pessoal eu fiz um programa pra uma pessoa onde funciona assim:
é importado de um arquivo xls “n” jogos da lotofácil
depois é solicitado quais os números sorteados e em seguida retorna os jogos com 11,12,13,14 e 15 acertos
o sistema também verifica se algum jogo está repetido durante a importação
se tiver ele pede substituição
também é feito todos os tratamentos de erro e blablabla…
o cara chorou tanto que eu deixei por 100 reais e fiz em 3 dias
e então, foi um bom valor ou barato ou caro sei lah?!
Eu analisaria o quanto vc automatizou esse processo dele, quanto tempo ele levaria pra fazer e a frequência, sem falar é claro pelo seu custo estimando em termos de R$/h. Não adianta fazer fora dessas considerações não, com certeza se você pessar essas variáveis vai justificar o preço caso o cara ache alto
realmente faz sentido!
mas agora deixa assim!!
vou entregar amanha antes mesmo do prazo que deu dei inicialmente
rsrs
só queria agora que me dessem dicas de como fazer o orçamente pra que eu dê um preço justo da próxima vez
[quote=Marlon Meneses]mas é só pra conferir e mais nada!!!
nem usa banco!
eu cobrei 300
só que o cara chorou tanto, mais tanto que acabei fazendo por esse preço!![/quote]
Tô vendo que ele fez mesmo a sua cabeça, até você está desvalorizando seu próprio trabalho!
[quote=tnaires]
Tô vendo que ele fez mesmo a sua cabeça, até você está desvalorizando seu próprio trabalho![/quote]
também acho isso cara!
mas quando eu apresentar pra ele eu vou argumentar isso!!!
por que em média esse programa vai analisar uns 700 jogos em no máximo 2 minutos!!
e quanto tempo levaria se fosse na mão? e ainda correria o risco de conferir errado!
Tu podia fechar com ele um valor tipo R$ 0,05 por cartão conferido Vai pra ponta da caneta e vê quanto ficaria te trabalho Tem que pesar isso ! Muitas vezes um programa que não armazena dados tem uma função que se for pagar um funcionário pra fazer sai bem mais caro. Tem que se ligar nas variáveis que justificam o valor do teu serviço . Fica o aprendizado, se ele ou outro chorar tu pode fazer um tipo de contrato onde o cara pague baratinho por mês, ai você fideliza o cara e ainda corre o risco de arrumar outros clientes
Normalmente quando o maluco começa a utilizar o sistema, ele sempre vem com alguma coisa que estava fora do combinado e jura por Deus que está dentro do combinado dizendo que vc é que não entendeu.
Ai camarada toca trabalhar de graça.
Cobrou Cenzinho, blz! Mas se ele vier chorar pedindo mais coisas dá aquela melhorada no valor. E não esqueça de anotar em um papel de pão pelo menos o que ele está pedindo pra fazer pra não dar confusão.
Se trabalhou 3 dias, vamos supor que foram 8 horas por dia, voce cobrou 100, agora isso dividido pelas horas da 4,1 por hora, eu cobraria no minimo 1k.
[quote=fantomas]Isso é porque ele não começou a usar…hahahahah.
Normalmente quando o maluco começa a utilizar o sistema, ele sempre vem com alguma coisa que estava fora do combinado e jura por Deus que está dentro do combinado dizendo que vc é que não entendeu.
Ai camarada toca trabalhar de graça.
Cobrou Cenzinho, blz! Mas se ele vier chorar pedindo mais coisas dá aquela melhorada no valor. E não esqueça de anotar em um papel de pão pelo menos o que ele está pedindo pra fazer pra não dar confusão.
flws[/quote]
kkkkkkkkkkkkkk, eu já vi um filme igualzinho a esse ! Isso são cenas dos próximos capítulos com certeza Esses cem vão sair bem mais caros que o esperado
Me colocando no lugar do comprador…acho que R$100,00 esta justo. As pessoas querem cobrar mais caro por que é feito em Java…se vc comentasse que fez em PHP e cobrou R$80,00 as pessoas diriam…esta muito bem pago… ( eu tenho certeza )
Então acho que é preciso analisar o quanto seu sistema agrega para o negócio do cara e com base nisso o quanto ele PODE e PRETENDE pagar pelo seu esforço.
java é uma linguagem cara, por isso fica dificil cobrar por sistemas pequenos…
Suponha que um mês tem 20 dias úteis. Se você trabalha 8 horas por dia, você trabalha durante o mês 160 horas.
Como nosso colega Pedrosa falou, você trabalhou 3 dias a R$ 4,10 a hora. Se você trabalhasse um mês inteiro numa empresa por esse valor, seu salário seria R$ 656,00. Mas se você ganhasse 15 reais a hora, seu salário já subiria pra R$ 2.400,00.
Então coloque pelo menos uns 50 reais aí na sua hora de trabalho. Aí o valor do software que você fez sobe pra R$ 1.200,00. Se ele vier com conversa de que o software é pequeno, você pode diminuir um pouco o valor da hora pra uns 45 reais como proposta final. Se ele insistir, dê as costas e vá embora, porque esse cara não respeita teu trabalho.
Essa questão de como pagar é bem frequente na minha opinião.
Acho que seria bem legal se os desenvolvedores que tem mais experiencia com esse tipo de serviço passassem algumas dicas para os novatos que não tem idea de quanto cobrar e joga um valor qualquer.
Seria legar ter um artigo sobre isso no GUJ, se já não existe. Eu nunca vi pelo menos.
Minha opinião é igual a dos demais, estipule um valor pela sua hora segundo sua experiência e cobre este valor multiplicado pela quantidade de horas estipuladas. Lembrando-se sempre de deixar algumas horas de folga para correções, caso ele não queira pagar não deixe-o pechinchar, na hora de aprender uma Caelum da vida não pechincha pra você o valor…
acabei de testar meu programa com 2060 jogos e funcionou perfeitamente!!!
nao demorou nem 1 minuto pra conferir!!!
e se fosse na mao?! quanto tempo levaria?!
eu vou levar esse d exemplo pra ele e vou usar como argumento
rsrsrs