exibido uma janela perguntando se o usuario
deseja imprimir ou não o cupom não fiscal

Geralmente eu trabalho com horas/desenvolvimento que nada mais é que a cobrança pelas horas trabalhadas no projeto, vamos imaginar que o valor da hora cobrada é R$ 20,00, se eu trabalhar 100 horas no projeto, logo o valor a ser recebido seria R$ 2.000,00.
Porém você pode pontuar as funções que o sistema irá possuir para chegar a conclusão de um valor através desta pontuação.

1 curtida

Rapaz, só nessa nota de venda você vai gastar um bom tempo, se não tiver nada pronto. Se tiver que fazer NFC-e ou ECF você terá que bater um pouco a cabeça se não tiver nada pronto. O mesmo se aplica para TEF (cartões de crédito), embora existam empresas que venda soluções para estes casos (eu não gosto).
É complicado falar quanto você deve cobrar. Muito comum cobrarmos muito menos do que vale, mas nesse caso ganhamos experiência.

Resumindo: estude com detalhes cada passo que você terá que fazer pois um sistema para comércio pode envolver muitas armadilhas não esperadas.

Uma fonte de defesa é pegar a quantidade de horas que você “acha” que vai gastar e dobre. Vai por mim. Sempre aparece uma “coisinha” a mais.

Boa sorte!

1 curtida

Na teoria (nunca fiz um orçamento antes, só li sobre algumas vezes) você tem as opções de tentar estimar quanto tempo você precisaria pra fazer e calcular através do valor que você acha justo por hora do seu trabalho, como o @Jonathan_Medeiros falou ou pode tentar utilizar alguma das metodologias de avaliação de complexidade/custo de projeto, como por exemplo o Ponto de Função, pra analisar o projeto, mas aí você cai na mesma questão de ter que dar preço por ponto de complexidade…

Outra opção é você separar o sistema em módulos (ou grupo de funcionalidades) menores pra facilitar os seus cálculos…

Eu sei que falei, falei, mas não te dei uma resposta, então fica aqui um link que talvez ajude… rsrs.