A partir do momento que o profissional tem as certificações SCJP, OCWCD e OCBCD…
quanto tempo é necessário para se estudar e aprender todos os tópicos abordados no SCEA ?
Eu sei que a resposta pode depender do conhecimento anterior da pessoa e também pode variar
de pessoa para pessoa,
mas pergunto porque vi que a SCEA tem vários tópicos que também aparecem na aprendizagem
obrigatória do OCWCD e OCBCD.
quanto tempo se leva para abordar todos os tópicos na certificação de arquiteto ?
A prova da Primeira parte da SCEA(I) é realmente muito complexa ?
pergunto isso porque a grande maioria dos tópicos que vi sobre a certificação de arquiteto a grande
maioria tirou score não altos…
Se algum SCEA puder responder ficarei grato.
Ola,
Como voce mesmo disse (e esta correto), depende da experiencia e conhecimento do individuo.
Entao, irei comentar sobre o meu proprio caso. Decidi me certificar como SCEA ha 2 anos atras.
Ja tinha os certificados de SCJP, SCWCD e SCBCD (e voce realmente vai precisar de conhecimentos
equivalentes) alem de +/- 8 anos de experiencia com Java. Dado isso, para a Part I (prova de multipla escolha),
estudei o guia de certificacao do Cade/Sheil e algumas bibliografias completares, principalmente sobre
Design Patterns e UML. Demorei 3 meses estudando em media 3h/dia. De fato eu achei a prova a mais
justa possivel, sem tricks, mas muitas questoes sao bastante subjetivas. Mesmo assim consegui 85% 
Para a Part II (Assignment), voce recebe um documento com algumas especificacoes (bem em alto
nivel e normalmente muito subjetivas, varias lacks) e alguns diagramas (normalmente, modelo de dominio
e Casos de Uso), e a partir dai voce deve construir uma arquitetura para o sistema que satisfazendo os
requisitos funcionais (o negocio em si) e nao-funcionais (issues de performance, escalabilidade, disponibilidade,
extensibilidade, manutenabilidade e seguranca) solicitados. Demorei 2 semanas nesse projeto, trabalhando em
media 3h/dia. O problema maior eh entender o que os caras realmente querem. A Part III eh uma prova com
8 questoes abertas (que devem ser respondidas o mais claramente possivel em Ingles) onde deve-se justificar
suas decisoes arquiteturais. As Parts II/III sao avaliadas em conjunto. Na minha opiniao, eh um certificado
trabalhoso, mas que vale a pena, pois voce acaba sendo obrigado a estudar uma serie de questoes que
todo arquiteto precisa conhecer.
[ ]'s