Quase desistindo... me ajudem por favor!

16 respostas
M

Pessoal a questão é a seguinte,

Desenvolvo em .NET desde 2002 e um amigo me encheu as paciências para estudar Java e tal. Estudei JSF… gostei, achei bom, a questão de persistencia usando J EE 5 é legal e tudo mais…

Pois bem, a questão é que quero gerar gráficos em minha aplicação e os componentes disponíveis no mercado para java, são RIDICULOS comparados ao Dundas para .NET… mas nem sonham em chegar perto.

Talvez eu desconheça componentes no mesmo nível para Java. Isso tá me levando um questionamento meio complicado, pq todo munda fala: Java é isso Java é aquilo e se Java não resolver meu problema, para mim ele não é NADA.

Pessoal, desculpe a franqueza, mas preciso saber as reais vantagens se devo mesmo investir nisso.

Abraço a todos e um ótimo dia.

Mateus

16 Respostas

R

Cara se prepara fecha os olhos se abaixa e protege a cabeça que você vai levar muita pancada!!!

R

Cara na minha opnião não existe comparação o que existe é mercado hoje o mercado de Java é o mais aquecido (não que .net não esteja) e é só isso!!! Se PHP estive-se aquecido eu trabalharia com ele, mas como Java está na crista da onda trabalho com ele.

_Renatu

hahaha quer dizer que JAVA não é nada porque não não tem componentes para gerar gráficos bonitinhos?

Cabral

Em 90% dos sistemas é bem isso que o teu gerente vai querer… infelizmente.

L

mateus_dias:
Pessoal a questão é a seguinte,

Desenvolvo em .NET desde 2002 e um amigo me encheu as paciências para estudar Java e tal. Estudei JSF… gostei, achei bom, a questão de persistencia usando J EE 5 é legal e tudo mais…

Pois bem, a questão é que quero gerar gráficos em minha aplicação e os componentes disponíveis no mercado para java, são RIDICULOS comparados ao Dundas para .NET… mas nem sonham em chegar perto.

Talvez eu desconheça componentes no mesmo nível para Java. Isso tá me levando um questionamento meio complicado, pq todo munda fala: Java é isso Java é aquilo e se Java não resolver meu problema, para mim ele não é NADA.

Pessoal, desculpe a franqueza, mas preciso saber as reais vantagens se devo mesmo investir nisso.

Abraço a todos e um ótimo dia.

Mateus

Você mesmo jah respondeu a sua pergunta amigo! A linguagem ideal é aquela que atende as suas necessidades de um modo que te agrade. Francamente, se você usa .NET e está feliz e ele está atendendo as suas necessidades…não há pq mudar só pq alguem falou que java é melhor. Para o que eu faço, Java é o melhor…se adequa as minhas necessidades e é por isso que eu uso…mas se um dia eu precisar fazer algo e ver que tem algo melhor…não penso 2 vezes…

É isso, vantagens do Java…existem muitas…mas precisa ver se elas importam pra você ou não.

_Renatu, ele está certo, os requisitos dele é fazer isso, pra ele não interessa ejb, anotations nem nada. Isso pra esse caso é claro, um dia ele pode pegar um projeto e falar JAVA é tudo! hehehe Não interprete apenas a parte Java não é nada e sim todo o contexto por favor!

M

Renato,

Não é questão de ser bonitinho filho, é questão de IHC INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR - e conforto na interface, design significa tudo… código bom ou ruim o USUÁRIO NÃO VÊ.

zepunk

Bom tem várias formas de você gerar gráficos em java, uma forma que pode deixar o seus usuários bem impressionados é utilizando o Adobe Flex 2, tem uma matéria falando sobre isto na edição mais recente da mundo java.

Agora se você optar por facilidade ao invés de qualidade pode continuar com o .NET. Conheço alguns desenvolvedores em .Net que nem sabem de orientação a objetos. Acho para uma pessoa se dizer que é um programador tem que ter algo a mais do que ter desenvolvido aplicações usando “Next, Next … Finish”. Sem falar que uma das coisas que me facina no java são as comunidades altruista.

neofito

Como assim JSF não tem componentes para gerar gráficos?

:arrow: <a href="http://www.jroller.com/page/cagataycivici?entry=jsf_chart_creator" data-bbcode="true">JSF Chart Creator</a> (Esse aí, ainda por cima é free. O link é para um tutorial)

:arrow: <a href="http://www.ilog.com/products/jviews/charts/" data-bbcode="true">ILOG JViews Charts</a>

:arrow: <a href="http://www.softwarefx.com/SFXJavaProducts/CFXforJava/jsf.aspx" data-bbcode="true">Chart FX for Java and Java Server™ Faces (JSF)</a>

:wink:

ViniGodoy

Manjar ou não de OO é um problema do programador, não do .Net. Não dá para criticar, o .Net é uma ótima plataforma, tão boa e rica quanto o Java. E também tem muito cara que se diz “programador java” e faz classes que mais parecem módulos de um programa estruturado.

Eu sou partidário do Java pela ideologia por trás da linguagem. O Java é gratuito e tem muitas frameworks gratuitas. O JFreeChart, que usamos para gerar gráficos aqui, é uma delas.

Outra coisa, a SUN está com um ótimo histórico de portabilidade entre uma versão e outra do Java, além de ser muito mais crítica antes de adicionar um novo recurso na linguagem.

gbmesso

Eu conheço o DUNDAS e realmente é um componente bem legal. Trabalho com ele em .NET.

Porém li um pouquinho da matéria sobre o Adobe Flex e achei fantastico. Só não vi exemplos (também nem fui atras). http://www.mundojava.com.br/NovoSite/materiacapa.shtml

Mas cara o esquema é “Googlar”… eu conheço um site: http://www.componentsource.com/features/java/index.html, que sempre pesquiso componentes. Mas, assim como o DUNDAS, os melhores são pagos e geralmente atendem todas as linguagens.

gbmesso

ViniGodoy:

Manjar ou não de OO é um problema do programador, não do .Net. Não dá para criticar, o .Net é uma ótima plataforma, tão boa e rica quanto o Java. E também tem muito cara que se diz “programador java” e faz classes que mais parecem módulos de um programa estruturado.

Eu sou partidário do Java pela ideologia por trás da linguagem. O Java é gratuito e tem muitas frameworks gratuitas. O JFreeChart, que usamos para gerar gráficos aqui, é uma delas.

Outra coisa, a SUN está com um ótimo histórico de portabilidade entre uma versão e outra do Java, além de ser muito mais crítica antes de adicionar um novo recurso na linguagem.

Concordo em letra, número e graú.
É justamente por essa ideologia que estou estudando JAVA e querendo migrar pouco-a-pouco de .NET para JAVA.
O que é fantastico no JAVA são os frameworks (qtde e qualidade), opções de desenvolvimento… Mas acho .NET MUITO bom. Pena que preso somente a MS.
Bom mais o assunto aqui não é esse. Falando em gráficos da uma olhada nesse link que pode lhe ajudar (não vi detalhes)
http://www.adobe.com/devnet/flex/samples/dashboard/

neofito

Ah, mais uma coisa.

Esse Dundas ae é pago. E bem pago por sinal.

Licensa para rodar em 1 máquina de desenvolvimento, 1 máquina servidor-testes, 1 máquina servidor-produção: $699 US. No mínimo R$1200. Barato né?

Com esse preço fica fácil.

andredeividi

Eu aconcelho vc usar Jfreechart.

_Renatu

mateus_dias:

_Renatu, ele está certo, os requisitos dele é fazer isso, pra ele não interessa ejb, anotations nem nada. Isso pra esse caso é claro, um dia ele pode pegar um projeto e falar JAVA é tudo! hehehe Não interprete apenas a parte Java não é nada e sim todo o contexto por favor!

Ok, analisando o contexto eu concordo.
Só achei forte extrapolar e dizer q java não é nada.

M

Pessoal to quase lá…

Baixei a implementação JSF do chart creator que é uma variação do JFreeChart para a web.

Agora é o seguinte:

Fiz todos os passos conforme o site manda, e não é exibido o gráfico…
aparece uma imagem quebrada e o caminho :

http://localhost:8084/GraficoJSF/faces/chartcreatorrequest.jsf?ts=1168531812390&id=chart1

Alguém tem idéia (Engraçado que no Faces servlets no web.config não tem nada falando de .jsf … da impressão que está faltando alguma coisa, alguém pode me ajudar?)

Abraço,

Mateus.

fmeyer

bem, ja que voce ta usando um componente pago pra .net … da pra usar um componente pago pra java tambem …

http://eu.softwarefx.com/sfxgallery/

da uma olhada nesse .

Criado 11 de janeiro de 2007
Ultima resposta 11 de jan. de 2007
Respostas 16
Participantes 11