Quanto é necessário saber para entrar no mercado de trabalho de desenvolvimento de software?

7 respostas
wladyband

Já fazem 4 meses tentando enviar currículos para as empresas, e essa semana recebi algumas ligações de empresas solicitando minha pretensão salarial, e me fizeram algumas perguntas, uma delas que me chamaram atenção foi;

As experiências que constam no currículo foram empresas?

eu falei que não, disse que as experiencias informadas no currículo eram projetos realizados por mim como Freelance.

sabe o que a moça me falou do RH?

Ela disse que a empresa somente estava contratando pessoas que tinham experiências em empresas.

Isso não aconteceu somente uma vez.

O que isso significa?

Significa que os meus portfólios não serviram de nada.

nossa cara, que horrível!

Parece que nadei e morri na beira da praia.

Eu sou de São Paulo e sei que deve existir pessoas importantes aqui no fórum, eu preciso muito de uma ajuda, se alguém puder me ajudar.

O que vou fazer de hoje por diante é tentar conseguir um emprego como balconista de supermercado ou trabalhar como auxiliar de servente, porque moro na casa da minha sogra e preciso trabalhar.

Com o resto do que sobrar do dinheiro irei fazer todos os cursos do Alura para aumentar meu leque de oportunidade, vou tentar me especializar em outras linguagens, eu não sei se essa é a melhor opção, se alguém tiver uma dica melhor, por favor me digam!

7 Respostas

javaflex

O freelance não foi para alguma empresa?

wladyband

foi para uma empresa sim, sendo que eles queriam que fosse uma experiência de carteira assinada.

adriano_si

foi para uma empresa sim, sendo que eles queriam que fosse uma experiência de carteira assinada.

Isso é uma merda cara, mas é assim mesmo… Eu quando comecei a correr atrás de trampo, passei mais de 1 ano colocando currículo em empresas.

Fiz 2 freelas antes de assinar minha carteira pela primeira vez e um bem maduro que eu mantinha desde 2003 em Java Desktop. O outro era Web, mas em PHP. Porém ambos me rendiam um bom $$ que me ajudava a pagar a facul e ainda sobrava algum pra algumas coisas.

Quando me formei, me casei 6 meses depois e sai a luta pra conseguir algo mais “estável” de carteira assinada. Ledo engano.

Se eu tivesse naquela época a cabeça que tenho hoje, teria elevado meus freelas a um outro nível e hoje seria um empregador, não um empregado… Mas enfim, vida que segue e o motivo de eu ter compartilhado isso é exatamente pra lhe dizer que passei mais de 1 ano enviando CV como única experiência meus freelas.

Tomei ais de 8-9 portadas na cara porque queriam alguém com “EXPERIÊNCIA COMPROVADA”.

Não sei, acho que isso deve ser algo mágico que só acontece quando algum patrão assina sua carteira de trabalho, porque tipo, trabalhos científicos, assim como Sistemas desenvolvidos e em produção não são “EXPERIÊNCIA COMPROVADA” na cabeça de alguns contratantes.

Mas não desista, um dia achei um cara que olhou pro meu Sistema e me chamou pra trabalhar com ele, pra eu ter a dita cuja comprovada que os contratantes tanto querem…

Provavelmente vai acontecer o mesmo com você. Enquanto isso vá melhorando seus sistemas e os tornando mais maduros e performáticos. Isso vai lhe ensinar a resolver muita bronca da “vida real” (cenário da comprovação de experiência).

Olhando com mais calma eu até entendo alguns contratantes. O cara quer pessoas mais tarimbadas em resolver problemas do mercado, em alguns casos é justificável, mas na grande maioria é simplesmente idiota de nem olhar o que seu candidato tem a lhe oferecer como software desenvolvido e simplesmente quer a bendita carteira azul assinada como se isso fosse a melhor prova de profissionalismo do mundo.

Minha esperança é que um dia os idiotas perceberão que isso é idiota e o processo de evolução da humanidade vai mudar esse paradigma.

Abraços :wink:

javaflex

Isso acontece muito também quando o trabalho é terceirizado, área de TI sofre muito com isso e é cada vez mais crescente. A empresa que contrata a empresa que você fica vinculado usa isso como critério de “garantia”, ou seja, é exigência de contrato por não ter um vinculo de confiança direto com o candidato.

Não existe idealização. Bem ou mal, o sistema trabalhista da geração que vivemos é esse, a “carteira azul”, por isso é muito importante não deixar de fazer estágio quando tiver na faculdade. O outro lado da moeda do sistema como o colega falou é ser PJ.

Procure vagas em empresas de startup, que se encaixam mais nesse perfil “fora do sistema”.

perdeu

Ela disse que a empresa somente estava contratando pessoas que tinham experiências em empresas.
Isso não aconteceu somente uma vez.

Isso aí para você ver, como é feita a seleção por alguns RHs, é muito mais rápido e ‘confiavel’ perguntar pro candidato se ele sabe do que elabora um teste tecnico com os minimos conhecimentos requesitados pela vaga.

Não desanime e boa sorte.

A

Estamos no meio de uma grave crise, ainda pode piorar antes de melhorar e deve ter uma duração longa.
O tempo médio para recolocação tem aumentado significativamente, o número de concorrentes por vaga também aumentou, quem fica muito tempo desempregado tem a tendência de aceitar cargos com qualificações inferiores (até subemprego).
Quem tem boa formação e experiência, já começa a ter dificuldade de recolocação: imagine alguém com esse perfil, ouvir que é superqualificado para uma vaga!
Com tudo isso, o melhor é ter um bom plano B e não desanimar: a situação está ruim, deve piorar, mas um dia melhora.

Boa sorte

pfk66

Eu não ligaria muito para o que a moça do RH falou sobre experiência, o fato é que se ela te ligou, é porque se interessou no seu perfil, mas talvez o salário que pediu não era compatível com a vaga?

Criado 20 de outubro de 2015
Ultima resposta 22 de out. de 2015
Respostas 7
Participantes 6