[quote=deusdara][quote=adriano_si][quote=doravan]No sul pode até ser bom, mas no Ceará temos um problema grande de cartéis.
Aqui as empresas mantém um acordo de não pegar o profissional de outra empresa, para assim evitar o aumento de salário por parte dos profissionais em caso de proposta/contra-proposta, e a maioria dos profissionais se submete a isso, os maus profissionais aceitam salários muito baixos em relação ao mercado porque não conseguem coisa melhor por conta da incapacidade deles.
No Ceará nós temos os mais baixos salários de TI, com um alto índice de variação. Junior ganha entre 1200 e 1400, pleno entre 1600 e 2000, e senior nunca chega a 3500, e quando chega é por um contrato de “toma um por fora”, só pra não pagarem impostos de um contrato CLT.[/quote]
Curioso a colocação Doravan, pois tenho colegas em Fortaleza que estão ganhando bem por essa faixa mesmo e alguns deles vieram de SP para trabalhar em Fortaleza.
A faixa deles está entre 3500 - 4000, mas… 2 pontos:
1 - Qualidade de vida em Fortaleza é mais que o triplo que em São Paulo;
2 - Custo de vida em Fortaleza é quase o triplo menos que em SP (Segundo eles);
Ou seja estão ganhando metade do que ganham lá, porém vivendo 3 vezes melhor e gastando 3 vezes menos… será que seria justo estarem ganhando os mesmo 7000 ???
Achei bem curioso seu levantamento da questão mesmo, pois nunca havia visto ninguém reclamar do Ceará… Obrigado pelo Feedback, sempre considerei ir morar em Fortaleza. Estou até estudando umas propostas.
Pergunta: esse custo de vida, realmente confere ???
Abs [][/quote]
Qualidade de vida em Fortaleza? Quais as qualidades? (Não vale trânsito e poluição).[/quote]
Rapaz, não to dizendo que Fortaleza é ruim, muito pelo contrário, gosto muito da minha cidade. O problema que citei é só com relação aos cartéis das empresas de TIC.
Eles conchavam acordos que proibem o funcionário de “ficar procurando propostas melhores”, daí ele não recebe coisa muito melhor do que o que tem, aí fica na mesma empresa até que ele ou a empresa não aguentem mais.
O resultado disso é uma grande massa de profissionais sem qualificação, pois falta incentivo à pesquisa. “pra que vou me matar pra tirar uma certificação, se vou ter um aumento de R$ 50,00?”…
Particularmente levo uma vida confortável, não tenho do que reclamar. De casa pro trabalho são 5minutos de carro sem engarrafamento, dá tempo de ir à academia, quase não gasto com alimentação, aluguel barato… em fim, aqui é muito bom. Mas não espere ficar rico, pq salário de R$ 5000 + só gerente de TI pós-graduado, e é tirando um toco por fora. Analista de R$ 2600 vc até acha, mais do que isso só ganhando por fora.