Que problema pode ser este?

3 respostas
M

Estou iniciando em conexão de banco de dados, mas acho que fiz tudo corretamente, mas está apresentando problemas.

Eu criei uma fonte de dados ODBC, uso o sistema Windows XP, fazendo a comunicação de um banco de dados Access e o Java. No Painel de Controle, na guia NFD de usuário, adicionei um Banco de Dados MS Access, em seguida escolhi o Driver do Microssoft Acces(*.mdb).

Como nome da fonte de dados, digitei MeuBanco. Depois que dei OK, aparece a fonte MeuBanco na lista junto das outras fontes de dados.

Eu reproduzi um código-fonte que faz a conexão com o banco de dados, veja o código abaixo:

import java.sql.*;
class Programa1 
{

public static void main(String args[])
  {

String url = "jdbc:odbc:MeuBanco";  
   try 
       {
       Class.forName( "sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver" );
       Connection MinhaConexao = DriverManager.getConnection(url);
       System.out.println("Conexao realizada com sucesso");
       MinhaConexao.close();
       } 
   catch(ClassNotFoundException ex)
       {
       System.out.println("Driver JDBC-ODBC não encontrado!");
       }
   catch(SQLException ex)
       {
       System.out.println("Problemas na conexao com a fonte de dados");
       }  
   }    
}

Mas está apresentando um problema. Compila certo, cria o arquivo .class, mas quando eu rodo o Programa1.class, apresenta no console exatamente a mensagem:

Problemas na conexao com a fonte de dados

Parece que entra nesse catch(SQLException ex). Alguém sabe dizer o que está acontecendo, que tipo de erro é esse? O que devo fazer?

Abraço, amigos.
Marco

3 Respostas

M

faz o seguinte, coloque um ex.printTrackTrace() e mande o resultado para nós… há algumas possibilidades de erro, apartir da mensagem há condições de passar a solução certa.

:okok:

M

Olá, Marcos,

Cara, muito obrigado por me ajudar, eu estou muito no início da linguagem Java, e no início de qualquer coisa a gente comete erros primários, estou começando a entender a parte de banco de dados, mas acabei de descobrir o erro, é que ao configurar ODBC para o Microsoft Access, eu preenchi a caixinha que pede o nome da FONTE DE DADOS corretamente, digitei MeuBanco, mas não selecionei nenhum banco de dados. Eu estou fazendo um aplicativo para uma escola, e já tinha criado um arquivo Escola.mdb, mas não selecionei o cara, aí, é demais, como ele vai abrir o banco, né?

Mas te agradeço, Marcos, por tentar me ajudar, valeu, amigo.
Marco

M

Esta fonte de dados sua era ninja… buscava dados do além. (risos)

Por isto eu não gosto da microsoft, custava colocar um campo deste obrigatório?

:idea: :mad:

Criado 11 de junho de 2006
Ultima resposta 12 de jun. de 2006
Respostas 3
Participantes 2