Que pena agora teremos que partir pro Open jdk ? Vamos ter que pagar o Oracle jdk ?

https://www.java.com/pt_BR/download/release_notice.jsp

Essa Oracle não precisava fazer isso.

C, C++, PHP e Python estão a anos aí gratuitamente a décadas.

Parece que uma frase que eu li em uma revista tudo que é gratuito tende a ser pago é verdade.

Complicado…

O pior é que olhei o Open JDK para experimentar e tá lá o símbolo da Oracle.

Será que vai ser igual ao Prime Faces onde só paga a atualização, versão final vai ser grátis ?

Tende a ser pago quando maioria do uso são grandes legados, por isso o maior foco é em versões anteriores. Se mesmo a versão mais atual não for livre, a saída dos javeiros será o OpenJDK.

Fora da caixa Java, opções livres para a atualidade ou que sobreviveram melhor aos tempos não faltam: .NET Core, Go, Ruby, Nodejs, PHP, Python etc.

É open source com a licenca GPLv2, mas está sob a Oracle. Assim como o .NET Core que é da Microsoft mas também é livre.

Se um dia OpenJDK der dor de cabeça a Oracle (que não é uma instituição de caridade), como sempre vai parar no limbo da Apache, junto com outras tralhas como OpenOffice, NetBeans, etc.

O Oracle JDK vai ser gratuito para o desenvolvedor e pago($) para o servidor de produção. O OpenJDK é totalmente gratuíto, mas a cada 6 meses vai ter uma nova versão. Na prática as mudanças iniciam em jan/2019. O Oracle JDK 11 não vai permitir o uso gratuíto do JDK no servidor , mas var permitir o uso do JRE.

A oracle distribui 2 binários o Oracle JDK e o OpenJDK. O Oracle JDK continua a ser distribuído sob a licença Oracle Binary Code License Agreement for Java SE , já a distribuição a partir do OpenJDK vai ser distribuída sob a licença GPLv2 license with classpath exception (CPE).

Como alternativas a Azul distribui gratuitamente o Zulu e o adoptopenjdk distribui binários do OpenJDK com HotSpot ou OpenJ9 . Não há informações claras se a Azul ou a AdoptOpenJDk vão fazer o backport das atualizações depois de jan/2019.

é uma boa comparação. A versão grátis é o OpenJDK, lembrando o Oracle JDK tem como base o OpenJDK.

Precisa de JDK no servidor?

Que alívio depois de ver a matéria acima.

eu estou usando adoptopenjdk com openj9.

Estou usando o .NET Core.

Além de improdutivo, ta uma zona o mundo Java, tem também o Amazon Corretto.