Quanto vale R$ ? meu projeto de software?

Salve galera, estou aqui pra tirar uma duvida e receber opinioes sobre quanto valeu meu sistema que eu desenvolvi.
Recentemente terminei um projeto de software de porte pequeno para medio, e surgiu a oportunidade de comercializa-lo, mas não tenho muita idéia de quanto vale exatamente hoje.

O sistema consiste em cadastro e gerenciamento financeiro/titulos.
Abaixo segue a descrição completa do desenvolvimento do projeto para vcs terem um ideia do porte dele.

Banco Postgresql com 35 tabelas .
Java EE.
JSF 2.0
PrimeFaces.
Jquery.
JPA
Hibernate
Spring Security
Spring MVC
Ireport

Pelo tamanho do banco da pra ter uma ideia do tamanho do projeto e sua estrutura.
Alguém consegue me dar opinião sobre quando valeu um sistema, desenvolvido com essas tecnologias para web, sendo um projeto de controle financeiro interno ?

Algumas perguntas:

• Quanto tempo você investiu no projeto?
  • Quanto você acha que vale seu valor hora (uma das formas de cobrar)?
  • Qual a importância do seu Sistema para seus clientes?
  • Qual a concorrência que ele enfrentará?

Quanto às tecnologias utilizadas, isso pra mim é irrelevante, eu poderia fazer um Sistema exatamente igual ao seu em PHP, Ruby, etc. A tecnologia pra mim é o de menos, já o que o seu software agrega ao negócio de seu cliente, isso sim, é fundamental. Alguns outros fatores como confiança e suporte próximo também podem entrar na negociação.

Além disso, você pode avaliar que há várias formas de recuperar seu investimento com o Software, então:

• Você vai vendê-lo e deixar seu cliente ser o dono? Ou você pretende alugá-lo e cobrar uma taxa mensal?
  • Quanto tempo você investiu no projeto?
    40 dias
  • Quanto você acha que vale seu valor hora (uma das formas de cobrar)?
    R$ 40
  • Qual a importância do seu Sistema para seus clientes?
    O projeto foi desenvolvido para ele porque não achou um que atendesse suas necessidades
  • Qual a concorrência que ele enfrentará?
    Até o momento não tenho conhecimento de alguma concorrência.

Se for assim 40 dias * 8 hrs dias * 40 = R$ 12,800
OU outra ideia seria cobrar um valor de implantação e R$ 500, 00 por mensalidade

Mais importante que preço, é definir seu modelo de negócios: Como você vai licenciar o software ? vai ser por instalação ? por usuário ? o cliente vai instalar na empresa/casa dele ou você vai hospedar em servidor próprio ? Qual o público alvo, empresa ou usuário doméstico ?

Ou seja, existe toda uma classe de perguntas que você precisa responder antes de chegar a um preço …

Publico alvo são empresas, o valor seria instalação mais mensalidade, caso a empresa não tenha servidor seria contratado um serviço para ele, não tem custo por estação, visto que o ramo de negocio as empresas geralmente são de pequeno e medio porta (deste ramos especifico).

e você já pesquisou o preço de produtos similiares ?

Você tá partindo de um pressuposto muito errado, número de tabelas e tecnologia usada não quer dizer nada em relação ao valor comercial da sua aplicação.
Você tem que analisar o mercado, seus concorrentes, qual o tipo de seus possíveis clientes etc.

cade o projeto?

[quote=alexafe]Salve galera, estou aqui pra tirar uma duvida e receber opinioes sobre quanto valeu meu sistema que eu desenvolvi.
Recentemente terminei um projeto de software de porte pequeno para medio, e surgiu a oportunidade de comercializa-lo, mas não tenho muita idéia de quanto vale exatamente hoje.

O sistema consiste em cadastro e gerenciamento financeiro/titulos.
Abaixo segue a descrição completa do desenvolvimento do projeto para vcs terem um ideia do porte dele.

Banco Postgresql com 35 tabelas .
Java EE.
JSF 2.0
PrimeFaces.
Jquery.
JPA
Hibernate
Spring Security
Spring MVC
Ireport

Pelo tamanho do banco da pra ter uma ideia do tamanho do projeto e sua estrutura.
Alguém consegue me dar opinião sobre quando valeu um sistema, desenvolvido com essas tecnologias para web, sendo um projeto de controle financeiro interno ?[/quote]

O seu sistema vale o máximo que um cliente estiver disposto a pagar.

Além dos já citados, tem que quantificar os ganhos que o seu cliente vai obter com o seu sistema.
Quantos clientes potenciais você imagina ter.
Potencial de crescimento do sistema.
“Manutebilidade” do sistema.

Existem softwares similares?
Quanto em média o seu software vai poupar para o cliente?
Vai vender o software, ou também algum serviço?

O quanto vale é o quanto o cliente está disposto a pagar. E essa disposição vai variar de acordo com o tempo que ele terá de retorno sobre o investimento (ROI), condição de pagamento e do quanto sua solução seja única.

É mesmo em galera com as perguntas que vcs estão propondo abriu bem o meu pensamento sobre negocios :slight_smile:

[quote=alexafe]É mesmo em galera com as perguntas que vcs estão propondo abriu bem o meu pensamento sobre negocios :)[/quote] É normal cara… Muita gente já começou com essa mesma ideia, achando que a tecnologia utilizada é que precificava o software…

No fim, estamos todos na mesma estrada, aprendendo a cada passo. Só que uns já caminharam um pouco mais longe do que outros.

Sucesso no seu empreendimento.

Abs []

Obrigado galera