Quanto voce vale?

Todo mundo já quis saber quanto vale e quanto o mercado está disposto a pagar por seu serviço. Pois bem, eu tenho uma ótima noticia para voce, voce provavelmente vale mais do que é pago. Surpreso? Talvez nem tanto…

O deficit de profissionais de TI chegará a 45.000, veja bem, eu disse profissionais não picaretas travestidos de profissionais. :lol:
Isso significa que se voce não souber vender seu peixe na entrevista e na negociaçao de salario voce será contratado por menos e muito menos do que voce vale.
Pior que isso, voce estará acabando com o mercado pois outros profissionais terão mais dificuldade em obter melhor remuneração porque voce se vendeu por baixo.

Constatações

Falei com um grande amigo ai mesmo de SP que está ganhando coisa de R$ 55,00 a hora PJ. Muita gente pode achar um valor alto demais, mas não é sabe porque? A empresa tira em cima dele bem mais que isso e pode pagar. Então antes de mais nada, valorize seu trabalho, sua certificação, sua faculdade e sua experiencia. Não cobre pouco! SE voce não é mais iniciante pesquise o que seus amigos estão ganhando e peça mais um pouco mais sempre e nunca menos.

Artimanhas que as empresas usam

As empresas fazem de tudo pra jogar o teu valor pra baixo, algumas delas são muito comuns:

Dizer que é uma grande oportunidade pra voce irrecusavel e se voce não aceitar irá se prejudicar. Mentira voce terá N outras oportunidades se não te pagam o suficiente não é boa oportunidade.

A empresa irá crescer e voce junto. A unica coisa que cresce é o bolso do dono.

Irão te contratar por um valor abaixo do que voce pediu e depois fazem uma promessa de aumento posterior. É a maior mentira que já vi, empresas não dão aumento em curto prazo jamais.

A empresa te oferece maravilhosos beneficios que valem mais do que dinheiro. Mentira! Você só paga aluguel, prestação de carro, escola dos filhos com DINHEIRO! Beneficio nenhum é melhor que dinheiro vivo só barras de ouro do Silvio Santos valem mais que dinheiro!

Em busca de novos desafios

Se voce já está em uma empresa, pesquisou e não acha que ganha o suficiente não é pecado pedir aumento ou equiparação com os colegas.
Se te foi negado ou prometeram pra ‘quando a coisa ficar melhor’ comece a cair fora. Buscar novos de$afio$ pois esta empresa nunca vai te pagar o que voce merece. Na nova empresa voce irá conseguir entrar ganhando o que voce merece, na antiga certamente não pois é de praxe empresas de TI não valorizarem que já deu o sangue por ela anteriormente. Isto também é fato. Trocar de emprego é a melhor solução pra aumentar o salário e a empresa amarga o prejuizo de ter que contratar outra pessoa e treina-la novamente!

Depois não reclame que as empresas pagam pouco e nos exploram, a culpa muitas vezes é de nós mesmos! 8)

Olá como vai?

Desculpe fazer essa pergunta, talvez nem caiba no contexto, mas você me despertou uma questão interessante ->
Profissionais de TI nunca fazem greve rs?! Nunca ninguém tomou a iniciativa?! rs Que merd***… rs

cara,

concordo plenamente com vc, mas o grande culpado somos nós msm, por aceitar isso. :?
Eu tenho um conceito comigo, quem precisa da gente são as empresas, não agente que precisa das empresas.

t+

Devo concordar que o mercado há muitas empresas pagando pouco e há “profissionais” aceitando, recentemente vi uma proposta para SENIOR pagando R$ 4.000,00, PO FALA SÉRIO isso para um SENIOR é sacanagem e quando contratam acabam contratando um PLENO e assim as empresas vão se virando.

Depois de um tempo tipo 3 anos na área decidi me arriscar e pedir salários que anteriormente considerava absurdos tipo R$ 7.000,00 CLT PLENO, mas vi que não é um bixo de 7 cabeças pois só os cursos que eu fiz, faculdade, livros, certificações e tempo gasto para aprender foi um investimento que deveria dar retorno então chutei o balde mesmo pois se eles querem alguem realmente disposto a fazer acontecer que pague por isso. Então para mim arriscar mas sabendo o que faz é viável e é algo valorizado.

Creio que os profissionais devem se arriscar mesmo pois se conseguem cumprir com suas obrigação nada melhor que ganhar bem por isso.

Tudo sempre depende de quanto baixo você baixa as calças :lol: :lol: :lol: :lol:
Algumas empresas “com nome” contratam estagiários para contratos sem remuneração :lol: :lol: :lol:
Galerá, acordem pelamorrrrr de Deus!!

Teve uma vez que fiquei alocado em um cliente e a consultoria me pagava R$35,00/hora. Depois de mais de um ano no cliente eu acabei pegando amizade com o pessoal de lá e um certo dia o gestor acabou me falando sobre valores, e disse que a consultoria cobrava R$120,00/hora pelo meu trabalho. Isso mesmo, eu não ganhava nem 1/3 do que o cliente pagava para a consultoria, sendo que as únicas vezes que a consultoria falava comigo eram no final do mês, para eu enviar a planilha de horas. Depois disso eu ainda descobri que os desenvolvedores mais novos contratados pela mesma consultoria ganhavam mais do que eu, sendo que eu tinha que treiná-los no framework, que era interno (feito há muitos anos pela empresa) e sem documentação nenhuma, e fora que eu já trabalhava para a consultoria há um bom tempo. Eu acabei reclamando e meu valor aumentou um pouco, mas mesmo assim não chegou nem a 50% do que a consultoria cobrava, porém se tivesse ficado calado ia continuar como estava. Depois disso eu nunca mais pedi valores baixos em entrevistas. Aliás, se fosse possível, eu gostaria de ter contrato direto com as empresas que fico alocado, sem ter a consultoria no meio, que não faz nada e fica com a maior parte do valor. Veja meu caso, se fosse direto eu ficaria extremamente feliz com por exemplo R$80.00/hora e a empresa também, pois seria R$40,00 a menos por hora que ela teria que pagar. Então eu concordo com você, acho que devemos cobrar mais alto e nivelar por cima, e não por baixo.

andredecotia
Com relação a greves, tá ai uma coisa que gostaria de ver. Mas como nossa área parece ser bem desunida acho muito improvável. Entre todas as profissões, provavelmente, é a única que ainda não foi regulamentada. Será que tenho razão… :lol: :lol: :lol: :lol:

por isso que eu to desempregado viu…
mas para ganhar pouco pelo que eu sei, eu prefiro ficar em casa ajudando o pessoal do GUJ… :smiley:

[quote]por isso que eu to desempregado viu…
mas para ganhar pouco pelo que eu sei, eu prefiro ficar em casa ajudando o pessoal do GUJ… [/quote]

Rachei…
xD cade o btn ‘CURTIR’ ???

É isso mesmo se tu não se valorizar , quem vai? Um Engenheiro Eletricista ou Aeronáutico SN ganha quanto? Nós da área temos que estudar as mesmas matérias ‘fodas’ dos outros cursos citados anteriormente , se bobiar nós estudamos muito mais para certificações,pós e todas essas sopas de letrinhas para estar sempre atualizado com novas e mil tecnologias que vem aparecendo , eu sou técnico em eletrônica formado pelo SENAI e consegui uma boa colocação no mercado somente com o curso , ganho até bem e trabalho na area de Engenharia Ferroviária ,Só que eu gosto de programação vo fazer oque?
Fui lá fiz um curso técnico em Informática,Fiz uns cursos de Java e comecei a faculdade ,to me matando de estuda, só que ta foda para entrar na area , vo tirar uma certificação para ve se facilita um pouco .
Oque vejo , é que como o amigo citou , não tem uma legalização da area , estipulando niveis como tecnicos ou engenheiros ou analistas e assim por diante , qualquer um pode ser um Arquiteto … oque não é falado é o quanto voce vai ter que se matar de estudar para ser um , e a empresa ainda ter a cara de pau de oferecer 5k para um profissional que fez pós , certificação , MBA e o caramba !@#$%¨, tomara que isso mude um dia…

mas será que a aceitação de salários baixos , não se deve à falta de confiança no seu proprio conhecimento??
Tipo, eu agora estou trabalhando como estágiario em programação JAVA, para mim eu acho que já ganho um bom salário, pois ainda não tenho tanto conhecimento e tenho medo de exigir mais e sei que poderia ganhar muito mais e partir para um contrato CLT…
Quem sabe é por isso que muitos aceitam essas mixarias, pois não tem confiança em si mesmo, que acham que se pagar lá seus R$ 2.500,00 já está bom pois estará aprendendo… e por ai vai…

Calma lá galera, isso já está ficando crítico em nossa área… O Sparc tocou em um ponto interessante que é a sua valorização pessoal…

Grana alta vem com tempo de mercado. Não importa quantas faculdades você tenha, pós, certificações, etc.

Eu pelo menos contrataria alguém com um valor alto se o cara me mostrasse resultado, projetos entregues, etc.

Tá tendo muita gente entrando no mercado agora, querendo ganhar quantias exorbitantes só porque é formado, ou tem certificação X ou Y.

Não é bem assim, sem que tem gente muito fera que ainda não sabe valorizar o seu trabalho o quanto deveria, ganhando abaixo do que vale, pelo falso conforto de ter o emprego garantido. Mas no geral, o cara que é experiente no mercado, sabe negociar, sabe quanto vale, é pago pelo que vale se souber negociar, pois esse cara está no mercado há bastante tempo e já sabe como a banda toca.

A maioria desses profissionais, já meteu a cara em Sistemas próprios e já negociou com clientes, já foi um mini empresário e sabe das mazelas de ser um nesse país em que vivemos…

Então, na boa pessoal, quando vejo palavras como GREVE, Regularizar profissão, etc… Não vejo nada mais nada menos do que alguém que está começando no jogo querendo ganhar rios de dinheiros… Isso não é assim em lugar nenhum, um bom advogado não ganha rios de dinheiro até ter provado seu valor, ele passa noites em claro mendigando casos ralé pra poder chegar em um nível alto… Um médico pra ganhar muito rala anos de faculdade + residência pra poder ganhar o que ganha…

Menos galera, bem menos… O mercado joga conforme as suas regras e o jogo não vai mudar, empresários continuarão tentando baixar, cabe a nós continuarmos tentando aumentar, de acordo com trabalho apresentado. Hoje ganho um salário top para o lugar que moro, mas já ganhei R$ 600,00/mês rindo de orelha a orelha por terem me dado uma oportunidade de entrar no mercado, e olha que faria tudo de novo.

Abs[]

Antes eu ficava inconformado com a disparidade do lucro que a empresa tinha e o valor pago do salário. Mas notei que isso não irá mudar nem em 5, 10, 50 anos.
Se realmente quer ter controle sobre o quanto se ganha, é preciso ter experiência, conhecimento profundo, bom networking e estar na cidade certa.

É irreal querer ganhar super bem numa cidade onde judas perdeu as botas, ou que tenha cartel entre as empresas, ou não ter experiência e nem conhecimento para
pegar um projeto afundando e transformá-lo num projeto lucrativo para a empresa.

Se realmente queremos ganhar bem, temos que sair da zona de conforto e procurar ver o que nos falta para chegar nesse objetivo de um salário justo, e parar
de ser inocente que fatores externos irão resolver isso sem a gente precisar se esforçar.

No meu caso em particular faltava estar trabalhando na cidade certa, e depois que sai da zona de conforto, consegui agora ter um salário justo :smiley: numa cidade próxima da minha.

No sul pode até ser bom, mas no Ceará temos um problema grande de cartéis.
Aqui as empresas mantém um acordo de não pegar o profissional de outra empresa, para assim evitar o aumento de salário por parte dos profissionais em caso de proposta/contra-proposta, e a maioria dos profissionais se submete a isso, os maus profissionais aceitam salários muito baixos em relação ao mercado porque não conseguem coisa melhor por conta da incapacidade deles.
No Ceará nós temos os mais baixos salários de TI, com um alto índice de variação. Junior ganha entre 1200 e 1400, pleno entre 1600 e 2000, e senior nunca chega a 3500, e quando chega é por um contrato de “toma um por fora”, só pra não pagarem impostos de um contrato CLT.

[quote]Devo concordar que o mercado há muitas empresas pagando pouco e há “profissionais” aceitando, recentemente vi uma proposta para SENIOR pagando R$ 4.000,00, PO FALA SÉRIO isso para um SENIOR é sacanagem e quando contratam acabam contratando um PLENO e assim as empresas vão se virando.

Depois de um tempo tipo 3 anos na área decidi me arriscar e pedir salários que anteriormente considerava absurdos tipo R$ 7.000,00 CLT PLENO, mas vi que não é um bixo de 7 cabeças pois só os cursos que eu fiz, faculdade, livros, certificações e tempo gasto para aprender foi um investimento que deveria dar retorno então chutei o balde mesmo pois se eles querem alguem realmente disposto a fazer acontecer que pague por isso. Então para mim arriscar mas sabendo o que faz é viável e é algo valorizado.

Creio que os profissionais devem se arriscar mesmo pois se conseguem cumprir com suas obrigação nada melhor que ganhar bem por isso. [/quote]

O que??? Eu sou registrado como programador sênior e ganho só 2,5 mil !!! Que otário eu sou!!

[quote=doravan]No sul pode até ser bom, mas no Ceará temos um problema grande de cartéis.
Aqui as empresas mantém um acordo de não pegar o profissional de outra empresa, para assim evitar o aumento de salário por parte dos profissionais em caso de proposta/contra-proposta, e a maioria dos profissionais se submete a isso, os maus profissionais aceitam salários muito baixos em relação ao mercado porque não conseguem coisa melhor por conta da incapacidade deles.
No Ceará nós temos os mais baixos salários de TI, com um alto índice de variação. Junior ganha entre 1200 e 1400, pleno entre 1600 e 2000, e senior nunca chega a 3500, e quando chega é por um contrato de “toma um por fora”, só pra não pagarem impostos de um contrato CLT.[/quote]

Curioso a colocação Doravan, pois tenho colegas em Fortaleza que estão ganhando bem por essa faixa mesmo e alguns deles vieram de SP para trabalhar em Fortaleza.

A faixa deles está entre 3500 - 4000, mas… 2 pontos:

1 - Qualidade de vida em Fortaleza é mais que o triplo que em São Paulo;

2 - Custo de vida em Fortaleza é quase o triplo menos que em SP (Segundo eles);

Ou seja estão ganhando metade do que ganham lá, porém vivendo 3 vezes melhor e gastando 3 vezes menos… será que seria justo estarem ganhando os mesmo 7000 ???

Achei bem curioso seu levantamento da questão mesmo, pois nunca havia visto ninguém reclamar do Ceará… Obrigado pelo Feedback, sempre considerei ir morar em Fortaleza. Estou até estudando umas propostas.

Pergunta: esse custo de vida, realmente confere ???

Abs []

Esse é um problema mais do mercado do que propriamente da empresa…

Se alguém é realmente Sênior em alguma área (e quando digo Sênior, peço que esqueçam o rótulo dado por uma empresa e sim Sênior de verdade, com projetos na bagagem) e ganha pouco, esse alguém é realmente Otário, ou está mal informado do quanto pode ir além (já ví 1 caso assim).

Agora se o cara entrou na empresa como Sênior (rótulo) mas na verdade é um iniciante que está agoniado atrás de emprego e ganhou essa boquinha, cala a boca e trabalha, corre atrás e mostra serviço. Se não aguentar ou for cobrado como Sênior depois, pula fora da empresa.

Isso é o que chamamos no mercado de “Empresa Trampolim”. As pessoas entram nela para adiquirirem experiência e depois que as têm, pulam fora. Pode ser sacanagem com a empresa usá-la para ganhar experiência, mas também foi sacanagem dela colocar um salário de 2.500 pra Sênior…

Pra mim a mamtemática é simples, seuma empresa usa o mercado a favor dela, use-o a favor de você.

Abs []

[code] fracassado wrote:O que??? Eu sou registrado como programador sênior e ganho só 2,5 mil !!! Que otário eu sou!!

Se alguém é realmente Sênior em alguma área (e quando digo Sênior, peço que esqueçam o rótulo dado por uma empresa e sim Sênior de verdade, com projetos na bagagem) e ganha pouco, esse alguém é realmente Otário, ou está mal informado do quanto pode ir além (já ví 1 caso assim).

Agora se o cara entrou na empresa como Sênior (rótulo) mas na verdade é um iniciante que está agoniado atrás de emprego e ganhou essa boquinha, cala a boca e trabalha, corre atrás e mostra serviço. Se não aguentar ou for cobrado como Sênior depois, pula fora da empresa.

Isso é o que chamamos no mercado de “Empresa Trampolim”. As pessoas entram nela para adiquirirem experiência e depois que as têm, pulam fora. Pode ser sacanagem com a empresa usá-la para ganhar experiência, mas também foi sacanagem dela colocar um salário de 2.500 pra Sênior…

Pra mim a mamtemática é simples, seuma empresa usa o mercado a favor dela, use-o a favor de você.

Abs [][/code]

Poxa, meu caso é falta de pesquisar o mercado, não sabia que estava ganhando tão absutdamente mal… Tenho meia década de experiência, já fiz uns 4 projetos grandes e vários menores. Agora mesmo estou terminando meu atual projeto que vale 1 milhão de reais (segundo meu patrão), fiz em 10 meses sozinho. Ainda tenho que aturar meu gerente arrogante e meus colegas que me boicotam.

Meus deus! Como sou otário demais !

[quote=fracassado][code] fracassado wrote:O que??? Eu sou registrado como programador sênior e ganho só 2,5 mil !!! Que otário eu sou!!

Abs [][/code]

Poxa, meu caso é falta de pesquisar o mercado, não sabia que estava ganhando tão absutdamente mal… Tenho meia década de experiência, já fiz uns 4 projetos grandes e vários menores. Agora mesmo estou terminando meu atual projeto que vale 1 milhão de reais (segundo meu patrão), fiz em 10 meses sozinho. Ainda tenho que aturar meu gerente arrogante e meus colegas que me boicotam.

Meus deus! Como sou otário demais !
[/quote]

Cara, eu acho que só por você achar que estava com um salario de sênior mostra que você não deve ser realmente um sênior. Um sênior precisa sacar muito… Talvez você esteja ganhando bem pela sua bagagem de conhecimento e te deram o título de sênior na sua empresa.

Aí não sei… O que diferencia um sênior ?

Aí não sei… O que diferencia um sênior ?[/quote]

Eu acho que salário é relativo, depende muito do perfil e perfil não é só experiência. Cada empresa tem sua forma de titular os desenvolvedores, acho que o que define um desenvolvedor sênior é sua bagagem de conhecimento: ter fortes habilidades em design de aplicações, atuar na frente de vários tipos de projetos, conhecer várias tecnologias, etc. Um dev sênior deve dar o exemplo, manter suas habilidades atualizadas e trazer novos conhecimentos para o resto da equipe.

Mas fala aí pra gente, quais são suas habilidades?