Que programa usar para programar em Java?

Sou novo na área da programação, na faculdade estou aprendendo C# porém gostaria mesmo de programar em Java.

Baixei o Eclipse porém não sei se esse é o mais intuitivo, gostaria de saber opniões a respeito e gostaria que alguem me mostrasse alguns sites com tutos bacanas para um aprendizado limpo sem pular fazes ou até mesmo um bom livro.

Desde já agradeço!

Me manda um email que te passo um esquema bom. flapanq@hotmail.com

Rapaz o eclipse é excelente, também tem o netbeans que é muito bom, essas são as IDE’s mais usadas para desenvolvimento java

mas o principal é conhecer a linguagem para programar em qualquer uma das duas IDE’s.

além disso tem o site www.caelum.com.br que tem varias apostilas e cursos excelentes

voce pode começar pela apostila do FJ-11 e FJ-21

eu estou cursando o terceiro ano de sistemas de informação, uso eclipse desde o primeiro ano, e ainda continuo usando.
e essas apostilas já me salvaram algumas vezes…=D

para mim é o melhor programa para desenvolver em java para quem está iniciando.

Olá thiagogomes

Quando vou indicar alguma coisa para os meus amigos que estão iniciando Java eu digo o seguinte:
Quer aprender de verdade Não use nenhuma IDE!
Sério mesmo, porque uma IDE te ajuda além do necessário e no processo de aprendizagem é muito ruim isto (pelo menos eu acho).
Se você não quer se viciar no ctrl + espaço e entender realmente o que vc está fazendo
e não depender de NENHUMA IDE, tente algum editor de texto com suporte a cores (highlights)

Para o Windows eu recomendo o Notepad++ e Context
Para o Linux eu recomendo o Kate e o gEdit
Para o Mac … bem eu não sou usuário de Mac mas falam bem do TextMate

Mas se Mesmo assim ainda quiser uma IDE: Eclipse!!!

Eu ia dar esse conselho que pra mim é o melhor que já recebi até hoje… Estude Java, IDE é indiferente… Como vc manja C#, Java será facinho facinho…

Agora depois que descobrir alguns recursos que o C# tem e o Java não, não vá sair falando mal da linguagem… heueheuehueehuehe

Abs []

Po valeu mesmo as dicas foram e serão muito úteis mas por exemplo, foi citado que o bacana mesmo é editor de texto com suporte a cores, acho bacana a idea porem e se eu precisar rodar o programinha ou orientar algo? Ainda assim vai ser uma forma bacana de programar?

thiagogomes
Vou pegar uma citação sua
“Só o esforço justifica o resultado”

Se você precisar compilar e fazer as outras coisas: Tela preta (ou azul, verde etc)
Você irá aprender os comandos básicos (javac, java), e os erros básicos também :D.
Além do mais você pode de quebra conhecer mais o seu ambiente
(Windows, Linux, Mac)

Qualquer dúvida em relação ao começo agente ajuda!
abraço

Oi,

Eu gosto do JCreator http://www.jcreator.com/

[quote=sethbra]thiagogomes
Vou pegar uma citação sua
“Só o esforço justifica o resultado”

Se você precisar compilar e fazer as outras coisas: Tela preta (ou azul, verde etc)
Você irá aprender os comandos básicos (javac, java), e os erros básicos também :D.
Além do mais você pode de quebra conhecer mais o seu ambiente
(Windows, Linux, Mac)

Qualquer dúvida em relação ao começo agente ajuda!
abraço[/quote]

exatamente no momento to aqui baixando o Notepad++ para começar a dar uma pincelada no Java.
De qualquer forma não adianta dar o passo maior que a perna pq assim eu só estaria montando um labirinto pra eu mesmo tentar sair depois (minha opniao)

vou por partes mesmo, usar um pouco o editor e se me sentir confortavel para uma form ou outra ai já será um novo passo!

Quem puder e quiser ajudar um pouco to on no msn qse sempre e pode me add, thiagogomes_85@hotmail.com

Valeu mais uma vez cara e a propósito, programar MAC é complicado ou é a mesma coisa?

Abraço!

Eu uso o netbeans… uma boa IDE…
Não digo que seja ruim usar o notepad… mas isso só vai te servir para aprender…fazer um hello word em java… no momento que vc tiver que fazer um sistema maior… aí vc vai sofrer… … eu tenho o seguinte pensamento… notepad…para início… aprender os comandos…depois já passa para uma IDE… então já vai aprendendo a mecher na ide e aprendendo o Java

leopoldof deixa so eu discordar de umas coisas
mas isso só vai te servir para aprender…fazer um hello word em java…

Cara fiz meu Projeto de iniciação científica todo no kate + javac e serviu tanto para o meu projeto como para aprender Java
então não serve apenas para criar um hello world!
abraço

[quote=sethbra]leopoldof deixa so eu discordar de umas coisas

Cara fiz meu Projeto de iniciação científica todo no kate + javac e serviu tanto para o meu projeto como para aprender Java
abraço[/quote]

O que o leopoldof quis dizer é em relação a Produtividade…

Mas para concluir ao autor do tópico, fazer na unha vai te dar aprendizados fantásticos… claro, depois que você souber evitar certos erros de tanto quebrara a fuça, entender a estrutura de pacotes e todo o resto, aí sim, comece usando uma IDE e usurfrua de toda a mágica que ela faz pra você, poupando o tempo que você perderia fazendo tudo na mão… Claro que você só perde tempo se aquilo que você vai fazer, você já sabe como é feito… Será que nem no dia que você resolver programar pra Web… JSF + EJB + GlassFish/JBoss é lindo e maravilhoso de produtivo, porém comece com JSP + Servlets + Tomcat mesmo, entender o funcionamento será ótimo…

Acredite cara, não é preciosismo não, porque senão alguém pode pensar: “Ah então manda o cara programar em Assembler e configurar o Apache pra rodar as aplicações”, e claro que tudo tem um limite de aceitação e profundidade, mas fazer tudo um pouco arcaico com certeza absoluta vai te dar um diferencial…

Quer fazer um teste ??? Aprenda assim e compare seus conhecimentos com um colega seu que esteja começando a aprender agora tbm… Você vai perceber que ele vai sair na frente em alguns quesitos, mas no primeiro problema de verdade que vocês enfrentarem, você vai saber o que fazer ou pelo menos o rumo, ele vai ficar perdido e procurar arrego no fórum do Framework mega-power que estiver usando… Minha ficha só caiu no dia que eu pedi arrego na lista do Framework que eu estava usando e um colega que um dia foi meu “aprendiz” deu idéias que solucionaram o problema só de olhar…

Abs []

[quote=adriano_si][quote=sethbra]leopoldof deixa so eu discordar de umas coisas

abraço[/quote]

O que o leopoldof quis dizer é em relação a Produtividade…

Mas para concluir ao autor do tópico, fazer na unha vai te dar aprendizados fantásticos… claro, depois que você souber evitar certos erros de tanto quebrara a fuça, entender a estrutura de pacotes e todo o resto, aí sim, comece usando uma IDE e usurfrua de toda a mágica que ela faz pra você, poupando o tempo que você perderia fazendo tudo na mão… Claro que você só perde tempo se aquilo que você vai fazer, você já sabe como é feito… Será que nem no dia que você resolver programar pra Web… JSF + EJB + GlassFish/JBoss é lindo e maravilhoso de produtivo, porém comece com JSP + Servlets + Tomcat mesmo, entender o funcionamento será ótimo…

Acredite cara, não é preciosismo não, porque senão alguém pode pensar: “Ah então manda o cara programar em Assembler e configurar o Apache pra rodar as aplicações”, e claro que tudo tem um limite de aceitação e profundidade, mas fazer tudo um pouco arcaico com certeza absoluta vai te dar um diferencial…

Quer fazer um teste ??? Aprenda assim e compare seus conhecimentos com um colega seu que esteja começando a aprender agora tbm… Você vai perceber que ele vai sair na frente em alguns quesitos, mas no primeiro problema de verdade que vocês enfrentarem, você vai saber o que fazer ou pelo menos o rumo, ele vai ficar perdido e procurar arrego no fórum do Framework mega-power que estiver usando… Minha ficha só caiu no dia que eu pedi arrego na lista do Framework que eu estava usando e um colega que um dia foi meu “aprendiz” deu idéias que solucionaram o problema só de olhar…

Abs [][/quote]

Bom, entendi o que todos queriam dizer, de cada post se tira coisas MUITO proveitosas.
o Seth me ajudou até mesmo pelo msn me ensinando a adicionar as rotinas e como executar os programinhas que fiz no notepad++ (se bem que nao consegui essa parte do cmd rs). Agora vou imprimir e carregar embaixo do braço as apostilas que me foram passadas aqui nesse topic tbm e um livro que ja me enviaram por email. Agradeço a todos agora vao vir os novos topics pois sei alguns comandos no c# porem no java manjo NADA…

Se alguem tiver uma listagem basica dos comandos de Console Aplication que vou usar nesse começo de carreira agradeço!

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=16

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=104

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=105

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=108

http://www.guj.com.br/posts/list/213168.java

http://www.guj.com.br/posts/list/205857.java

Abs []

[quote]sethbra wrote:
leopoldof deixa so eu discordar de umas coisas

abraço
[/quote]
Não quis dizer que é impossível fazer num editor de texto… é possível sim…
o que quis dizer é que se vc resolver desenvolver um sistema razoavelmente grande… que contenha umas 300, 400, enfim…várias classes… vai chegar uma hora que sua produtividade vai cair pela metade ou talvez até menos… vai demorar bem mais para desenvolver.,no meio daquele entrevero de pastas e arquivos para achar o que vc quer editar… nisso as IDEs são práticas…

A questão do “Hello World” … quis dizer…programas pequenos…
Não tiro o mérito de iniciar com o notepad… acho até que se aprende mais, pois assim vc pega as manhas dos comandos… entende como o compilador funciona e tals…

Para começar eu usei as apostilas da caelum e um editor de texto que tem suporte para o javac e java (Crimson Editor), com o passar dos capítulos, a própria apostila nos orienta a fazer o download do Eclipse e passar a utiliza-lo… ok fim da apostila, agora estou estudando para certificação, estou usando o bloco de notas do windows e cmd para compilar e executar, assim não tem um detalhe que passe despercebido, também sou iniciante em java mas espero que minha pequena experiência possa ajudar em algo. Resumindo, para aprender quanto menos a IDE puder te ajudar melhor para o seu aprendizado da linguagem.