Agora, se a aplicação for menor, e o servidor for basicamente só pra ela, já vi diversos casos em que 128mb da e sobra, por mais incrível que possa parecer.
W
wapegomes
Lembrando que o sistema operacional tem que ser levado em consideração.
Como a liberação de memoria em um GNU/Linux é melhor que windows, logo é possível trabalhar com menos memoria sim.
Tchello
Bom, aqui se a gente tentar subir o WebLogic com menos de 2048MB de mínimo ele nem roda huuhahuauhahua
FernandoCartaxo
Tem como você virtualizar a criação de relatório do jasper, ele escreve em disco o relatório (em partes). Com isso o consumo de memória não cresce.
kicolobo
Bom, vou contar uma experiência legal que tive dois anos atrás.
Um cliente me procurou, e o servidor dele era basicamente um PC cinza com 128Mb de RAM e Windows XP instalado.
Era uma empresa mini. Criei uma aplicação em Grails pra eles e, até hoje, é executada neste servidor sem nunca ter dado OutOfMemory (eu fico de cara).
E o detalhe é que a aplicação é usada o dia inteiro por uns 3,4 usuários.
Tchello
kicolobo:
Um cliente me procurou, e o servidor dele era basicamente um PC cinza com 128Mb de RAM e Windows XP instalado.
Era uma empresa mini. Criei uma aplicação em Grails pra eles e, até hoje, é executada neste servidor sem nunca ter dado OutOfMemory (eu fico de cara).
Bom, é que no nosso caso, aquele do WebLogic, tem um monte de aplicações rodando e processam requisições de milhares de usuários pelo país todo, então justifica um pouco a carga.
Embora haja sim, coisa besta acontecendo que consome bastante memória e proc a toa.
kicolobo
Tchello:
kicolobo:
Bom, é que no nosso caso, aquele do WebLogic, tem um monte de aplicações rodando e processam requisições de milhares de usuários pelo país todo, então justifica um pouco a carga.
Embora haja sim, coisa besta acontecendo que consome bastante memória e proc a toa.
No seu caso sem chance. Algo que eu observei e que melhora bastante o consumo de memória também é o uso de serialização. Ao invés de salvar tudo em memória, serializar algo em disco pra uso posterior. Ajuda bastante
Tchello
kicolobo:
Tchello:
kicolobo:
No seu caso sem chance. Algo que eu observei e que melhora bastante o consumo de memória também é o uso de serialização. Ao invés de salvar tudo em memória, serializar algo em disco pra uso posterior. Ajuda bastante
É que na verdade houve o processo inverso.
Decidiu-se em consumir mais memória para evitar o gargalo do banco e disco em alguns pontos cruciais.
Realmente ganhou-se tempo, mas aumentou o consumo de memória.
boaglio
Jasper foi só um exemplo, tem muito framework que abusa do uso de memória , como por exemplo o POI para gerar planilhas no formato xlsx .
Ironlynx
Esse post até parece que foi feito por um fanático por uso de memória como eu… :lol:
Na última app Web que eu fiz(para quase 500 usuários) não batia 100MB de uso da JVM, usando Mentawai+MySQL5(só JDBC sem ORM)+iReport3 para a impressão de relatórios.
Boaglio, só uma correção: Eu acho que vc quis dizer GB(GigaByte) e não Gb(GIgabit) de memória ao fazer essa enquete.
Fico me imaginando com um server com 128GB de ram.Finalmente um rival para o Twitter… :twisted: :lol:
ViniGodoy
Nosso servidor era em Java, mas em C. Rodávamos uma aplicação sem quase nada persistido. Ele ocupava pouco mais de 16MB de memória… mas acho que não conta pra essa enquete.
Tchello
Aí já é apelação uhahuahua
Tem coisas em C aqui também, vou perguntar pro pessoal como é o consumo de memória e processamento, mas tenho certeza que é tão alto quanto em java.
L
Lean
Galera, aproveitando o tópico, como vocês fazem para saber quanto de memória uma aplicação vai precisar?