Tenho um projeto para uma aplicação que necessitará, impreterivelmente, estar hospedada em um servidor no Brasil e que ofereça “a menor latência possível”, ou seja, o famigerado “ping baixo”.
A pergunta é: baseado na sua experiência pessoal, que provedores - com servidores no Brasil - oferecem as menores latências; o menor ping?
Eu só tenho experiência com 2 provedores: NET e a GVT.
Fique o mais longe possível da NET pelos seguintes motivos:
Atendentes no telefone não sabem absolutamente nada. Acham que é perfeitamente normal você ter um ping de 280 em um site nacional desde que a sua taxa de download esteja nos 60% sem contar o excesso de oscilação. A taxa de download é cumprida mas ping é realmente terrível.
Já a GVT eu utilizo apenas no serviço e posso dizer que ela é excelente. Como estou de mudança irei migrar para ela no meu novo apartamento.
pzanetti631 , apenas o seu servidor oferecendo excelente condições de tráfego de rede não será a “solução de tudo”.
O Youtube oferece vídeos em alta definição (Full HD), mas você acha que todos tem condições de utilizar este serviço ?
Há muitas regiões no Brasil que mal ultrapassam a taxa de 1 MB de downstream, isso “na propaganda”, imagina na navegação e etc.
Por isso, tem que lembrar que estas taxas envolvem diretamente o cliente.
Sobre sua pergunta, pouco importa onde vai hospedar (a cidade) o teu serviço, o que tu precisa avaliar é qual operadora vai lhe trazer as garantias necessárias para sua aplicação, como disponibilidade, latência, taxa de upload e etc…isso em contrato, obviamente né.
Em outras palavras, estamos falando a nível de SAAS?