Quanto um MAC vale mais do que um Note Win ou Linux?

[quote=Mannes]Sinceramente,… compre o VAIO e coloque um Win7 nele, fica muito rápido…
Se bem que vc tenque desenvolver programações nele, então pode deixar o xp, caso tenha algum conflito.
O MAC tem seu sex-appeal, mas é muita grana só por marca,
Qual a diferença entre Coca-Cola e Max-Cola? Tá bom, essa foi exagerada… mas quero dizer que o vaio tem um potencia igual(ou maior) que aquele mac…
Então pra que pagar “mais por menos”, digamos assim.
Minha opnião ainda é o VAIO, até pq jah estou de olho em um algumas semanas…[/quote]

A questão é que estão comparando bananas com laranjas. Na comparação entre o Dell de 13" e o apple 13" o apple sai mais em conta.
O dell 13" é R$ 4.499
http://www1.la.dell.com/br/pt/domesticos/Portáteis/laptop-studio-xps-13/pd.aspx?refid=laptop-studio-xps-13&s=dhs&cs=brdhs1
Se pegar o mac abaixo e mudar pra 4GB de RAM e 320GB de hd para ficar equivalente ao Dell, no total ele sair por R$ 4.267,00 e além do mais é um computador de alumínio e com mais processador.
http://store.apple.com/br/configure/MB990BZ/A?mco=MTM4MTAzOTQ

A mudanças de APIs do SO acontece em qualquer lado:
Aconteceu na atualização do XP pro Vista onde vários softwares deixaram de funcionar.
Já vi acontecer com o KDE também.

Agora qual é melhor? Pagar R$ 100 por um S.O. mais rápido ou R$ 600,00 por um que parece não ter diferença nenhuma do anterior.

Em último caso se tiver que usar o windows para rodar algo bem específico você pode instalar o virtualbox (Sun) / Parallels / VMWare fusion.

Luca,

Quanto vale uma hora de sua vida?

O Mac é para quem prefere trocar alguns dolares por mais tempo.

Essa listinha aqui é muito mais simples prá quem tem um MAC:

• Instalações
  • Backups
  • Configurações (wifi, RAID, etc)
  • Ferramentas de automação
  • Ferramentas de recuperação de dados, particionamento de HD
  • Assistente de migração de uma máquina para outra
  • Ferramenta de sincronização entre desktop, notebook e iphone
  • E muitas outras tarefas chatas

Não gastará mais tempo rodando desfragmentador de disco, antivirus, antispyware, etc…

O MAC OS vem com muito mais aplicativos. Inclusive edição de vídeos!

O mundo Mac tem muitos detalhes que fazem muita diferença no nosso tempo. Alguns exemplos:

• O Itunes permite apagar músicas duplicadas.
  • A agenda do Mac permite você agrupar contatos duplicados, realizando merge!
  • O Safari é mais rápido do que IE, Firefox, Chrome e Opera.
  • Com o Itunes você não precisa nem saber o que é um coded.
  • As ferramentas de GTD do MAC são incrivelmente melhores

É tudo no Mac é muito mais simples. Não apenas no sistema operacional. A maioria de aplicativos também herdam essa filosofia. E nada de, recompilar kernel, compatibilidade entre pacotes, distros, etc.

Não, ao contrário do que muitos Apple Xiitas dizem, o MAC não é perfeito. Tem bugs sim. Trava sim.
Mas é muito, muito, MUUUIIIIITOOOO superior ao Ruindows. E muito mais fácil, coerente e conciso que qualquer distribuição Linux.

Nas primeiras semanas, existe sim um esforço para se adaptar. Mas prá quem já tentou sair do Windows para o Linux, se adaptar com o Mac é apenas uma coceirinha.

O principal:
Acredito que todo desenvolvedor deveria conhecer o máximo de sistemas operacionais possíveis. E estar atendo às diferenças.
Ser um desenvolvedor multi-paradigma vai muito além de saber meia dúzias de linguagens e bancos de dados.
Utilizando o auto-atendimento do Itaú, por exemplo, aprendi que não precisa existir botão de OK após digitar a senha. Aprendi muito de interface
utilizando Palm e Linux. Mas com MAC minha noção de usabilidade virou ao avesso.

Outras observações:

• Desenvolver em Mac dá na mesma. Nenhuma grande diferença. A menos que sua linguagem de programação seja BASIC. :wink:

• A Suite do Microsoft Office para Mac é muito boa. Só deveriam incluir o Microsoft Project.

• Você vai sentir falta de ter mais uns 2 USB. Mas com um hub dá prá suportar essa má decisão da Apple. Não troco um MAC por 10 portas USBs :slight_smile:

• Com BootCamp, sua migração pode ser em etapas. Você pode rodar MAC OS, Windows e Linux, um boot por vez. Ou usar uma máquina virtual como o VMWare para emergências. No início usei ambos. Hoje sou 100% MAC.

Com o hardware é possível fazer certos upgrades. Blu-ray ainda não está na moda. Dá para esperar. Até lá você já vai comprar seu segundo MAC.
Na pior das hipóteses, comprará um driver blu-ray externo USB.

Ter um MAC é uma experiência que não dá prá adiar. Vale qualquer centavo. Conheço raríssimos usuários que se arrependem. A grande absurda maioria os usuários MAC amam a Maçã e tudo o que vem nela.

Quanto comprar seu MAC, nos avise. :wink:

Re-ativando o topico…

Eu tenho um Dell XPS M1710 (fazem uns 4 anos ±) funciona lindamente com Ubuntu 10 e Windows 7 ( muuuito rapido ) mas começou a dar uns probleminhas ai chegou a hora de trocar…

Optei por um Alienware 17’’ o top do top (± 15k ) … chegou em casa, liguei não funcionava, ligava… do nada desligava sozinho, entre outros problemas. Devolvi no mesmo dia e peguei o dinheiro de volta (a propósito ele é pesado pakas e risca muuuuito fácil).

Eu queria ele pelos games ( duas placas de video dedicadas de 1GB cada + blueray burner + Core i7 extreme + 8GB 1333Mhz + 1.2 TB de disco RAID )

Mas pensei direito e desisti se quiser jogar eu compro um video game.
Quanto ao BlueRay, se precisar compro um driver externo. Por enquanto eu mau preciso de um DVD.

Agora estou pensando seriamente em pegar um MacBook Pro 17’’ e as minhas motivações são :

• Só com Mac eu posso desenvolver para iPhone e iPad (me corrijam se eu estiver errado) e é um mercado que está super aquecido e predendo investir pesado. Ok segundo a galera tem o tal hackintoch que eu poderia instalar o MAC OS no pc (só fico com uma duvida leiga…funciona tudo direitinho ? updates, compilacoes, etc ? )
  • Eu posso continuar a desenvolver para Android, Java, Ruby, etc
  • Tenho todo o poder do shell a disposição ( o que nao acontece num Windows )
  • Tem Office ( o que nao gera problemas de formatacao que geralmente eu encontro em docs e ppts de open office para MSOffice ) isso pra desenvolvedor nao importa mas pro cliente sim. Por muitas vezes aconteceu comigo…você configura tudo bonitinho no Open Office faz aquela apresentacao primorosa…quando o cliente abre no Office… aff uma garça toda troncha.
  • Tem Photoshop pra recortar PSD e fazer interface - o que no linux nao tem. Tem gimp mas nao eh a mesma coisa e dependendo do arquivo eh totalmente impraticavel. Principalmente no quesito fontes.

CONTRA

• preco ( preco alto e muito menos do que eu levaria de hardware num alienware )
  • no meu caso só fica devendo a porcaria do IE ( e ai pra ter certeza mesmo de que esta funcionado preciso virtualizar ou usar boot camp ) nao confio muito em versoes adaptadas de ie (tipo ie4mac ) e os snapshots de browser nao pegam problemas de script e outros que vc soh pega usando no browser mesmo.

De resto Mac ( até o momento ) parece suprir todas as minhas necessidades.

Agora uma pergunta quanto a trazer de fora… rola trazer na mochila numa boa ? Tipo sem pagar mais impostos por isso ?

Pq a configuracao que nos EUA sai US$ 5200 > (chutando 1.8 = R$ 9400) ± aqui ta saindo… quase R$ 17000 ( o dobro zuou! isso sem o office ainda )

Vou ficar uns três meses fora e queria trazer como bagagem de mão alguém sabe se rola numa boa ?

Abs.

MAC Book Pro, 15,4"
Core 2 Duo, 2.8 GHz, L2 cache 6MB, HD 500 Gb, 4Gb RAM, NVIDIA GeForce 9400M + 9600M GT with 512MB, 2 USBs, , Bat.até 7 horas, peso 5,5 Lbs (2,5 Kg), preço US $ 2.299

Sony Vaio 14"
Core 2 Duo 2.8 GHz, L2 Cache 6Mb, HD 500Gb, 8GB RAM, NVIDIA® GeForce® GT230M GPU (512MB VRAM), 4 USBs, Bat. até 6 horas, Blu-ray Disc playback/burning, peso 5,3 Lbs, preço US $ 1679,99

aloca o dinheiro para a compra do mac ( 2.229)
e compra o sony vaio + um portatil barato qualquer
o sony é muito melhor cara. na minha opiniaõ

[quote=sulito]…
aloca o dinheiro para a compra do mac ( 2.229)
o sony é muito melhor cara. na minha opiniaõ[/quote]

Deixa eu te perguntar você já utilizou o MAC por um tempo consideravel e mesmo assim continua com a sua opinião formada? Ou você ainda não utilizou o MAC? Por que questão de valores realmente vale muito mais apena o VAIO, mas antes mesmo teria que saber qual é o melhor para usar no dia a dia… Trabalhar com qual é melhor?

[quote=sulito]aloca o dinheiro para a compra do mac ( 2.229)

ainda bem q é so sua opiniao…rsrsrs

nao troco mais mac por outra maquina…

é mto show…principalmente para mexer com 3d…

Olá

Bem… abri o tópico… então tenho direito a um pitaco…

Na época estava em dúvida entre um Dell, um Vaio e um Mac.

• Dell é muito bom, mas sei de um monte de gente que teve problema. Se fosse para comprar aqui poderia trocar facilmente mas lá fora seria difícil

• Vaio também é muito bom mas entre ele e o Mac acabei optando pelo Mac mesmo sendo bem mais caro e mais limitado nas especificações.

Antes de optar pelo Mac perguntei a um monte de gente qual seria a vantagem do Mac. Alguns disseram: melhor qualidade do hardware, sistema operacional mais evoluído. Eu duvidei. Não sou lá muito abonado e a diferença de preço é dinheiro que me faz falta. Pensei 300 vezes se valia a pena pagar mais.

Já uso o Mac de 13" há pouco mais de 6 meses. Não me arrependo nadica de ter pago mais. O Mac é realmente muito melhor do que tudo que já tinha usado antes. A qualidade da tela e a definição das letras é excepcional. Isto é ótimo para mim que uso óculos e que leio muito PDF. O touchpad é anos luz a frente do melhor windows ou melhor linux. O sistema operacional NÃO é intuitivo. Exige um pouco de estudo. Precisa ler algum livro e principalmente um blog do Akita em que ele dá dicas para o Mac. Sem isto é impossível aproveitar o que o OSX tem de bom.

Na comparação anterior a duração da bateria dos novos Macs é maior do que 7 horas (só pode fazer 300 cargas). O Vaio só tem a duração citada se comprar a bateria mais cara (o que aliás é muito bom porque o Vaio fica com um degrau atrás para a bateria maior e não esquenta a mesa - era o que eu ia comprar)

Se eu fosse comprar de novo outra máquina… não teria mais nenhuma dúvida… Mac… e de novo o de 13"… no máximo o de 15 se fossa para ter o processador Core I7

[]s
Luca

[quote=cs.santos0][quote=sulito]aloca o dinheiro para a compra do mac ( 2.229)

ainda bem q é so sua opiniao…rsrsrs

nao troco mais mac por outra maquina…

é mto show…principalmente para mexer com 3d…
[/quote]

ainda bem que é so sua opniao…rsrsrs

nao troco mais meu hp por outra maquina

é muito show…principalmente pra mexer com jogos 3D…show minha plaquinha de 1GB.
:lol: :lol: :lol:

bom, no começo do tópico eu já tinha quase certeza que ficaria com o Mac, nunca vi uma pessoa ficar na dúvida e não comprar rsrs… e nunca vi uma pessoa se arrepender…

quase certo que comprarei o meu daqui duas semanas, porém tenho uma dúvida, para quem programa Java… qual o futuro? vai rolar ou n…

Bah pessoal,

Sinceramente, na minha opinião, pagar 620 dólares a mais em um produto só por causa da marca é por dinheiro fora.

Se ambos os notes possuíssem especificações semelhantes e o valor fosse mais próximo eu acho que até justificaria (tipo o mac ser no max uns $ 80,00 a mais).

o vaio tem mais memória, inclui um bluray, possui mais portas usb…
a única desvantagem seria o tamanho do monitor.

qto ao sistema operacional, não diria que um é melhor que o outro, apenas são diferentes, aí depende do gosto.
mac vem com o Leopard, vaio vem com o windows 7, nao precisa gastar dineiro a mais aqui.

qto a duas placas de vídeo do mac, nao se engane, ele vai usar uma ou outra dependendo da carga 3D.
Apresentará vantagem de economia de energia (nesse ponto isso é muito bom) mas nao em performance.

a placa do vaio (GT230M) está na mesma classe de desempenho da 9600M segundo o site www.notebookcheck.net e possui
a vantagem de o chip ser fabricado no processo de 40 nm contra os 65nm da 9600M GT (esquenta menos).

qto a estabilidade, mac tbém trava como ja disse um colega aqui, mas trava menos, isso por que a variação do hardware
é menor e os componentes são bons: processador intel, GPU da nVidia, etc. Eu diria que PC nao trava mais que o mac,
se vc possuir um PC com componentes de qualidade semelhante aos do mac (como é o caso desse vaio). É lógico que
componentes de baixo custo como pcchips, sis, via, etc e seus drivers podres vão causar travamentos.

resumindo… são 620 doletas pagas por marca ou por estilo.

sei que alguns vão querer me apedrejar :slight_smile: mas vc pediu opiniões, segue aí a minha :stuck_out_tongue:

Update: Ubuntu 10.10 ta da hora! :slight_smile:

[quote=Tecnoage]fala luca! então eu tenho um vaio ja faz bastante tempo… nunca me deu problema algum… eu acho MAC muita facada pra pouca diferença…

abs![/quote]

caracas! eu tenho um HP com processador i7, 4GB de memória, mais um monte de recursos e nunca tive problema com o HP… e nunca tive problemas com esquentar ou coisa parecida…

Agora! NUNCA que eu compraria um mac com a configuração parecida com meu PC só pq o note é bonito e está na moda!

MUITA FACADA PRA POUCA DIFERENÇA!

e acrescentando:

MUITA MODINHA TBEM… artigo p/ hipsters da programação! :smiley:

Alguém pode citar qualquer trecho que alguém disse que comprou um Mac só por que esta na moda ou é mais bonito?

Não adianta, quem nunca usou pelo menos uma semana inteira, 8hs por dia, um Mac, jamais vai entender as vantagens, principalmente por achar que simplesmente comparando as configs de hardware da pra saber qual tem melhor ou pior performance.

[]s

[quote=Luiz Aguiar]Alguém pode citar qualquer trecho que alguém disse que comprou um Mac só por que esta na moda ou é mais bonito?

Não adianta, quem nunca usou pelo menos uma semana inteira, 8hs por dia, um Mac, jamais vai entender as vantagens, principalmente por achar que simplesmente comparando as configs de hardware da pra saber qual tem melhor ou pior performance.

[]s
[/quote]

Vc acha que vale a pena pagar quase o dobro por um MAC?

PS: Não estou querendo discordar de vc, apenas receber uma opinião, afinal, nunca tive um MAC. E nem é nada contra a Apple tbm…

[quote=Luiz Aguiar]Alguém pode citar qualquer trecho que alguém disse que comprou um Mac só por que esta na moda ou é mais bonito?

[]s
[/quote]

Luiz,

da forma como falei pareceu que eu estava generalizando né…
mas agora sem generalizar:

• que tem muita gente comprando por status tem. e que poderia ser mais barato tbem poderia :smiley:

Também não se pode comparar um mac com “qualquer” notebook. O mac é concorrente do vaio e os preços são parecidos, mac não chega a ser o dobro.
Comprei um mac ha uns 4 meses e não me arrependo. E querer comparar o macOS com o windows não da.

[quote=malokas]Também não se pode comparar um mac com “qualquer” notebook. O mac é concorrente do vaio e os preços são parecidos, mac não chega a ser o dobro.
Comprei um mac ha uns 4 meses e não me arrependo. E querer comparar o macOS com o windows não da.[/quote]

Tenho Vaio + Ubuntu, acho que a comparação fica mais justa, hehe. Windows não dá.

[quote=j0nny][quote=malokas]Também não se pode comparar um mac com “qualquer” notebook. O mac é concorrente do vaio e os preços são parecidos, mac não chega a ser o dobro.
Comprei um mac ha uns 4 meses e não me arrependo. E querer comparar o macOS com o windows não da.[/quote]

Tenho Vaio + Ubuntu, acho que a comparação fica mais justa, hehe. Windows não dá.[/quote]

Tenho um Vaio + Windows 7 há 1 ano e tb não trocaria por MAC . Nunca travou e nunca tive problema. Peguei o vaio pq a empresa pagou uma parte. Realmente não volto mais para HP ou Acer ou outra marca. Quem sabe um dia compro um Mac só para comparar :lol:

Infelizmente ou não, agora não tenho tempo pra aprender outro OS e ficar caçando ferramenta alternativa para desenvolver… :lol:

[]s

[quote=renzonuccitelli][quote=j0nny][quote=malokas]Também não se pode comparar um mac com “qualquer” notebook. O mac é concorrente do vaio e os preços são parecidos, mac não chega a ser o dobro.

Tenho Vaio + Ubuntu, acho que a comparação fica mais justa, hehe. Windows não dá.[/quote]

Tenho um Vaio + Windows 7 há 1 ano e tb não trocaria por MAC . Nunca travou e nunca tive problema. Peguei o vaio pq a empresa pagou uma parte. Realmente não volto mais para HP ou Acer ou outra marca. Quem sabe um dia compro um Mac só para comparar :lol:

Infelizmente ou não, agora não tenho tempo pra aprender outro OS e ficar caçando ferramenta alternativa para desenvolver… :lol:

[]s[/quote]

Ubuntu é simples, mas como vejo que vc é desenvolvedor Flex, a Adobe descontinuou o Flex para Linux, particularmente, achei uma palhaçada, e por isso, pessoalmente, escolho outras tecnologias para View.

Caraca, vc é masoquista, Luca.Não consigo ler direito nada, numa tela de 13". Eu tô com um vostro 3500 aqui com tela de 15.6" e acho pequena.A soma da minha miopia com astigmatismo tá pegando… :smiley:
Fico feliz que vc se deu bem com um Mac, mas ainda acho ele meio “overpriced”.O note que estou usando custou 2950reais(corei5 520m,4GB,GF310M,500GB7200rpm HD, com teclado iluminado) veio com WinPro Original,Antivírus + 1 ano de completcare.Achei “justo”, considerando que eu uso ele pelo menos 10h-12h/dia.
O painel do macbook é bom, mas é apenas um TN com um filme para melhorar a visibilidade.Sinto falta de um painel IPS ou VA nos notes.
Meu conselho para quem quiser comprar um note agora, é esperar até o lançamento dos intel sandybridge(janeiro), que fará com que os preços dos coreiX em estoque caiam muito.

[quote=Luca]Olá

Bem… abri o tópico… então tenho direito a um pitaco…

Na época estava em dúvida entre um Dell, um Vaio e um Mac.

• Dell é muito bom, mas sei de um monte de gente que teve problema. Se fosse para comprar aqui poderia trocar facilmente mas lá fora seria difícil

• Vaio também é muito bom mas entre ele e o Mac acabei optando pelo Mac mesmo sendo bem mais caro e mais limitado nas especificações.

Antes de optar pelo Mac perguntei a um monte de gente qual seria a vantagem do Mac. Alguns disseram: melhor qualidade do hardware, sistema operacional mais evoluído. Eu duvidei. Não sou lá muito abonado e a diferença de preço é dinheiro que me faz falta. Pensei 300 vezes se valia a pena pagar mais.

Já uso o Mac de 13" há pouco mais de 6 meses. Não me arrependo nadica de ter pago mais. O Mac é realmente muito melhor do que tudo que já tinha usado antes. A qualidade da tela e a definição das letras é excepcional. Isto é ótimo para mim que uso óculos e que leio muito PDF. O touchpad é anos luz a frente do melhor windows ou melhor linux. O sistema operacional NÃO é intuitivo. Exige um pouco de estudo. Precisa ler algum livro e principalmente um blog do Akita em que ele dá dicas para o Mac. Sem isto é impossível aproveitar o que o OSX tem de bom.

Na comparação anterior a duração da bateria dos novos Macs é maior do que 7 horas (só pode fazer 300 cargas). O Vaio só tem a duração citada se comprar a bateria mais cara (o que aliás é muito bom porque o Vaio fica com um degrau atrás para a bateria maior e não esquenta a mesa - era o que eu ia comprar)

Se eu fosse comprar de novo outra máquina… não teria mais nenhuma dúvida… Mac… e de novo o de 13"… no máximo o de 15 se fossa para ter o processador Core I7

[]s
Luca[/quote]

Depois de ler esse post fiquei com muita vontade de comprar um mac. Comprei um HP dv7-4190US recentemente com um processador i7, monitor de 17.3, 2 HDs de 500GB cada, 6GB de memória e placa ATI Mobility Radeon HD 5650 de 1GB. A configuração dele é ótima, mas infelizmente só tem me trazido problemas. Eu formatei ele e fui no site da HP baixar alguns drivers que o windows 7 não instalou, mas nenhum dos drivers que a HP fornece para wireless pro modelo do meu notebook funcionaram aqui, e as vezes eu tenho alguns problemas com o vídeo também.