Quanto vale um profissional Java?

Bom dia Pessoal! Sou iniciante no Java. Já programei em ASP, PHP, Delphi e até em C para dispositivos microcontrolados, entretando, tudo procedural.
Estou entrando no mundo OO pelo Java. Estou começando a vencer a barreira do paradigma procedural agora.
Faz uns 3 mêses que estou estudando para SCJP(já comprei o vouche) e, ao mesmo tempo, estou fazendo um curso de J2EE(www.javapassion.com).
Enfim, larquei um emprego de programador ASP pra virar estagiário Java. Faz 6 mesês que tenho passado por uma série de treinamentos e avaliações, quando…derrepente, a fábrica onde trabalho vai fechar.
Sendo assim, comecei a mandar currículo com a intenção de conseguir uma vaga de desenvolvedor Júnior. As respostas começaram a pintar, com um porém: pretensão salarial.
Sinceramente, estou completamente por fora do valor de mercado de um programador na minha situação.
Alguém pode me dar uma idéia? Um valor por baixo/alto.

Saudações e obrigado!

Oi,

Você cai no mesmo caso que eu quando comecei a trabalhar com java, ou seja, você tem experiência de programação em outras linguagens mas não tanta com java.

Bom, para as empresas isso significa que elas vão colocar você no mesmo nível de estagiário.

A minha sugestão é, tente vender o seu peixe. Mostre para as empresas tudo o que você conseguiu fazer nos empregos anteriores em outras linguagens e também aquilo que você aprendeu em pouco tempo de Java.

Na minha opinião o profissional ajuda - e muito - a definir quanto a empresa vai pagar de salário.

Com relação à valores, eu tenho visto algo em torno de 30-35 /hora PJ ou 2500 clt para Junior, isso em São Paulo.

Abs

Dica que vale muito: implemente algum projeto em Java e apresente. Isso ajuda.

[]'s

Ok pessoal! Mto obrigado pela ajuda!!!

Olá.
Bem ja vi umas vagas assim de Programador Junior, que variam de 1.500 a 2.500.
Depende muito do seu conhecimento, mas como você ja foi programador, isso ajuda bastante.
No site da Apinfo http://www.apinfo.com tem umas vagas que mostra o salário como Prog. Junior.

O valor de PJ com o de CLT não estão equivalentes, o gasto com PJ ta maior q o com CLT o q geralmente é o contrario.
Achei estranho, tem certeza q é isso?

O valor de PJ com o de CLT não estão equivalentes, o gasto com PJ ta maior q o com CLT o q geralmente é o contrario.
Achei estranho, tem certeza q é isso?
[/quote]

No site da apinfo tem uma tabela que mostra um comparativo entre PJ e CLT. Usando uma comparação grosseira para PJ compensar sobre CLT tem que ser mais ou menos o dobro do valor, no exemplo que eu coloquei 30/hora a 160 horas por mês dá um total de 4800 bruto.

A quantidade de benefícios influencia neste cálculo.

Abs

É que eu estava fazendo a conta com 22 dias.
Então estava saindo a 6.160 reais com 35/h, que é bem mais q o dobro de 2500.

Com 160h a 30/h realmente fica algo equivalente a 2.500 CLT.

[quote=Sergio Figueras]Dica que vale muito: implemente algum projeto em Java e apresente. Isso ajuda.

[]'s[/quote]

Acho que não é necessário que você faça algo assim sozinho. Fazer parte de algum projeto em comunidade ou gerenciar um projeto em comunidade também deve servir.

Inté.

[quote=KWill][quote=Sergio Figueras]Dica que vale muito: implemente algum projeto em Java e apresente. Isso ajuda.

[]'s[/quote]

Acho que não é necessário que você faça algo assim sozinho. Fazer parte de algum projeto em comunidade ou gerenciar um projeto em comunidade também deve servir.

Inté.[/quote]

Concordo. Não apenas absorver conhecimento, mas tbm repassar esse conhecimento pra fora. Participar de projetos open-source, criar um blog com dicas, colocar vídeo-aulas no youtube, etc… Tudo acaba contando muito.

Estou fazendo meu TCC, e semana passada decidimos implementá-lo como software livre, ao contrário do que a maioria das pessoas fazem lá na minha faculdade, que nem ao menos deixam o código fonte dos projetos lá.

Cara, vc eh programador ou programador Java

Não jogue fora sua experiência… Valorize-se!

Peça um valor condizente com sua experiência em programação e não em Java

Concordo com Josenaldo, pois você já tem experiência na área, seria muito mais difícil se você estivesse começando sem nenhuma experiência, mas se você já trabalhou com várias coisas anteriores é a início mais fácil você aprender java do que alguém que nunca viu um if then else na vida.

Aproveitando o assunto sobre implementar algum projeto em Java e apresentar.

Qual seria a melhor maneira de fazer isso?

Colocar no currículo que vc fez/participou do projeto “X” ?

• Se for o caso, colocar um link do aplicativo web no currículo, ou mostrar pessoalmente devido a curiosidade da empresa?

Se for errado colocar no currículo… apresentar no dia da entrevista? ou apenas comentar sobre o projeto?

e se o aplicativo for Desktop, e não tivesse como apresentar pela internet ?

alguma sugestão de melhor maneira?

Em brasília um programador sem experiência com nível superior está em torno de 1.800.

Onde voce viu isso?

Eu to com SCJP e aprendendo web agora e até estágio tá dificil por aqui. rsrs.

[quote=alucardeck]Aproveitando o assunto sobre implementar algum projeto em Java e apresentar.

• Se for o caso, colocar um link do aplicativo web no currículo, ou mostrar pessoalmente devido a curiosidade da empresa?

Se for errado colocar no currículo… apresentar no dia da entrevista? ou apenas comentar sobre o projeto?

alguma sugestão de melhor maneira?[/quote]

Sugestão:

Tente jogar o seu projeto Java num pendrive, aproveite para colocar as últimas distribuições de JDK/JRE para diversas plataformas nesse pendrive e mantenha o pendrive com você. Se você for suficientemente rico, pode-se trocar o pendrive por um notebook mesmo.

Inté.

[quote=KWill][quote=alucardeck]Aproveitando o assunto sobre implementar algum projeto em Java e apresentar.

alguma sugestão de melhor maneira?[/quote]

Sugestão:

Tente jogar o seu projeto Java num pendrive, aproveite para colocar as últimas distribuições de JDK/JRE para diversas plataformas nesse pendrive e mantenha o pendrive com você. Se você for suficientemente rico, pode-se trocar o pendrive por um notebook mesmo.

Inté.[/quote]

Cita no currículo cada projeto pelo qual você passou, período, qual foi exatamente seu papel no projeto, como contribuiu, qual o ambiente (tecnologias e ferramentas), etc.

Algumas vezes você não pode dar muitas informações além dessas, pois o projeto não pertence a você, mas a seu antigo chefe. Mas se puder mostrar o projeto, coloque o link, caso seja uma aplicação disponível na web, ou se for uma aplicação desktop, leve-a no pendrive ou num notebook.

E lembre-se que:

1 - Falta programador no mercado
2 - Falta mais ainda programador capaz de trabalhar com várias tecnologias.

[quote=josenaldo]Cara, vc eh programador ou programador Java

Peça um valor condizente com sua experiência em programação e não em Java[/quote]

Infelizmente eu não vi isso quando comecei a trabalhar com java… eu ja tinha experiência de 5 anos anteriormente em programação… quando eu comecei a procurar eu ouvi de um recrutador que a minha experiência anterior não valia de nada, e eu precisaria preencher os requisitos daquelas planilhas toscas, x anos em framework tal, etc, etc, mas pode ser também que eu não tenha conseguido vender o meu peixe,

Abs

[quote=André Fonseca][quote=josenaldo]Cara, vc eh programador ou programador Java

Peça um valor condizente com sua experiência em programação e não em Java[/quote]

Infelizmente eu não vi isso quando comecei a trabalhar com java… eu ja tinha experiência de 5 anos anteriormente em programação… quando eu comecei a procurar eu ouvi de um recrutador que a minha experiência anterior não valia de nada, e eu precisaria preencher os requisitos daquelas planilhas toscas, x anos em framework tal, etc, etc, mas pode ser também que eu não tenha conseguido vender o meu peixe,

Abs[/quote]

Já ouvi isso de alguns recrutadores e foi com muito prazer que eu disse que realmente eu não ea o cara certo para a vaga, muito obrigado e até logo.

Não sei de vocês, mas eu sou bem focado na minha carreira. Antes de olhar para o dinheiro, olho se o trabalho vai me agregar algo. Se não agregar, nem pego. Se a empresa insistir, mudo de emprego.

Tudo bem que nem tudo são flores e algumas vezes temos de ceder. As vezes com alguns limões, pode-se fazer uma bela limonada. Mas se você se desvia muito de seu caminho por causa de alguns poucos reais agora, vai perder muito mais depois. Inclusive muitos reais.