Que nível de conhecimento é necessário para começar com Frameworks?

Boa Noite!

Estou com uma certa ansiedade em começar a estudar e a implementar alguma coisa usando frameworks, mas não sei se o meu nível de conhecimento adquirido até agora é o suficiente para isso.

Já sei bastante coisa sobre JSPs, Servlets, EL e tal, mas não sei se estarei dando um passo maior do que minhas pernas se eu avançar para esta etapa agora.

O que, de mais importante eu preciso saber para poder avançar para o uso de Frameworks?

Agradeço por possíveis sugestões…

Amigo, aprendeu Servlets e Design Patterns, já pode começar. Afinal, Frameworks foram feitos para facilitar sua vida e aumentar a produtividade.

[]'s

fernandoeick,

Se você já tem um conhecimento legal sobre JSP e Servlets, esta é a hora de você começar a usar um framework.

Como você já deve ter visto aqui no forum existem alguns brasileiros, dê uma olhada nos seguintes:

:arrow: Mentawai
:arrow: VRaptor

Boa sorte

Você quer implementar um framework ou só usar um?

Se for para usar, vá em frente! Estude a documentação e mãos a obra.

Para implementar um, esteja em dia com design patterns, refatoração e esteja bem disposto a escrever documentação e java docs (uma boa documentação é um dos grandes segredos de frameworks de sucesso).

Lembre-se que como os frameworks são desenhados para extensão, você terá que prestar especial atenção no encapsulamento de suas variáveis, lembrar que métodos protected terão terão de ser tratados com o mesmo cuidado dos public, etc.

A dica que dou é: Não tenha medo e comece sim a implementar sua framework. Use-a em alguns projetos (de preferencia pequenos) e veja os resultados. Nas primeiras tentativas, você vai ver que muita coisa sairá errado, que você vai ter que alterar classes e muitas vezes terá que mexer na interface do framework (tento que alterar todos os projetos onde ela é usada)… mas errando que se aprende, certo?

Olá amigo, se vc quer um conselho eu acho melhor vc aprender JAVA. Aprenda tudo que vc conseguir aprender sobre JAVA, tipo as principais APIs, as Collections, as formas de encapsulamento, os padrões de desenvolvimento impostos pelo mercado, exceptions entre outras coisas… Eu por exemplo fiz a burrice de não me preocupar com o JAVA, eu só me preocupava com o funcionamento básico das servlet e por causa disso passei longos tempos desenvolvendo códigos que não eram possíves de serem aproveitados ou que não atingiam aos meus objetivos. Melhorou muito o meu conhecimento e meus codigos quando começei a estudar para tirar minhas certificações, comecei a entender muitas coisas, e acho que é esse o caminho… Primeiro “coma” os codigos em JAVA, depois use um framework para te “ajudar” a desenvolver melhor os seus codigos e lógicas…

Espero ter ajudado, flw…
Mauricio Palmeira Maistrello

Aí, obrigado pelas dicas!

ViniGodoy, eu quero somente apender a usar um e não construir um.

Acho que ainda vou dar uma encarada em alguns assuntos que estão me faltando antes de partir pra Frameworks.

Valeu!