Pessoal, estou prestes a realizar a prova de certificação java 1.6 e gostaria de tirar uma dúvida
Gostaria de saber de vocês, na visão de mercado (opinião própria não vale, rs…) de cada um de vocês, qual é a faixa salarial que um profissional formado e com SCJP deve ganhar? considere que ninguém passa no exame “por sorte”.
Aqui onde eu moro, pode ter certeza, com certificação ou sem, não valem nada. Mas se vc souber Clipper ou Delphi, vc vale muito rsrsrsrsrs…
É relativo!
Quinger
Pessoal, estou prestes a realizar a prova de certificação java 1.6 e gostaria de tirar uma dúvida
Gostaria de saber de vocês, na visão de mercado (opinião própria não vale, rs…) de cada um de vocês, qual é a faixa salarial que um profissional formado e com SCJP deve ganhar? considere que ninguém passa no exame “por sorte”.
Certificação é para certificar oq vc supostamente já sabe… E para agregar valor ao seu currículo.
Mas base salarial assim varia mto de região pra região tbm.
Ratao:
Aqui onde eu moro, pode ter certeza, com certificação ou sem, não valem nada. Mas se vc souber Clipper ou Delphi, vc vale muito rsrsrsrsrs…
É relativo!
Pior que é assim mesmo, aqui se vc sabe programar em Natural ou Cobol vc ganha uma grana legal…
Cobol EE
(SCCP)
huaheuaheuaheu
Ratao
huahuahu… ateh rimou hein?!
Trabalho em uma empresa, onde são 3 programadores Delphi, 1 Clipper e eu em Java.
Os caras do Delphi ganham 3 vezes mais que eu, o cara do Clipper 7 vezes mais que eu. E eu nao sou estagiário nem nada assim. Sou CLT com tudo certinho. Soh como deixa, eh menos de R$700,00 rsrsrsrs…
O pior nem eh isso. Eh ter que seguir projeto de programador Clipper, que nao aceita nada do que se fala, nao entende OO, e acha que tudo é copiar e colar e pronto.
G
gk-bgh
Ratao:
Quinger:
Pior que é assim mesmo, aqui se vc sabe programar em Natural ou Cobol vc ganha uma grana legal…
Trabalho em uma empresa, onde são 3 programadores Delphi, 1 Clipper e eu em Java.
Os caras do Delphi ganham 3 vezes mais que eu, o cara do Clipper 7 vezes mais que eu. E eu nao sou estagiário nem nada assim. Sou CLT com tudo certinho. Soh como deixa, eh menos de R$700,00 rsrsrsrs…
O pior nem eh isso. Eh ter que seguir projeto de programador Clipper, que nao aceita nada do que se fala, nao entende OO, e acha que tudo é copiar e colar e pronto.
Você esta morando no lugar errado Arruma as malas e vai embora. O que eu vejo do mercado é procura em massa por programadores java (J2EE) e .NET. É quase que meio a meio, mas acho que java ainda leva vantagem na quantidade de vagas, já .NET leva vantagem no salário. Claro que isso não é regra, mas é o que eu geralmente vejo…
Salários aqui em Belo Horizonte para programador java vão de R$1300 - R$3500, claro que depende da experiência do profissional, cursos, certificações etc.
[]s
Gunnar
Quinger
Ratao:
Putz ai é triste!
Vc tem alguma certificação? É formado?
Ratao
Certificação não. Estou agora no 7º período de SI. Mas mesmo se fosse certificado, aqui não valorizam isso nao. Para eles nao faz diferença.
jgbt
paulocanedo:
Respondendo a pergunta do topico: vc pode valer menos, igual ou mais que um profissinoal sem SCJP/graduação.
essas qualificações podem te facilitar acesso a alguma oportunidade, mas na maioria das vezes financeiramente não faz muita diferença.
O que faz a diferenca é o seu know how, sua experiencia, e isso so com tempo de carreira.
Cerificação no meu caso(SCJP/SCWCD), so me ajudou a dar aulas em cursos java.
[]´s
LPJava
eu nao sei pq o pessoal geraliza essa questao de certificacao tudo depende do local de atuacao cara… pq isso vai refletir nas empresas e nos clientes dela… muito lugar ai… os clientes das empresas se importa em o sistema está pronto e funcionando… agora em outros locais os clientes, que saber quem sao os colaboradores da empresa… se tem uma equipe formada… e como é formada essa equipe… tudo depende do perfil da empresa e clientes que ela tem… isso sim que a certificacao a graduação faz a diferença e infelizmente é uma minoria no Brasil, como se diz: " A dedo ". Agora eu mesmo tirei a certificacao mais para solidificar meus conhecimentos, ao mesmo tempo aprender de forma diferente. Se eu for contratado por causa dela ou nao, isso é uma consequencia… fiz pq estava a fim de testar meus conhecimentos… e vai ser o mesmo procedimentos para as proximas… tiro certificacoes para mim… e nao para exigir :D…
Bom isso é uma opniao minha hehe mais vai de cada um como olhar a certificacao (seja ela oracle, java, linux etc).
flw!
P
paulocanedo
Pô galera, tava pendindo referências de quem tem experiência (no mercado de trabalho não em java em si), parece que o povo tem medo de escrever cifras por ai, rs… Só um escreveu valores. Tenho uma certa experiência e alguns conhecimentos extras, mas quero avaliar o que ganharia um profissional formado com SCJP, que sabe se virar quando manda ele programar algo. Gostaria de saber isso pq eu moro no estado do Tocantins e acho que aqui é muito desvalorizado (mais ainda do que o Brasil em geral).
Por favor digam a faixa salarial que acreditam existir no mercado, não tenham medo de escrever cifras, rs…
Ah… me refiro a um profissional com SCJP e formado não pra ser avaliado como currículo e sim pra dizer que seja um profissional com um conhecimento razoável. Quando vc tira a certificação é pq tem uma prova de seu conhecimento, se vc é formado, quer dizer que tem uma boa noção de áreas distindas da computação (pelo menos é pra ser assim, hehehe)
Ratao
LPJava:
eu nao sei pq o pessoal geraliza essa questao de certificacao tudo depende do local de atuacao cara… pq isso vai refletir nas empresas e nos clientes dela… muito lugar ai… os clientes das empresas se importa em o sistema está pronto e funcionando… agora em outros locais os clientes, que saber quem sao os colaboradores da empresa… se tem uma equipe formada… e como é formada essa equipe… tudo depende do perfil da empresa e clientes que ela tem… isso sim que a certificacao a graduação faz a diferença e infelizmente é uma minoria no Brasil, como se diz: " A dedo ". Agora eu mesmo tirei a certificacao mais para solidificar meus conhecimentos, ao mesmo tempo aprender de forma diferente. Se eu for contratado por causa dela ou nao, isso é uma consequencia… fiz pq estava a fim de testar meus conhecimentos… e vai ser o mesmo procedimentos para as proximas… tiro certificacoes para mim… e nao para exigir :D…
Bom isso é uma opniao minha hehe mais vai de cada um como olhar a certificacao (seja ela oracle, java, linux etc).
flw!
Concordo! Pretendo esse ano ainda tentar a SCJP
G
gk-bgh
Balela!
Quem que gosta de ficar pagando R$330,00 pra testar o conhecimento???
NINGUÉM.
As pessoas fazem a prova de certificação porque buscam oportunidades melhores, maior reconhecimento, empregabilidade etc…
Se não houvesse beneficio em tirar as certificações ninguém tirava. O mercado valoriza sim as certificações, e é diferencial.
Já ao criador do tópico…quer saber salário?? Começa a procurar emprego
Você vai começar a ver o que as vagas pedem ,quanto as empresas oferecem etc. O mais importante é saber vender o peixe…
[]s
Gunnar
jgbt
gk-bgh:
Balela!
NINGUÉM.
As pessoas fazem a prova de certificação porque buscam oportunidades melhores, maior reconhecimento, empregabilidade etc…
Se não houvesse beneficio em tirar as certificações ninguém tirava. O mercado valoriza sim as certificações, e é diferencial.
one fica esse lugar?
ja pássou o tempo que ceritficação SCJP te dava vantagens financeiras. ela no maximo te ajuda a participar de algum processo seletivo no inicio da carreira.
e a culpa disso é da propria Sun que banalizou a certificação SCJP, principalmente na versão 1.4. muita gente com conhecimentos minimo da plataforma Java fez certificação, foi p/ mercado e não segurou o tranco.
claro que existem lugares que são diferentes. o ideal é certicação+experiencia, isso sim te da retorno financeiro.
ah… so p/ esclarecer, sou SCJP e SCWCD e falo a respeito do mercado em Porto Alegre.
[]´s
Jair_Rillo_Junior
Ratao:
É relativo!
Isso certamente acontece porque a empresa que você trabalha ganha mais dinheiro com Clipper e Delphi. A maioria dos casos que isso acontece é porque existem projetos antigos legados nessas tecnologias e também porque os clientes da empresa não precisam de algo mais “moderno” como Java.
É uma virtude nossa (que trabalhamos com TI) saber identificar qual a melhor tecnologia que deve ser utilizada.
Sobre a pergunta do tópico, a certificação é apenas um diferencial no curriculum, mas que dificilmente irá agregar valor no seu salário. Mas mesmo assim eu aconselho a todos estudarem para a certificação.
Uma coisa ninguém pode negar, é muito bom quando a gente faz uma prova e somos aprovados nela
G
gk-bgh
concordo 100% com você! Experiência + certificação é o caminho.
Mas a certificação atesta conhecimento, que é o que as empresas querem…a certificação abre portas…
Tenho um amigo que não tinha experiência nenhuma com java…tirou a SCJP e dois meses depois estava trabalhando com J2EE, onde continua até hoje. Isso foi final do ano passado.
[]s
Gunnar
Ratao
ManchesteR:
Isso certamente acontece porque a empresa que você trabalha ganha mais dinheiro com Clipper e Delphi. A maioria dos casos que isso acontece é porque existem projetos antigos legados nessas tecnologias e também porque os clientes da empresa não precisam de algo mais “moderno” como Java.
É uma virtude nossa (que trabalhamos com TI) saber identificar qual a melhor tecnologia que deve ser utilizada.
Sobre a pergunta do tópico, a certificação é apenas um diferencial no curriculum, mas que dificilmente irá agregar valor no seu salário. Mas mesmo assim eu aconselho a todos estudarem para a certificação.
Uma coisa ninguém pode negar, é muito bom quando a gente faz uma prova e somos aprovados nela :)
Concordo com vc! Realmente a empresa possui muitos sistemas em Clipper. Eu entrei aqui com a função de passá-los para outra linguagem. O que preciso fazer aqui é pegar os sistemas que são similares e transformá-los em um somente. Quem sabe amanhã ou depois eu nao esteja juntinho com o cara do Clipper
crpablo
Falando sério… vc ganha mal pra caramba brother!!!
jgbt
gk-bgh:
Mas a certificação atesta conhecimento
Nem sempre certificação atesta conhecimento, ela so diz que vc passou em uma prova. Faça uma busca no forum, isso ja foi discutido.
gk-bgh:
a certificação abre portas…
Tenho um amigo que não tinha experiência nenhuma com java…tirou a SCJP e dois meses depois estava trabalhando com J2EE, onde continua até hoje.
concordo, foi o que eu falei antes, te ajuda em processos seletivos, principalmente os que são feitos po pessoas não tecnicas, que precisam de algum parametro para tentar medir conhecimento.
Mas ela não te garante aumento no seu salario/valor hora.
[]´s
Deluxe
cara…
é muito relativo a certificação enfluenciar no salario…
tem empresas que paga pra voce tirar certificação e se você conseguir ela, eles aumenta o seu salario… como eu disse nao é garantia q seu salario vai ser maior por causa da certificação…
mais é uma quase garantia de emprego… um diferencial q hoje conta muito… tem empresas prestadoras de serviço que so contrata programador, analista certificado.
.
A faixa de um certificado JR é uns 1500 a 2200…
mas volto a repetir q depende muito…
meu amigo tiro certificação em java, e chego no chefe e pediu aumento e conseguiu… mas é isso ai
t+
Ratao
Valew bro! rsrsrsrs… e ainda pago minha facul (R$560,00). Se fosse começar a falar de mim, teria que fazer um tópico de comédia, pq até eu mesmo começo a rir sozinho as vezes rsrsrsrs…
Mas voltando ao assunto do tópico. Varia de cidade para cidade, região para região e ocasião para ocasião. Assim como o ManchesteR disse, isso aqui ocorre pq a empresa possui mais lucro com os outros sistemas.
fabim
Valew bro! rsrsrsrs… e ainda pago minha facul (R$560,00). Se fosse começar a falar de mim, teria que fazer um tópico de comédia, pq até eu mesmo começo a rir sozinho as vezes rsrsrsrs…
Mas voltando ao assunto do tópico. Varia de cidade para cidade, região para região e ocasião para ocasião. Assim como o ManchesteR disse, isso aqui ocorre pq a empresa possui mais lucro com os outros sistemas.
Seja TI ou não, vc tem q trabalhar no produto final de empresa.
Na minha epoca de curso, um amigo meu tecnico em eletrotecnica ganhava 2.200+ e um que fazia sistema de informação 1.100. Nao precisa nem falar: era na área industrial.
Se os sistemas em Clipper de onde vc trabalha representam 98% da receita, é claro que profissionais Clipper vão valer mais. Talvez nao seja uma “sacanagem” dos seus patrões, e sim vc que esta no foco errado.
Aqui onde eu trabalho é Oracle + Java. Coloquei oracle na frente, pq o forte é banco de dados.
Java pegou carona. Bom pra mim.
Emerson_Macedo
Cara, eu fiz um monte de certificações de Java da Sun e como acompanhei diversas pessoas que fizeram também posso afirmar uma coisa: Só serve pra licitação. Vi muita gente que decorou um monte de coisas e passou na prova. Você pode fazer com conhecimentos sólidos, mas o que não dá é uma empresa escolher um profissional só por causa das certificações e/ou diplomas. Isso sim é ridículo.
fabim
Qto à certificação: no geral, pode ser que não acrescente nada no seu salário, mas vale a pena.
Qdo precisarem cortar pessoal, provavelmente vc será um dos últimos.
Acredite: muitas empresas de TI vivem de imagem = certificados
fabim
Aprendi muita coisa estudando pra SCJP, que eu fazia mas não sabia o porquê
Ratao
fabiocsi:
Se os sistemas em Clipper de onde vc trabalha representam 98% da receita, é claro que profissionais Clipper vão valer mais. Talvez nao seja uma “sacanagem” dos seus patrões, e sim vc que esta no foco errado.
Não considero “sacanagem” dos meus patrões. Vale lembrar que para o custo de vida aqui, por exemplo, R$800,00 pode equivaler a R$1.500,00 em SP. Eh muito relativo.
Não me considero tbm fora do foco. Eles me contrataram na função de como disse antes, passar esses sistemas para um sistema em Java. E como disse anteriormente tambem, “quem sabe amanhã não estou junto com o cara do Clipper?!”, ou seja, eu com os sistemas transformados, vai valorizar minha mao-de-obra aqui dentro.
fabim
Exato.
Mesmo assim seu salário está muito baixo, para alguem que esta migrando um sistema.
ps: moro em Vitória, e minha família é ai de Cachoeiro.
Ratao
fabiocsi:
Exato.
Mesmo assim seu salário está muito baixo, para alguem que esta migrando um sistema.
Sim, sou obrigado a concordar. Mas como atualmente estou preso a minha faculdade por questão financeira e dependo do emprego, estou apostando em algo a curto e médio prazo aqui dentro. Pretendo até o fim do ano quando me formar, se não melhorar, tentar alguma outra coisa, só que não posso arriscar algo agora no último ano da facul, deixo claro que nao estou estagnado tbm, estou olhando ao redor coisas melhores.
rubinelli
Vou reiterar o que outros falaram aqui: SCJP não altera seu salário. Ela apenas é útil como critério de desempate na hora de escolherem entre candidatos com perfil semelhante. Seu salário é fortemente determinado pela sua experiência com tecnologias que seu futuro empregador utiliza.
A única certificação da Sun que pode influenciar seu salário é a SCEA, que ainda é relativamente rara no Brasil. E isso apenas se você ainda não estiver trabalhando como arquiteto/team lead. De resto, só vão querer saber quem tem certificação na hora de mandar propostas pros clientes.
superminina
fabiocsi:
Exato.
Mesmo assim aqui em Vitória, não consegui encontrar nada muitooooo significativo… Apesar desse valor ser o valor pago a um estagiário que acabou de começar a digitar algumas linhas de código. Mas mesmo depois, o salário de um programador aqui em Vitória não vai muito além…
Obs.: Sou de Vitória também!!
Ratao
Karaka… vc me quebrou em 10 pedaços agora! To me sentindo um nada…
superminina
Ratao:
superminina:
"…Apesar desse valor ser o valor pago a um estagiário que acabou de começar a digitar algumas linhas de código… "
Karaka… vc me quebrou em 10 pedaços agora! To me sentindo um nada…
Desculpaaaa! Não era essa a intenção… rs
Mas é que é um valor baixo pro que você está fazendo.
Ratao
superminina:
Desculpaaaa! Não era essa a intenção… rs
Mas é que é um valor baixo pro que você está fazendo.
Tah desculpada!
rsrsrsrs… To brincando! Bom saber que jah encontrei além do meu amigo Kaabah mais 2 conterrâneos aqui.
fabim
superminina:
fabiocsi:
Exato.
Mesmo assim aqui em Vitória, não consegui encontrar nada muitooooo significativo… Apesar desse valor ser o valor pago a um estagiário que acabou de começar a digitar algumas linhas de código. Mas mesmo depois, o salário de um programador aqui em Vitória não vai muito além…
Obs.: Sou de Vitória também!!
A média de um desenvolvedor com 3 anos de experiência (meu caso) vai de 1800 - 2300 CLT
Aqui na empresa é essa a média, e conheco outros tb de outras empresas.
LPJava
gk-bgh:
Balela!
NINGUÉM.
Já ao criador do tópico…quer saber salário?? Começa a procurar emprego
Você vai começar a ver o que as vagas pedem ,quanto as empresas oferecem etc. O mais importante é saber vender o peixe…
[]s
Gunnar
de onde vc tirou isso? cadê a referencia, fonte, pesquisa, sobre? nao coloque o mercado q vc vive, ou o que vc acha como para todos, as pessoas sao diferentes, eu achei a certificacao um modo de eu avaliar meu conhecimento e percebi a diferença estupida de como aprendi php e java… tipo… nunca me interessei em fazer a certificacao de php e acho q se tivesse feito teria… programado melhor com a linguaguem, entendido melhor, e saber o meu nivel de conhecimento com a linguaguem… agora com java foi e está sendo diferente… se para vc 330,00 é muito $$$ para mim nao é qdo se trata de investimento em conhecimento… agora se vc me fala q gasta 330,00 no bar eu morria na mesma hora…
percebe a diferença nas coisas? entao nao geralize cara…
Emerson_Macedo
Aprendi muita coisa estudando pra SCJP, que eu fazia mas não sabia o porquê
Que você poderia ter aprendido sem ser estudando pra SCJP, ou também poderia ter decorado de acordo com simulados só pra passar na prova, ou seja, não prova nada.
victorwss
Realmente, não prova nada.
MAS, apesar de não provar nada, é um bom indício de que você sabe java. Afinal, quem não sabe p0rra nenhuma dificilmente se interessa em fazer a prova, e mais dificilmente ainda passa.
Obviamente, sempre há uns que passam por sorte, ou passam na base da decoreba, ou que apesar de conhecer a linguagem não sabem usá-la. Mas se um fulano tem certificação, isso é um bom indício de que ele sabe java.
E mais, se além de SCJP o fulano tiver SCJD, SCWCD e/ou outras, isso é um indício ainda melhor de que o cara sabe.
Pense bem, vamos supor que você queira contratar alguém para trabalhar com java. E então dentre as centenas de candidatos, aparece um que tem no curriculum uma SCJP, uma SCJD e SCWCD (com cópias dos certificados). Com certeza seria um candidato muito forte porque estas certificações são um forte indício de que o cara entende. Apesar de não garantir em absolutamente nada de que o cara realmente entenda, são um forte indício de que ele entende, e portanto a melhor aposta de achar um cara bom de verdade seria esse aí.
Enfim, as certificações não garantem nada, mas servem como ótimas indicações.
E obviamente, se onde você trabalha estiverem interessados em gente para trabalhar com Clipper, Cobol, Basic, VB, Delphi, Natural, whatever-else, aí sim a certificação não vale de nada ou quase nada simplesmente porque a necessidade é uma e a certificação é outra. Isso seria a mesma coisa que você ser um excelenete engenheiro trabalhando na sala de cirurgia de um hospital.
Emerson_Macedo
Errado. Como saber se passou por decoreba ou conhecimento?
O indício vem com experiências profissionais e perguntas bem formuladas nas entrevistas.
A mesma resposta da primeira. Tem uma monte de consultorias [A-Za-z]{3} que fazem internamente cursinhos preparatórios exclusivamente pra certificação e faz com que um monte de gente que não sabe nada sobre o que passou na certificação. :shock:
Ta mais que provado que contratar pessoas simplesmente por seus títulos de currículo não garante nada. Pelo contrário, tenho percebido que pessoas mais inteligentes e esforçadas não dão muito valor a essas coisas, a não ser que isso as traga conhecimento de verdade e não somente um papel dizendo que foi aprovado com X%. Por isso que vemos pessoas que saem da faculdade sem ter aprendido quase nada. Só estudaram pra passar nas provas, e muitas fazem só para terem o diploma de nível superior.
victorwss
Não dá para saber. Eu apenas disse que era um indício, uma pista, uma indicação. Mas por si só não prova nada.
Isso também é um indício. Porém não faz com que a certificação deixe de sê-lo. Mas isso também não prova nada, afinal de contas existem muitas pessoas que são especializadas em contar lorotas com uma lábia que faz qualquer gerente se apaixonar (boa vocação para política).
EDIT: Aliás, existem muito mais contadores de lorotas do que pessoas certificadas que não sabem porra nenhuma.
Olha, eu acredito que pelo menos 95% das pessoas que tem pelo menos duas certificações em java, realmente manjem de java pelo menos o suficiente para saberem se virar. O que você colocou aí é a exceção, e não a regra.
Sim, concordo com você. MAS, eu não disse que esse seria o único critério. Eu quis dizer apenas que o cara que tem mais certificações é o favorito do campeonato (o que não significa que será quem vai erguer a taça depois da final). Mas se fosse para fazer uma aposta olhando unicamente para as certificações, certamente a probabilidade de ganhar a aposta é maior no candidato com certificações de mais peso.
Adolfo_Rodrigues
victorwss:
Pense bem, vamos supor que você queira contratar alguém para trabalhar com java. E então dentre as centenas de candidatos, aparece um que tem no curriculum uma SCJP, uma SCJD e SCWCD (com cópias dos certificados). Com certeza seria um candidato muito forte porque estas certificações são um forte indício de que o cara entende. Apesar de não garantir em absolutamente nada de que o cara realmente entenda, são um forte indício de que ele entende, e portanto a melhor aposta de achar um cara bom de verdade seria esse aí.
Estas certificações citadas não provam nada além de que o cara passou numa prova específica, estudando ou decorando. Se provasse alguma coisa, contratar bons profissionais seria uma tarefa muito simples. E não é isso que você vai escutar de qualquer gestor/equipe/rh sério. Se ainda assim você achar que eu estou falando besteira, dê uma lida nos seguintes relatos: http://blog.fragmental.com.br/2007/10/22/sobre-entrevistas/ http://gc.blog.br/2008/01/21/sobre-entrevistas-parte-2/
Num processo de seleção legal como esse (pelo menos na minha opinião), qual o peso das certificações que você enumerou? Você acha que os caras deixariam de testar os conhecimentos do candidato só porque ele apareceu com uns certificados da Sun?
Emerson_Macedo
Victor, Eu tenho uma opinião bem diferente da sua nesses pontos. A única coisa que me passa alguma segurança sobre um profissional é se o mesmo for formado numa UFRJ, IME, ITA, [coloque aqui a faculdade que considera excelente …], pois nessas faculdades dificilmente o aluno consegue concluir se não aprender de verdade. Mas mesmo assim conheci pessoas Bachareis e Mestres por uma dessas faculdades que não pareciam ter essa formação (por incrível que pareça).
victorwss
indício!=prova
victorwss
Bem, nesse caso a única diferença é o peso de cada indício. Você pode dar mais peso a uma graduação na faculdade X ou Y e eu a uma certificação X ou Y. Mas no final o conceito é o mesmo, o que diferencia é o critério de pontuação.
Uma graduação não garante nada, mesmo que seja em uma das melhores universidades. Assim como uma certificação também não garante nada. Uma entrevista, igualmente não garante nada e uma determinada experiência em algum projeto X e/ou em uma empresa Y também não garante nada. Uma prova/teste também não garante nada.
Enfim, nada é garantido. Portanto o que fazer? Trabalhar com indícios. Embora esse fatores não garantam e nem determinem nada, eles são indicadores. Daí o que temos a fazer é dar pesos a esses indicadores e assim, TENTAR determinar se o cara é bom ou não baseado nestes indícios, seja de forma intuitiva ou seja de forma mais matemática.
Daí você tem que Pessoa X tem certificação A. Pessoa Y cursou B. Pessoa Z tem experiência em C. Então coloca-se na balança e TENTA-SE determinar quem é o melhor, ou quem está apto.
Enfim, voltamos ao método que é usado desde a antigüidade (isso quando o QI tem peso zero, obviamente). Não existe nada que garanta qualquer coisa, portanto a única coisa que nos resta é a heurística.
EDIT: Pensando bem, em certos casos, até o QI pode ser um indício útil. Desde que usado com sabedoria.
Adolfo_Rodrigues
Pior ainda, Victor. Se o certificado só te serve pra indício, qual o valor real? Só não digo que não tem valor nenhum porque a grande maioria das empresas ainda leva em conta. Tem, portanto, algum valor no mercado atual. Mas eu acho burrice dar qualquer valor a mais para um candidato porque ele tem alguma certificação. Um bom processo de seleção evita que você só tenha indícios para considerar entre a contratação do fulano ou do beltrano.
victorwss
Vejamos:
:arrow: Certificações são indícios, mas por si só não provam nada.
:arrow: Cursos de graduação são indícios, mas por si só não provam nada.
:arrow: Cursos de especialização, mestrado, doutorado são indícios, mas não provam nada.
:arrow: Cursos diversos e preparatórios são indícios, mas não provam nada.
:arrow: Entrevistas revelam indícios, mas não provam nada.
:arrow: Testes e provas revelam indícios, mas não provam nada.
:arrow: QI pode servir como indício em alguns casos, mas definitivamente não prova nada.
:arrow: Experiência comprovada é um indício, mas também não prova nada.
Enfim, que tipo de coisa você levaria em conta em um bom processo de seleção que não seja baseado só em indícios?
adriano_si
Esse QI é o “Quoeficinte de Inteligência” ou o “Quem Indique”, pois o segundo sim tem muito peso… hauahuahuahauahuahauuahauahua
Quanto a questão do tópico concordo com o Víctor pois conheço doutores e mestres que já perderam vaga para meros alunos, devido à outros fatores como Relacionamento Interpessoal, ou por simplesmente acharem que estava acima de tudo e de todos… aí mais do que nunca estou citando apenas indícios… vc contrataria alguém que foi demitido por “justa causa” ?? difícil né, mas de repente a demissão foi provocada e não pode ser levada como parâmetro… mais um indício… vc contrataria um ex-presidiário ? o cara pode ter sido preso injustamente, mas todo mundo sabe q a vida de um ex-presidiário no mercado de trabalho não é nada fácil…
Fods né ?? mas realmente tudo não passam de indícios… corretos ou não mas são avaliados…
Adolfo_Rodrigues
victorwss:
Vejamos:
:arrow: Certificações são indícios, mas por si só não provam nada.
:arrow: Cursos de graduação são indícios, mas por si só não provam nada.
:arrow: Cursos de especialização, mestrado, doutorado são indícios, mas não provam nada.
:arrow: Cursos diversos e preparatórios são indícios, mas não provam nada.
:arrow: Entrevistas revelam indícios, mas não provam nada.
:arrow: Testes e provas revelam indícios, mas não provam nada.
:arrow: QI pode servir como indício em alguns casos, mas definitivamente não prova nada.
:arrow: Experiência comprovada é um indício, mas também não prova nada.
Enfim, que tipo de coisa você levaria em conta em um bom processo de seleção que não seja baseado só em indícios?
Eu levaria em conta tudo o que o candidato colocou no currículo. Mas não acreditaria que ele conhece e entende polimorfismo, thread, collections, etc só porque apareceu com um certificado SCJP. Ia tentar, de várias formas, me assegurar de que o sujeito conhece o que ele disse conhecer. Aí você me pergunta: e como você faria isso? Eu, hoje, faria algo parecido (com adaptações para as minhas necessidades, logicamente) com o que o Shoes e o Guilherme Chapiewski relataram nos posts que eu indiquei.
OBS - Eu não vejo nada de errado na SCJP. Acho que é muito importante conhecer os tópicos que ela abrange. Só estou dizendo que, na minha opinião, a certificação não é garantia de conhecimento. Eu não contrataria alguém só porque ele é certificado.
adriano_si
Perfeito cara, isso é totalmente correto… Era aqui que o amigo do tópico queria chegar… Por exemplo:
Temos um candidato A e um candidato B que estão passando por um processo de seleção… ambos tem uma boa experiência de mercado, foram bem indicados por sua empresa antiga, foram reconhecidos por terem bom relacionamento interpessoal e etc… porém A tem uma SCJP e uma SCWD e B não tem nenhuma certificação…
Pergunto A é melhor ou mais capacitado do que B ???
R= Nem eu nem você poderemos saber essa resposta só avaliando essa situação.
Mas o correto é que não tem como negar que as certificações foram um diferencial… mesmo não provando nada… é isso que o nosso amigo criador do tópico quer saber… não se você tendo certificação você será o melhor ou mais qualificado… até porque um amigo num tópico aí em cima falow… O cara que manja muito mesmo, não faz tanta questão de se certificar, se fizer certificação é só por Currículo e por conhecimento…
Estou atrás da certificação da Sun para aprimorar meus conhecimentos… mas se meu salário aumentar por causa disso, não vou chorar nem um pouco… hehehehehehehehehe
Falows 8)
JMan
Vc tem alguma experiência na área… só por ser formado e ter certificação não da pra avaliar; Vc tem experiência com o que, a qnto tempo?
JMan
Olha… para alguem formado a pouco tempo, mas já com alguma experiência, com uma certificação (mas não faz mta diferença) aqui em CTBA, trabalhando como PJ varia de uns 15 até uns 22 p/h ±; Acredito que em sampa possa chegar a 30 ou mais. Mas isso varia mto…