Que problema pode ser este?

Estou iniciando em conexão de banco de dados, mas acho que fiz tudo corretamente, mas está apresentando problemas.

Eu criei uma fonte de dados ODBC, uso o sistema Windows XP, fazendo a comunicação de um banco de dados Access e o Java. No Painel de Controle, na guia NFD de usuário, adicionei um Banco de Dados MS Access, em seguida escolhi o Driver do Microssoft Acces(*.mdb).

Como nome da fonte de dados, digitei MeuBanco. Depois que dei OK, aparece a fonte MeuBanco na lista junto das outras fontes de dados.

Eu reproduzi um código-fonte que faz a conexão com o banco de dados, veja o código abaixo:

import java.sql.*;
class Programa1 
{

public static void main(String args[])
  {

String url = "jdbc:odbc:MeuBanco";  
   try 
       {
       Class.forName( "sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver" );
       Connection MinhaConexao = DriverManager.getConnection(url);
       System.out.println("Conexao realizada com sucesso");
       MinhaConexao.close();
       } 
   catch(ClassNotFoundException ex)
       {
       System.out.println("Driver JDBC-ODBC não encontrado!");
       }
   catch(SQLException ex)
       {
       System.out.println("Problemas na conexao com a fonte de dados");
       }  
   }    
}

Mas está apresentando um problema. Compila certo, cria o arquivo .class, mas quando eu rodo o Programa1.class, apresenta no console exatamente a mensagem:

Problemas na conexao com a fonte de dados

Parece que entra nesse catch(SQLException ex). Alguém sabe dizer o que está acontecendo, que tipo de erro é esse? O que devo fazer?

Abraço, amigos.
Marco

faz o seguinte, coloque um ex.printTrackTrace() e mande o resultado para nós… há algumas possibilidades de erro, apartir da mensagem há condições de passar a solução certa.

:okok:

Olá, Marcos,

Cara, muito obrigado por me ajudar, eu estou muito no início da linguagem Java, e no início de qualquer coisa a gente comete erros primários, estou começando a entender a parte de banco de dados, mas acabei de descobrir o erro, é que ao configurar ODBC para o Microsoft Access, eu preenchi a caixinha que pede o nome da FONTE DE DADOS corretamente, digitei MeuBanco, mas não selecionei nenhum banco de dados. Eu estou fazendo um aplicativo para uma escola, e já tinha criado um arquivo Escola.mdb, mas não selecionei o cara, aí, é demais, como ele vai abrir o banco, né?

Mas te agradeço, Marcos, por tentar me ajudar, valeu, amigo.
Marco

Esta fonte de dados sua era ninja… buscava dados do além. (risos)

Por isto eu não gosto da microsoft, custava colocar um campo deste obrigatório?

:idea: :mad: