Eu baixei dois JRE e um JDK mas não funcionaram. Quais as máquinas que tenho que baixar, para rodar eclipse por exemplo? no meu micro pois esse foi o único programa que consegui e será que alguém pode listar todos os programas grátis para desenvolver para a net e também programas para desktop? sou um iniciante, só estudo lendo apostilas e não consigo nenhum programa. Alguém pode dar uma força?
para rodar o eclipse vc precisa no minimo do jdk 1.4
Tp kra, pra vc q tb e iniciante, n usa IDE n kra, usa editor ASCII q vc aprende bem +!!
AI vc usa o compilador do java mesmo!! 
bom cara, eu tô com o Ratinho, não usa ide ainda não.
mas você não deve estar conseguindo rodar o eclipse pq não setou as variáveis de ambiente, para começar a usar algo você precisa do jdk, no site da sun tem o 1.4.2 e 1.5…, o jre é só a maquina virtual, o jdk já vem com ela e mais o compilador. para setar as variáveis de ambiente dá uma olhada aqui no portal java ou no javafree que deve( eu sei que tem, não me lembro qual) apostilas ou tutorais para instalar e criar variáveis…
Valeu
Cara faça isso mesmo que nossos amigos disseram… o eclipse para iniciante deixa o camarada bem acostumado e você não entenderá vários conceitos de suma importância… comecei com IDE e descubro coisas que usava comandos da IDE… use o Bloco de Notas e compile no Promp do windows veja esse tutorial para configurar as variáveis… http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=26
até mais@!
qual os nomes de alguns editores ASCII e também nome de compiladores também
qual os nomes de alguns editores ASCII e também nome de compiladores também
Editor - notepad, vi (esse eh campeao), edit (eca!), kedit, gedit, etc.
Compilador - o javac, q vem com o j2sdk
só há 1 compilador usado em java que é o javac, o mesmo ja vem junto do jdk1.5 ( mais recente ) do j2se 1.5.0 
editor ascii use o bloco de notas (notepad)
[]s