Quase Feito: Sun vai abrir o código do Java até o fim do ano

Publicado no BR-Linux:

http://br-linux.org/linux/linuxworld_sun_anuncia_que_vai_abrir_o_codigo_do_java_ate_o_fim_de_2006

A Sun Microsystems confirmou planos de abrir o código de componentes-chave da sua plataforma Java ao final deste ano, seguindo o compromisso, anunciado na conferência JavaOne em maio, de transformar em código aberto a sua linguagem de programação Java.

Site para discutir planos, progresso, notícias, opiniões, a escolha da licença, o modelo de governança, a marca Java, compatibilidade, ferramentas de controle, gerenciamento, compilação, etc.

:arrow: http://community.java.net/jdk/opensource/

Será que realmente fazer isso é uma boa idéia? :?

Primeiro eu achava que não, que os problemas de ser aberto poderiam acabar com o Java.

Mas depois, vendo a resistencia ao Java se comparado com plataformas abertas como o Python, ruby e mono, acho uma boa idéia quebrar essa barreira e abrir o Java.

Olá

Ainda há gente discutindo qual o melhor modelo para o licenciamento como é caso do Geir em http://blogs.codehaus.org/people/geir/

Mas é inegável que as mudanças já estão em curso.

O Java 6 tem uma versão nova a cada semana para avaliação da comunidade. Com este modelo muito mais gente o terá testado até o lançamento previsto para outubro.

O glassfish, que vale a pena experimentar e que na verdade é o Sun Application Server 9, tem todo seu código fonte aberto que pode ser baixado do CVS (a versão que baixei para estudar o grizzly tem 444Mb, 47726 arquivos em 12793 diretórios)

Outra mudança é que agora se pode usar o logo Duke desde que sem modificações. Vejam como em http://logos.sun.com/logosite.jsp?Category=third&Logo=duke-button
e http://logos.sun.com/logosite.jsp?Category=third&Logo=duke-button

Este é a reação da Sun ainda que tardia. Para nós desenvolvedores estes passos nos dão mais garantia de que o Java permanecerá vivo mesmo que a Sun eventualmente enfrente dificuldades.

[]s
Luca

Aí deixa de ser Java. Para alguma coisa entrar no Java tem que passar pela JCP e para que alguma modificação possa ser chamada de Java tem que passar por teste de compatibilidade.

Se alguém quiser fazer qualquer mudança, que fique a vontade. Mas não terá o direito de chamar o resultado de Java. A marca Java ainda vai ser propriedade da Sun Microsystems, não é por que ela abriu o código que qualquer vai poder sair usando como quiser.

Isso acho que seja bem provavel que aconteça, empresas como BEA, IBM, que já tem até suas VMs, com certeza lançaram versões “customizadas” com recursos que eles achem interessantes pros clientes dele.
Ai pode acontecer de vc ter o recurso X, na versão da IBM apenas, o Y na versão da BEA, e o W apenas na versão “oficial” da Sun.

Mas concerteza, a abertura do código vai ajudar muito o Java, como já acontece com grandes projetos abertos como os da Apache, o Jboss, kernel Linux, BSD (leia-se Apple Darwin com mais frescuras) e por ai vai.

[quote=ZehOliveira]Aí deixa de ser Java. Para alguma coisa entrar no Java tem que passar pela JCP e para que alguma modificação possa ser chamada de Java tem que passar por teste de compatibilidade.

Se alguém quiser fazer qualquer mudança, que fique a vontade. Mas não terá o direito de chamar o resultado de Java. A marca Java ainda vai ser propriedade da Sun Microsystems, não é por que ela abriu o código que qualquer vai poder sair usando como quiser.[/quote]

pois é, abriram o código funcional, mas na realidade continua a mesma coisa. Pode escrever: não dou 1 ano para aparecerem várias jvms com funcionalidades interessantes espalhadas por aí, e não estou dizendo que isso vai ser bom.

Muita gente cita o fato de não poder ser chamado “Java” como prova contra fragmentação, mas e daí? Dá só uma olhada nos projetos opensource. Alguém pegará o código, mudará o nome para algo como LNJ, “LNJ is not Java”, e fará a seguinte propaganda:

• Java “otimizado” para Gnome, é 100% compatível com o Sun Java e tem mais, fornece bindings GTK, etc, etc.

É esse “plus” que mata. Depois de pouco tempo uma ou outra se populariza porque alguns desenvolvedores não estarão muito interessados em esperar o JCP se decidir. Aí o Java ficará tão multiplataforma quanto o C++.

Eu não vejo isso como um problema, Thiago. Vai usar hack quem quiser, quem quiser construir software multiplataforma que use a ferramenta adequada.

Só vai usar um “Java Otimizado para GNOME” quem for usar Gnome. Se o cara quer construir um software usando essa ferramente, deve ter em mente que não vai funcionar no Windows. Se ele não consegue enxergar isso, aí é problema dele!

até pior, pode existir um programa feito em “java” que só rode em determinada jvm. Confio mais no apache tomando conta do java do que JCP

Não vejo isso com bons olhos… Pode ser um desastre! Não vou citar exemplos pois já falaram bastante…

A Paz!!

Vejo, muita resistência, por parte da comunidade Java em relação a isso, mas o próprio jJva teve que romper paradigmas para chegar onde chegou, e acretido que a quebra de mais este paradigma vai impulsionar o java a novas fronteiras.

Olhar negativamente não ajuda ninguem. Para quem esteve com o java desde o ínicio sabe as dificuldades encontradas, para mostrar que esta seria a melhor plataforma de desenvolvimento para uma Empresa, e essa mesma dificuldade será vivida agora, mas acredito que esta é uma mudança para melhor.

Só criticar o software livre, não vai levar a nada. Aceitar e aprender com a mudança é a melhor forma de evoluir. Além de que se não está satisfeito com a mudança, vá para outro plataforma de programação. Se acha que vai ser tão ruim assim, pare de programar em java imediatamente.

Eu vou continuar com o Java enquanto ele atender as minhas necessidades, caso contrário mudo.

E que está mudando para melhor é o Java. Por hora, vou continuar com ele.

Medo de aprender é medo de viver.

[quote=ZehOliveira]Eu não vejo isso como um problema, Thiago. Vai usar hack quem quiser, quem quiser construir software multiplataforma que use a ferramenta adequada.

Só vai usar um “Java Otimizado para GNOME” quem for usar Gnome. Se o cara quer construir um software usando essa ferramente, deve ter em mente que não vai funcionar no Windows. Se ele não consegue enxergar isso, aí é problema dele!

[/quote]

Mas se hipoteticamente aparecer algo muito bom em determinada jvm, pode ser que haja um split não muito legal.

Olá

Porque você estão discutindo hipóteses?

E porque acham que só porque é Open Source devem aparecer vários sabores? Se fosse assim haveriam JBoss-Fedora e JBoss-Suse. Acho que a comparação com o linux não foi correta porque o Linux não é uma coisa só. É um amontoado de pacotes e aí sim, cada um empacota como quer. Mas o kernel do linux no Ubuntu é igual ao do Slackware ou do Gentoo.

A grande vantagem do Java virar Open Source é a de algum maluco resolver colocar coisas que até hoje a Sun não achou importante como uma javax.comm apropriada. De minha parte gostaria de ver uma maior integração com Flex para partir para web 2.1 sem as gambiarras do Ajax. Sendo Open Source a Adobe pode se interessar em fazer e também colocar como Open Source.

[]s
Luca

Pq hipótese se já temos isso com esse “turbilhão” de frameworks que aparecem todos os dias?

[quote=Luca]
E porque acham que só porque é Open Source devem aparecer vários sabores? Se fosse assim haveriam JBoss-Fedora e JBoss-Suse. [/quote]

É mas, diga-se de passagem, o interesse em alterar a JVM é muito maior que alterar um JBoss da vida…

[quote=Luca]
A grande vantagem do Java virar Open Source é a de algum maluco resolver colocar coisas que até hoje a Sun não achou importante como uma javax.comm apropriada. [/quote]

Passando pelo JCP, tudo bem, senão vai virar a “zona” que estamos falando.

Bom, vamos esperar para ver, já que vai ser feito mesmo.

A Paz!!

Olá

Pera aí, o assunto é o Java e não os programas que são feitos com Java que existem aos milhões. Um framework é um programa como outro qualquer feito com servlets, apenas é iniciado por um servidor de aplicações.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Pera aí, o assunto é o Java e não os programas que são feitos com Java que existem aos milhões. Um framework é um programa como outro qualquer feito com servlets, apenas é iniciado por um servidor de aplicações.

[]s
Luca[/quote]

:slight_smile: Eu sei… Só quiz dar um exemplo real do que pode acontecer com o Java.

A Paz!!

Olá

[quote=paulohbmetal]É mas, diga-se de passagem, o interesse em alterar a JVM é muito maior que alterar um JBoss da vida…
[/quote]

Acho que sei de muito mais servidores de aplicação do que JVMs. Hoje mesmo coloquei aqui um comparativo só com os 7 principais Open Source. Se incluir os pagos então a coisa vai longe. Veja:
http://www.guj.com.br/posts/list/39289.java

[]s
Luca

É mais aqui pode-se encontrar uma lista considerável de JVM’s também. :wink:

A Paz!!