Quanto um MAC vale mais do que um Note Win ou Linux?

Sinceramente, odéio ter que ficar reabrindo tópico, para ser sincero, não me recordo da última vez que fiz isso, mas bem, achei oportuno continuar nesse do que criar uma vada threat.

Estou com essa dúvida da compra de um notebook, mesmo eu não sendo muito adepto de notebooks, tables, mobile, netbooks e cia. Mas me sinto na necessidade de tal, ficar lendo ebooks, programar e organizar minhas coisas na cama e poder levar um aparelho como esse para outros locais.

Então, sou mais exigente do que o normal (acredito que a maioria aqui assim o é) no que tange a compra de computadores. Meu último PC, paguei 8 mil reais, e me valeu a pena. Então, se for para pegar um note, que seja um notebook que atenda ao menos a maioria das demandas que tenho, e como tal, estou pensando em pegar um Mac. Não nego que também isso é um efeito da marca, do poder que ela exerce, a outra coisa seria poder utilizar aplicativos que no Windows e Linux não se encontra disponíveis, outra questão é a vontade de sentir uma experiência diferente de usabilidade de SO, e acredito que o Mac irá me proporcionar algo diferente.

Outra coisa importante, o Mac já vem configurado com diversos aplicativos que podem minimar a procura do usuário pelos mesmos em outros sistemas operacionais. Eu sinto a necessidade de gravação de vídeos, e a maioria dos aplicativos em Windows para tal acho meio ruins ou ?complexos?. Mesmo sendo o Camtasia ou CamStudio. O gravador de vídeo para Mac parece ser excelente, isso é bastante importante para mim.

Claro que o preço é muito salgado, mas acho que a pessoa está levando um produto de alta qualidade, não somente pelo peso da marca, que realmente deixá-lo mais caro, mas também a qualidade do SO, a optimização com o hardware e recursos exclusívos. Além do que, os MacBooks estão vindo o padrão thunderbolt, que me pareceu também interessante.

O que me preocupa é, e que talvez, os usuários de MacBook possam me ajudar. No tocante a tela de 13’ (já que a de 15’ está fora do meu orçamento atual), ela se torna proibitiva se você quiser programar? Não sou designer e jamais iria usar um notebook para tal, mas programo em diferentes ambiente e diferentes linguagens e quero um note que me atenda também bem nesse aspecto, mas será que ela é muito impactante? E se puderem dizer suas experiências com o Mac também ficaria muito grato.

Cada vez que leio esse tópico fico com um pulga ainda maior atrás da orelha…

Um amigo comprou recentemente um MAC 13" Core 2Duo com 4GbRam e tbm me disse a mesma coisa… Não quer mais outra coisa nessa vida.

Ele sempre me pareceu uma pessoa centrada e quando disse que a vantagem do MAC não é somente a Blz, mas sim o “jeito MAC de ser” te colocando em uma nova experiência de usabilidade percepção da tua máquina…

Enfim, to juntando grana, até lá decido se vai um Vaio com um Hardware maior ou um Mac, pra descobrir como é o “jeito MAC de ser”.

Abs []

Sinceramente, odéio ter que ficar reabrindo tópico, para ser sincero, não me recordo da última vez que fiz isso, mas bem, achei oportuno continuar nesse do que criar uma vada threat.

Estou com essa dúvida da compra de um notebook, mesmo eu não sendo muito adepto de notebooks, tables, mobile, netbooks e cia. Mas me sinto na necessidade de tal, ficar lendo ebooks, programar e organizar minhas coisas na cama e poder levar um aparelho como esse para outros locais.

Então, sou mais exigente do que o normal (acredito que a maioria aqui assim o é) no que tange a compra de computadores. Meu último PC, paguei 8 mil reais, e me valeu a pena. Então, se for para pegar um note, que seja um notebook que atenda ao menos a maioria das demandas que tenho, e como tal, estou pensando em pegar um Mac. Não nego que também isso é um efeito da marca, do poder que ela exerce, a outra coisa seria poder utilizar aplicativos que no Windows e Linux não se encontra disponíveis, outra questão é a vontade de sentir uma experiência diferente de usabilidade de SO, e acredito que o Mac irá me proporcionar algo diferente.

Outra coisa importante, o Mac já vem configurado com diversos aplicativos que podem minimar a procura do usuário pelos mesmos em outros sistemas operacionais. Eu sinto a necessidade de gravação de vídeos, e a maioria dos aplicativos em Windows para tal acho meio ruins ou ?complexos?. Mesmo sendo o Camtasia ou CamStudio. O gravador de vídeo para Mac parece ser excelente, isso é bastante importante para mim.

Claro que o preço é muito salgado, mas acho que a pessoa está levando um produto de alta qualidade, não somente pelo peso da marca, que realmente deixá-lo mais caro, mas também a qualidade do SO, a optimização com o hardware e recursos exclusívos. Além do que, os MacBooks estão vindo o padrão thunderbolt, que me pareceu também interessante.

O que me preocupa é, e que talvez, os usuários de MacBook possam me ajudar. No tocante a tela de 13’ (já que a de 15’ está fora do meu orçamento atual), ela se torna proibitiva se você quiser programar? Não sou designer e jamais iria usar um notebook para tal, mas programo em diferentes ambiente e diferentes linguagens e quero um note que me atenda também bem nesse aspecto, mas será que ela é muito impactante? E se puderem dizer suas experiências com o Mac também ficaria muito grato.

É verdade que o Ç (C cedilha) não existe como tecla única, sendo necessário pressionar OPTION C para conseguir fazer? Essa informação ainda procede nos modelos récem lançados da Apple?

[quote=Leozin][quote=djemacao]
[PIADA]
Será que rola dizer que a maçã tá comida pra ter um desconto?
[/PIADA][/quote]

[/quote]

Boa!
HAHAHAHA essa piada foi muito A praca e nossa! :smiley:

Sim apertando OPTION+C faz o “Ç” - acabei de usar. :slight_smile:
Nao sei se existe um modelo do Mac com o teclado ABNT2.

Por aqui o Mac Book Pro 13" custa 1.9k - no Brasil 3.6k, ouch! :?

[quote=keller][quote=Grinvon]
É verdade que o Ç (C cedilha) não existe como tecla única, sendo necessário pressionar OPTION C para conseguir fazer?
[/quote]

Por aqui o Mac Book Pro 13" custa 1.9k - no Brasil 3.6k, ouch! :? [/quote]

Obrigado Keller! :wink:

Bom, apesar desse “inconveniente”, ainda vou de Mac!

[quote=keller][quote=Grinvon]
É verdade que o Ç (C cedilha) não existe como tecla única, sendo necessário pressionar OPTION C para conseguir fazer?
[/quote]

Por aqui o Mac Book Pro 13" custa 1.9k - no Brasil 3.6k, ouch! :? [/quote]

Nossa, agora que lembrei de você! Batíamos papo no MSN! Você morava em Curitiba, tem o mesmo nome do meio que o meu.

Meu Sony Vaio dos EUA tbm é assim :slight_smile:

Sim, eu programo aqui no meu.
Objective-C, Java, RoR.

Respondi logo acima, nao? :slight_smile:

Hahahah, sim acho que em 2003! Quando era mais ativo no GUJ.
So’ errou de cidade mas sou sim do sul - SC. Agora to longe…

Grinvon,

Já comprei 4 Macs aqui pra casa: um MacBook Black 13’’ que me acompanhou durante 3 anos, um iMac 20’’ (aliás, to vendendo hehehe), um MacBook Pro 13’’ que agora é minha máquina diária e um MacBook Air 11’’ (da minha esposa). Quanto a tela, eu sempre preferi notes menores e mais leves, mesmo antes dos Macs (meu note 5 anos atrás era um Vaio de 13’’ já). Acho 13’’ o tamanho perfeito para programar e ainda ter mobilidade.

Uso o Air de 11’’ da minha esposa para navegar as vezes, mas nao sei se trabalharia o dia todo nele. Em compensação, tem duas pessoas aqui na Caelum que usam o Air de 11’’ o dia todo e programam neles.

Sobre os programas e a adaptação, você vai sofrer um pouco no começo. Mas só no começo mesmo, e o legal é que tem muito MacManíaco por aí pra te ajudar com prazer. Tem programa pra tudo, nunca senti falta de nada.

Você não parece ser dos que choraminga por ser um pouco mais caro igual outros aqui, então vai de Mac que você não se arrepende.

Abraços

Só pra constar (porque fui um dos primeiros a responder o tópico em 2009 rsrs).

Demorou um pouquinho, mas eu comprei meu Mac. E estou extremamente satisfeito.

O SO, o hardware (que na minha opnião, tem um desempenho melhor, mesmo sendo a mesma especificações, ou inferior, de PC’s), a usabilidade.

Único problema é o $$ msm, mas se a pessoa disponibiliza dessa grana a mais, garanto que não irá se arrepender.

Eu acho q o mac une a configurabilidade (isso existe?) do linux (pelo fato do MAC OSX ser um SO baseado em UNIX), com a usabilidade do windows para tarefas cotidianas.

Existir, eu ‘acho’ que não existe, mas a comuicação é algo tão acima de línguas formais que eu entendi o que você quis dizer, ou seja, a palavra Configuração não caberia ao que você quis falar… Heuheueehue

To me convencendo de ter meu Mac tbm…

Abs []

[quote=foxpv]Só pra constar (porque fui um dos primeiros a responder o tópico em 2009 rsrs).

Demorou um pouquinho, mas eu comprei meu Mac. E estou extremamente satisfeito.
[/quote]

Desculpa a pergunta, mas quanto vc pagou/modelo ?

Para quem pretende fazer um Hackintosh não vale a pena ? Digo, tudo bem q o hardware é superior e talz, mas queria só o SO por causa do XCode…

Também estou interessado em comprar um Notebook e estou nesta dúvida Hackintosh x Mac

Se eu comprar um Mac e me arrepender do SO, posso instalar Windows belezão nele (kkk) ?
Num Mac, consigo colocar a interface de rede em modo promíscuo, e existem estes utilitários de rede tanto quanto existem para Linux e Windows ?
Quanto ao teclado com backlight, isto eu quero para poder usar no escuro, o MAC tem ?

Só consigo comprar um Mac na loja oficial ou existe outro jeito de comprar (pelo mesmo preço ou mais barato) ?

Desculpem as perguntas, mas estou pensando em fazer uma compra acertada e gostaria de avaliar se um Mac me cai bem para programar e talz.

Inicialmente eu estava pensando em pegar um Dell ou HP. Após ver este tópico, agora entrou no páreo o Mac.

Tem gente que usa um mac, apaixona.

Eu já trabalhei com um e nunca me seduziu, tem algumas tarefas que são mais fáceis, outras mais rápidas, e outras é trocar 6 por meia dúzia.

Sei lá, acho que SO hoje em dia não tem muita vantagem de um pra outro. Poderia ser aplicações, mas pro que eu mexo, até o Linux tem aplicações e sobra.

A Apple é a empresa que mais investe em inovação tecnológica, o valor agregado de seus produtos é muito maior do que de outros fabricantes de tecnologia.
Pretendo comprar um Mac para mim no final do ano, é o tipo de investimento que vale a pena. :wink:

Na boa as vantagens que tive com Mac:
Formatei ele 3x apenas, a primeira pq um macmaniaco disse q quando chega é bom formatar pq tem testes e bla bla bla, n sei se era verdade mas o fiz.
como o Sergio falou no comecinho vc n entende direito instalar SW e quando aprende pega um monte de besteira e n sabe remover kkkk dai formatei a vez 2.
A terceira vez que formatei foi quando comprei o snow Leopard, já tem + de um ano e até agora nada dele ficar lento, nem travar, está tudo legal.

O Windows de 6 em 6 meses recomendo formatar…

Quanto a SW, vc tem tudo no Mac que tem pra Windows.

faz 3 anos q peguei meu macbook e quando comprar outro note, vai ser macbook com certeza.

Mac só tem 1 defeito, akele branco bonito do track e do teclado encarde e nao sai… pelo menos n consegui tirar com nada, parece sujo kkkkk
De resto 100% :smiley:

A diferença se chama MAC OS.

Isso pra mim é lenda urbana.
Não lembro de ter reinstalado nos últimos 10 anos, a não ser para novas versões.
Eu uso regularmente ferramentas de otimização de discos e de “limpeza” do registro, e só.

Isso pra mim é lenda urbana.
Não lembro de ter reinstalado nos últimos 10 anos, a não ser para novas versões.
Eu uso regularmente ferramentas de otimização de discos e de “limpeza” do registro, e só.
[/quote]

depende em qual rede conecta;
eu usando na rede da facul, a cada fim de semestre tenho q formatar, pq ta cheio de virus :roll: