[quote]Eu acho que salário é relativo, depende muito do perfil e perfil não é só experiência. Cada empresa tem sua forma de titular os desenvolvedores, acho que o que define um desenvolvedor sênior é sua bagagem de conhecimento: ter fortes habilidades em design de aplicações, atuar na frente de vários tipos de projetos, conhecer várias tecnologias, etc. Um dev sênior deve dar o exemplo, manter suas habilidades atualizadas e trazer novos conhecimentos para o resto da equipe.
Mas fala aí pra gente, quais são suas habilidades?[/quote]
Bem, eu resolvo qualquer problema de programação. Para mim não há nada impossível, apenas trabalhoso. Conheço design patters, engenharia de software, já coordenei trabalhos de outros programadores, conheço vários frameworks e várias tecnologias diferentes.
Porém no meu trabalho atual, não uso nem 50% de tudo isso…
[quote=fracassado][quote]Eu acho que salário é relativo, depende muito do perfil e perfil não é só experiência. Cada empresa tem sua forma de titular os desenvolvedores, acho que o que define um desenvolvedor sênior é sua bagagem de conhecimento: ter fortes habilidades em design de aplicações, atuar na frente de vários tipos de projetos, conhecer várias tecnologias, etc. Um dev sênior deve dar o exemplo, manter suas habilidades atualizadas e trazer novos conhecimentos para o resto da equipe.
Bem, eu resolvo qualquer problema de programação. Para mim não há nada impossível, apenas trabalhoso. Conheço design patters, engenharia de software, já coordenei trabalhos de outros programadores, conheço vários frameworks e várias tecnologias diferentes.
Porém no meu trabalho atual, não uso nem 50% de tudo isso…[/quote]
Independente de tudo isso faça outras entrevistas pra você ver o que o mercado acha de você.
[quote=rogeriopaguilar]Teve uma vez que fiquei alocado em um cliente e a consultoria me pagava R$35,00/hora. Depois de mais de um ano no cliente eu acabei pegando amizade com o pessoal de lá e um certo dia o gestor acabou me falando sobre valores, e disse que a consultoria cobrava R$120,00/hora pelo meu trabalho. Isso mesmo, eu não ganhava nem 1/3 do que o cliente pagava para a consultoria, sendo que as únicas vezes que a consultoria falava comigo eram no final do mês, para eu enviar a planilha de horas. Depois disso eu ainda descobri que os desenvolvedores mais novos contratados pela mesma consultoria ganhavam mais do que eu, sendo que eu tinha que treiná-los no framework, que era interno (feito há muitos anos pela empresa) e sem documentação nenhuma, e fora que eu já trabalhava para a consultoria há um bom tempo. Eu acabei reclamando e meu valor aumentou um pouco, mas mesmo assim não chegou nem a 50% do que a consultoria cobrava, porém se tivesse ficado calado ia continuar como estava. Depois disso eu nunca mais pedi valores baixos em entrevistas. Aliás, se fosse possível, eu gostaria de ter contrato direto com as empresas que fico alocado, sem ter a consultoria no meio, que não faz nada e fica com a maior parte do valor. Veja meu caso, se fosse direto eu ficaria extremamente feliz com por exemplo R$80.00/hora e a empresa também, pois seria R$40,00 a menos por hora que ela teria que pagar. Então eu concordo com você, acho que devemos cobrar mais alto e nivelar por cima, e não por baixo.
[/quote]
Num sei não… para a empresa, a certeza que, caso vc resolva sair, outro recurso estará pronto para lhe substituir, vale muito mais do que 40 reais.
é pessoal, quem faz o ‘SINDICATO’ acaba sendo nós mesmos. na pratica agente que deve lutar pelo que nós queremos. se voce acredita que está ganhando menos que o merecido nada mais justo que lutar por isso. e geralmente na nossa área só trocando de empresa mesmo.
Aí não sei… O que diferencia um sênior ?[/quote]
Eu acho que salário é relativo, depende muito do perfil e perfil não é só experiência. Cada empresa tem sua forma de titular os desenvolvedores, acho que o que define um desenvolvedor sênior é sua bagagem de conhecimento: ter fortes habilidades em design de aplicações, atuar na frente de vários tipos de projetos, conhecer várias tecnologias, etc. Um dev sênior deve dar o exemplo, manter suas habilidades atualizadas e trazer novos conhecimentos para o resto da equipe.
Relativo sim mas na hora de pagar contas não há relatividade nenhuma. Cada um possui suas necessidades basicas de transporte, alimentação e moradia. Logo se a pessoa ainda não alcançou o valor desejado é bom correr atrás pra conseguir.
Eu também já trabalhei em consultoria no começo da minha carreira. Eu pedi um valor baixo (R$ 15 a hora) porque não sabia muito (sabia quase nada), e no final a consultoria se ferrou porque eu atrazei o projeto até o orçamento deles acabar e eles perderam por isso outros projetos dessa empresa que eu estava alocado… Lição para eles: o barato sai caro.
Existe uma coisa ai pessoal que é a margem de lucro. A empresa que contrata nos moldes do amigo acima exige este valor porque tem que manter uma estrutura interna de pessoas do administrativo e sem falar no fluxo de caixa. Com isso, a empresa espera maximizar seu lucro para que no futuro quando tiver poucos projetos não quebre isso tambem é legitimo e natural pois ele tem o contrato comercial com o cliente e voce NÃO tem.
Mas é natural tambem voce tentar pegar um pouco mais desse lucro para si mesmo em um valor que seja compativel com o seu conhecimento. Agora mesmo estou metendo ficha em propostas pra R$ 60,00 a hora se alguém pagar é lucro senão continuo onde eu estou agora na minha cidade mesmo.
Mas torçam pra que eu consiga. :lol: :lol: :lol: 8)
[quote]Existe uma coisa ai pessoal que é a margem de lucro. A empresa que contrata nos moldes do amigo acima exige este valor porque tem que manter uma estrutura interna de pessoas do administrativo e sem falar no fluxo de caixa. Com isso, a empresa espera maximizar seu lucro para que no futuro quando tiver poucos projetos não quebre isso tambem é legitimo e natural pois ele tem o contrato comercial com o cliente e voce NÃO tem.
Mas é natural tambem voce tentar pegar um pouco mais desse lucro para si mesmo em um valor que seja compativel com o seu conhecimento. Agora mesmo estou metendo ficha em propostas pra R$ 60,00 a hora se alguém pagar é lucro senão continuo onde eu estou agora na minha cidade mesmo.
Mas torçam pra que eu consiga. [/quote]
Só por curiosidade, qual é seu know-how, habilidades e experiências?
[quote=fracassado][quote]Existe uma coisa ai pessoal que é a margem de lucro. A empresa que contrata nos moldes do amigo acima exige este valor porque tem que manter uma estrutura interna de pessoas do administrativo e sem falar no fluxo de caixa. Com isso, a empresa espera maximizar seu lucro para que no futuro quando tiver poucos projetos não quebre isso tambem é legitimo e natural pois ele tem o contrato comercial com o cliente e voce NÃO tem.
Mas torçam pra que eu consiga. [/quote]
Só por curiosidade, qual é seu know-how, habilidades e experiências? [/quote]
Já trabalhei em diversos projetos como a galera aqui, mecho com isso desde 2001 e sou formado. Mas não tenho nada de excepcional só sei umas ferramentas da Oracle que muitas outras pessoas não conhecem ainda na pratica. No fim das contas se agente corre atras e tem experiencia pode tentar ganhar mais né.
Acho sensacional terem aberto tópico desta idéia.
Realmente o mercado esta pagando bem, mas ainda temos empresas pagando pouco.
Entrei em Java um pouco antes da crise, tive que aceitar receber muito pouco por ter conhecimento em Java baixo, ainda mais que as empresas não acham experiência com outras linguagens relevantes …
Infelizmente hoje estou prostituindo o mercado AINDA, mas este quadro irá mudar logo menos!
Estou em uma grande consultoria, que foi comprada por um empresa gringa recentemente, e que tem a moral de pagar 2.900,00 para um pleno.
Eu acho que ele salário para um pleno é ridiculo, enfim.
Temos que aproveitar que o mercado precisa da gente, e não a gente deles.
Concordo com a ideia de que valemos mais e somos necessários, compartilhem estas ideias!
E também concordo com a ideia de que nos é que temos que fazer o sindicato, que o nosso PELO AMOR DE DEUS!
outra coisa importante pessoal que eu devo dizer aqui e compartilhar com os mais novos principalmente.
Já viram o teto da previdencia no nosso pais? Pois é, ridiculos 3000 reais por mês. logo meus amigos devemos ganhar mais pra poder com isso termos nossa propria previdencia! no futuro guardar esse dinheiro ou fazer uma previdencia privada para que quando voce chegar em idade avançada não fique na mão!
é importante pensar nisso agora, quisera eu ter pensado nisso 10 anos atrás… mas ainda não é tarde tenho mais uns 40 anos pela frente ainda. :lol:
Quando eu digo que salário é relativo é porque é. O salário de um programador pode variar entre 2 à 6 mil reais, mas muito ganham mais do que isso porque seu empregador as vezes o vê como um cara proativo, perfil de liderança, confiável, etc e decidi que ele tem que ganhar mais, indiferente dos seus conhecimentos técnicos.
mas também acontece muito o contrário, gente que não sabe NADA e quer ganhar R$ 40,00 a hora, o que falar de um profissional desses?!
é quase que nem os imóveis aqui em SP. Tem cara que quer vender Kit net por 200K no centro porque “um amigo conseguiu vender também”, o pessoa trabalhando com Java tá quase no mesmo esquema: tem um amigo que ganha 6K por mês e sai pedindo esse mesmo valor, não importa que você conhece
e outra, sobre SP x Fortaleza, acho que é muito relativo o termo “qualidade de vida”. Eu por exemplo, aqui em SP, moro a 7 minutos (a pé) do meu trabalho e a 4 pontos de ônibus da faculdade. Pra mim isso é qualidade de vida, mas para outros, qualidade de vida é ganhar 2K por mês mas morar na praia
existe um outro fator que, como java está ficando muito famoso, muitas pessoas de diferentes áreas estão virando programadores Java a qualquer custo, então pode ser até que os valores-hora tendem a diminuir, principalmente pela massificação de pessoas na área
pra finalizar, você pode argumentar “existem um déficit de 45K profissionais de verdade” mas querendo ou não, hoje em dia é muito mais comum o empregador pegar um cara que nem manja muito mas bem mais barato do que contratar um Jr. direto com o valor hora bem mais alto
mas só faz isso empresa que quer se queimar com o cliente. por isso que o body shop é tão difamado. antigamente havia umas empresas que botavam tudo quanto é estagiario pra fazer serviço de pleno ou senior e pra faturar em cima dos caras. no fim os projetos eram fracassados por falta de uma visão mais experiente pra poder saber como as coisas devem funcionar.
o que vejo é um maior critério nos processos de seleção, tem empresa que bota um time técnico pra sabatinar o sujeito antes de contrata-lo, fazem perguntas do seu curriculo diretamente pra ver se não está mentindo. já passei por varias entrevistas como essas e se o cara não tiver preparado e seguro com certeza não passa!
Isso de contratar cara que não manja nada é comum ainda mas cada vez mais evitado pois as empresas querem evitar o desgaste com os clientes que estão cada vez mais exigentes pois há muita concorrencia neste mercado.
Concordo quanto a previdencia.
Não podemos acreditar que o INSS não vai falir em anos.
Esta previdencia é ridicula, infelizmente temos que apelar para previdencia privada.
A espectativa de vida aumenta cada dia mais, você vai esperar o INSS aguentar tal carga?! melhor não.
[quote]outra coisa importante pessoal que eu devo dizer aqui e compartilhar com os mais novos principalmente.
Já viram o teto da previdencia no nosso pais? Pois é, ridiculos 3000 reais por mês. logo meus amigos devemos ganhar mais pra poder com isso termos nossa propria previdencia! no futuro guardar esse dinheiro ou fazer uma previdencia privada para que quando voce chegar em idade avançada não fique na mão!
é importante pensar nisso agora, quisera eu ter pensado nisso 10 anos atrás… mas ainda não é tarde tenho mais uns 40 anos pela frente ainda. [/quote]
Isso é verdade. O salário de aposentadoria eu ganho por mês atravez do meu site, pelo google adsense.
O valor do salário mínimo é um lixo, não dá pra nada.
Nos último 2 anos, eu guardei 20 mil, isso é uma boa meta?
[quote=Leozin]e outra, sobre SP x Fortaleza, acho que é muito relativo o termo “qualidade de vida”. Eu por exemplo, aqui em SP, moro a 7 minutos (a pé) do meu trabalho e a 4 pontos de ônibus da faculdade. Pra mim isso é qualidade de vida, mas para outros, qualidade de vida é ganhar 2K por mês mas morar na praia
[/quote]
Opa Leopzin, perfeita colocação cara… claro que há casos e casos e não levei isso em consideração no Post anterior…
Você tem toda razão, isso é relativo e vale para os 2 lados quando discutimos valores… Ou seja, pra você é uma coisa, pra outro pode ser outra e ambos podem estar felizes e recebendo de forma justa pelo salário que ganham…
esse ponto da qualidade de vida é complicado mesmo. morei em SP uns anos e voltei pra minha cidade devido a uma proposta, agora as coisas estão feias aqui a empresa tem atrasado todo mês o salário. logo minha qualidade de vida vai por agua a baixo pois sem grana ninguem vive decentemente. :lol:
Primeiro: Se uma empresa receber 150,00 pela sua hora e te pagar 50,00 CLT, eu vejo que a empresa paga bem. Considere a serie de impostos que a empresa paga sobre vc, as garantias seguranças que vc tem e a empresa nao (INSS, FGTS), etc… e que todas as outras despesas da empresa bem como salario de administrativo, comercial, taxas etc… tudo isso é calculado percentualmente em cima de quanto recebem na mao de obra do quem realmente FAZ (no caso vc… mas é um conjunto, TODOS fazem um pedaco sem o pessoal do comercial talvez vc nao tivesse essa oportunidade de trabalho).
Onde a empresa ganha? em cima de vc? NAO. Em cima dos estagiarios e profissionais iniciantes que ela VENDE como profissionais de 150,00. Quem paga o pato? Vc e os demais experientes que “seguram a barra” do projeto.
Respondendo a pergunta da thread: você vale pela sua raridade.
Porque existem profissionais ganhando muito dinheiro? porque pouquissimas pessoas sabem/sao capazes de fazer o que eles sabe/fazem.
Nao adianta chorar querendo mais. Especialize-se, mostre que o que sai das suas mãos tem QUALIDADE e torne-se raro (logo, bem pago).
Lembrando que isso tem mais efetividade associando um marketing pessoal bom, e boa habilidade interpessoal.
O mega desenvolvedor bombado que resolve tudo ganha pouco, pq alguem ganha em cima dele.
O charlatão que vive do trabalho dos outros e de imagem, um dia é desmascarado (ou morre na empresa onde está).