Quão portável é HIBERNATE?

2 respostas
usphisics

Pessoal tenho q desenvolver umas aplicações c acesso a BD´s…
Porém tenho q ficar o + independente o possível de BD´s mas também não pode custar muito (tempo de consultas)…
Fiz uns teste de carga usando JDBC, Hibernate c SQL(createSQLQuery), HQL e Criteria…
Vi q o HQL e o Criteria são os q + demoram…certo…
O JDBC e o Hiber c SQL nativo ficam muito próximos em desempenho…porém gostaria de saber quão portável são os 3 métodos do Hibernate…se o “createSQLQuery” for portável para outros BD´s irei usar ele…

Oq vcs me dizem sobre a portábilidade desse 3 métodos…

Até + pessoa…

2 Respostas

sandeco

Bem… pelas especificações o hibernate é totalmente portável, o que não é completamente portavél são algumas especificações de SQL nativo dos bancos, que em alguns casos diferem entre eles.

Por isso que é também recomendado que se use mais o HQL ou critéria…

Realmente perde-se em desempenho com hibernate… mas se usado sem algumas configurações avançadas de cache … coisa e tal… ele melhora bastante.

O bom de hibernate é que ele te dá mais liberdade para pensar OO, e menos complicação com SQL avançadas… bem que gosto de SQL avançadas, e pensar em dados, com a teoria de conjuntos.

é isso

Sanderson Macedo

T

Separe todas as consultas SQL customizadas em um arquivo de configuração do Hibernate em vez de usar Hibernate Annotations. Isso facilitará sua migração de um banco para outro.

Outra coisa que ajuda é testar sua aplicação com 2 bancos diferentes, ou mais. Use o Oracle e o MySQL, por exemplo (o primeiro tem uma versão gratuita para desenvolvedor, e o segundo é de graça a menos que você queira pagar o suporte da MySQL AB, uma empresa da Sun).

Criado 6 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 6 de fev. de 2008
Respostas 2
Participantes 3