Quão comum eu sou?

Olá a todos…

É meu primeiro tópico aqui no guj portanto peço desculpas se eu tiver escrito algo indevido ok?

O meu assunto é o seguinte… Eu estou terminando um curso de programação java no PTI - Parque Tecnológico de Itaipu - que fica aqui na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná…
O curso dura 6 meses e consegue transformar uma pessoa q nem sabe o q é um computador em um programador…
Mas nao estou aqui para fazer propaganda dele…

Estou aqui pq estou terminando o curso e nao sei o quão comum eu sou no mercado de trabalho e o q vou fazer quando acabar esse curso, nao sei onde posso trabalhar! Nao sei se sou alguem qualificado ou só mais um que sabe um pouco mais do que montar e desmontar um computador…

Eu estou terminando um Controle de Estoque (um clássico de cursos de programacao) que esta conectado a um banco de dados pelo JBoss e depois irei passa-lo para java web…

O que eu sei fazer:

• Algoritmos

• Estruturas de Dados (fila e pilha);

• Conceitos de Orientação a Objetos;

• Tive algumas aulas de Engenharia de Software (40 horas ±), portanto entendo um pouco de UML;

• Tenho noções de Banco de Dados;

• Java Web (esta na grade para esse mês);

Tem mais coisas mas para lembrar agora é ruim, mas creio q nada relevante…

Escrevi tudo isso só para poder perguntar algumas coisas:

• Eu sou uma pessoa qualificada? Se sou, quanto?
    • O quão comum eu sou no mercado de trabalho?
    • Quais cidades podem me oferecer empregos bons?
    • Depois que eu terminar esse curso, devo começar a estudar o que?

Muito obrigado a todos…

Aguardo respostas e novamente peço desculpas se escrevi algo indevido…

valeu cara, palavras de motivação sao sempre bem vindas

Iniciantes click Aki

cara… na demanda que tem hoje, se o cara souber o minimo necessário, seja pra ganhar bem ou mal, vaga não falta …

o primeiro passo é vc cascar fora dai de foz do iguaçu e caçar um emprego em cidades proximas de vc como Curitiba, Sampa ou Poa que são cidades em que você pode conseguir algo relativamente bom se tratando de alguem inexperiente claro… sem pre-conceito com cidade pequena, mas qdo o assunto é TI, é dificil arrumar algo considerado bom em cidade pequena , se comparado com grandes centros…

quanto a sua qualificação, dificil dizer, mas pra quem fez um curso de 6 meses e não possui experiencia profissional, vc está no começo do começo… vai começar ganhando mal e ralando por baixo… mas se em 6 meses vc absorveu bem estes conceitos citados por ti que são fundamentais, talvez tenha uma boa capacidade de rapido aprendizado, assim como sua possivel evolução no mercado de trabalho…

boa sorte

Leia todo esses artigos menos AWT e Swing ARTIGOS

Leias as apostilas da Caelum - FJ11 e FJ21

Depois vc compra o livro SCJP e Use a Kbça (Kate Sierra)

Vai estar fera!!!

Eu sou uma pessoa qualificada? Se sou, quanto?
vc pode ter programado um foguete em assembler na sua casa ou no curso, se ainda não fez nada pro mercado, começa por baixo.

- O quão comum eu sou no mercado de trabalho?
hummm … só de ter dedicação e esforço e absorver conceitos rapidamente, já não é mais tao comum :lol:

- Quais cidades podem me oferecer empregos bons?
Sampa é o lugar… agora rio, curitiba, bsb, bh, poa e campinas tem bons empregos também…

- Depois que eu terminar esse curso, devo começar a estudar o que?
invista um pouco em java ee, alguns conceitos e frameworks… é o bambambam do mercado atualmente…

jjose

Valeu pela dica dos tutorias e das apostilas…
Vou começar a estuda-las assim q possivel…

caduengenheiro

Entao cara, eu penso em Curitiba mas só tem um problema… Tenho 17 anos… :?

Quero tirar a certificação Java nivel 1 até os 18, que ai posso ir para Curitiba mais confiante…

É uma boa idéia?

[quote=everson_z][quote=caduengenheiro][i]

Sampa é o lugar… agora rio, curitiba, bsb, bh, poa e campinas tem bons empregos também…
[/quote]

Vai para o Rio Grande do Sul,
aki em SP o custo de vida muito alto, uns R$1.500 apenas para se manter vivo e chove muito…
Imposto alto e sem retorno, a violência é muito alta alem das forte ganges
[/quote]

Aki na paraiba 3.000 vc é rico ou quase… rs

[quote=everson_z][quote=caduengenheiro][i]

[/quote]

Vai para o Rio Grande do Sul,
aki em SP o custo de vida muito alto, uns R$1.500 apenas para se manter vivo e chove muito…
Imposto alto e sem retorno, a violência é muito alta alem das forte ganges
[/quote]

RS tambem acho legal

Olá
Você já concluiu o ensino médio? Já está fazendo faculdade?
Senão, acho que antes de tudo você deve começar uma faculdade na área e buscar por estágios, acho que é o jeito mais fácil de entrar para o mercado de trabalho. Se puder ir estudando para a certificação SCJP concomitantemente, melhor ainda!

Isso é o que se espera de qualquer programador. Mas também se espera um bom domínio de orientação a objetos, não só conceitos básicos. É desejável também um conhecimento em design patterns.

O que você quer dizer com “noções de bancos de dados”? Se você sabe criar um banco de dados simples, mante-lo, rodar SQLs envolvendo joins, sabe o que são índices e como usa-los, ok. Você está dentro do que se espera de um bom programador. Não precisa ser um mestre em banco de dados (saber otimiza-los, escrever stored procedures completas, ou dominar a fundo um SGDB específico, isso se espera de um DBA).

Também é bom saber acessa-lo de alguma camada de persistência. No caso do Java, o Hibernate tem sido a escolha mais comum.

Ótimo.

É difícil dizer. O ideal é fazer o que a Veronica falou, cursar um curso técnico completo ou, preferencialmente, uma faculdade. Por lá, procure o programa de estágio e busque seu primeiro emprego. Ouvi falar muito bem da faculdade aí de foz. Parece que o curso é bem puxado e o colega que faz pós graduação comigo, e que estudou por lá, manda muito bem.

Sem a faculdade… bem você pode ser um bom auto-didata. Mas, embora nesse caso você se qualifique por conta própria, vai ser difícil comprovar que você é qualificado. Parta, então, para provas de certificação.

Em todo caso, pelo que você descreveu você ainda é pouco qualificado.

Pelo que li aqui, você teria o perfil um pouco abaixo de qualquer estagiário que queira trabalhar com computação, seja formado em informática, eng. elétrica, eng. da computação e áreas afins. O pessoal que fez faculdade certamente viu muito mais conteúdo que você. Isso claro, falando dos bons alunos.

Essa é uma pergunta complexa. Primeiro, você deve ter para si “o que é um bom emprego”, “o que é um bom salário” e “o que você considera qualidade de vida”. Muita gente considera ganhar R$1000,00 e trabalhar como professor/pesquisador numa faculdade de uma pequena cidade um ótimo emprego. E há pequenas cidades com boas faculdades e linhas de pesquisa no RS, por exemplo. Outros consideram morar em São Paulo uma péssima opção, seja qual for o salário. Mas há várias cidades no país, com vários perfis diferentes e, certamente, várias delas poderão atender suas expectativas.

Busque ensino superior. Também considere tirar uma certificação e procurar um estágio. O fato é, você está no caminho certo. Tem interesse e está buscando se qualificar.

Se você curte muito informática, toque algum projetinho pessoal também. Seja um jogo, uma página web própria, ou um sistema quebra-galho para algum parente. Ajuda muito a aprender e ter noção prática da coisa. :wink:

E boa sorte daqui para frente!

[quote]

• Tive algumas aulas de Engenharia de Software (40 horas ±), portanto entendo um pouco de UML;
  • Tenho noções de Banco de Dados;

Se você sabe criar um banco de dados simples, mante-lo, rodar SQLs envolvendo joins, sabe o que são índices e como usa-los, ok. Você está dentro do que se espera de um bom programador. Não precisa ser um mestre em banco de dados (saber otimiza-los, escrever stored procedures completas, ou dominar a fundo um SGDB específico, isso se espera de um DBA).

Também é bom saber acessa-lo de alguma camada de persistência. No caso do Java, o Hibernate tem sido a escolha mais comum.[/quote]

Sei tudo isso ai sim…

[quote]

• Eu sou uma pessoa qualificada? Se sou, quanto?

É difícil dizer. O ideal é fazer o que a Veronica falou, cursar um curso técnico completo ou, preferencialmente, uma faculdade. Por lá, procure o programa de estágio e busque seu primeiro emprego. Ouvi falar muito bem da faculdade aí de foz. Parece que o curso é bem puxado e o colega que faz pós graduação comigo, e que estudou por lá, manda muito bem.

Sem a faculdade… bem você pode ser um bom auto-didata. Mas, embora nesse caso você se qualifique por conta própria, vai ser difícil comprovar que você é qualificado. Parta, então, para provas de certificação.

Em todo caso, pelo que você descreveu você ainda é pouco qualificado. [/quote]

Entao, o parque tecnologico vai me dar um certificado de 520 horas de aula… Mas creio q isso na valha muita coisa, por isso quero a certificação java… Aqui no parque tem uma empresa desenvolvedora de softwares que sua especialidade é java, penso em conseguir trabalhar em um projeto lá para ganhar experiencia ja que os donos dessa empresa sao os meus professores.
Penso em ficar na cidade mais uns 2 ou 3 anos ou até terminar uma faculdade (Ciencia da Computação bem provavel) dai vou para os grandes centros. Mas meus professores disseram que direto empresas de software de curitiba vem procurar gente aqui no PTI para trabalhar lá.
Vou tentar me destacar…

[quote]

• O quão comum eu sou no mercado de trabalho?

Pelo que li aqui, você teria o perfil um pouco abaixo de qualquer estagiário que queira trabalhar com computação, seja formado em informática, eng. elétrica, eng. da computação e áreas afins. O pessoal que fez faculdade certamente viu muito mais conteúdo que você. Isso claro, falando dos bons alunos.[/quote]

Fico feliz de saber que estou só um pouco abaixo do que uma pessoa q esta cursando uma faculdade.

[quote]

• Quais cidades podem me oferecer empregos bons?

Essa é uma pergunta complexa. Primeiro, você deve ter para si “o que é um bom emprego”, “o que é um bom salário” e “o que você considera qualidade de vida”. Muita gente considera ganhar R$1000,00 e trabalhar como professor/pesquisador numa faculdade de uma pequena cidade um ótimo emprego. E há pequenas cidades com boas faculdades e linhas de pesquisa no RS, por exemplo. Outros consideram morar em São Paulo uma péssima opção, seja qual for o salário. Mas há várias cidades no país, com vários perfis diferentes e, certamente, várias delas poderão atender suas expectativas. [/quote]

Penso em até os 30 anos estar ganhando R$ 6000 ±
Por agora só experiência esta bom d+…

[quote]

• Depois que eu terminar esse curso, devo começar a estudar o que?

Busque ensino superior. Também considere tirar uma certificação e procurar um estágio. O fato é, você está no caminho certo. Tem interesse e está buscando se qualificar.

Se você curte muito informática, toque algum projetinho pessoal também. Seja um jogo, uma página web própria, ou um sistema quebra-galho para algum parente. Ajuda muito a aprender e ter noção prática da coisa. :wink:

E boa sorte daqui para frente! [/quote]

Meu irmao é formado em Ciencia da Computação e trabalha como Analista de Sistemas o forte dele é Geoprocessamento, penso eu e ele fazermos um mapeamento por satelite da cidade ou algo assim, só por experiencia e tbm para ter um projeto para mostrar…

valeu pelas dicas… :wink:

[quote=Emersonsts]
Penso em ficar na cidade mais uns 2 ou 3 anos ou até terminar uma faculdade (Ciencia da Computação bem provavel) dai vou para os grandes centros. Mas meus professores disseram que direto empresas de software de curitiba vem procurar gente aqui no PTI para trabalhar lá.
Vou tentar me destacar…[/quote]

Estranho, só se forem empresas muito específicas de software, que tem clientes por aí. Ou então empresas que acabam encaminhando o currículo para o PTI como um meio alternativo. Por aqui tem muitas faculdades boas, tanto públicas (UFPR, UTFPR), quanto particulares (PUC e Unicenp). O normal é ver pessoas que vem para cá, fazem alguma graduação, pós ou mestrado aqui e daí arranjam emprego. Dos meus colegas de trabalho de fora, todos fizeram isso. O mesmo está ocorrendo com o pessoal que cursa a pós comigo.

[quote=Emersonsts]Penso em até os 30 anos estar ganhando R$ 6000 ±
Por agora só experiência esta bom d+… [/quote]

R$6.000,00? Para os padrões Curitibocas, é uma meta bem ambiciosa. Mesmo para os padrões de uma grande empresa daqui. Isso falando de profissional CLT. Se for PJ, é até possível. Mas é como eu falei. Depois que você sentir melhor o mercado, vai ver que existem muitos outros fatores além do salário (ambiente de trabalho, qualidade de vida da cidade em si, estilo do trabalho) que contam.

O importante é perseguir sua meta… e ter um bocado de sorte. :wink: Se vier para cá, entre em contato por MP. Aí vejo no que posso te ajudar. :slight_smile:

[quote=jjose]Leia todo esses artigos menos AWT e Swing ARTIGOS

Leias as apostilas da Caelum - FJ11 e FJ21

Depois vc compra o livro SCJP e Use a Kbça (Kate Sierra)

Vai estar fera!!!
[/quote]

Pq não AWT e Swing?? Já vi vários projetos que aglobam não web e sim programação desktop, acho importante uma pessoa aprender esses conceitos.

Onde eu trabalho tem mais projetos em AWT e Swing do que em web… E já notei que projetos com essas tecnologias são muito comuns na indústria de maneira geral.

No momento estou trabalhando só com aplicações desktop mas para mes que vem ja quero saber bem mais do java web…
Estive pensando hje o dia todo… Vou fazer alguns programas como software livre mesmo, só para mim aprender enquanto faço as coisas… Sabe como é né… As duvidas só surgem quando se está fazendo…

Sobre os R$ 6000 tipo, nao penso em ser programador o resto da vida, penso em subir de cargo e tal… Mesmo assim é algo astronomico? Tipo dificil eu sei q é mas para mim quanto mais dificil significa que menos gente faz e mais eu sou valorizado…

Tipo queria um conselho de vcs ja sao experientes e tal…
Tipo, para mim ganhar uma graninha agora para mim poder pagar um curso de inglês e comprar uns livros para estudar… O que acham q eu poderia fazer?

Outra coisinha… Gostaria de saber qual banco de dados vcs usam e quais os prós e os contras dele…

valeu…

t+

[quote=Grinvon]
Pq não AWT e Swing?? Já vi vários projetos que aglobam não web e sim programação desktop, acho importante uma pessoa aprender esses conceitos.[/quote]

Ae??? :shock:

Vamos ver em %

Deve ser 98% Web e 2% Desktop

rs

O meu filho, com essa foto aí pode ter certeza q vc não é nada comum ! (Brincadeira :stuck_out_tongue: )

Cara, a forma mais rápida de ganhar grana é arruma um estagio que vc ganhe uma miseria, trabalhe feito um cachorro mas aprende muito. Aí em pouco tempo você vai ter cacique pra escolher alocações como melhor te agradar.

abraço,

De onde surgiu essa informação? So seu “achismo”?

Provavelmente você trabalha numa fabrica de software, ou em algum local voltado ao comércio. Pelo menos, aqui na indústria, a gente vê muitas aplicações desktop.

Na empresa onde trabalho, temos ênfase em aplicações web (jsp,struts,hibernate,jsf,spring…) por se tratar de uma aplicação voltada para administração e gestão de estoque de um de nossos clientes.