Quanto voce vale?

Queria aproveitar e perguntar se eu estou com um salário bom (no momento, dadas as circunstâncias, acredito que estou)

Sou engenheiro de dados sênior na empresa em que trabalho (empresa de são paulo, morava lá), trabalho mais com ETL, exploração e modelagem de bases de dados, mas fazia também levantamento de requisitos com o cliente, fui contratado há praticamente 4 anos (em 4 meses completa 4 anos, meu primeiro emprego CLT, antes tive somente estágio). Já liderei engenharia de dados em projetos (que são divididos em engenharia de dados, estatística e produtos), vários projetos bem rentáveis e bem sucedidos. Devido a família, tive que me mudar para SC permanentemente há cerca de 4 meses, numa cidade do interior (minúscula), mas continuo trabalhando para a mesma empresa, agora por terminal remoto de casa (infelizmente, por causa disso, não posso mais fazer levantamento de requisitos com o cliente, sequer posso trabalhar alocado no cliente). Estou recebendo pouco mais de 4k contando vale alimentação.

Acredito que morando em São Paulo como estava antes, o salário estaria abaixo de minhas responsabilidades administrativas e conhecimentos técnicos, entretanto, ao me mudar para cá, acredito que está acima, pois estou trabalhando de casa, não tenho mais a responsabilidade de estar alocado no cliente, não gasto mais combustível para chegar no trabalho, etc…

Obs: tenho 24 anos e sou formado em processamento de dados, na Fatec-SO. Entrei lá como analista de informação júnior, sempre contratado como CLT.

Edit: E faço freelancers em java, pq adoro java.

Depende de quanto a empresa cobra por hora pelo seu trabalho, eu imaginaria algo neste sentido:

Sênior Top:

R$ 500,00/ hora

(250,00) ? INSS → metade do salário

(75,00) ? Margem de Lucro da empresa→ 30%

(35,00) ? Despesas administrativas/custos fixos → 20%

R$ 140,00 * 176 horas = R$ 24.640,00/mês

INSS eu simplifiquei todos os impostos trabalhistas, que na verdadem chegam a 105% do salário.

Mediano:

R$ 50,00/hora

(25,00) - INSS

(7,50) ? Margem de Lucro da empresa

(3,50) ? Despesas Administrativas/custos fixos

R$ 14,00 * 176 horas = R$ 2.464,00/mês

então, não dá para medir dessa forma, porque também participo de provas de conceitos, de projetos piloto, etc… quando o projeto ainda está na fase de venda.

Esqueci de dizer, só teve uma vez em que pensei em sair da empresa, que com menos de 1 mês de procura recebi uma proposta para trabalhar com Delphi, mas não gosto muito de Delphi e recusei, apenas em comentar com o RH que recebi e recusei essa proposta eles me cobriram essa proposta.

Tecnólogos podem ser Engenheiro de dados ??
Eu também fiz fatec, mas não me formei, faltou 1 ano e fui jubilado. Se tecnólogos puderem ocupar cargos assim, volto pra Fatec e termino esse curso.

acontece que eu penso de maneira diferente em relação ao “o funcionário deve ir a outras empresas ver se seu valor é esse mesmo”. Em primeiro lugar, porque o funcionário em cada empresa terá um valor diferente, em segundo lugar, deveria ser muito mais interessante para as empresas manter seus funcionários de TI com salários que os deixem satisfeitos e eles se empenhem em aprender novas tecnologias, trazer novas metodologias, etc… para a empresa no tempo que estaria procurando outro emprego. Eu mesmo prefiro muito mais estudar que gastar tempo procurando emprego.

@fracassado: como não existe regulamentação sobre isso, como engenheiro de dados/software/etc… dentro de TI não tem registro no CREA, não existe essa distinção.

[quote=evefuji]Queria aproveitar e perguntar se eu estou com um salário bom (no momento, dadas as circunstâncias, acredito que estou)

Sou engenheiro de dados sênior na empresa em que trabalho (empresa de são paulo, morava lá), trabalho mais com ETL, exploração e modelagem de bases de dados, mas fazia também levantamento de requisitos com o cliente, fui contratado há praticamente 4 anos (em 4 meses completa 4 anos, meu primeiro emprego CLT, antes tive somente estágio). Já liderei engenharia de dados em projetos (que são divididos em engenharia de dados, estatística e produtos), vários projetos bem rentáveis e bem sucedidos. Devido a família, tive que me mudar para SC permanentemente há cerca de 4 meses, numa cidade do interior (minúscula), mas continuo trabalhando para a mesma empresa, agora por terminal remoto de casa (infelizmente, por causa disso, não posso mais fazer levantamento de requisitos com o cliente, sequer posso trabalhar alocado no cliente). Estou recebendo pouco mais de 4k contando vale alimentação.

Acredito que morando em São Paulo como estava antes, o salário estaria abaixo de minhas responsabilidades administrativas e conhecimentos técnicos, entretanto, ao me mudar para cá, acredito que está acima, pois estou trabalhando de casa, não tenho mais a responsabilidade de estar alocado no cliente, não gasto mais combustível para chegar no trabalho, etc…

Obs: tenho 24 anos e sou formado em processamento de dados, na Fatec-SO. Entrei lá como analista de informação júnior, sempre contratado como CLT.

Edit: E faço freelancers em java, pq adoro java. [/quote]

na boa 4k em sao paulo capital eu nao saia nem de casa. ainda mais pq seu curriculo é muito bom. só que depende de onde voce está agora né. se voce recebe isso em floripa por exemplo voce tá ganhando bem pra caramba pois lá nego é mão de vaca.
em curitiba 4k tambem pra voce ganhar tem que chorar bastante. :roll:
no sul acho que só porto alegre mesmo pra pagar isto senão é SP na veia mesmo…

mas como voce disse que tá em uma cidade pequena acho que voce em teoria estaria ganhando muito bem pelo padrão ai. só tem que ver se sobra pra pagar suas contas e se voce acha que é um trabalho estavel.
nao adianta se for ganhar isso por apenas 1 ou 2 anos e depois ter que sair pois nessa cidade ai parece que nao tem mercado de TI. fica esperto só nisso mesmo pois se amanhã quiser trocar de emprego terá que se mudar.

então, por isso que disse que acho que estou ganhando bem.

Estou trabalhando de casa, numa cidade que nem tão grande como floripa é. (bem interior mesmo)

Mas se eu estivesse em sampa, 4k seria pouco? Se entro nos sites de vagas o pessoal pede mais é tempo de experiência ao invés de conhecimento (concordo que tempo de experiência no geral indica algum conhecimento), mas as vagas para mais que 4k pedem 5 anos de experiência com tecnologias específicas. Para falar a verdade, durante esse tempo em que estava alocado em são paulo, nem estava muito interessado em dinheiro mesmo, estava mais querendo chegar a algum cargo de gerência. Mas devido a família tive que me mudar para cá, agora é que estou preocupado com dinheiro (pq se der uma merda, provavelmente serei um dos primeiros a ser mandado embora, principalmente porque a empresa é espanhola, e lá na espanha está voltando a crise)

Nossa. Eu faço juz mesmo ao meu nick.

E por 3k brutos (2,5k líquidos) vc pegaria ônibus, trem e metro, gastando 4 horas por dia de transporte cheios todos os dias ? Nossa, cara. Esse tópico valeu a pena eu ver, vou trocar de emprego o mais rápido possível!

Sparcx86: só agora vi a parte editada.

A cidade aqui é pequena, tem somente uma empresa de TI (pequena), mas é vizinha à Blumenau. Lá é mais fácil de arrumar emprego nessa área.
por curiosidade vc é de onde?

Esse fbarreto ta tentando sacanear a guria do orkut com este Fake…
vai procurar o que fazer, deixa a mina em paz, só pq ela não te deu moral fica querendo sacanear ela,
fazendo fake e colocando o orkut dela… Deixe de ser criança. Cresça! [/quote]

Que retardado este luis, seu broxa!!

[quote=evefuji]Sparcx86: só agora vi a parte editada.

A cidade aqui é pequena, tem somente uma empresa de TI (pequena), mas é vizinha à Blumenau. Lá é mais fácil de arrumar emprego nessa área.
por curiosidade vc é de onde? [/quote]

entao eu morei uns anos em SP hoje to em Brasilia, morei em floripa tambem e uns meses em curitiba…
aqui a coisa nao anda boa, dilma fechou os contratos e o GDF deu calote generalizado. mas o lance é partir pra outros mercados se aqui nao der mais. acho que de repente voce estando ai sua situação é boa.

[quote=fracassado]Nossa. Eu faço juz mesmo ao meu nick.

E por 3k brutos (2,5k líquidos) vc pegaria ônibus, trem e metro, gastando 4 horas por dia de transporte cheios todos os dias ? Nossa, cara. Esse tópico valeu a pena eu ver, vou trocar de emprego o mais rápido possível!

[/quote]
mas isso depende da situaçao de cada um. eu falei que em SP se consegue sim ganhar mais que 4k e conheço muita gente que ganha. mas os caras não conseguiram este nivel a toa, todos trabalharam pra caramba,muitos deles eu virei noites trabalhando! sem falar que é nego que tá ligado sempre em tecnologias novas e respiram informatica.

mUITO BOM ESTE TÓPICO SERVE COMO UM TAPA PRA QUEM HOJE ESTA SE PROSTITUINDO NO MERCADO.

[quote=Sparcx86][quote=evefuji]Sparcx86: só agora vi a parte editada.

por curiosidade vc é de onde? [/quote]

entao eu morei uns anos em SP hoje to em Brasilia, morei em floripa tambem e uns meses em curitiba…
aqui a coisa nao anda boa, dilma fechou os contratos e o GDF deu calote generalizado. mas o lance é partir pra outros mercados se aqui nao der mais. acho que de repente voce estando ai sua situação é boa.

[quote=fracassado]Nossa. Eu faço juz mesmo ao meu nick.

[/quote]
mas isso depende da situaçao de cada um. eu falei que em SP se consegue sim ganhar mais que 4k e conheço muita gente que ganha. mas os caras não conseguiram este nivel a toa, todos trabalharam pra caramba,muitos deles eu virei noites trabalhando! sem falar que é nego que tá ligado sempre em tecnologias novas e respiram informatica.[/quote]Quanto a conhecimento, não sei se só o conhecimento dá bom salário, já vi mané sem conhecimento algum tirar um bom salário por causa de QI (Quem Indica).

Sobre conseguir ganhar mais que 4k, conheço gente que ganha também, o problema é que eu nunca vi alguém com 24 anos de idade (ou melhor, completando 4 anos de carteira assinada, quase 5 anos se considerar o estágio) ganhar isso, sem ter especialização ou qualquer outra pós. 4k é o salário que eu via na empresa em que trabalho, para quem tem mestrado ou doutorado, e pelo menos 5 anos de carreira (dentro da empresa, estou bem posicionado, mas queria saber quanto ao mercado)

Meu principal problema é a falta de networking, com um bom networking eu acredito que conseguiria ganhar mais. Mas, sou hikikomori, esse é meu jeito ninja de ser… (risos)

bom amigo, mas de que vale mestrado em area de IT? vamos ser realistas. doutorado? estas coisas tem mais valor pra engenheiros caras que vão construir processadores e coisas do genero.
é muito dificil no nosso mercado atual darem valor a isto. e pra que? o lance é que 4k é pouco sim! não diga que é muito pois em SP eu te digo, quem é senior (depende da perspectiva da empresa mas na CPM fui contratado com senior na carteira pois tinha experiencia suficiente pra isto) eu ganhava mais que isto. e vou te falar quem já tem experiencia significativa, certificação, projetos na bagagem sabe que 4k em SP é miséria. Voce vai trabalhar feito condenado pra ganhar 4k na carteira? Deus me livre né. Não tem cabimento isso.
Eu to falando de senior ou de arquiteto que tem mais responsa tem que muitas vezes coordenar equipe de desenvolvimento. Se for pleno claro o salario é um pouco mais baixo mas nao vejo pq o cara jogar pra baixo.

Nesse caso, quem tem mestrado ou doutorado, não é de TI mas de estatística, a empresa é basicamente de estatística. Os de TI que tem mestrado ou doutorado, são os gerentes e diretores (mas esses eu nem considero como referencia de salário).

Sobre certificação, não tenho, não tive tempo de tentar tirar uma. E concordo que o senior muitas vezes tem que coordenar a equipe (já tive que fazer isso várias vezes). Não estou falando de jogar o salário para baixo, e vc me convenceu, estando em sampa provavelmente eu conseguiria oportunidade melhor em outra empresa. (mas eu sempre tive preguiça de buscar outra empresa, sempre preferi gastar meu tempo estudando a buscar outra oportunidade)

Sobre estar sênior, não tem mais ninguém na minha empresa que se tornou sênior com menos de 3 anos de carteira (estou para completar 1 ano como sênior esse final de ano).

Voltando a minha idéia principal, todo mundo é somente o que quer ser, tomo mundo ganha o que quer ganhar,
se a pessoa quer ganhar salario estuda e corre atraz, que com certeza será reconhecido e muito bem reconhecido.

se mudar de cidade é dificil pra vocÊs entrão com certeza não querem ganhar mais do ganhão

[quote=johnny_g3p]Voltando a minha idéia principal, todo mundo é somente o que quer ser, tomo mundo ganha o que quer ganhar,
se a pessoa quer ganhar salario estuda e corre atraz, que com certeza será reconhecido e muito bem reconhecido.

se mudar de cidade é dificil pra vocÊs entrão com certeza não querem ganhar mais do ganhão

[/quote]também não é assim, não são todos que tem oportunidades de estudar, muitos tem que levar uma família nas costas, não dá para ficar se mudando. Se eu não tivesse que me preocupar em ajudar financeiramente meus pais, em manter uma casa para eu e minha esposa (felizmente não tenho filhos), não me importaria em arriscar ficar uns meses desempregado para ter melhor salário.

E outra coisa que conta muito, é se o ambiente de trabalho é agradável. Nos meus estágios não era muito agradável, mas na empresa em que estou, foi isso que me segurou lá por muito tempo.

[quote]Voltando a minha idéia principal, todo mundo é somente o que quer ser, tomo mundo ganha o que quer ganhar,
se a pessoa quer ganhar salario estuda e corre atraz, que com certeza será reconhecido e muito bem reconhecido. [/quote]

Não exatamente, além do fato de ter gente que não tem oportunidade de estudar (não tem pai rico para pagar faculdade, ganha mal, ou não tem como passar numa faculdade publica), acrescente o fato de que a cada dia entra mais gente no mercado e os preços diminuem.

Veja por exemplo a comida, quanto um fazendeiro tem em seus estoques um determinado produto, menos ele valerá… tanto é que é uma prática comum queimarem excedentes de produção para não diminuir o preço. Particularmente nesse caso acho uma sanagem, pois há tanta gente passando fome e os produtores preferem queimar comida a ter de diminuir em alguns centavos o preço do produto final. É uma droga, mas é assim que o capitalismo funciona!

Igual aos produtos do exemplo acima, nosso preço (salário) é determinado pela oferta e procura (utilidade). Então não acredito que se alguém quiser pode conseguir bons salários mesmo estudando. Veja o cenário para os programadores: cada vez tem mais programadores, porém ainda tem procura… mesmo assim os preços diminuirão. No futuro, o preço diminuirá mais ainda, porque além da oferta ser bem maior, a procura vai diminuir à medida que os softwares vão sendo feitos e terminados… hoje em dia tem softeware para tudo, se uma empresa quiser um ERP, já existe vários, se queriser um sistema de gestão da qualidade, já existem muitos… assim por diante. Ser apenas programador no futuro vai ser uma fria, os projetos acabam… a procura também.

Sério que você acha isso cara ??? e ressalto a palavra “ACHA” pois não tem como saber exatamente.

O mundo é bem dinâmico e a tecnologia evolui bastante. Você supõe mesmo que o mundo parará de produzir software um dia porque tudo o que se podia inventar já terá sido inventado ???

Não haverá nada de novo ??

Concordo que Ser apenas programador será uma fria, mas ser apenas Programador que continua fazendo tudo igual a 10 anos atrás sem evoluir junto com a área. Como ouço gente dizendo hoje que Sistemas Desktop é que eram bons, que nada devia ter ido para WEB, está chegando a era em que alguns dirão que a WEB é que era bom, que esse(a) tal de (coloque aqui a próxima evolução da tecnologia) nunca deveria ter existido, etc.

Sinceramente, vejo que o Programador que fica pra trás sempre será fria, independente da era, mas que a profissão ainda vai existir por muito tempo, eu “ACHO” que vai.

Repeti o ACHO porque como falei, realmente não tem como saber. Alguém tem uma bola de cristal aí pra vender ??? Uma que funcione.

Abs []

[quote=fracassado][quote]Voltando a minha idéia principal, todo mundo é somente o que quer ser, tomo mundo ganha o que quer ganhar,
se a pessoa quer ganhar salario estuda e corre atraz, que com certeza será reconhecido e muito bem reconhecido. [/quote]

Não exatamente, além do fato de ter gente que não tem oportunidade de estudar (não tem pai rico para pagar faculdade, ganha mal, ou não tem como passar numa faculdade publica), acrescente o fato de que a cada dia entra mais gente no mercado e os preços diminuem.

Veja por exemplo a comida, quanto um fazendeiro tem em seus estoques um determinado produto, menos ele valerá… tanto é que é uma prática comum queimarem excedentes de produção para não diminuir o preço. Particularmente nesse caso acho uma sanagem, pois há tanta gente passando fome e os produtores preferem queimar comida a ter de diminuir em alguns centavos o preço do produto final. É uma droga, mas é assim que o capitalismo funciona!

Igual aos produtos do exemplo acima, nosso preço (salário) é determinado pela oferta e procura (utilidade). Então não acredito que se alguém quiser pode conseguir bons salários mesmo estudando. Veja o cenário para os programadores: cada vez tem mais programadores, porém ainda tem procura… mesmo assim os preços diminuirão. No futuro, o preço diminuirá mais ainda, porque além da oferta ser bem maior, a procura vai diminuir à medida que os softwares vão sendo feitos e terminados… hoje em dia tem softeware para tudo, se uma empresa quiser um ERP, já existe vários, se queriser um sistema de gestão da qualidade, já existem muitos… assim por diante. Ser apenas programador no futuro vai ser uma fria, os projetos acabam… a procura também.

[/quote]

Rapaz, acontece o seguinte:
Você acha que programadores brotam em árvore?
Faculdades realmente formam profissionais aptos todo ano?
A resposta é não.
Existem mais charlatões no mercado, do que programadores de verdade. Os famosos oportunistas, que acham que programam, mas não sabem sequer o que é uma excessão de “table or alias not found”. Sabe o que acontece? Uma empresa paga um salário relativamente alto para ele, até descobrir que ele fez merda, daí a empresa procura um profissional mais qualificado e paga o dobro.
Aconteceu exatamente isso comigo, fui contratado pra consertar as cagadas de um programador charlatão.

Lembra que antigamente a febre pela medicina era demais? Hoje os concursos para médico não pagam tanto assim, mas não se desvalorizaram tanto.

1. Quanto você acha que é uma consulta do Ivo Pitangui?
  2. Advogados existem em cada esquina, mas quanto vc acha que custa uma hora de consultoria no escritório Machado e Meyer?

Tudo depende de quem está executando o trabalho. Alguns analistas de sistemas aqui em Fortaleza faturam a cifra de R$ 15.000,00 (poucos deles), cuja hora de consultoria é em torno de R$ 300 só pra ver do que a empresa precisa.

Valorize-se em primeiro lugar, bons talentos não dependem de profissão, dependem unicamente do talento.