Quão importante é o TCC para a sua carreira?

Se você for seguir uma carreira não academica (pois para a academica eu sei que o TCC é muito importante), o quão importante é o TCC?
Por exemplo, acredito que um TCC que contribua cientificamente para a area possa ser considerado melhor que um TCC no qual se fez um sistema/sisteminha com alguma peculiaridade só para se poder dizer que ele inova em algo.
O que vocês acham? Vale a pena investir muito no TCC mesmo que você não pretenda seguir a carreira academica?

Obrigado^^

[quote=Bertolini]Se você for seguir uma carreira não academica (pois para a academica eu sei que o TCC é muito importante), o quão importante é o TCC?
Por exemplo, acredito que um TCC que contribua cientificamente para a area possa ser considerado melhor que um TCC no qual se fez um sistema/sisteminha com alguma peculiaridade só para se poder dizer que ele inova em algo.
O que vocês acham? Vale a pena investir muito no TCC mesmo que você não pretenda seguir a carreira academica?

Obrigado^^[/quote]
Depende do projeto e seus objetivos, pode fazer o projeto para atender necessidades de um cliente real por exemplo ou vender um aplicativo mobile se for algo interessante e inovador. Mas na maioria das vezes só serve para contar como experiência mesmo, no meu caso foi assim, nao me importei com pós termino do projeto.

Cara a minha Facul (IBTA) passou longe de formar um desenvolvedor de software,

Professores são totalmente acadêmicos, desatualizados e dependente de slides para dar suas aulas,

Por isso eu tentei tirar proveito de algo no meu TCC, algo(conhecimento) que eu pudesse levar para o mercado de trabalho.

O Tema do meu TCC é sobre uma ferramenta de projetos em SCRUM http://agile2go.herokuapp.com/

PQ não fiz algo inovador, uma idéia genial?

Simples, na primeria aula já tinha que ter escolhido o tema e o foco é total na monografia, dáne-se as tecnologias e as noites de sono perdidas, o importante é a monografia,

Tem gente que diz “Ah mais o que importa é o conceito, as linguagens vc aprende depois ou esta sempre mudando”,

Muito dos que dizem isso se contentam em aprender somente uma linguagem de programação por exemplo, e já acham que sabem tudo de tecnologia,

Eu discordo 100% disso, não é pelo fato de hoje ser uma linguagem e amanhã ser outra que não se deve ensinar a fundo na faculdade,

Invista sim no TCC no meu caso eu comecei com Java e seus 3000 frameworks linguagem que eu ja tinha conhecimento,

E depois migrei pra Ruby on Rails, eu seja tentando tirar proveito da Facul,

Abrcs

Dentre outras coisas, um TCC testa sua capacidade de criar um projeto e finalizá-lo, conduzindo-o de forma adequada e criando uma argumentação coerente na sua monografia (caso haja). Se você vai trabalhar com TI (academicamente ou não), as chances são grandes de que você, em maior ou menor grau, se veja envolvido com diversos projetos, nos quais essas qualidades se farão necessárias. Por isso, acho que vale a pena se dedicar bem ao TCC.

Claro que há casos e casos. Dependendo da instituição, o nível de qualidade e de complexidade exigido no seu TCC pode ser maior ou menor, mas, pessoalmente, acho que vale a pena criar algo do qual você possa realmente “se orgulhar” (por ser bem feito ou por ser realmente útil), ainda que não seja algo exatamente inovador.

Abraço.

[quote=TerraSkilll]Dentre outras coisas, um TCC testa sua capacidade de criar um projeto e finalizá-lo, conduzindo-o de forma adequada e criando uma argumentação coerente na sua monografia (caso haja). Se você vai trabalhar com TI (academicamente ou não), as chances são grandes de que você, em maior ou menor grau, se veja envolvido com diversos projetos, nos quais essas qualidades se farão necessárias. Por isso, acho que vale a pena se dedicar bem ao TCC.

Claro que há casos e casos. Dependendo da instituição, o nível de qualidade e de complexidade exigido no seu TCC pode ser maior ou menor, mas, pessoalmente, acho que vale a pena criar algo do qual você possa realmente “se orgulhar” (por ser bem feito ou por ser realmente útil), ainda que não seja algo exatamente inovador.

Abraço.[/quote]

Concordo plenamente e ainda faço um adendo.

A dedicação ao TCC pode te abrir muitas portas. Tem um ex-aluno do meu curso na faculdade onde o TCC dele foi um app para Iphone que ao tirar uma fotografia de uma pinta na pele, ele faz o pré-diagnóstico, informando se a pinta é um potencial câncer ou não. O rapaz se dedicou muito, por ser um assunto do interesse dele, foi atrás de dermatologistas que ajudaram e serviram como parâmetro para os resultados do app.

Vi uma palestra que esse rapaz fez sobre o app, e rola uns processamentos de imagem muito interessantes neste app. Temos um professor especializado nessa área de processamento de imagem e sinal voltado para a área médica, o que serviu de grande ajuda a ele também.

Enfim, conforme o autor do TCC falou, ele conseguiu alguns contatos com várias empresas do ramo médico, interessadas em investir no app. Deu até entrevista pra telejornais da cidade.

Um simples TCC que pode virar um negócio muito lucrativo. Já vimos essa história muitas vezes, quantos softwares de sucesso hoje em dia surgiram de trabalhos de faculdade?

:wink:

[quote=Ruttmann][quote=TerraSkilll]Dentre outras coisas, um TCC testa sua capacidade de criar um projeto e finalizá-lo, conduzindo-o de forma adequada e criando uma argumentação coerente na sua monografia (caso haja). Se você vai trabalhar com TI (academicamente ou não), as chances são grandes de que você, em maior ou menor grau, se veja envolvido com diversos projetos, nos quais essas qualidades se farão necessárias. Por isso, acho que vale a pena se dedicar bem ao TCC.

Abraço.[/quote]

Concordo plenamente e ainda faço um adendo.

A dedicação ao TCC pode te abrir muitas portas. Tem um ex-aluno do meu curso na faculdade onde o TCC dele foi um app para Iphone que ao tirar uma fotografia de uma pinta na pele, ele faz o pré-diagnóstico, informando se a pinta é um potencial câncer ou não. O rapaz se dedicou muito, por ser um assunto do interesse dele, foi atrás de dermatologistas que ajudaram e serviram como parâmetro para os resultados do app.

Vi uma palestra que esse rapaz fez sobre o app, e rola uns processamentos de imagem muito interessantes neste app. Temos um professor especializado nessa área de processamento de imagem e sinal voltado para a área médica, o que serviu de grande ajuda a ele também.

Enfim, conforme o autor do TCC falou, ele conseguiu alguns contatos com várias empresas do ramo médico, interessadas em investir no app. Deu até entrevista pra telejornais da cidade.

Um simples TCC que pode virar um negócio muito lucrativo. Já vimos essa história muitas vezes, quantos softwares de sucesso hoje em dia surgiram de trabalhos de faculdade?

;-)[/quote]

Caraca que massa, eu bem que tentei fazer algo assim, mas na minha Facul tem TCM(Trab… Con… Modulo) todo semestre e um TCC no final,

Impossibilitando que eu pudesse focar em tecnologias, mas sim na monografia

Cara, eu ainda estou pensando sobre temas que posso estar fazendo o TCC no meu curso. De qualquer forma, seguindo ou não a carreira acadêmica, acho que é um trabalho muito importante, e deve ser feito com o maior capricho e dedicação de sua parte. Sugiro que faça sobre algo que te interessa muito e você gostaria de aprimorar seu conhecimento e habilidade sobre o assunto, ou até mesmo sobre algo que você já leu mais não tem muito contato e gostaria realmente de conhecer mais afundo o assunto.-
Em termos pessoais, você estará aprendendo muito sobre o tema, podendo se torna uma de suas especialidades.
Você também estará desenvolvendo habilidades pessoais de disciplina e estudo, e de encontrar soluções para problemas (O que agrega valor a qualquer profissional de desenvolvimento de software)
No caso de desenvolvimento de algum sistema, penso que será mais uma experiência, e, dependendo do resultado, será algo que com certeza você se orgulhará e estampará em seu histórico de experiência e produtos desenvolvidos.

A minha opinião é que você só tem a ganhar. Já que o TCC é obrigatório, então aproveita para se esforçar e fazer um trabalho bem feito, que com certeza, você vai adquirir muito conhecimento, experiência e habilidades que serão valorizadas tanto na área acadêmica quanto no mercado !!!

Na minha idéia o importante do TCC nem é inovar. Se você puder inova, vai ser melhor com certeza! Senão, o que interessa pra banca que vai te avaliar é teu domínio no assunto escolhido como TCC. De que adianta você fazer um sistema de cadastro de consultas pra um consultório de cardiologia sem correr atrás e aprender como é a rotina de um consultório do tipo? Já vi muita gente que faz um negócio bem meia boca pra determinado nicho, e sequer sabe como funciona este nicho.

Você nem precisa inovar, pode fazer algo que já é feito hoje em dia. Mas com certeza, se você se esforçar e mostrar pleno domínio do assunto escolhido, vai acabar levantando formas diferentes de resolver um problema.

Mostrando domínio do assunto, domínio das técnicas de planejamento e programação, programando conforme as boas práticas, com certeza você vai passar com um ótimo conceito.

O negócio é escolher uma área pela qual se interesse e fazer algo em cima. Só por estar fazendo algo pra uma área que você goste, já vai servir de ajuda pra fazer um bom trabalho.

Diante de tudo o que já foi exposto no post apenas complemento o seguinte.

Tudo depende do objetivo que você quer atingir, exemplo:

Estudar uma tecnologia nova - desenvolvimento de aplicativos utilizando tal framework;
Fazer um app para resolver algum tipo de problema do cotidiano - caso do app para iPhone citado pelo Ruttmann;
Fazer um estudo de caso aplicando uma determinada metodologia - Aplicar o Scrum na empresa taltal;
Fazer algo só para ter o diploma (Obs: isso acontece muito) - dispenso exemplos, kkkk;

No meu caso fiz um estudo de ferramentas para desenvolver app utilizando Java Card, meu principal objetivo era estudar uma tecnologia nova, relacionada a Java e que quem sabe, no futuro pudesse ma dar algum retorno profissional, montar uma empresa por exemplo e desenvolver app usando o Java Card.

Bom o retorno profissional ainda não veio e talvez nunca vira, mas me contentei em ter o desafio de estudar algo que era pouco divulgado em muito difícil de ser feito.

Os resultado do meu trabalho podem ser visto em nesse link - http://www.johnidouglas.com.br/category/programacao/java-card/

[quote=johni]Diante de tudo o que já foi exposto no post apenas complemento o seguinte.

Tudo depende do objetivo que você quer atingir, exemplo:

Estudar uma tecnologia nova - desenvolvimento de aplicativos utilizando tal framework;
Fazer um app para resolver algum tipo de problema do cotidiano - caso do app para iPhone citado pelo Ruttmann;
Fazer um estudo de caso aplicando uma determinada metodologia - Aplicar o Scrum na empresa taltal;
Fazer algo só para ter o diploma (Obs: isso acontece muito) - dispenso exemplos, kkkk;

No meu caso fiz um estudo de ferramentas para desenvolver app utilizando Java Card, meu principal objetivo era estudar uma tecnologia nova, relacionada a Java e que quem sabe, no futuro pudesse ma dar algum retorno profissional, montar uma empresa por exemplo e desenvolver app usando o Java Card.

Bom o retorno profissional ainda não veio e talvez nunca vira, mas me contentei em ter o desafio de estudar algo que era pouco divulgado em muito difícil de ser feito.

Os resultado do meu trabalho podem ser visto em nesse link - http://www.johnidouglas.com.br/category/programacao/java-card/

[/quote]

Tá aí um assunto legal que é pouquíssimo abordado!

Tenho bastante curiosidade em JavaCard, mas nunca tive oportunidade/tempo de ler muito a respeito. Baixei seu TCC aqui pra ler no tempo livre!

Cloud Computer… ótimo tema pra TCC…
Sobre formar um desenvolvedor, to acabando minha graduação em Análise de Sistemas e vejo que uns professor nem sabe dar aula, ja outros sabem e esses sim, confesso que da gosto de assistir as aulas deles, mas agora é seguir e focar numa determinada área…

Cara no meu ponto de vista o TCC apesar de em alguns casos ser “chato” (pela parte escrita), ele é muito importante para a carreira, mesmo se a sua não for acadêmica. Através dele você faz uma boa pesquisa (a não ser que na sua faculdade isso não seja necessário), conhece bem um determinado assunto (deveria conhecer) e em alguns casos aprende a escrever. Um outro fator importante é que através de pesquisas que as novas tecnologias surgem, sem artigos científicos, estaríamos em decadência. Algumas empresas tem parcerias com universidades incentivando a pesquisa acadêmica… Enfim, parece ser chato, mas quando é um assunto que você gosta, se torna prazeroso escrever…

Minha opinião é meio radical e até contrastante com a dos outros. (lembrando que estou seguindo carreira acadêmica e já trabalhei em empresas também)
Se você realmente não se importa com a carreira acadêmica o que fizer no TCC é irrelevante. Provavelmente nunca mais vai olhar para a cara dele depois que se formar.
E mesmo se for seguir carreira acadêmica ele não é tão importante assim. O que importa mais para uma carreira acadêmica e principalmente se for pleitear uma bolsa de mestrado são suas notas durante a graduação, seu perfil como aluno (vai precisar de cartas de recomendação de professores que te conheçam), e se já escreveu algum artigo científico. Logicamente que se você tem essas qualidades, provavelmente fez um TCC bem elaborado e não um cadastro de clientes ou um sistema de gerenciamento de . Agora, independentemente disso, é interessante escolher algo que tenha interesse para fazer um TCC, pois ganhará experiência em algo que goste, mas não acho que ele seja tão importante assim para sua carreira.