Quanto voce vale?

Bom, não existirá programador, há 5 anos atrás ninguém imaginava que smartphones seriam a febre que é hoje, e iPhoneOS, Android, etc… já é o ápice desses aparelhos?

Não entendi sua conclusão cara…

Quem vai desenvolver pra esses aparelhos se não forem programadores?

Eles só usarão outras linguagens que não Java, porque esta não é otimizada para dispositivos móveis.

Eu não quero sair da empresa onde estou, estou com qualidade de vida, moro 5 minutos a pé do trabalho e posso almoçar em casa,
depois do almoço tira um sesta de uns 20 minutos e ainda me sobra um tempinho pra assistir um programa no Discovery Kids com a minha filha.

Qualidade de vida não tem preço.

iarairairariarairai

[quote=johnny_g3p]Voltando a minha idéia principal, todo mundo é somente o que quer ser, tomo mundo ganha o que quer ganhar,
se a pessoa quer ganhar salario estuda e corre atraz, que com certeza será reconhecido e muito bem reconhecido.

se mudar de cidade é dificil pra vocÊs entrão com certeza não querem ganhar mais do ganhão

[/quote]

de fato voce falou uma verdade, existem cidades onde é impossivel ganhar certos valores sem ser dono da empresa.

este papo ai de que vão acabar os programadores estou ouvindo faz muito tempo e até hoje nada de pratico foi feito!
alias espero que nunca aconteça! :lol:

[quote=evefuji]Nesse caso, quem tem mestrado ou doutorado, não é de TI mas de estatística, a empresa é basicamente de estatística. Os de TI que tem mestrado ou doutorado, são os gerentes e diretores (mas esses eu nem considero como referencia de salário).

Sobre certificação, não tenho, não tive tempo de tentar tirar uma. E concordo que o senior muitas vezes tem que coordenar a equipe (já tive que fazer isso várias vezes). Não estou falando de jogar o salário para baixo, e vc me convenceu, estando em sampa provavelmente eu conseguiria oportunidade melhor em outra empresa. (mas eu sempre tive preguiça de buscar outra empresa, sempre preferi gastar meu tempo estudando a buscar outra oportunidade)

Sobre estar sênior, não tem mais ninguém na minha empresa que se tornou sênior com menos de 3 anos de carteira (estou para completar 1 ano como sênior esse final de ano). [/quote]

entendi agora… tipo pensei que o cara teria que fazer mestrado enquanto trampa com TI algo completamente inviavel pois o dia possui apenas 24 horas e a ralação de um mestrado e a pesquisa tomam tempo demais pra o sujeito conseguir esta façanha.

Rapaz, o ideal é que os profissionais façam suas propostas em cima de um valor razoável, aí agente aumenta o salário geral da galera.
Eu nunca faço uma proposta inferior a R$ 5000 CLT ou R$ 6800 PJ.
O problema é que tem profissionais mal-caráter que fazem propostas de R$ 1800… isso suja a imagem da classe.

Particularmente eu tenho vontade de iniciar um movimento na web onde nós analistas/desenvolvedores/programadores possamos fechar acordos de propostas salariais condizentes com a responsabilidade da nossa função. Acho inadmissível uma empresa me oferecer um salário de R$ 2500, tendo em vista minha experiência e minha idade. Meu, R$ 2500 não pagam nem a comida do meu cachorro.

Então, a partir de hoje galera, façam suas propostas em cima de valores que as empresas possam pagar, e que sejam suficientes para suas necessidades de lazer, alimentação, transporte e saúde de qualidade.

[quote=doravan]Rapaz, o ideal é que os profissionais façam suas propostas em cima de um valor razoável, aí agente aumenta o salário geral da galera.
O problema é que tem profissionais mal-caráter que fazem propostas de R$ 1800… isso suja a imagem da classe.

Particularmente eu tenho vontade de iniciar um movimento na web onde nós analistas/desenvolvedores/programadores possamos fechar acordos de propostas salariais condizentes com a responsabilidade da nossa função. Acho inadmissível uma empresa me oferecer um salário de R$ 2500, tendo em vista minha experiência e minha idade. Meu, R$ 2500 não pagam nem a comida do meu cachorro.

Então, a partir de hoje galera, façam suas propostas em cima de valores que as empresas possam pagar, e que sejam suficientes para suas necessidades de lazer, alimentação, transporte e saúde de qualidade.

[/quote]

Pra mim um Sênior que pede R$ 6800 PJ é um cara que suja a imagem da classe, e ajuda a baixar meu salário. (Valor para São Paulo).

Eu trabalhava numa empresa e tava ganhando 1500,00… tenho + de 5 anos de experiencia, faculdade… etc, etc, etc,
Fui pedir aumento… e disseram que não dava…

Fiquei indignado… a ponto de ter um surto… o cara faz faculdade…trabalha que nem cachorro… pra não poder nem comprar uma barra de cereal alem do arroz com feijao no mercado…pra sustentar mulher e filhos…

Então caí fora…e peguei uns trampos como free lancer… to ganhando mais do que no antigo emprego… mas to procurando um que me valorize ao menos…

tá certo que na minha região os salários não são muito altos…
to pensando em até sair do estado… procurar novas oportunidades em novos horizontes…

[quote=SadNess][quote=doravan]Rapaz, o ideal é que os profissionais façam suas propostas em cima de um valor razoável, aí agente aumenta o salário geral da galera.

[/quote]

Pra mim um Sênior que pede R$ 6800 PJ é um cara que suja a imagem da classe, e ajuda a baixar meu salário. (Valor para São Paulo).[/quote]

Falei da realidade da minha cidade, em Fortaleza Sêniores tiram entre 5 e 9 CLT e 7 -> 12 PJ.

[quote]Rapaz, o ideal é que os profissionais façam suas propostas em cima de um valor razoável, aí agente aumenta o salário geral da galera.

Então, a partir de hoje galera, façam suas propostas em cima de valores que as empresas possam pagar, e que sejam suficientes para suas necessidades de lazer, alimentação, transporte e saúde de qualidade. [/quote]

Poxa, como ja disse, estou registrado como programador Sênior, uso no dia a dia PHP, e Frameworks em php, webstandards, e outras tecnologias auxiliares na programação web, conheço e já usei em aplicações orietada a objetos padrões de projeto e eu mesmo conduzo o desenvolvimento aqui na empresa, pois conheço engenharia de software e desing patters. Conheço muito bem outras tecnologias (avançado em Flex, básico de .net e intermediário em java) e ganho só R$ 2500 (clt) líquidos. Estou conduzindo um projeto que vale, segundo meu patrão, 1 milhão de reais…

Detalhe: sou de são paulo, capital. No ano que vem, vou buscar uma vaga que me pague 5 mil para cima. Estou até com vergonha do meu salário, nossa, peço desculpas a todos por desvalorizar nossa categoria desse jeito.

Se você fizer esse movimento, conte comigo! Farei parte.

Acredito que meu valor tendo como parâmetro meu conhecimento em Java, .Net, Oracle, Linux e PostgreSQl, bem como minhas experiências anteriores deva estar em torno de R$ 12.000,00.

Eu vejo também que esse tipo de proposta e negociação vai de acordo com a função do profissional dentro da empresa.

Embora sejamos técnicos, sempre há aqueles que se destacam, que se superam a cada dia, que fazem além do que são mandados, que muitas vezes cumprem suas obrigações e de outros de forma natural.

Esses caras colocam muitas vezes a cara pra bater em reuniões sugerindo melhorias e buscando sempre o bem do Projeto.

Também há aqueles que só fazem o que são mandados, que não sugerem mudanças no Projeto porque isso é tarefa para o Arquiteto e eu não sou pago pra isso, que quando dá 18:00 pode estar indo com mouse na direção de fazer um teste, larga tudo e vai embora, que pode ver o colega do lado se afundando de tarefas e não mexe um músculo pra ajudar porque não recebe pra isso, etc… Pode-se acrescentar um caminhão de coisas ruins aqui…

Enfim, vai de empresa para empresa e de realidade para realidade.

Quando estava iniciando em Java, fui contratado por um valor X, fiquei mal pacas quando soube que o cara que carregava o piano da empresa nas costas e que me ajudava pra KCTi a resolver meus problemas, estava pedindo aumento havia 7 meses e ganhava menos que eu. Quando ele pediu pra sair da empresa, 2 meses depois eu também pedí. Como se pode confiar que será valorizado em um lugar assim ???

Minha conslusão é que cada um tem que pedir o que acha que merece, fazendo uma autocrítica sincera de seu perfil profissional, sem deixar que a empresa também, com suas sandices, monte no funcionário.

Abs []

Você tem que cumprir apenas com a sua obrigação, não com as dos colegas.
Mande seus colegas pesquisarem no google, pois você tem prazos a cumprir. :wink:

Quando faço minha proposta eu levo em conta o básico:

1. O salário ganho deve ser suficiente para eu não ficar procurando outro emprego.
  2. A minha experiência com programação e com a linguagem à qual estou concorrendo.

Tem gente que faz proposta baixa pra derrubar os demais, ou porque não é tão confiante de si. Isso é o que mata.

Ai que tá o problema: sempre aparece alguém que aceita trabalhar por menos! Principalmente quando a vaga envolve PHP (lixo).
Porém eu não tenho observado isso com Java, aqui na empresa tem uma vaga para programador Java desde o começo do ano e não é preenchida por que todo mundo pede acima de 3,5 mil ( aqui o máximo que se pode pagar é 3 mil clt ).

Se fosse PHP, daria até para pegar alguém por 1 milzinho. Meu gerente comentou comigo que se arrepende de ter usado Java, que poderia ter feito com PHP, para economizar com mão de obra e pagar menos (muito menos), pois qualquer lixo pode fazer uns programinhas web.

Se as pessoas souberem disso, vão todo mundo mudar para Java e o mercado ficará cheio de mão de obras excedente, o que diminuirá o salário pois para não ficar desempregado, se venderão por menos. Se todos souberem disso, todo mundo muda para Java e o mercado para java ficará como o de PHP (lixo).

Para quem pretende trabalhar ganhando micharia. Vale ler este tópico.

[quote=andredecotia]Olá como vai?

Desculpe fazer essa pergunta, talvez nem caiba no contexto, mas você me despertou uma questão interessante ->
Profissionais de TI nunca fazem grave rs?! Nunca ninguém tomou a iniciativa?! rs Que merd***… rs[/quote]
Tem greve sim, neste ano mesmo ocorreu algumas paralizações mas só em empresas grandes. Em empresas pequenas, os próprios profissionais deveriam se virar por conta…
Porém, devo lembrar que PJ não tem direito a greve.

Aliás, complementando, das pessoas que reclamam do sindicato, quantas tentaram filiar-se e tornar-se ativistas dentro de um deles? É fácil culpá-los por nossos problemas salariais, mas quantos vão atrás e tentam ajudá-los a nos ajudar?

Não sou pró-sindicato, sou pró-eu-mesmo :wink: , mas vejo muitos colocando a culpa em sindicatos quando, as vezes a culpa está em si mesmo.

A pergunta principal é: Você está realmente preparado para assumir a responsabilidade para merecer um salário melhor? Se estiver, se você se sentir preparado, busque seu objetivo e arque com as consequências do mesmo (tanto as boas quanto às ruins).

Por exemplo: Para mim, trabalhar na praia não é a representação de qualidade de vida, para mim, qualidade de vida é poder trabalhar as 40 horas semanais e com deslocamento inferior a 40 minutos (casa-trabalho/trabalho-casa), um salário compatível com meus custos e de vez em quando, poder curtir um passeio que pode ser para a praia.

[quote=evefuji]Queria aproveitar e perguntar se eu estou com um salário bom (no momento, dadas as circunstâncias, acredito que estou)
… Estou recebendo pouco mais de 4k contando vale alimentação…[/quote]
Ruim não está. Mas você chegou a explorar possibilidades de trabalho onde está morando? Isso é uma boa forma de analisar se o que está ganhando é suficiente ou não.
Mas como você mesmo disse, você acredita que seja (mas se acredita mesmo nisso, o que te faz questionar?).