[quote]
- Tive algumas aulas de Engenharia de Software (40 horas ±), portanto entendo um pouco de UML;
- Tenho noções de Banco de Dados;
Se você sabe criar um banco de dados simples, mante-lo, rodar SQLs envolvendo joins, sabe o que são índices e como usa-los, ok. Você está dentro do que se espera de um bom programador. Não precisa ser um mestre em banco de dados (saber otimiza-los, escrever stored procedures completas, ou dominar a fundo um SGDB específico, isso se espera de um DBA).
Também é bom saber acessa-lo de alguma camada de persistência. No caso do Java, o Hibernate tem sido a escolha mais comum.[/quote]
Sei tudo isso ai sim…
[quote]
- Eu sou uma pessoa qualificada? Se sou, quanto?
É difícil dizer. O ideal é fazer o que a Veronica falou, cursar um curso técnico completo ou, preferencialmente, uma faculdade. Por lá, procure o programa de estágio e busque seu primeiro emprego. Ouvi falar muito bem da faculdade aí de foz. Parece que o curso é bem puxado e o colega que faz pós graduação comigo, e que estudou por lá, manda muito bem.
Sem a faculdade… bem você pode ser um bom auto-didata. Mas, embora nesse caso você se qualifique por conta própria, vai ser difícil comprovar que você é qualificado. Parta, então, para provas de certificação.
Em todo caso, pelo que você descreveu você ainda é pouco qualificado. [/quote]
Entao, o parque tecnologico vai me dar um certificado de 520 horas de aula… Mas creio q isso na valha muita coisa, por isso quero a certificação java… Aqui no parque tem uma empresa desenvolvedora de softwares que sua especialidade é java, penso em conseguir trabalhar em um projeto lá para ganhar experiencia ja que os donos dessa empresa sao os meus professores.
Penso em ficar na cidade mais uns 2 ou 3 anos ou até terminar uma faculdade (Ciencia da Computação bem provavel) dai vou para os grandes centros. Mas meus professores disseram que direto empresas de software de curitiba vem procurar gente aqui no PTI para trabalhar lá.
Vou tentar me destacar…
[quote]
- O quão comum eu sou no mercado de trabalho?
Pelo que li aqui, você teria o perfil um pouco abaixo de qualquer estagiário que queira trabalhar com computação, seja formado em informática, eng. elétrica, eng. da computação e áreas afins. O pessoal que fez faculdade certamente viu muito mais conteúdo que você. Isso claro, falando dos bons alunos.[/quote]
Fico feliz de saber que estou só um pouco abaixo do que uma pessoa q esta cursando uma faculdade.
[quote]
- Quais cidades podem me oferecer empregos bons?
Essa é uma pergunta complexa. Primeiro, você deve ter para si “o que é um bom emprego”, “o que é um bom salário” e “o que você considera qualidade de vida”. Muita gente considera ganhar R$1000,00 e trabalhar como professor/pesquisador numa faculdade de uma pequena cidade um ótimo emprego. E há pequenas cidades com boas faculdades e linhas de pesquisa no RS, por exemplo. Outros consideram morar em São Paulo uma péssima opção, seja qual for o salário. Mas há várias cidades no país, com vários perfis diferentes e, certamente, várias delas poderão atender suas expectativas. [/quote]
Penso em até os 30 anos estar ganhando R$ 6000 ±
Por agora só experiência esta bom d+…
[quote]
- Depois que eu terminar esse curso, devo começar a estudar o que?
Busque ensino superior. Também considere tirar uma certificação e procurar um estágio. O fato é, você está no caminho certo. Tem interesse e está buscando se qualificar.
Se você curte muito informática, toque algum projetinho pessoal também. Seja um jogo, uma página web própria, ou um sistema quebra-galho para algum parente. Ajuda muito a aprender e ter noção prática da coisa. 
E boa sorte daqui para frente! [/quote]
Meu irmao é formado em Ciencia da Computação e trabalha como Analista de Sistemas o forte dele é Geoprocessamento, penso eu e ele fazermos um mapeamento por satelite da cidade ou algo assim, só por experiencia e tbm para ter um projeto para mostrar…
valeu pelas dicas…