Falta um ano para eu me formar, nunca tive experiência profissional e ao término deste semestre, estarei tentando ingressar no mercado de trabalho. Eu adoro java e programo muito bem nessa linguagem (até vou fazer a certificação SCJP, pois considerando os vários mock’s que se encontram por aí, achei a prova bastante fácil).
Bom, provavelmente eu vá conseguir um emprego como estagiário (normal, até porque não tenho a mínima experiência profissional) e procuro algo direcionado à Java. Na região onde moro Java é algo de outro mundo (assim como Orientação a Objetos, UML, engenharia de software, etc - o único projeto que fazem nas empresas por aqui é o do Banco de Dados. E são empresas multinacionais) e ninguém usa, por isso vou ir para a capital do estado (Porto Alegre) pra progredir.
Mas eu pergunto: quanto vale um programador java? Para um estágio, qual valor seria um razoável na hora de falar sobre pretensão salarial?
E um cara já contratado ganha quanto?
Considerando que eu tenha uma certificação Java, mas não tenha experiência profissional, solicitar uma vaga de estagiário e não de empregado não seria meio absurdo?
Bom, muito obrigado pela atenção.