Que programa usar para programar em Java?

Sou novo na área da programação, na faculdade estou aprendendo C# porém gostaria mesmo de programar em Java.

Baixei o Eclipse porém não sei se esse é o mais intuitivo, gostaria de saber opniões a respeito e gostaria que alguem me mostrasse alguns sites com tutos bacanas para um aprendizado limpo sem pular fazes ou até mesmo um bom livro.

Desde já agradeço!

Me manda um email que te passo um esquema bom. flapanq@hotmail.com

Rapaz o eclipse é excelente, também tem o netbeans que é muito bom, essas são as IDE’s mais usadas para desenvolvimento java

mas o principal é conhecer a linguagem para programar em qualquer uma das duas IDE’s.

além disso tem o site www.caelum.com.br que tem varias apostilas e cursos excelentes

voce pode começar pela apostila do FJ-11 e FJ-21

eu estou cursando o terceiro ano de sistemas de informação, uso eclipse desde o primeiro ano, e ainda continuo usando.
e essas apostilas já me salvaram algumas vezes…=D

para mim é o melhor programa para desenvolver em java para quem está iniciando.

Olá thiagogomes

Quando vou indicar alguma coisa para os meus amigos que estão iniciando Java eu digo o seguinte:
Quer aprender de verdade Não use nenhuma IDE!
Sério mesmo, porque uma IDE te ajuda além do necessário e no processo de aprendizagem é muito ruim isto (pelo menos eu acho).
Se você não quer se viciar no ctrl + espaço e entender realmente o que vc está fazendo
e não depender de NENHUMA IDE, tente algum editor de texto com suporte a cores (highlights)

Para o Windows eu recomendo o Notepad++ e Context
Para o Linux eu recomendo o Kate e o gEdit
Para o Mac … bem eu não sou usuário de Mac mas falam bem do TextMate

Mas se Mesmo assim ainda quiser uma IDE: Eclipse!!!

Eu ia dar esse conselho que pra mim é o melhor que já recebi até hoje… Estude Java, IDE é indiferente… Como vc manja C#, Java será facinho facinho…