Quanto pedir de salario para programador java iniciante?

90 respostas
vitenho

boa noite pessoal!

uma empresa me ligou chamando pra uma entrevista, vaga de programador java iniciante.
problemas:
tudo que eu sei de Java aprendi aqui e em livros.
estou em um nivel digamos… quase dominando Vetores e Matrizes, (falo assim pois estudei pelo livro dos deitel).
faço faculdade de tecnologo em redes de computador.

quanto $ eu devo pedir pro entrevistador?
moro em jaragua do sul SC, mas a empresa é de Joinville (cidades vizinhas), vou ter que gastar ± bastante com transporte.

por favor galera (de SC principalmente),

a empresa: www.superanet.locaweb.com.br

grato desde já pessoal
até mais

90 Respostas

fsquadro

vitenho,

Complicada essa situação hein cara.
Eu moro em BC, e trabalho em Itajaí. Como a vaga é para programador júnior, eu acho que teria que ficar algo entre R$1.200,00 e R$1.600,00 reais. Algo nessa faixa se tratando de SC.
Claro que em alguns casos tem empresas que pagam mais, porém depende de vários fatores.

Tem mais gente de SC na lista, vamos ver o que as outras pessoas acham.

:slight_smile:

vitenho

tudo isso!!!

caramba!!!
juro que eu tava pensando em 800 - 900 pila.
hauehauheuae
vamo ve o que o entrevistador me propoe,
pelo menos agora já tenho uma média.

valew galera
continuem postando por favor!!!

abraço

Kknd

vitenho:
tudo isso!!!

caramba!!!
juro que eu tava pensando em 800 - 900 pila.
hauehauheuae
vamo ve o que o entrevistador me propoe,
pelo menos agora já tenho uma média.

valew galera
continuem postando por favor!!!

abraço

Jaraguá? Eu morava aí, lugar meio chato de arranjar emprego como programador!

Se você for bom com banco de dados e web, da pra tirar uns R$ 700.

fsquadro

Kknd:

Jaraguá? Eu morava aí, lugar meio chato de arranjar emprego como programador!

Se você for bom com banco de dados e web, da pra tirar uns R$ 700.

Na realidade o emprego é em Joinville pelo que ele falou, que é um dos pólos de informática do estado.
Eu acho que R$700 é pouco.

marcosbrandao

Caramba…
Acho que vou para Itajaí… ja tenho 1 ano de experiencia e nem ganho tudo isso :slight_smile:

fsquadro

marcosbrandao:
fsquadro:

Eu moro em BC, e trabalho em Itajaí. Como a vaga é para programador júnior, eu acho que teria que ficar algo entre R$1.200,00 e R$1.600,00 reais.

Caramba…
Acho que vou para Itajaí… ja tenho 1 ano de experiencia e nem ganho tudo isso :)

Amigo, que fique claro que isso é para vaga de emprego java, e não de estágio.
E outra coisa, cidades como Joinville, Blumenau e Florianópolis os salaários são mais valorizados, devido a grande demada de pessoas.
Eu li esses dias que para a área de TI, no estado de SC tem 2.000 vagas abertas e a maioria delas é para essas 3 cidades.
Claro que dependendo da empresa, eles vão te oferecer menos. Por isso acho que pode variar, mas continuo achando que R$700,00 para emprego de programador java é pouco.
Fique claro que esta é minha opinião.

LPJava

700,00 nao eh nem dois salarios minimo… nao dar para o cara viver nao… acho q menos de 1 mil nao é justo… depender do nivel da vaga…

Leozin

provavelmente em Joinville tu não consegue mais do que R$ 1.000,00

tem sênior lá que não tira mais do que R$ 3.000,00, então não espere muito, pega uma exp e vem pra sampa que aqui onde tá a grana :wink:

fsquadro

vitenho,

De uma olhada no site do Javasoft.com.br lá existem algumas oportunidades para SC (poucas é verdade, mas quem sabe você pode ter uma noção).
E outra coisa, se você acha que R$800,00 é um salário justo, pelo que você sabe, pelo conhecimento que você tem.
Cara, vá em frente, dê essa pretensão salarial. Como o Léo falou, pegue experiência, e depois vá em busca de novos objetivos.

Boa sorte.

Vanessa_Sa

Bom, não aí em SC, aqui em BSB está na faixa de R$ 800,00 (se tratando de trainee).

peerless

Galera vcs estão no céu. Aqui onde eu faço estágio, sou programador, analista, etc. e tudo isso por APENAS R$ 500,00 + vt +vr. Quando é estágio, os caras abusam da boa vontade.
A diferença está em quando você achar outro emprego, se vc realmente era importante, o chefe entrará em desespero.

Abraços!

marcosbrandao

fsquadro:
marcosbrandao:
fsquadro:

Eu moro em BC, e trabalho em Itajaí. Como a vaga é para programador júnior, eu acho que teria que ficar algo entre R$1.200,00 e R$1.600,00 reais.

Caramba…
Acho que vou para Itajaí… ja tenho 1 ano de experiencia e nem ganho tudo isso :)

Amigo, que fique claro que isso é para vaga de emprego java, e não de estágio.
E outra coisa, cidades como Joinville, Blumenau e Florianópolis os salaários são mais valorizados, devido a grande demada de pessoas.
Eu li esses dias que para a área de TI, no estado de SC tem 2.000 vagas abertas e a maioria delas é para essas 3 cidades.
Claro que dependendo da empresa, eles vão te oferecer menos. Por isso acho que pode variar, mas continuo achando que R$700,00 para emprego de programador java é pouco.
Fique claro que esta é minha opinião.

Soh esclarecendo:
Meu cargo: Programador Junior
Onde Trabalho: Blumenau

Parece que aqui o salario nao eh tão valorizado como em itajai, ou em floripa onde tenho um colega que tbm eh programador junior e recebe mais ou menos o valor citado acima.

adriano.ferranti

Acho que temos que levar em conta que dentro da categoria de programador Júnior pode haver uma grande diferença de experiência/conhecimento.
Existem as empresas que dizem que gostariam de um “Júnior quase pleno” e também conheci algumas que dividiam da seguinte forma: JR1, JR2, JR3, pleno 1, pleno 2, pleno 3, senior 1, senior 2 e senior 3.
No caso do criador do tópico, que disse estar num nível " quase dominando Vetores e Matrizes" acredito que o salário não deva ser muito grande, por demonstrar ser iniciante e praticamente sem experiência, mas o que deve ser levado em conta é que, principalmente nos primeiros empregos a experiência vale muito mais do que o R$.

andredeividi

Ola eu sou de joinville!!!
Vc nunca trabalhou com nehuma liguagem ?
caso naum 700,00 reais e mais alguns beneficios estão otimos,
porem fique atento depois de um ano vc tem que ta ganhado uns 1400,00
mais beneficios.

abraço

Leozin

marcosbrandao:

Parece que aqui o salario nao eh tão valorizado como em itajai, ou em floripa onde tenho um colega que tbm eh programador junior e recebe mais ou menos o valor citado acima.

Marcos, pra você, quanto que é um salário de Jr, Pleno e Sr que seja “valorizado”?!

EDIT: Em SC claro :stuck_out_tongue:

vitenho

brigadão pelas respostas pessoal!
vou fechar com o cara por $ 800, em 3 meses vai pra 900 e no sexto mÊs fica em 1000;

o que vocês acham da proposta?
muito grato

L

vitenho:
vou fechar com o cara por $ 800, em 3 meses vai pra 900 e no sexto mÊs fica em 1000;

muito grato

Acho que tah bem legal cara, por dois motivos:

a) é para um lugar que digamos não é nenhum grande polo de tecnologia, logo a tendência é o salário ser mais baixo mesmo

1. pelo visto é o seu primeiro emprego, então tah ótimo! É raro os cursos de faculdade que o cara jah sai ganhando milzão, contando, é claro, somente no caso de vc trabalhar junto com a faculdade…

Parabéns!! E boa sorte no seu trabalho! Aproveita pra aprender muito, que isso é o principal, que vai te garantir um salário melhor ainda lah na frente!

CarlosEduardoDantas

pra quem é de santa catarina

será que um programador com 1 ano e meio de experiencia em java e com pos graduacao tira uns qtos em Floripa?

CarlosEduardoDantas

vitenho:

muito grato

Cara… nao conheço sua cidade nem o custo de vida dela, mas pelo visto, como tu é iniciante, essa empresa pode ser boa pra tu pegar experiencia e o salario apesar de nao ser mtu, tb nao é uma mixaria… eu tb comecei ganhando isso (na carteira) … entao se eu estivesse na sua pele eu aceitaria

Leozin

caduengenheiro:
pra quem é de santa catarina

será que um programador com 1 ano e meio de experiencia em java e com pos graduacao tira uns qtos em Floripa?

No máximo do máximo R$ 2.000,00, isso se tu tiver uma certificação e falar inglês consideravelmente bem

CarlosEduardoDantas

entao… eu tava olhando no ceviu e no apinfo… em sta catarina tem poucas vagas demais… BH, Sampa tem mta vaga… Curitiba tem algumas boas tambem… o que eu queria é ir pra um lugar bom, com muitas opcoes de lazer, conforto, mas ao mesmo tempo q pague no minimo um valor aceitavel para se viver… 2000 (CLT) em uberlandia é um valor aceitavel… em floripa jah nao sei se é… em sampa e bsb nao é nunca!

andredeividi

caduengenheiro wrote:

<blockquote>pra quem é de santa catarina

será que um programador com 1 ano e meio de experiencia em java e com pos graduacao tira uns qtos em Floripa?  </blockquote>

No máximo do máximo R$ 2.000,00, isso se tu tiver uma certificação e falar inglês consideravelmente bem

Em joinville acho que A DataSul paga bem.

Para quem é de São vale lembra que ai o custo de vida é mais elevado
do que aqui no sul!!! eu sou de Joinville Santa Catarina
com 500,00 reais vc mora no centro.
as coisas são mais perto tipo eu moro na periferia que da 10 km do centro.

Então salario aqui de 2000,00 clt é consideravel muito bom.

abraço

CarlosEduardoDantas

eu conheço florianopolis… é uma cidade maravilhosa… joinville ainda nao conheço… só sei que as pessoas dai enchem a boca pra falar que é a terceira maior cidade da regiao sul…kkkkkk

brincadeiras a parte, o lance é o seguinte… sampa tem mtu mais emprego, mtu mais oportunidade de crescimento…deve pagar bem melhor mas ao mesmo tempo eu prezo por viver bem, em um lugar agradável, seguro, com bons lugares pra ir, etc…
agora eu ainda nao sei se floripa, joinville está em um nivel bom, com mtas empresas de TI, etc… já li alguns posts aki de gente falando de cidades com 3 empresas de TI (Foz do iguaçu)… nem rola…

andredeividi

Aqui violência em proporção é mesma coisa que SP ou ate pior
o trasito em relacçao SP num é nada, litoral 70 km duplicada
Aqui tem a DataSul,Logocenter que são empresas de TI enorme.

E joinville é maior cidade do estado de Santa Catarina rsrs
A e maioria do povo aqui torce para times de SP e RJ pelo fato
que o JEC (Joinville Esporte Clube) são uns perebas.

como eu que sou Conrinthiano.

Abraço

Leozin

andredeividi:

Em joinville acho que A DataSul paga bem.

Para quem é de São vale lembra que ai o custo de vida é mais elevado
do que aqui no sul!!! eu sou de Joinville Santa Catarina
com 500,00 reais vc mora no centro.
as coisas são mais perto tipo eu moro na periferia que da 10 km do centro.

Então salario aqui de 2000,00 clt é consideravel muito bom.

abraço

Eu sou de Lages, vim pra São Paulo em novembro do ano passado… Tenho 21 anos, larguei a faculdade pra pegar uma boa exp aqui em sampa e “pretendo” voltar pra Lages só pra terminar a facul (porque vai ser mais rápido que aqui em sampa). Só de pensar que voltar pra lá pra tirar mil reais por mês já dá uma deprê que olha (isso se eu voltar pra empresa onde eu tava, trabalhando com .NET ainda)… Mesmo morando com os pais e tudo, essa grana dá pra “sobreviver bem”… Eu lembro que um amigo meu pagava 250 reais em Joinville e morava meio que num “albergue” da vida, mas tinha tv a cabo e tudo, comida etc, show de bola e ainda por cima no centro. Acho complicado em Florianópolis que, o custo de vida é altíssimo (igual a São Paulo) mas salários lá em baixo pra galera de TI. Joinville e Blumenau até acho que rola ganhar R$ 2.000,00 por mês, mas em Floripa é osso!!!11

Vai mais de cada um, temos que saber aproveitar o melhor de cada região na hora certa, mas falando em Datasul, acho que eles só pagam bem pra macaco BEM VELHO lá. Não gosto de citar valores, mas eu conheço gente que trabalha na Datasul, outros na Sênior (Blumenau), gente de floripa… E não acho que seja bom o que eles pagam lá, nem um pouco pra ser sincero… Run to the hills!!111 rsrs

Você trabalhar em Joinville na Datasul?

Ps.: eu já participei do processo seletivo da Datasul e não fui chamado :frowning:

andredeividi

Rapaiz assim vc me desanima rsrs
to em processo de seleção da datasul fiz as provas de logica e P.I
e me chamaram hoje para entrevista e proposta salarial.

to trabalhando hoje em outra empresa de medio porte.

abraço

Leozin

andredeividi:
Rapaiz assim vc me desanima rsrs
to em processo de seleção da datasul fiz as provas de logica e P.I
e me chamaram hoje para entrevista e proposta salarial.

to trabalhando hoje em outra empresa de medio porte.

abraço

O meu teste foi assim:
Eu fiquei de ir na Datasul em Joinville e falei que ia só se pagassem as minhas passagens. Daí a mulher do RH falou que não era preciso, me mandou um negócio no Excel lá pra mim fazer (um teste de personalidade, essas coisas retardadas de RH) e pediu a pretenção. Acho que pedi um pouco d+, daí nunca mais a Datasul entrou em contato comigo, quer dizer, depois quiseram que eu trabalhasse com asp.NET :stuck_out_tongue: no thanks

CarlosEduardoDantas

Leo… que softwarehouses boas vc me recomenda procurar trampo em SP como Analista/Desenvolvedor Java?

Leozin

Cara, eu sou novo aqui não conheço muito, mas na minha opinião, depende muito do que você quer com trampo.

Se você quer “fazer seu currículo” tenta entrar numa empresa grande, como Accenture, Stefanini, BRQ ou Tata. Pelos comentários dos meus colegas (e também algumas propostas que eu mesmo presenciei) o salário não é tudo aquilo. Na verdade, a BRQ até onde sei paga bem (tenho um amigo meu que trabalha lá) mas o resto são empresas pra tu “entrar pra ficar”, fazer carreira e assim por diante, se você está começando, é novo e não se importa de começar lá de baixo e crescer numa empresa, acho que essas são ideiais. Depende muito do teu foco.

Se você já tem experiência em Java, possui um bom conhecimento em processos, já é formado e precisa sustentar a tua família, não tenha “preconceito” de entrar em consultorias que não são famosas e/ou grandes. Mas no final das contas, as consultorias “grandes” pagam bem, as que não pagam tão bem são as “gigantes”. Tem empresas que tu nunca vai conhecer nem o gerente do teu projeto, você acha que consegue crescer num lugar desses?!

CarlosEduardoDantas

sim… sou formado, possuo especializacao e tenho 1 ano e meio de experiencia… qto a empresa… nao me preocupo com nome e status… me preocupo com lugar que tenha bons cargos, proposta de crescimento e que pague bem =)))))

Leozin

mandei pm pra ti :stuck_out_tongue:

Kenobi

Bom galera, sabe o que não entendo ? É que o mercado do Sul em comparação com SP é bem menor e os programadores não se unem… Poderiam fechar um valor médio local, meio que obrigando as empresas a subirem o salário.

Se todos os analistas fechassem mínimo de 30 reais hora, a empresa não tinha escapatória, ou pagava 30 aí ou 45 aqui em SP …

Sinceramente, não entendo.

Aqui em SP analista sênior não trabalha por menos de 50 reais, conheço vários e todos são meio rígidos com o seu valor, por isso as empresas acabam pagando, pois acham normal e sinceramente, ainda acho baixo, perto do que elas cobram dos clientes.

Dito !

vitenho

é isso ae kenobi!!!

porém acontece que aqui no Sul o custo de vida é quase a metade do de SP.
falta saber se as empresas daqui também cobram a metade pelo mesmo serviço que vcs aí de SP fariam. Algo que eu acho meio impossivel…(cobrar pouco quando podem cobrar bastante)

flw

L

Não vou entrar na discussão, muitos já sabem minha opnião.
Estagiário aqui em SP (nível superior) tira entre 1,2 e 1,5 mil.

L

Kenobi:
Bom galera, sabe o que não entendo ? É que o mercado do Sul em comparação com SP é bem menor e os programadores não se unem… Poderiam fechar um valor médio local, meio que obrigando as empresas a subirem o salário.

Se todos os analistas fechassem mínimo de 30 reais hora, a empresa não tinha escapatória, ou pagava 30 aí ou 45 aqui em SP …

Aqui em SP analista sênior não trabalha por menos de 50 reais, conheço vários e todos são meio rígidos com o seu valor, por isso as empresas acabam pagando, pois acham normal e sinceramente, ainda acho baixo, perto do que elas cobram dos clientes.

Dito !

Verdade, por menos de 45, analista Sr. desliga o telefone na cara da analista de RH…
Sobre os valores cobrados dos clientes, já ouvi valor de 160 a 180 reais hora para Java Sr.
Tem muito “spread” pra queimar ainda.

Roger75

vitenho:
é isso ae kenobi!!!

falta saber se as empresas daqui também cobram a metade pelo mesmo serviço que vcs aí de SP fariam. Algo que eu acho meio impossivel…(cobrar pouco quando podem cobrar bastante)

flw

Nas vezes em que fui para o Sul (Balneário Camboriú, Floripa), achei os preços das coisas no mesmo patamar ou até mais do que em SP.

andredeividi

Pontos turiscos muito caro as coisa la de fato.
mas venha em Joinville , Jaragua do Sul e região ,cidades industrializadas
onde o turismo não é forte e veras como é diferente do litoral.

Abraço

fsquadro

Roger75:
vitenho:
é isso ae kenobi!!!

flw

Nas vezes em que fui para o Sul (Balneário Camboriú, Floripa), achei os preços das coisas no mesmo patamar ou até mais do que em SP.

Roger,

Eu moro em Balneario Camboriu (e trabalho em Itajaí - 15 km) e provavelmente você veio na alta temporada, onde os produtos e serviços aumentam assustadoramente, dado o fato que é a época do ano onde se pode ganhar dinheiro realmente.
E pra quem mora aqui sofre. Vou te dar uma exemplo: Tem uma pizzaria aqui que na baixa temporada cobra o rodízio a R$7,90. Na alta temporada você não senta na mesma pizzaria pra comer por menos de R$15,90.
E em Floripa não é muito diferente (morei em Floripa 22 anos).

Leozin

OFF TOPIC
[email protected] é MUITO bom caramba… nossa :o

ON TOPIC
cara, tem muita empresa de desenvolvimento ae?!

Omeganosferatu

Caraca galera que diferença de salários, eu to no interior de SP… 250km da capital. To fazendo estágio ainda e to tirando 800,00 + vt+vr … é uma empresa de sampa que está vindo pra ca… Na cidade ainda está instalada também a Cast, a EDS e algumas outras empresas na área de TI e consultoria. E aqui os salários são mantidos meio que nessa faixa, mas ouvi dizer que os salários pra senior e cargos mais altos é um pouco achatado, devido ao custo de vida baixo em relação a grande SP. Mas acho que vaga pra programador 700 é pouco =/.

Abraços.

Kenobi

Cara, na boa, quem faz o mercado somos nós.

Bastava ter um consenso entre os profissionais, talvez via GUJ e SouJava juntos, entre outros JUGS, orientando os desenvolvedores quanto ao valor hora mínimo de acordo com categoria e experiência.

Com relação às empresas do Sul, elas acabam praticando internamente o que chamamos de OffShore, vendem em SP e para outros mercados em valor cheio e pagam uma porcaria ao desenvolvedor.

Pode parecer meio trágico o que vou dizer, mas minha opinião é uma só : “Serviço escravo…” - Se aproveitam do desenvolvedor que não tem oportunidades num determinado local e enfiam a faca no coitado.

O problema que elas correm um sério risco dos desenvolvedores se unirem e acabar com a palhaçada.

Exemplo, se em Floripa conseguissem fazer uma reunião através de um JUG algo assim e todos acordarem um valor mínimo de 35 reais, acabou isso.

E vou até mais além, poderiam até fazer o aocontrário. Sim, os profissionais unidos poderiam ditar que por exemplo Java somente à partir de 50 reais hora.

A empresa paga PJ e não tem escolha. Acho que passou da hora de começarmos a nos organizar para elevar o valor hora médio, pois vejo que de um modo geral, esse tem caído constantemente.

Se outras categorias com um pouco menos de instrução o fazem, pq nós não podemos fazer de uma menira organizada ?

Proponho começarmos a utilizar os veículos como GUJ para virar isso !!

Todas as empresas iriam tomar um susto, ía rolar um rebuliço, mas íam se adequar.

Elas têm margem pra queimar, senão tiverem, elas repassam pro cliente.

No prejú elas não ficam, pode ter certeza disso !!

Leozin

Fale Kenobi beleza?

Cara eu acho uma atitude bem legal MAS acho difícil acontecer. Primeiro… Quantos caras de SC você acha que tem aqui no Fórum?! No GujSC tem pouquíssimos usuários e também, sempre tem gente que acha o salário “bom”… do tipo, R$ 13,00/hora pra lá cara nego ficar super contente, acho a tua idéia legal mas eu acho uma fantasia isso acontencer, realmente difícil…

Kenobi

Leozin:
Fale Kenobi beleza?

Cara eu acho uma atitude bem legal MAS acho difícil acontecer. Primeiro… Quantos caras de SC você acha que tem aqui no Fórum?! No GujSC tem pouquíssimos usuários e também, sempre tem gente que acha o salário “bom”… do tipo, R$ 13,00/hora pra lá cara nego ficar super contente, acho a tua idéia legal mas eu acho uma fantasia isso acontencer, realmente difícil…

Duvido que se alguém tiver a oportunidade de receber mais ou fosse devidamente informado sobre o mercado , OffShore e o que acontece, estaria realmente satisfeito.

Acredito que o maior problema é falta de informação.

Vai ser um trabalho árduo, tenho certeza, mas precisa ser iniciado de alguma forma.

Grinvon

Kenobi:

Dito !

Verdade, aqui em SSA (Salvador) por exemplo a hora média não passa de 15-20 reais para um analista, ridículo isso, isso um analista com no mínimo 2-3 anos de experiência, se não pode abaixar para uns 10 reais hora.

vitenho

deveriamos criar um site onde os profissionais de TI do Brasil todo que se sentem escravisados pelas empresas pudessem se cadastrar, quando reunissemos um grande grupo (que representasse boa parte das regioes do sul ou até do Brasil) simplesmente fizesse como o luidhi disse!!!

eu ainda não sei fazer sites, mas saber que um cara com 2 anos de experiencia nos USA ganha 100 mil dólares por ano no minimo pra fazer o mesmo que os brasileiros têm que fazes é um absurdo!!!

fontes : http://www.justjavajobs.com/
http://www.javajobs.com

flw

duvidante

vitenho:
deveriamos criar um site onde os profissionais de TI do Brasil todo que se sentem escravisados pelas empresas pudessem se cadastrar, quando reunissemos um grande grupo (que representasse boa parte das regioes do sul ou até do Brasil) simplesmente fizesse como o luidhi disse!!!

eu ainda não sei fazer sites, mas saber que um cara com 2 anos de experiencia nos USA ganha 100 mil dólares por ano no minimo pra fazer o mesmo que os brasileiros têm que fazes é um absurdo!!!

fontes : http://www.justjavajobs.com/
http://www.javajobs.com

flw

E ainda há algumas pessoas q metem a boca nos outros q querem/tem oportunidade de sair do país. Quem já acompanhou tópicos sobre o exterior, sabe do q eu estou falando.

Kenobi

Acho que realmente seria viável um site meio PayRate - assim todos os profissionais conseguem se orientar sobr o mínimo aceitável e paulatinamente poderíamos ir subindo o valor hora.

Vou tentar fazer algo se eu tiver tempo, alguém ajuda ?!

neohacker

Eu queria ser um Estagiário que tirasse 1.2/1.5k … seria meu sonho ja…eu sou estagiário em VB 6, ganho 700 sem beneficio nenhum, o busão aumenta e sou eu que me f…, to tentando em tudo q eh lugar pra ver se consigo pra Java… estou ficando muito desanimado com isso, as empresas reclamam que não tem gente qualificada pra Java, mas não dão oportunidades…

:cry:

F

Eu sou de total acordo do amigo Kenobi.

Estou me formando em Sistemas de Informações final do ano aqui no RS, tenho conhecimentos em algumas linguagens de programação, mas desde o ano passado decidi estudar Java, pela sua crescente expansão.

Mas diante dos rumos que o mercado parece estar tomando eu vejo necessário ser tomada alguma providência por nós, que somos (ou seremos) os maiores beneficiados.

Eu apóio a idéia do Kenobi e se você estiver pensando em construir algo, eu estou me dispondo para colaborar. A inconveniencia é que moro no RS.

Mas é isso: vamos nos unir, temos que defender nossos interesses.

Afinal de conta, a gente passa horas na frente do computador, madrugadas inteiras, se acostuma a dormir pouco e muitas vezes abre mão de uma vida social tendo em vista um bom emprego e um bom salário.

Vamos lutar por coisas justas. Qualquer coisa que precisarem, contem comigo.

duvidante

neohacker:
Eu queria ser um Estagiário que tirasse 1.2/1.5k … seria meu sonho ja…eu sou estagiário em VB 6, ganho 700 sem beneficio nenhum, o busão aumenta e sou eu que me f…, to tentando em tudo q eh lugar pra ver se consigo pra Java… estou ficando muito desanimado com isso, as empresas reclamam que não tem gente qualificada pra Java, mas não dão oportunidades…

Todos sonham isso.

Mas talvez, vc ainda tem sorte de ganhar isso. E ainda mais sorte, se a empresa não te escraviza.

T

Galera sou estagiário tb e aqui na empresa, num tem nada de exploração naum, muito pelo contrário, sou pago para literalmente estudar… Trabalho em alguns projetos, geralmente dizem que vou trabalhar com pojos e mapeamento hibernate, mas acabo fazendo de tudo… Mesmo assim, nada de escravização não… O Salário é bom, tenho horários totalmente flexíveis, por exemplo essa semana passada fiz um curso de .NET (aquel eprojeto proForm da microsoft) chegava aki as 2 e saía as 6 normalmente… Mesmo atuando em projetos. Num tenho o que reclamar. Mas vejo em amigos que estão nos grandes players do mercado q a coisa num passa nem perto disso. É foda… aki (num posso falar onde, acho rs) um estag tira 800 + transporte e 280 de alimentação, um jr PJ tira uns 3.500… Acho q é uma média boa para empresa de médio porte…

fsquadro

Tecnoage,

Só por curiosidade, em qual cidade você trabalha?

T

hahaha È um detalhe que esqueci de mencionar… São Paulo SP… bem lembrado fsquadro. rs

T

neohacker:

Cara pelo q tenho visto aki em SP, na maioria das vezes é mais fácil entrar como jr do que como trainee e estagiário, e geralmente oq vc vai fazer na empresa é quase as mesmas coisas…

Leozin

Tecnoage:

Cara pelo q tenho visto aki em SP, na maioria das vezes é mais fácil entrar como jr do que como trainee e estagiário, e geralmente oq vc vai fazer na empresa é quase as mesmas coisas…

e ganhar bem mais que um Trainee :slight_smile:

duvidante

http://guj.com.br/posts/list/60710.java#319534

Lendo esse post, pensei:

Ok, essa foi péssima. :roll:

neohacker

Tecnoage

Vc pode fazer indicação ??? :smiley:

A exploração rola solta aki sim cara…num eh algo grandioso mas eh duro…
Eu fui no Sun Tech Days esse ano e to devendo 8 horas ja aki no banco de horas… e ja sei que vou ter que fazer banco de horas daki pra frente por causa de um projeto que vai ser “acelerado*”.
Sempre tem as malditas piadinhas sobre estagiário, eles acham que agente é burro, meu gerente nem sabe o que é orientação a objetos…
Eu to doido atrás de um estágio com Java …

acelerado: Projeto deveria ser entregue em outubro, cliente reclamou que vai demorar e EXIGE que seja entregue até Setembro, isso siginifica que temos Junho, Julho e Agosto para trabalhar até tarde :frowning:

T

neohacker… Não sei se estou em condições de fazer indicação (rsrs) com 4 meses de empresa… mas me adiciona ae no MSN q a gente conversa… acho um pouco antiético discutir isso no fórum… rs Aliás, jah vendeu seu livro de SCJP? abraço

T

Detalhe neohacker isso q vc falou do projeto é típico da síndrome de gerente ignorante… pode crer

Kenobi

Absurdo, o cara vai a um evento de java, paga do seu bolso, fica lá pra aprender e a empresa ainda quer cobrar as horas de ausência … depois querem que os profissionais conheçam tecnologia de ponta.

Sinceramente, estou muito muito revoltado !! Vou fazer um site de payrate, assim vamos tentar elevar nosso valor hora pelas regiões.

Quem quiser mesmo ajudar, ou com designer, ou com contatos no jugs e talz, mand mp pra mim :slight_smile:

T

Tah apoiado… rs

LPJava

Kenobi:
Absurdo, o cara vai a um evento de java, paga do seu bolso, fica lá pra aprender e a empresa ainda quer cobrar as horas de ausência … depois querem que os profissionais conheçam tecnologia de ponta.

Sinceramente, estou muito muito revoltado !! Vou fazer um site de payrate, assim vamos tentar elevar nosso valor hora pelas regiões.

Quem quiser mesmo ajudar, ou com designer, ou com contatos no jugs e talz, mand mp pra mim :slight_smile:

rpz pior que eh verdade… e quando nao desconta… fala assim… ei ta lembra que vc foi aquele evento… e talz… tem como vc vim trabalhar nesse sabado… para compensar? huauhahu brincadeira,… ai no fim das contas vc pagou ate para sair da empresa…
assim… por isso quando o diretor recebe um pé na b*… nao sabe pq foi… o cara vai acumulando ate aparecer algo melhor… e manda embora… aconteceu comigo… tb eu cobro… se passar 30minutos… e as reunioes fora do horario de expediente cobro tb…e se aprender algo em beneficio da empresa… no evento nem faço questao de contribuir a nao ser q eu venha ganhar com isso…

G

agora vou contar minha historia hehehehe
aqui onde mora Passos-mG não tem nada de Java, faço um estagio e tiro 350,00 das 13 as 18 hras…

interior de Minas o trem é mais que complicado…
mes passado tive uma proposta de ir pra sampa… ia tirar 3500 como jr… mas falta 1 ano pra terminar a facu… cabei ficando aqui mesmo e teminar a facu…
mas tou olhando outros trampos… se eu achar algo vazo…obs: era apernas 1 mes… e tinha possibilidade de ficar mais tempo. mas eu nao podia arriscar… foda tb é que entrevista tenho que gastar de deslocamento…

[]'s

Geraldo barboza

erickcellani

geraldobarboza:
aqui onde mora Passos-mG não tem nada de Java, faço um estagio e tiro 350,00 das 13 as 18 hras…

mes passado tive uma proposta de ir pra sampa… ia tirar 3500 como jr… mas falta 1 ano pra terminar a facu… cabei ficando aqui mesmo e teminar a facu…
mas tou olhando outros trampos… se eu achar algo vazo…obs: era apernas 1 mes… e tinha possibilidade de ficar mais tempo. mas eu nao podia arriscar… foda tb é que entrevista tenho que gastar de deslocamento…

[]'s

Geraldo barboza

qnt tempo de experiência?

neohacker

Mas então cara as paradas que eu vejo em Java eh tudo com tipo no minimo de 1 ano de experiência, pedem mil coisas, eu to me matando de estudar pra aprender o básico que as empresas querem e vo mandando ainda, pra mim o mais importante está sendo poder trampar com Java e pelo menos sálario que de pra pagar as contas…

Vamos à luta :slight_smile:

G

1 ano e meio…
mas no netcarreiras tem empresas que pede menos de 1 ano…

desenvolvi um portal com intranet para uma empresa e isso me deu de experiencia…
agora estou estudando pra SCJP
comecei a duas semanas… e neste tempo da manha… eu estudo pra SCJP (geralmente das 8:30 as 11)

edit: só não fui pra sampa pq o projeto era 1 mes… e a segunda parte do projeto ainda nao tava aprovada… dai da incerteza eu preferi ficar por aqui estudando…

[]´s
Geraldo Barboza

CarlosEduardoDantas

geraldobarboza:

[]'s

Geraldo barboza

cara… já que tu citou interior de minas… aki em uberlandia tem várias fabricas de software que desenvolvem em java… qto a salario, não é tao bom qto sampa obviamente mas dá pra sobreviver bem

G

manda alguns endereços ai…

pq aqui não tem nada… é foda estudar e não trampa na area
qualquer coisa me add no msn… geraldomagelagb aroubbaa msn.com

[]´s

Geraldo

eric_jf

Tambem acho importante a mobilização, para acabar ou pelo menos minimizar a exploração de trabalhadores e estagiarios da area.

Principalmente quem está começando e não sabe sobre varias coisas, como base salarial, CLT e PJ, gastos direitos e muitas outras coisas.

Uma lista de empresas q exploram o funcionario.

neohacker

geraldobarboza:
1 ano e meio…
mas no netcarreiras tem empresas que pede menos de 1 ano…

[]´s
Geraldo Barboza

Só uma opnião o NetCarreiras é pago certo?? Vale a pena assinar ??
eu ja me cadastrei la e num sabia que tinha um periodo grátis e que depois não da pra enviar curriculo, no momneto nem sei os preços mas estava pensando em assinar, alguém usa??

Opniões please

T

NeoHacker, eu uso e afirmo que é muito bom mesmo…
A assinatura é baratinha e toda semana enviam os boletins para vc se cadastrar em alguma vaga. Mesmo sem me cadastrar aparecem uns dois convites para trabalhar por semana. O APInfo tb é muito bom, algumas empresas batem cartão lá, como o ITA e IBM. Fui chamado para IBM várias vezes por lá… É outro que toda semana tem alguma mepresa lhe fazendo propostas para trocar de emprego. E Melhor, de uns tempo pra cá vem surgindo muitos convites para freelancer em horário extra comercial, o q é muito bom para tirar uma grana extra.

neohacker

Tecnoage:
NeoHacker, eu uso e afirmo que é muito bom mesmo…
A assinatura é baratinha e toda semana enviam os boletins para vc se cadastrar em alguma vaga. Mesmo sem me cadastrar aparecem uns dois convites para trabalhar por semana. O APInfo tb é muito bom, algumas empresas batem cartão lá, como o ITA e IBM. Fui chamado para IBM várias vezes por lá… É outro que toda semana tem alguma mepresa lhe fazendo propostas para trocar de emprego. E Melhor, de uns tempo pra cá vem surgindo muitos convites para freelancer em horário extra comercial, o q é muito bom para tirar uma grana extra.

Duvida grotesca talvez…hehehe
A APInfo é paga ?? eu ja cadastrei meu CV la, mas de vez em nunca aguém envia e-mail, será q meu CV eh uma porcaria?? uahuahua

Mas hj a noite vou analizar quanto custa a assinatura da NetCarreiras…heheh

vlw 8)

Gabriel_Bachtold

Sou recém formado em Tecnologia da informação aqui em Joinville, não tenho experiência na área. O que eu conheço de Java eu aprendi na faculdade e pelo que estou estudando em casa. Quantos será que eu consigo R$ como programador Java Jr ou como Trainee

F

Aqui no interior do RS, eu recém-formado, sem experiência profissional - porém com 6 meses de estudo e indicação de um professor renomado da universidade entrei em uma empresa como analista júnior ganhando R$ 2.000,00 + Plano de Saúde.

O sucesso no ingresso no mercado de trabalho depende de vários fatores.

• Da empresa contratante.
  • Algum conhecimento anterior. Se for comprovado, melhor
  • QI - quem indica - é o grande diferencial.
  • Saber vender seu peixe é essencial.

Ah, e não aceita qualquer emprego não. Vamos valorizar o profissional de TI.

E, indicação é o grande diferencial. Estava fechando um emprego em Novo Hamburgo por R$ 1.500 como PJ (vaga para Programador Junior), e me ligaram daqui (Ijui) e me contrataram, não precisei nem fazer entrevista - eles disseram que a indicação que eles tiveram dispensava qualquer entrevista - e fui contratado por telefone mesmo, com o salário mencionado acima, para analista junior e sem experiência anterior na área.

Com certeza tive muita sorte, e colhi os frutos pelo que fiz no projeto de conclusão de curso, pois considero este um excelente salário para uma cidade com pouco mais de 200.000 habitantes. Mas é isso, meu relato, pensei que pudesse ajudar.

Abraço.

Andre_Brito

fernandoeick,

Parabéns :slight_smile:
Se eu conseguisse um emprego assim na cidade onde moro (que é no interior também) estaria muito bem :-).

Outra coisa,

Isso é praticamente uma tarefa impossível. Tem muito traíra :slight_smile:

Abraço

maior_abandonado

pois é…eu nao conheço uito disso mais…oque poderia ajudar realmente seria algo que organizasse essas pessoas…tipo um sindicato, ou algo do tipo…sindicato dos profissionais de TI…

Algo do tipo de um CREA, uma OAB, de profissionais de TI… acredito que no final das contas precisa de alguem que centralise isso, e que oriente esses profissionais…será que não é isso que precise ser criado, talves começando justamente pela comunidade…sei la…

marcelomartins

OFF: gostaria de parabenizar a todos desse tópico. São 6 páginas já sem ninguem se xingar, e muito menos fugir do tópico. Alias, o único que fugiu do tópico aqui fui eu. Então voltando a programação normal.

A questão é, o dono do negócio tentando explorar ao máximo o funcionário.

Essas pessoas tinham que se ferrar algumas vezes por causa disso pra aprender e da próxima vez fazerem direito.

thegoergen

A questão da indicação é importante. :smiley:

Aqui na região (Lajeado e Estrela - RS) é meio complicado de arranjar emprego no desenvolvimento.
As que existem são pequenas, no máximo 10 funcionários…

Mas para iniciante o que mais conta é a experiência, e acho que para isso as pequenas são as melhores, porque tu mexe em todas as partes do código ( telas, BD, XMl, JSP… ).

Não Existe algum salário mínimo para a categoria??

peerless

Aqui em porto alegre, além de bom salário, há diversas oportunidades. Muitas mesmo. Porém, o custo de vida é beem salgadinho! :slight_smile:

Para iniciante (entenda-se, como saber OO e os fundamentos da linguagem, além de lógica apurada), R$ 1.400,00 está justo.

W

Amigos,

Preciso de programador Java com experiência em programação web, trabalho Home Work. O candidato necessita ter compromisso e ser responsável.

Enviar currículo, trabalhos realizados e pretenção salárial para [email removido]. Nossa empresa fica em SP.

Experiência em programação Java J2EE, utilizando frameworks como hibernate, Spring, Eclipse, Netbeans, , sistemas utilizando recurso drag&drop, etc…

Principais projetos que trabalhará:

• CMS
  • Sistema E-Learning
  • Sistema de recrutamento
W

Como diz uma amiga minha que trabalha em consultoria…

Você não ganha o que merece, você ganha o que negocia…

Temos que parar de aceitar salários ridiculos. Ou a gente faz a nossa parte ou ficaremos reclamando eternamente que não somos bem pagos.

M

onde eu assino?

I

Bom Dia A todos.

Estava fazendo uma pesquisa e cai aqui no forum… tenho uma pequena empresa e acabou surgindo a oportunidade de desenvolver um projeto pra uma Multinacional e preciso de dois programadores… top pra Free lance.

A solução é um sistema distribuido Smart Cliente, C# .Net.

SEGUE MEU CONTATO.

[email removido]

att
Ivan

I

Ahh… a interface é wpf.

Marcio_Nogueira

Vai depender da experiência que você possui. :wink:

peerless

peerless:
Galera vcs estão no céu. Aqui onde eu faço estágio, sou programador chefe, analista, etc. e tudo isso por APENAS R$ 500,00 + vt +vr. Quando é estágio, os caras abusam da boa vontade. E pq tão pouco? Simples, pq nesta cidade (FOZ / PR) não existe quase NADA relacionado a T.I., se tiver 3 empresas é muito.

A diferença está em quando você achar outro emprego, se vc realmente era importante, o chefe entrará em desespero.

Abraços!

Nao eh por nada, mas acho que cliquei em Editar, ele redirecionou pro login, loguei, quando salvei, o guj salvou como uma nova msg em forma de quote. hehe

Marky.Vasconcelos

Falando em emprego… alguem tem alguma dica de como conseguir um?

Eu to estudando Java desde 2006 e nesse tempo passei um pouco por C++ e Ruby…

começei faculdade esse ano e será que eu consigo um trampo legal já?

L

Bro, eu to terminando o meu curso la na global, e to aceitando qq coisa, desde que a experiencia seja boa :), se a empresa que ta te chamando for realmente boa, acho que vale a pena começar com uns 800 - 1000 (no meu caso 600+ já q so novo e solterão :), uma vês dentro da empresa é só dar o seu melhor pra depois de um tempo pedir mais.Conheço pessoas que demoraram pra arrumar emprego, mais em 6 meses ja começaram a subir na empresa pela competencia, vai de pessoa para pessoa, mais isso é uma coisa que vai depender só de vc.

Resumindo: se a oportunidade apareceu agarra ela.

Abração e boa sorte

Marcio_Nogueira

Bom, aqui no Rio de Janeiro o cargo de programador está com salário em torno de R$ 1.700,00 a R$ 2.000,00. Não tenho certeza em relação ao nível.

R

Bom cara, vai do que voce conhece.
Por exemplo, eu consigo 2.5 pilas como PJ.

Dá uma olhada em sites de emprego.

(vai lá na catho.com.br e procure por programador java)

Criado 16 de maio de 2007
Ultima resposta 26 de ago. de 2010
Respostas 90
Participantes 37