Eu baixei dois JRE e um JDK mas não funcionaram. Quais as máquinas que tenho que baixar, para rodar eclipse por exemplo? no meu micro pois esse foi o único programa que consegui e será que alguém pode listar todos os programas grátis para desenvolver para a net e também programas para desktop? sou um iniciante, só estudo lendo apostilas e não consigo nenhum programa. Alguém pode dar uma força?
para rodar o eclipse vc precisa no minimo do jdk 1.4
Tp kra, pra vc q tb e iniciante, n usa IDE n kra, usa editor ASCII q vc aprende bem +!!
AI vc usa o compilador do java mesmo!! 
bom cara, eu tô com o Ratinho, não usa ide ainda não.
mas você não deve estar conseguindo rodar o eclipse pq não setou as variáveis de ambiente, para começar a usar algo você precisa do jdk, no site da sun tem o 1.4.2 e 1.5…, o jre é só a maquina virtual, o jdk já vem com ela e mais o compilador. para setar as variáveis de ambiente dá uma olhada aqui no portal java ou no javafree que deve( eu sei que tem, não me lembro qual) apostilas ou tutorais para instalar e criar variáveis…
Valeu
Cara faça isso mesmo que nossos amigos disseram… o eclipse para iniciante deixa o camarada bem acostumado e você não entenderá vários conceitos de suma importância… comecei com IDE e descubro coisas que usava comandos da IDE… use o Bloco de Notas e compile no Promp do windows veja esse tutorial para configurar as variáveis… http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=26
até mais@!
qual os nomes de alguns editores ASCII e também nome de compiladores também
qual os nomes de alguns editores ASCII e também nome de compiladores também
Editor - notepad, vi (esse eh campeao), edit (eca!), kedit, gedit, etc.
Compilador - o javac, q vem com o j2sdk
só há 1 compilador usado em java que é o javac, o mesmo ja vem junto do jdk1.5 ( mais recente ) do j2se 1.5.0 
editor ascii use o bloco de notas (notepad)
[]s
minha opinião tb estou começando agora entrar no mundo OO e java te aconselharia a utilizar o JCreator que free e só a professional que vc paga uma licença na pagina que vou te mandar ta passo a passo como vc instala sdk os docs e onde pega esta ferramenta la vai:
não gostei do netBeans achei horrivel( desculpe se alguém gosta e minha opinião)
http://www.jcreator.com/installation.htm
e vamos estudar!!
qualquer duvida se eu poder te ajudar será pode contar com nós todos!!
um abraço 
karlota
falando nisso, ontem eu nao tinha nada pra fazer, e fui dar uma olhada rapida no superdownloads, eu axei alguns bons mas ainda gosto do textpad
ele eh editor ascii e vai encinar realmente vc a criar as coisas na mao, bem pq ? ele siimplemente tem “cores” para ( nao sei como explicar ) as palavras reservadas em java, facilitando sua visualizaçao 
[]s
notepad ninguen merece velho ! eu indico no minimo o jcreator! ninguem aprende sofrendo nao … pelo menos uma corzinha tem q ter !
vai no jcreator