Que framework seguir em Java?

12 respostas
R

Ola pessoal!

Qual o framework mais adequado a seguir para uma plataforma corporativa para 20 mil usuários com aproximadas 1000 mil transações por segundo no banco (Oracle).

Atualmente usamos VB 6.0 e estamos pensando em migrar a aplicação para Web com Java. Pensamos em usar JSF como framework, é o caminho?

Abraços,
Ricardo

12 Respostas

drsmachado

Qualquer framework conhecido consegue dar suporte à isso. Desde Struts 1 até vRaptor.
A questão é qual a facilidade com a qual você (e a equipe) aprenderá o framework.

Hebert_Coelho

drsmachado:
Qualquer framework conhecido consegue dar suporte à isso. Desde Struts 1 até vRaptor.
A questão é qual a facilidade com a qual você (e a equipe) aprenderá o framework.
Exato.

Se pegar o JSF sem saber como utilizar será um tiro no pé. Pode ter certeza. [=

E isso eu válido para qualquer ferramenta. [=

guilherme.dio

Também deve decidir:

[color=green]
Component Based[/color]

OU

[color=red]
Action Based[/color]

R

Hoje o conhecimento da equipe é em VB 6.0 e alguns um pouco de .net, teriamos que aprender desde o inicio e em paralelo a isso contrataria uns dois analistas em Java para começar o projeto.

Só para entender o porque de Java, é que hoje a base é 100% Oracle e estamos instalando um Exadata e a maioria dos frameworks do .Net não funcionam muito bem com Oracle, como toda a parte de regra esta em Packages e Procedures na hora de executar nos frameworks MS dá muito problema. (No meu ponto de vista e pela pouca experiencia que tive com eles)

Sobre o Component Based ou Action Based não conheço nenhum dos dois metodos.

drsmachado

Eu optaria por Struts 2 ou vRaptor 3.x, pois, ambos são action-based e a curva de aprendizado é relativamente menor que a de JSF 2 (que é component-based), embora este último seja o padrão.

R

Esqueci de comentar, vou precisar integrar a aplicação com CTI.

Ataxexe

Depois de usar toneladas de frameworks web em Java eu sempre me faço a pergunta quando vou começar um projeto novo em Java: por que não usar VRaptor?

Mesmo que você não vá usar, vale a pena pelo menos dar uma olhada nele.

E, baseado no seu número de acessos, eu recomendo a você pensar em cluster. Aí eu puxo a sardinha pro JBoss.

rmendes08

Só para esclarecer alguns pontos. Existem uma infinidade de frameworks Java, cada qual com a sua finalidade:

:arrow: Web: JSF, Struts, VRaptor, GWT, etc.
:arrow: DI conteiners: Spring, Guice, Weld
:arrow: Persistência: Hibernate, TopLink, iBatis,

ou seja, cada tipo de framework trabalha em uma camada diferente da aplicação. Algumas integrações são mais fáceis, outras nem tanto.

O que você precisa entender é que o gargalo da sua aplicação é o banco de dados. No caso dos frameworks Web, você podem usar qualquer um, vai depender unicamente do gosto da equipe. Para descobrir isso, a melhor abordagem é brincar um pouco com cada um deles.

Para a camada de persistência, acho que a melhor opção no seu caso é usar JDBC puro, pois como você disse, toda a sua regra de negócios está amarrada ao banco Oracle. Sendo assim,eu não vejo muito sentido em abstrair a sua camada com algum framework, até mesmo porque eu acho que nenhum framework está preparado para trabalhar desta maneira.

Por outro lado, eu abstrairia o acesso às regras de negócio com uma camada de serviços com EJB’s , aproveitando também o gerenciamento de transações de um servidor de aplicação.

tveronezi

Nada bate a perfornance do JS no browser e o Servlet/JSON no servidor.
Faz quatro anos que trabalho em projetos como esse, e o meu sentimento foi de “por que eu gastei tanto tempo com JSP/JSF?”

http://jquery.com/
http://www.sencha.com/products/extjs/examples/

[]s,
Thiago.

drsmachado

tveronezi:
Nada bate a perfornance do JS no browser e o Servlet/JSON no servidor.
Faz quatro anos que trabalho em projetos como esse, e o meu sentimento foi de “por que eu gastei tanto tempo com JSP/JSF?”

http://jquery.com/
http://www.sencha.com/products/extjs/examples/

[]s,
Thiago.

A questão é que determinados projetos (talvez nem pela estrutura do mesmo, mas pela insistência de clientes e seus “analistas” decidem) não permitem o uso de tecnologias que não aquelas que são pré definidas.
Um exemplo é uma grande instituição bancária que até o momento, insiste em usar java 1.4 em seus projetos. Qual a vantagem disso?

drsmachado

rmendes08:
Só para esclarecer alguns pontos. Existem uma infinidade de frameworks Java, cada qual com a sua finalidade:

:arrow: Web: JSF, Struts, VRaptor, GWT, etc.
:arrow: DI conteiners: Spring, Guice, Weld
:arrow: Persistência: Hibernate, TopLink, iBatis,

ou seja, cada tipo de framework trabalha em uma camada diferente da aplicação. Algumas integrações são mais fáceis, outras nem tanto.

O que você precisa entender é que o gargalo da sua aplicação é o banco de dados. No caso dos frameworks Web, você podem usar qualquer um, vai depender unicamente do gosto da equipe. Para descobrir isso, a melhor abordagem é brincar um pouco com cada um deles.

Para a camada de persistência, acho que a melhor opção no seu caso é usar JDBC puro, pois como você disse, toda a sua regra de negócios está amarrada ao banco Oracle. Sendo assim,eu não vejo muito sentido em abstrair a sua camada com algum framework, até mesmo porque eu acho que nenhum framework está preparado para trabalhar desta maneira.

Por outro lado, eu abstrairia o acesso às regras de negócio com uma camada de serviços com EJB’s , aproveitando também o gerenciamento de transações de um servidor de aplicação.

E pela estrutura do que deseja fazer, com EJB + Weblogic (pago) ou JBoss AS (gratuito) isso será muito tranquilo (salvo pelo custo do Weblogic).

R

Show! Agora preciso ler alguns artigos sobre as indicações, para começar.

Muito obrigado a todos pelo suporte e atenção!

Criado 29 de junho de 2012
Ultima resposta 29 de jun. de 2012
Respostas 12
Participantes 7