Quanto cobrar por um software?

Olá a todos.
Desenvolvi um software para órgãos públicos, e não tenho idéia de quanto cobrar por isso, pois sempre trabalhei em empresas e nunca havia feito um software próprio… aki estão alguns itens

-O software tem CRUD de usuários, e de solicitações (com prazos, envio em email e celular). Possui 19 tabelas e uns 60 campos. Possui também uma pesquisa/relatório dinâmico, que possibilita cruzar quaisquer informações do banco, tipo um datamining

-Desenvolvido em JSF, Spring, JPA(Hibernate) e primefaces

-Gastei em torno de 500 horas (em 2 meses), desde o início do projeto até o estado atual

-O software terá várias funcionalidades novas durante o ano que vem(3 já foram estabelecidas)

-Quero vender apenas licença para uso… para poder cobrar a manutenção (incluindo atualizações)…

-Espero vender de 5 a 15 licenças…

Quanto cobrar por isto?
Terei que abrir empresa?
Me ajudem fazendo um favor, estou bem perdido…

Tente estimar o tamanho do sistema por ponto de função (APF). Nunca usei, mas sei que muitas empresas utilizam.

tá… mas
o preço que eu calcular será de licença ou de venda do código?

Você quer vender software como serviço (Saas), certo? Deste modo, você precisa definir qual o seu ROI (Retorno do Investimento) desejado e ter noção de custos e demanda estimada. A partir destas informações você pode estabelecer o valor do serviço.

[quote=alanrodrigues]Olá a todos.
Desenvolvi um software para órgãos públicos, e não tenho idéia de quanto cobrar por isso, pois sempre trabalhei em empresas e nunca havia feito um software próprio… aki estão alguns itens

-O software tem CRUD de usuários, e de solicitações (com prazos, envio em email e celular). Possui 19 tabelas e uns 60 campos. Possui também uma pesquisa/relatório dinâmico, que possibilita cruzar quaisquer informações do banco, tipo um datamining

-Desenvolvido em JSF, Spring, JPA(Hibernate) e primefaces

-Gastei em torno de 500 horas (em 2 meses), desde o início do projeto até o estado atual

-O software terá várias funcionalidades novas durante o ano que vem(3 já foram estabelecidas)

-Quero vender apenas licença para uso… para poder cobrar a manutenção (incluindo atualizações)…

-Espero vender de 5 a 15 licenças…

Quanto cobrar por isto?
Terei que abrir empresa?
Me ajudem fazendo um favor, estou bem perdido…[/quote]

Vc deve cobrar por licença. Não pelo código.

Esses dados que vc postou são interessantes mas irrelevantes para o preço.
Eles são relevantes para o custo. Quanto lhe custou 500 de trabalho ? Nada ? Não é bem assim.

Existem duas maneiras de fazer isto. A primeira , mais clássica é com estes dados todos tentar estimar o custo. Quanto vc pagou de energia, quanto vale o seu tempo que foi usado, etc… ai vc chega em um numero C, que é o custo.
Com esse numero vc divide pelo numero de licenças que vc tem quase a certeza que consegue vender. Isto é N. O preço de cada licença é então P = M + C/N . M é a margem. É um valor que vc pode escolher à sua vontade dentre zero e qualquer numero.
Veja que quanto maior este numero maior o preço. Existe um preço máximo a partir do qual seus clientes não compraram seu produto, entao M tem que ser tal que P não é maior que esse preço máximo. O M é o seu lucro.
Vamos supor que C = 10000 reais e vc espera vender 5 licenças , isso daria 10000/5 = 2000 , com M = 3000 vc faria um preço de 5000 reais. Parece aceitável ?

A outra forma de fazer, mais realista é assim : procure no mercado por software que façam o mesmo que o seu. Finja que vc é um interessado nesse tipo de software e procure no mercado como se quisesse comprar. Vc vai ver por quanto a sua concorrência vende esse produto. Venda pelo mesmo , ou um pouco mais barato porque vc está começando agora, mas não muito mais barato. 10% a menos tá bom de mais. Aqui não importa seu custo, a não ser para vc entender qual é sua margem. Veja que o preço máximo da primeira opção está relacionado na realidade ao maior dos preços da concorrência.

A segunda opção é mais realista porque vc não precisa inventar nada, mas requer muita pesquisa de mercado. A primeira é no chute, e pode acontecer que vc está vendendo barato demais.

mais detalhes aqui , lá tem um link para um livro free que é bom vc ler antes de decidir.

Alguem tem mais informações?
Tipo… softwares web e desktop tem o mesmo preço? pois pela APF as tecnologias utilizadas não fazem diferença… sacanagem…rsrs
Vou dar uma pesquisada em SAAS

E me avisaram agora pouco sobre um softare do mesmo mercado, custando 40k…
não é muito não?
e tem alguma porcentagem do valor do software pra cobrar manutenção?

cara…da uma olhada na legislação, pois acho eu que vender software para órgão público tem um valor baixo anual para não ter que participar de licitação…se não me engano é 16 mil ano…

Avila

Então… mas o valor é R$ 8.000,00…

Fiz os calculos aqui com APF
deu bastante…

Mas enfim, achei interessante a idéia do SAAS, mas vou ter q ver a legislação pra ver sobre órgãos públicos e serviços…

Agora… se eu optar por vender as licenças, quanto posso cobrar de manutenção e atualizações mensais?
Existe uma porcentagem em cima do valor do produto? algo do gênero?

[quote=alanrodrigues]Então… mas o valor é R$ 8.000,00…

Fiz os calculos aqui com APF
deu bastante…

Mas enfim, achei interessante a idéia do SAAS, mas vou ter q ver a legislação pra ver sobre órgãos públicos e serviços…

Agora… se eu optar por vender as licenças, quanto posso cobrar de manutenção e atualizações mensais?
Existe uma porcentagem em cima do valor do produto? algo do gênero?[/quote]

Sinceramente não sei se cobrar “manutenção” é a melhor forma. Se o seu software é para orgãos publicos, como foi dito, as regras podem ser bem diferentes e especificas. Informe-se disso melhor.
Para software em geral, vc não deve cobrar por corrigir bugs. Defeitos que vc colocou no software não são responsabilidade do cliente, pq ele deve pagar por isso ?
Para atualizações (não corretivas) vc pode lançar uma nova versão e por consequência uma nova licença. A licença não é para o software, é para a versão especifica do software ( quem tem licença do windows 7 não ganha a licença do windows 8, tem que comprar outra. mesmo que um preço menor, mas tem que comprar outra).

Os modelo “manutenção” dá muita impressão que é tudo feito à pressa e depois vai sendo corrigido. Do ponto de vista da qualidade e da reputação do software isto não me parece boa publicidade.