Hayan, me ensinaram a fazer uma estivativa de custo para um projeto da seguinte forma.
Primeiro dividir o projeto em fases, não sei se todas abaixo aplicariam para seu uso:
- Concepção
- Definição
- Design
- Construção
- Testes
- Implantação
- Gestão do Projeto
Depois para cada fase apresentada acima a gente entrava em um nível de detalhe maior, por exemplo fase Design faziamos o levantamento da quantidade e o tempo que estariamos demorando para fazer, exemplo:
Fase 3: Design
Diagrama de Sequência - Define a quantidade de diagramas e quantas horas para cada Diagrama de Sequencia
Diagrama de Classe - Define a quantidade de diagramas e quantas horas para cada Diagrama de Classe
Diagrama de Colaboração - Define a quantidade de diagramas e quantas horas para cada Diagrama de Colaboração
Diagrama de Implantação - Define a quantidade de diagramas e quantas horas para cada Diagrama de Implantação
Diagrama de Componentes - Define a quantidade de diagramas e quantas horas para cada Diagrama de Componentes
Depois no final do levantamento de cada fase eu teria o esforço em horas para cada fase, exemplo:
- Concepção - 8 Horas
- Definição - 68 Horas
- Design - 32 Horas
- Construção - 16 Horas
- Testes - 40 Horas
- Implantação - 36 Horas
Com base no total de horas que resultava, definiamos o valor hora e multiplicava pela quantidade de horas, claro que cada uma das etapas envolviam profissionais diferentes cargos onde o valor hora deste profissional era mais caro, exemplo.
Engenheiro - 55 Reais/Hora
Analista Programador 40 Reais/Hora
Arquiteto - 70 Reais/Hora
Gerente de Projetos - 80 Reais/Hora
Consultor - 90 Reais/Hora
Analista de Testes - 40 Reais/Hora
Esta era a forma que utilizavamos para realizar estimativas de custo para um projeto, espero ter ajudado.