Quanto devo cobra por projetos Web?

8 respostas
wladyband

Quando vejo colegas meus trabalhando em projetos Web cada tem uma forma de como tabelar os preços dos seus projetos, porém queria saber a opinião de vocês em relação a esse assunto;

Uns tabelam o preço em cima de pontos de função em relação a aplicação, outros tabelam o preço de seus projetos pelas horas dedicadas naquele projetos, outros tabelam o preço dos seus projetos por quantidade de paginas, mas em fim como tabelar o preço de uma pagina Web?

Eu não tenho como tabelar o preço dos meus projetos pelas minhas horas trabalhadas! Porque não? Pelo motivo de eu ter pouca experiência, imagina se pego um projeto que ao ser realizado por um programador experiente ele passe 15 dias e eu passe dois meses, se minha hora custa 175 reais, o preço do projeto do cliente vai para as alturas sem necessidade.

Estudo de caso:

Fazer uma pagina catalogo de sapatos onde será efetuada vendas.

Quanto posso cobrar?
E que critério irei usar para parametrizar o valor?

8 Respostas

Julio_Murta

Você pode cobrar por horas, só cobrar um valor mais barato. Já vi consultores cobrar R$60,00 a hora e outros R$ 200,00.

A

Você pode usar horas, sim. Mas, não pode usar 175 por hora (sei que foi exemplo), tem que ser equivalente à sua experiência e qualidade/dificuldade do trabalho. Seu cálculo de valor-hora deve ser de um Jr em início de carreira.

Um exemplo: Salário mensal Jr: R$ 1600,00 => 1600/160= 10 => 10X2 (encargos) => valor-hora = R$ 20,00

Tempo estimado = H horas => acrescentar x% cobrir diferenças => Total horas * valor-hora

Além disso, outros fatores podem ser levados em consideração: manutenção futura, posse dos fontes, possibilidade de vender o mesmo projeto para outros clientes, ganho de experiência, portfólio, etc.

wladyband

Me desculpe, mas quando a pessoa tendo pouca experiência mesmo cobrando R$60,00 a hora não seria incoerente, por dia daria R$480,00, se meu trabalho durar 1 semana vai subir para R$2.400,00, e imagine em um mês?

wladyband

A H Gusukuma:
Você pode usar horas, sim. Mas, não pode usar 175 por hora (sei que foi exemplo), tem que ser equivalente à sua experiência e qualidade/dificuldade do trabalho. Seu cálculo de valor-hora deve ser de um Jr em início de carreira.

Um exemplo: Salário mensal Jr: R$ 1600,00 => 1600/160= 10 => 10X2 (encargos) => valor-hora = R$ 20,00

Tempo estimado = H horas => acrescentar x% cobrir diferenças => Total horas * valor-hora

Além disso, outros fatores podem ser levados em consideração: manutenção futura, posse dos fontes, possibilidade de vender o mesmo projeto para outros clientes, ganho de experiência, portfólio, etc.

achei muito legal essa dica!

pfk66

wladyband:

Eu não tenho como tabelar o preço dos meus projetos pelas minhas horas trabalhadas! Porque não? Pelo motivo de eu ter pouca experiência, imagina se pego um projeto que ao ser realizado por um programador experiente ele passe 15 dias e eu passe dois meses, se minha hora custa 175 reais, o preço do projeto do cliente vai para as alturas sem necessidade.

Não é bem assim, programadores experientes não competem pelas mesmas vagas e projetos que programadores sem experiência.

igor_ks

Em momento algum ele citou competir com outros programadores. Ele estava se referindo que não pode cobrar 10k de um projeto pequeno, só pq ele gastou 1 mes pra desenvolver. Ficaria totalmente inviável pro cliente pagar.

Complementando os comentários do pessoal acima… acho que vc pode tomar como base o seu valor hora, pelas horas gastas. Tentar não contar muito nas horas de pesquisa sua, de aprendizado, pro valor não subir muito. Se foi algo muito complicado que o cliente pediu, de fato, vc precisa cobrar a mais por isso, pois precisou pesquisar, estudar e tal. Agora se for coisas básicas, que não agrega valor ao cliente, essas horas de pesquisa, em meu ponto de vista, pode descartar.

Acho que tem que tomar como referencias as horas gastas e também no que faz sentido cobrar. No inicio, uma conta matemática apenas não resolve, assim como funciona nas empresas ou freelancers mais experientes.

pfk66

Em momento algum ele citou competir com outros programadores. Ele estava se referindo que não pode cobrar 10k de um projeto pequeno, só pq ele gastou 1 mes pra desenvolver. Ficaria totalmente inviável pro cliente pagar.

Verdade, não faz sentido pagar 10k pra alguém fazer site, se tem alguém que pode fazer por 1k. A saída ao meu ver é aceitar o seu novo preço real (1k) ou migrar para outro mercado diferente de web onde você pode oferecer algum diferencial pra não ser tão orientado a otimizar custo.

pfk66

.

Criado 3 de dezembro de 2015
Ultima resposta 3 de dez. de 2015
Respostas 8
Participantes 5